Para quem busca uma solução que contribua para a expansão do negócio, reduza custos e aumente a eficiência das ações para atrair clientes, a automação do Marketing Digital pode ser a alternativa ideal. Será explicado tudo sobre essa tecnologia que pode revolucionar o marketing e a maneira de fazer negócios das empresas.

Denomina-se automação de Marketing Digital o uso de ferramentas tecnológicas que dispensam o trabalho manual humano para executar ações de marketing no ambiente virtual, como agendamento de postagens e disparo de e-mails de modo automático, por exemplo.

Quais as vantagens da automação de Marketing Digital?

A possibilidade de automatizar as tarefas de Marketing Digital oferece uma série de vantagens. A seguir, serão detalhadas as principais. Escalabilidade: a automação das operações de marketing permite a escalabilidade do negócio, uma vez que as ferramentas de automação conseguem atingir um grande público em pouco tempo, expandindo o número de clientes e de vendas. Eficiência: como a automação de Marketing Digital otimiza as operações e atinge um público considerável, é possível aumentar o ticket médio e reduzir custos com pessoal e o CAC (custo de aquisição de clientes) – métrica que indica o quanto é necessário investir para atrair clientes –, aumentando a eficiência das ações de marketing.

Personalização: automação não significa padronização, como algumas pessoas tendem a pensar. Hoje em dia, a tecnologia evoluiu a ponto de os softwares serem capazes de identificar o tipo de interação do potencial cliente com a marca, o estágio do funil em que ele se encontra e as páginas acessadas por ele, a fim de encaminhar um conteúdo personalizado, aumentando as chances de conversão de usuários em clientes. Integração: uma plataforma de automação é capaz de integrar sites, e-commerce e diferentes redes sociais em um só lugar e permite que toda a equipe de marketing e de vendas tenha acesso às mesmas informações, o que contribui para a otimização das tarefas, elaboração de estratégias, soluções mais sólidas e atendimento personalizado.

Convém mencionar, ainda, que essa vantagem também ajuda na eficiência das estratégias aplicadas, visto que diminui as chances de retrabalho. Monitoramento de métricas: mais uma importante vantagem de adotar um sistema de automação é que ele fornece automaticamente as métricas de desempenho e resume os dados para que a interpretação seja rápida. Assim, é possível identificar pontos de melhoria na estratégia adotada.

Quais as ferramentas necessárias para a automação?

Atualmente, há diversas ferramentas de automação de Marketing Digital. Abaixo, serão destacadas algumas das  funcionalidades. HubSpot Marketing Hub: com mais de 128 mil clientes, espalhados em mais de 120 países, é um excelente programa de automação de marketing. O HubSpot Marketing Hub conta com quatro planos, e neles é possível usufruir de outros recursos, como: e-mail marketing; formulários e e-mails de acompanhamento de formulário simples; landing pages; chat ao vivo; anúncios em redes sociais; gerenciamento de contatos; redirecionamento de anúncios; otimização para buscadores (SEO); relatórios personalizados; testes adaptativos; pontuação preditiva de leads, entre outros.

RD Station Marketing: a Resultados Digitais (RD) é uma empresa brasileira que já conquistou mais de 35 mil clientes em mais de 20 países. Dentre as soluções oferecidas pela RD, está a plataforma RD Station Marketing, que também disponibiliza quatro planos, sendo dois deles (Pro e Enterprise) com funcionalidades avançadas de automação. Os planos contam, ainda, com: envio ilimitado de e-mails; páginas de captura e pop-ups; importação de contatos; postagens em redes sociais; SEO; análise de funil e canais; segmentação baseada nos dados dos contatos; criação de sequências de ações baseadas nos dados dos contatos; lead scoring; elaboração de relatórios personalizados, etc.

Como escolher a ferramenta de automação de marketing digital ideal para o negócio?

Há muitas opções disponíveis no mercado, o que pode dificultar a escolha. Seguem algumas dicas de como identificar a ferramenta ideal para o negócio. A primeira é encontrar uma plataforma que possua todas as funcionalidades que a empresa precisa. Caso ela tenha mais do que o necessário, o que aumenta o valor do plano, é possível buscar softwares personalizáveis.

Outra dica é verificar se a interface do programa é intuitiva ou não para a equipe de marketing e vendas. Falando nisso, há empresas que oferecem treinamento e suporte, o que reduz custos com a contratação de treinamentos e torna o processo de aprendizagem mais rápido, dado que, diante de qualquer dúvida, é possível entrar em contato com o suporte e solucionar a questão.

Depois de analisar todas essas variáveis, basta comparar os preços dos planos considerando se há taxas extras e custos indiretamente envolvidos, como os treinamentos, por exemplo, o que direcionaria a escolha para uma ferramenta com melhor custo-benefício.

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