Os empreendedores que estão estudando sobre como vender nos marketplaces, acabam se deparando com regras de operação, anúncios e estruturas totalmente distintas entre as plataformas. Essa diferença pode deixá-los um pouco confusos e até exigir mais investimento em tempo no momento de criar seus anúncios, por exemplo.

Este artigo tem o objetivo de trazer algumas dicas para que o empreendedor saiba como vender em marketplaces, o que avaliar, as regras e os cuidados na hora de cadastrar um produto ou anúncio de venda.

Como vender no Marketplace?

O primeiro passo para iniciar as vendas em marketplaces é escolher qual ou quais as melhores plataformas para o seu negócio. Você pode apostar em marketplaces mais generalistas, como Mercado Livre, Amazon e Shopee, ou em marketplaces de nicho, como é o caso da Cobasi (mercado pet), Netshoes (artigos esportivos), Dafiti (moda), entre outros.

Pesquise sobre os canais de venda, avalie quais são as regras de operação, taxa de comissionamento e políticas. Só assim você poderá escolher por onde começar. A dica para quem ainda não vende em nenhum marketplace é eleger um canal principal e, com o tempo e conhecimento adquirido, ampliar a sua atuação.

Estando ciente de todos os requisitos do marketplace, é só realizar o cadastro seguindo o passo a passo no site da própria plataforma e aguardar a liberação da empresa. Com a aprovação você já vai poder configurar a sua loja virtual dentro do site. É importante saber que cada canal dispõe de uma Central para Vendedores, onde oferecem artigos, tutoriais e vídeos para auxiliar quem está chegando.

Como anunciar no marketplace?

Como anunciar no marketplace é uma das dúvidas mais frequentes dos empreendedores. Isso porque, como falamos no início desse conteúdo, cada canal tem uma estrutura de cadastramento e exigências de informações diferentes, bem como as regras e políticas.

O vendedor precisa ficar atento aos materiais de ajuda disponibilizados pela empresa e aos requisitos básicos de cada anúncio ou cadastro de venda. Normalmente a estrutura do produto precisará de informações como:

  1. Ficha técnica: dados básicos e obrigatórios, conforme tabela abaixo;
  2. Categorização: adequação do seu produto às categorias do marketplace;
  3. Campos Customizados: outros campos que podem ser preenchidos pelo vendedor, com o objetivo de deixar o cadastro ainda mais completo.

Vamos analisar 3 marketplaces para confirmar essas diferenças na FICHA TÉCNICA, são eles: Amazon, Mercado Livre e Shopee.

Cadastro de produtos e campos obrigatórios:

Campo obrigatórioAmazonMercado LivreShopee
Nome ProdutoSSS
Código (SKU)SSS
UnidadeUNUNUN
Classificação Fiscal (NCM)NNN
PreçoSSS
Preço PromocionalSSS
OrigemNNN
ObservaçãoNNN
SituaçãoS (exceto full)AtivoS
Estoque MínimoNNN
Estoque MáximoNNN
Peso LíquidoNSS
Peso BrutoNSS
Fornecedor/FabricanteNNN
Descrição do FabricanteNNN
LocalizaçãoNNN
Preço CustoNNN
GTIN / EANSNN
GTIN / EAN embalagemNNN
Descrição complementarSNN
Largura produtoNNS
Altura produtoNNS
Profundidade produtoNNS
Descrição curtaSSS
MarcaNNN
CrossdockingNNN
VídeoNNN
CondiçãoNNS
Imagem (interna/externa)NSS
GarantiaNNN
Unidade medidaNNS
Link página produtoNNN
DepartamentoNNN
Frete GrátisNNN
Diferenças na ficha técnica de anúncio de produtos dos marketplaces

A tabela acima nos mostra que:

  1. A Amazon Marketplace para quem vende no Fulfillment, é a única condição em que  o cadastro do produto não precisa apresentar “Situação”;
  2. Para vender na Amazon você não precisa informar o peso líquido e peso bruto do seu produto. Mas, é preciso preencher o GTIN / EAN.
  3. O cadastro de produto no Mercado Livre e na Shopee não precisa de uma descrição complementar do item;
  4. Mas, para vender pela Shopee é preciso destacar: Largura, Altura e Profundidade do produto, bem como a sua condição;
  5. Vender na Amazon pode ser mais prático por não ser obrigatório adicionar uma imagem interna ou externa do produto. Contudo, o cliente deseja ver o que está adquirindo, por isso, recomendamos incluir imagens de boa qualidade.
  6. Para anunciar produtos no Mercado Livre ou na Amazon, não é necessário incluir uma “unidade de medida” do item. Já na Shopee, é obrigatório.

Validação Automática de Anúncio para Marketplaces

Bom, com a comparação acima foi possível perceber que o vendedor da Shopee, por exemplo, vai precisar adequar seu cadastro de produto para vender na Amazon ou no Mercado Livre.

Essa adequação deverá ser na ficha técnica e categorização, principalmente.

Para que esse processo seja menos complicado, o empreendedor precisa estar ciente de todas as ferramentas que o ajuda a vender em marketplaces. Neste caso, precisamos destacar dois pontos:

1. Crie um único cadastro para vender em vários marketplaces

Utilizando uma ferramenta que permite a integração com os marketplaces, controle de estoque sincronizado, gestão dos pedidos e muito mais, você pode criar um único cadastro de produto para vender em quantos canais desejar.

O pulo do gato está no uso da ferramenta como o sistema principal do seu negócio, apenas enviando as informações ao marketplace. Neste caso, o vendedor preenche o cadastro do produto com todos os campos necessários diretamente no sistema, faz a categorização conforme a plataforma e, após integração com o canal de venda, envia para o mesmo.

Além de otimizar o processo de cadastramento, ainda é possível ganhar tempo quando for necessário alterar informações, preços ou fazer promoções. Todos os canais vinculados terão seus cadastros alterados de uma vez só.

2. Utilize a validação automática de anúncios e não tenha retrabalho

Chegou uma nova funcionalidade no sistema Bling para melhorar ainda mais a experiência de cadastrar produtos e criar anúncios de venda para os marketplaces. Conheça a Validação Automática de Anúncios!

Com essa novidade, o empreendedor poderá verificar qual é a pontuação do cadastro do produto em cada marketplace, ou seja, quanto mais longe dos 100 pontos, maiores são os erros no cadastro ou falta de informações que aquele canal exige na FICHA TÉCNICA. Confira um exemplo abaixo:

Tela de Validação Automática de Anúncios

Neste caso o produto está com apenas 25% dos campos preenchidos no sistema, mas já apresenta compatibilidade de 45% com o que o Mercado Livre exige para seus anúncios, 50% com Amazon e 67% do cadastro de produto para vender pela Shopee.

Contudo, a novidade não termina por aí. O vendedor poderá clicar no marketplace desejado para conferir quais são os campos faltantes ou os erros encontrados na ficha técnica. Ainda no exemplo acima, vamos selecionar a Shopee:

Tela 2 de Validação de Anúncios

Para que o cadastro do produto seja 100% compatível para exportar à Shopee e começar a vender, é preciso inserir informações nos campos de: código, descrição curta, imagens e nome do fornecedor.

Além disso, seguir para as próximas etapas de categorização e campos customizados, que ainda não são validados automaticamente pela ferramenta do Bling.

Assim fica muito mais fácil acertar seus anúncios na primeira vez, não é mesmo?

A funcionalidade está liberada apenas para os marketplaces Amazon, Mercado Livre e Shopee no momento. Demais plataformas serão liberadas em breve.

Regras e Políticas dos Marketplaces

Conforme vimos no decorrer desse conteúdo, a diferença entre os marketplaces também se estendem às suas regras e políticas. Para evitar qualquer problema com as suas vendas ou ser banido da plataforma, orientamos que busque sempre estar por dentro das atualizações de documentos criadas pelas empresas e disponibilizadas na central do vendedor.

Nestas centrais também é possível acompanhar dicas para melhorar o ranqueamento do seu anúncio, podendo ser de forma orgânica ou com o investimento em anúncios patrocinados.

Deixe um comentário

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Oi em que posso ajudar?