Introdução

Você montou a sua loja virtual para profissionalizar o seu negócio e atrair. Mas, e agora?

Para vender com o seu e-commerce, é necessário que você defina algumas estratégias e escolha os meios de divulgação focando no seu público. Assim seus futuros clientes vão encontrar a sua loja na internet e as vendas vão acontecer!

Aproveite a leitura e já faça suas anotações!️

A identidade visual é a sua vitrine

Quando falamos de loja virtual, uma das primeiras coisas que devem ser levadas em conta, é a identidade visual. Ela funciona como a vitrine da sua loja e vai além dos aspectos gráficos que têm a função de apresentar quem é a empresa. 
 É através dela que a marca é reconhecida em momentos de compra e nas tomadas de decisões.

Por padrão, a identidade visual costuma apresentar as cores, fontes, texturas e demais elementos da marca envolvidos na sua criação.

Além de passar credibilidade, também contribui para 
 que os usuários passem mais tempo navegando na sua
 loja, resultando em uma chance ainda maior de 
 compras finalizadas.

Faça um cadastro completo dos produtos

Lembre-se que em toda a compra pela internet, o único contato que o cliente terá com o produto antes de recebê-lo em casa é através do seu site.

Por isso, é muito importante ter um cadastro com uma descrição completa, contendo todas as informações essenciais sobre o produto e suas principais características.

Você também pode aproveitar para utilizar técnicas de escrita, bem como palavras-chave, para ajudar a página a manter um bom ranqueamento nos buscadores (como o Google), além de incentivar o seu cliente a adquirir o que você está vendendo.

Priorize a qualidade das fotos

Como dito na dica anterior, o seu cliente não terá nenhum contato físico com o seu produto antes da entrega. Por isso, caprichar e oferecer fotos de qualidade é um ponto essencial se você quer vender muito pela internet.

Antes de qualquer coisa, as fotos escolhidas para representar o que está à venda serão o primeiro contato do cliente com o produto em questão, e tem impacto decisivo para a efetivação da compra ou não.

Por isso, se possível, use imagens profissionais e sempre cadastre as mesmas com o tamanho e formato mais recomendado para uma melhor visibilidade.

Segurança 
 é essencial

Um dos maiores receios de todos os usuários que compram pela internet é a segurança dos seus dados. É necessário que os seus clientes tenham confiança na sua loja para disponibilizarem suas informações pessoais para cobrança.

Para isso, é essencial que você invista em um Certificado SSL (certificado de segurança) integrado a sua loja. Desta forma, é exibido um cadeado junto a URL do seu site, informando que a navegação na página é segura.

Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas quando pensamos em alcance de marca. Ter o perfil da sua loja criado em redes como o Facebook e o Instagram é muito vantajoso para que você possa aumentar a visibilidade da sua marca. Além disso, facilita a criação de um relacionamento mais próximo e informal com o seu público.

Através do seu perfil você também consegue divulgar produtos novos e promoções, dar comunicados importantes e compartilhar diversos conteúdos que possam ser do interesse do seu público.

Com essas ferramentas você pode criar diversas postagens, como:

  • Storie
  • Enquete
  • Vídeo
  • Fotos

Utilize técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o ranqueamento das páginas em determinadas buscas por palavras-chave.

Com boas práticas de SEO é possível alcançar um melhor tráfego orgânico e aumentar a quantidade de visitas na sua loja, pois elas auxiliam para um melhor posicionamento da página no Google e em outros buscadores.

Invista em mídia paga
Sabemos que conquistar um bom engajamento de forma orgânica é um desafio para a maioria das pessoas que trabalham com a internet. Por isso, focar em mídia paga é uma ótima alternativa para ajudar a atrair clientes e gerar leads para a sua loja virtual.

Através de ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads, é possível investir dinheiro e gerar anúncios impulsionados de forma automática pelas plataformas, assim você alcança ainda mais usuários.

Com a sua loja em evidência para mais pessoas, maiores são as chances de você vender mais e obter melhores resultados.

Faça vitrines atrativas

Procure criar vitrines atrativas na página inicial da 
 sua loja virtual, dando ênfase para os seus produtos 
 que sejam destaques de venda.

Nada como abrir uma página e dar de cara com um produto que chame a atenção e brilhe os olhos, não é mesmo?

Pensar em vitrines estratégicas auxilia nos gatilhos emocionais e estimula o ato de compra por parte dos seus clientes. Pense em seções para suas novidades, lançamentos e peças exclusivas.

Ofereça opções de envio

Lembre-se que um dos principais objetivos de vender pela internet é a possibilidade de conquistar clientes de vários lugares do país. Porém, para isso, é preciso que você disponibilize para os seus clientes formas de envio que sejam acessíveis e que não tenham um prazo de entrega muito demorado.

As formas mais comuns utilizadas atualmente são:

  • Motoboy
  • Retirada em loja

Ofereça opções de pagamento

Este é um fator importante e muitas vezes decisivo para o seu cliente finalizar a compra ou não. Disponibilizar formas de pagamento flexíveis e acessíveis é essencial para um bom andamento da sua loja virtual.

Os métodos mais comuns utilizados são:

  • Cartão de Crédito
  • Boleto Bancário
  • PIX
  • Transferência Bancária

Atualmente é possível automatizar todos esses processos (exceto transferência bancária) através de um intermediador de pagamento, que realiza o processamento das transações de forma segura para você.

Tenha um bom atendimento

Um atendimento atencioso e objetivo é um dos pontos mais importantes de uma loja virtual.

A grande maioria das pessoas, inclusive, se disponibiliza a pagar um valor mais alto no produto em troca de um atendimento que seja feito de forma rápida e personalizada. Por isso, engana-se quem pensa que esta não é uma preocupação de quem vende através da internet.

Portanto, sempre que for conversar com um cliente, capriche para tornar todo o processo de compra dele na sua loja agradável. Assim, sua loja será lembrada por um bom atendimento pelos clientes.

Utilize pop-ups de captura

Toda e qualquer informação que você tiver dos seus clientes são muito valiosas para você. É através delas que você conseguirá pensar em novas estratégias e entregar conteúdos direcionados para o seu público.

Apostar em pop-ups de captura (de nomes, e-mails e telefones) é uma ótima forma de captar e guardar essas informações, assim você pode utilizá-las posteriormente.

Pop-ups oferecendo cupons de desconto para compras no site ou para acesso a materiais são uma ótima forma de prospectar clientes.

Envie e-mails marketing

O e-mail marketing é um grande aliado de todos os profissionais que trabalham com a internet. Com eles, é possível enviar diversos conteúdos diferentes, voltados para vários públicos e segmentações pré-organizadas.

Você consegue criar um fluxo com uma jornada de postagens e informações que cada um dos seus clientes vai receber, enviando blogs informativos, cupons de desconto, anúncios de promoções, dentre outras opções.

Para o envio desses e-mails, a maioria dos lojistas utiliza alguma ferramenta voltada para ações de marketing. Na Dooca, por exemplo, existem integrações com diversas plataformas para o disparo de e-mails, como a Rd Station, a MailChimp e a Dinamize.

Tenha um checkout intuitivo

Um dos principais objetivos das vendas pela internet é a facilidade para quem compra. Por isso, para ter sucesso nas vendas da sua loja virtual, é necessário que você tenha um checkout que seja rápido e intuitivo.

O checkout nada mais é do que as etapas que o cliente precisa percorrer até concluir o pedido no seu site, como a escolha da forma de entrega e de pagamento, bem como a inserção das informações necessárias para concluir estes processos.

Por isso, trabalhe com uma plataforma que disponibilize um checkout transparente* e que possua etapas claras e compreensíveis, facilitando a finalização da compra para o seu cliente.

*No checkout transparente o cliente finaliza a compra na página do seu site, sem ser direcionado para a página de um intermediador de pagamento para informar os dados de cobrança.

Para finalizar…

E aí, essas dicas foram úteis para você começar a planejar os próximos passos e iniciar as vendas na sua loja virtual?

Esperamos que sim!

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