Que o Instagram é um verdadeiro fenômeno, não resta dúvidas. São mais de 119 milhões de usuários apenas no Brasil, 3o país no ranking mundial neste quesito, segundo pesquisa da Statista.

Se formos analisar o tempo médio de uso diário da plataforma, são mais de 5 horas diárias gastas pelos brasileiros, conforme o levantamento feito pela Hootsuite e We Are Social.

Mais de 83% dos usuários do Instagram seguem alguma marca ou empresa, e 59% já compraram produtos ou contrataram serviços pela rede social, conforme pesquisa da Opinion Box.

E por que não usar a força do Instagram a favor da sua marca, negócio ou loja? Os usuários presentes e ativos na rede podem ter interesses parecidos com o seu público-alvo ideal e, dessa forma, você pode usar o Instagram para ampliar o seu negócio.

O Instagram oferece muitos formatos de conteúdo para explorar. A plataforma faz atualizações constantes, se adaptando às necessidades dos usuários e também para competir com outras redes sociais concorrentes.

Quando falamos de marcas e produtos encontrados por lá, as opções também são muitas.

Para melhorar os resultados do seu negócio no Instagram, separamos algumas dicas de conteúdos que costumam fazer sucesso com as lojas que se aventuram por lá.

1. Divulgação de produtos e serviços

Apresentar as novidades é uma ação que sempre gera bons resultados. Isso não significa que é só criar uma publicação e divulgar o que você está vendendo. É importante usar a criatividade para destacar o seu negócio. Para isso, dê preferência para imagens de alta qualidade e descrições completas e que não deixem dúvidas para os seus potenciais clientes.

Se o seu foco é utilizar o Instagram para vender, use essa rede social para gerar desejo e interações com a marca. Para isso, apresente seu produto de uma forma diferente das tradicionais, com ele sendo utilizado, em um cenário que transmita o estilo de vida dos seus seguidores para que essas pessoas se identifiquem com a sua oferta.

2. Mostre seus produtos sendo usados

Nada melhor do que mostrar seus produtos em ação, não é mesmo? Por isso, sempre que possível, mostre-os sendo usados (de preferência por clientes reais). Isso ajuda a tirar as dúvidas de quem ainda está com um pé atrás em relação à sua oferta e pode influenciar outras pessoas a comprarem de você.

3. Bastidores

As pessoas gostam de conhecer a origem das ideias, como os produtos são criados e os cuidados envolvidos nesse processo. Usando a criatividade, é possível dar spoilers* das suas novas ofertas e gerar expectativa nos seus seguidores.

*Revelar uma informação importante sobre algo.

4. Lives

As lives são ótimas opções para gerar engajamento e criar proximidade com seus seguidores. Elas podem ser feitas, inclusive, em conjunto com outras marcas ou influenciadores.

De qualquer forma, você não precisa ter medo ou vergonha de fazer lives. Quanto mais você fizer, mais fácil e confortável será para interagir com o público.

Aliás, não é necessário ficar 1 hora conversando com as pessoas, cerca de 20 ou 30 minutos já são suficientes para gerar um conteúdo legal e que agregue aos seus seguidores. Porém, aguarde alguns minutos logo no início até que as pessoas percebam a notificação e consigam dar a devida atenção a sua live.

Lembre-se, ainda, de divulgar a live ao menos 1 dia antes, criar um cenário com boa iluminação e áudio limpo (use fones de ouvido!).

E o mais importante: não desanime. Mesmo com poucas pessoas assistindo suas lives no início, continue com a mesma empolgação e atenção como se você estivesse conversando com milhares de pessoas, combinado?

5. Posts com prova social (conteúdos de usuários, depoimentos, etc)

Quando um usuário comenta algo positivo sobre o seu produto, essa é uma grande oportunidade de usar isso a seu favor. Antes de tudo, claro, é necessário ter a permissão dessa pessoa para poder utilizar este depoimento, seja um comentário ou vídeo.

E qualquer depoimento vale! Seja print de WhatsApp, direct no Instagram, citação no Facebook. Enfim, faça bom proveito do que seu público está falando do seu negócio.

Destaque essas declarações no Instagram do seu negócio e use essa prova social para convencer ainda mais clientes a comprarem de você.

6. Destacar os funcionários (humanizar a marca)

Mostrar quem faz o seu negócio acontecer é sempre uma boa escolha. A humanização da sua marca transmite uma mensagem de “vida real” e aproxima as pessoas.

Os próprios colaboradores da sua marca ficarão muito felizes por serem notados e receberem atenção. É uma boa maneira de conectar sua equipe e gerar interação entre seus colaboradores.

7. Posts com ganchos para engajar os seguidores

Questionar é um hábito muito comum das grandes marcas no Instagram. Terminar suas publicações com alguma pergunta é uma ferramenta simples e sem qualquer custo que aumenta o engajamento dos seus conteúdos.

A opinião do público também importa (e muito), então é importante que o seu negócio esteja aberto para opiniões e críticas, dando espaço para que as pessoas colaborem com seu desenvolvimento.

8. Caixas de perguntas

As caixas de perguntas são grandes ferramentas para qualquer negócio dentro do Instagram, desde que sejam utilizadas da maneira certa. Com elas, as pessoas podem tirar suas dúvidas, podem pedir por novidades, sugerir mudanças, entre outras diversas ações que aproximam o seu negócio do público.

9. Reels

Reels é uma função do aplicativo Instagram que permite criar e editar vídeos de até 90 segundos. Aliás, você sabia que eles têm prioridade no Instagram? É isso mesmo! A rede social, de fato, dá mais destaque para conteúdos desse modelo, e isso pode ser muito bom para o seu negócio. Fique de olho nas trends da plataforma e use isso a seu favor, pois elas permitem que suas publicações viralizem mesmo sem gastar nada para isso.

As dancinhas podem parecer ótimas soluções para alcançar um bom número de visualizações, mas nem sempre são as mais indicadas para o seu negócio. Então, pense bem no que será publicado, se isso faz sentido com o seu negócio e se agrega, de fato, algo positivo para ele.

10. Parcerias com influenciadores

É importante ter a noção de que os influenciadores podem trazer um público totalmente novo para o seu negócio. Isso significa que você deve escolher bem com quais se relacionar nas redes sociais para não atrair as pessoas erradas. Afinal, elas não devem agregar nada ao seu negócio e, muito menos, gerar vendas.

Dica: fique de olho nos microinfluenciadores da cidade e região, pois eles podem ter um bom engajamento com o público da sua marca.

11. Parcerias com outras marcas

Trabalhar com parcerias é um ótimo formato para quem está começando. Na sua cidade ou região, por exemplo, com certeza existem produtos que combinam com os seus, certo?

Ao fazer parcerias, você pode tirar fotos ambientadas, dividindo os custos e gerando materiais ainda mais legais. Essa é uma atividade muito comum em marcas de roupas, calçados, acessórios e semijoias.

Porém, a mesma linha de raciocínio ao escolher os influenciadores certos para melhorar o seu alcance deve ser usada para criar parcerias com outras marcas.

Opte por marcas que complementem a sua, ou seja, aquelas que podem agregar valor à sua oferta. Dessa forma, as duas empresas ganham!

Um calendário editorial nada mais é do que um cronograma com as tarefas envolvidas na sua estratégia de conteúdo. Ele serve para ajudar na organização e programação dos seus materiais nos canais da empresa.

Quando falamos em Instagram, isso não é diferente. Muitas empresas criam seus próprios calendários editoriais para melhorarem seus resultados na plataforma.

Nesse documento você deve incluir:

  • Datas de publicação de conteúdos
  • Datas de promoções
  • Temas e formatos dos conteúdos
  • Palavras-chave que serão utilizadas
  • Público-alvo

Um calendário editorial não deve ser criado apenas jogando ideias em uma planilha sem qualquer fundamento. É necessário estudo e dedicação para alcançar o seu objetivo.

Com uma estratégia bem alinhada e seguindo o que foi programado com esse recurso, os resultados tendem a aparecer.

Muitas vezes você conseguirá adiantar seus conteúdos, mas se isso não acontecer, não fique triste. Mudanças podem ocorrer ao longo do caminho, fazendo com que o conteúdo mude, seja por conta de eventos, assuntos em alta, memes, etc.

Então, para começar da maneira certa, você vai aprender a fazer um calendário editorial de sucesso.

1. Como fazer

Ao criar seu calendário editorial, defina seus objetivos e ações que serão realizadas. Isso deve ajudar, e muito, para que você alcance os resultados desejados.

Existem 3 coisas essenciais que devem ser definidas em qualquer calendário editorial:

  • Canal
  • Formatos
  • Teste

Sabemos que o canal escolhido é o Instagram, então já é um passo a menos para ser definido.

Em relação aos formatos, é importante entender o seu público consumidor e moldar suas escolhas de conteúdos para esse cenário. Para isso, siga nossas indicações de conteúdos para negócios, conforme explicamos anteriormente.

Por fim, faça testes. Isso mesmo! Testar nunca é demais quando falamos de Instagram. Mude as cores, horários de publicação e o próprio conteúdo até chegar em um resultado que seja do seu agrado.

Não esqueça, também, de documentar estes testes. Dessa forma, você pode analisar o que deu certo e o que deu errado ao longo do tempo.

2. Benefícios

Muitos são os benefícios de ter um calendário editorial para Instagram. Desde a criação de conteúdo até a organização do seu feed, com um calendário editorial você consegue:

  • Evitar a repetição de temas
  • Diversificar os conteúdos
  • Reduzir os atrasos e erros
  • Controlar e melhorar sua estratégia de conteúdo
  • Pensar em novas ideias
  • Avaliar os resultados
  • Equilibrar a produção dos conteúdos
  • Registrar tudo que é feito
  • Criar campanhas sazonais
  • Garantir a qualidade dos posts

Agora que você conhece todos seus benefícios, vamos entender melhor o que deve ter em um calendário editorial!

3. Exemplo de calendário editorial

Para ajudar na criação do seu calendário editorial, montamos um modelo simples que você pode se inspirar para começar. Ele é bem objetivo e está alinhado com tudo que você precisa.

Então, se você ainda tem dúvidas de como montar um calendário editorial para o seu Instagram, dá uma olhada nesse exemplo:

Julho

  • Segunda – Vídeo de produtos sendo embalados e enviados 
 + Stories divulgando 
 sua live de lançamento 
 de algum produto
  • Terça – Carrossel
  • Quarta – Depoimento de cliente sobre sua marca
  • Quinta – Live de lançamento do produto + Divulgação de novo produto na Sacolinha
  • Sexta – Reels – X usos do novo produto no dia a dia
  • Sábado – Parceria com Influenciador usando o novo produto + Dicas de como usar o produto de maneiras criativas
  • Domingo – Caixa de perguntas sobre sua marca

4. Escolha a ferramenta para criar seu próprio calendário editorial

Existem muitas ferramentas que facilitam a criação de um calendário editorial. Muitas possuem, inclusive, templates específicos com preenchimento praticamente automático.

Conheça os aplicativos mais comuns para a criação de calendários editoriais:

  • Google Sheets
  • Google Calendar

5. Checklist

Para deixar tudo ainda mais fácil, preparamos uma checklist com as principais coisas que devem ser definidas antes de criar seu próprio calendário editorial. Confira:

  • Conhecer o seu público
  • Definir seu objetivo
  • Desenvolver uma estratégia de conteúdo
  • Escolher uma ferramenta
  • Definir a periodicidade das publicações
  • Escolher os canais de divulgação

O Instagram Shopping, ou Sacolinha do Instagram, foi criado para facilitar a venda de produtos entre empresas e consumidores. Esse recurso tem feito muito sucesso entre os usuários da rede social, e chegou a hora de aprender a utilizá-lo para aumentar suas vendas.

Essa ferramenta ajuda a aumentar o tráfego de clientes, simplifica o processo de compra, diminui dúvidas de preços e gera mais engajamento nas publicações.

O usuário que visualiza sua loja no Instagram tem mais chance de comprar de você em comparação aos outros.

Mas, para ativar a Sacolinha do Instagram, é necessário que o seu perfil siga alguns requisitos:

  • Ter um perfil comercial
  • Configurar um catálogo de produtos vinculados à conta
  • Mínimo de 9 posts publicados
  • Link do site da loja na bio do seu perfil
  • Ter um e-commerce com pelo menos 8 produtos cadastrados

A Sacolinha do Instagram não permite que seus seguidores finalizem as compras, o que exige que essas pessoas entrem em contato com você via direct. Mas, para ajudar nisso, uma loja virtual pode ser a solução.

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