Aposto que você já leu (ou escutou) por aí que deve tratar seus clientes como se vivessem uma história de amor. Assim como um começo de namoro, é preciso fazer tudo para agradar e causar uma boa impressão.

O mesmo vale para a embalagem do seu e-commerce!

As embalagens têm impacto no comportamento de compra, tanto na loja física quanto online. Esse é um fato comprovado pela Packaging Matters, pesquisa anual feita pela MeadWestvaco Corporation.

Acontece que quase ninguém olha para esse aspecto quando o assunto é a experiência que uma boa embalagem proporciona no e-commerce, já que será o primeiro contato do cliente com o produto após a compra feita pela Internet.

Para não restar nenhuma dúvida, no artigo de hoje, você vai aprender seis dicas de como melhorar a experiência de compra e conquistar clientes na sua loja virtual.

A embalagem pode ser um canal de divulgação da sua marca

Lembra quando você costumava acreditar no Papai Noel e a emoção de desembrulhar os presentes de Natal te deixava na expectativa durante a noite inteira? As pessoas sentem o mesmo ao receber o produto da sua loja.

Quando falamos em embalagem para e-commerce, é normal pensarmos na proteção do produto na hora de ser transportado (o que é necessário para que os produtos não sejam danificados), certo?

Mas embalagem é muito mais do que um item de proteção! Ela pode ser a ponte para tornar clientes fidelizados. Então, aqui vão algumas dicas:

Dica 1 – A primeira impressão (sempre) fica

É aquele ditado, né? A primeira impressão é a que fica. Então, capriche na sua embalagem. A maioria das embalagens para e-commerce que vemos por aí é sempre muito comum, sem deixar grandes impressões.

Talvez você ainda não saiba, mas a embalagem consegue conquistar clientes porque cria uma conexão entre a sua marca e quem compra na sua loja. Afinal, ela é o primeiro contato físico entre os dois.

Aposte suas fichas nesse atributo que passa totalmente despercebido (por lojistas) e gere ainda mais valor para a sua marca com embalagens que mostram o carinho que você tem com o cliente!

Dica 2 – Cheirinho de loja? Temos!

Se já é satisfatório receber as compras que fazemos, imagina sentir um cheirinho bom ao abrir a embalagem?

Apostar na memória olfativa para tornar a experiência de compra ainda mais incrível e conseguir comunicar a sua marca com um cheiro é mais uma ferramenta para vender e conquistar de vez o cliente quando ele recebe o produto.

Que tal borrifar a fragrância da marca dentro da embalagem quando estiver prestes a fechá-la? É importante escolher um aroma nem muito forte e nem muito doce, mas que lembre o seu e-commerce.

Cada detalhe conta muito para o sucesso da sua estratégia, e é por isso que não deve passar despercebido.

Dica 3 – Proteja bem o seu produto

Manter a embalagem em boas condições até a entrega não é responsabilidade apenas da transportadora! Afinal, ninguém quer receber um produto lindo em uma embalagem toda destruída, né?

É importante cuidar dos materiais que protegem o produto dentro da embalagem. O plástico bolha é uma das alternativas mais usadas na hora de embalar e transportar objetos. Barato e útil em ajudar a proteger contra impactos, esse material está presente na vida da maioria das pessoas que trabalham com e-commerce.

Então embale e proteja a sua mercadoria e invista em papel seda colorido, para dar aquela diferenciada das outras lojas (usando também a cor da marca). Assim. o cliente percebe o cuidado com seu produto!

Dica 4 – Brindes para que te quero!

Quem não gosta de receber presente, hein? Ou melhor: quem não gosta de se sentir especial? Quando a loja oferece brindes para clientes, provoca essa sensação.

Oferecer brindes é uma forma de mostrar o seu cuidado, sua dedicação e a sua capacidade de ampliar o valor (não o preço) de um produto para seus clientes.

Use isso para conquistar e, ao mesmo tempo, convencer as pessoas a continuarem comprando com você. Ofereça amostras de outros produtos, cupons de desconto, adesivos etc.

Vale lembrar que o brinde sozinho não faz milagre. Ele precisa estar acompanhado de um bom atendimento, produto de qualidade e experiência de compra positiva.

Dica 5 – Bilhete de agradecimento

Escrever um bilhete ou uma carta de agradecimento para quem acabou de fazer uma compra na sua loja – principalmente se for a primeira vez – mostra que você se importa e é um diferencial que pode aumentar suas vendas!

Se o seu e-commerce trabalhar com produtos de valor sentimental, como uma loja virtual de produtos para noivas, esse cuidado faz ainda mais sentido.

Vale a pena usar o nome desses clientes e até relembrar alguma situação passada, porque assim vão perceber que não é um texto copiado e colado, mas, de fato, um agradecimento (o que pode tornar o dia de cada um deles mais especial).

Se possível, escreva o bilhete à mão. Isso mostra ainda mais delicadeza e cuidado com quem compra de você.

Dica 6 – Entregue antes da hora!

Mesmo com tantas novidades e formas de atrair a atenção de quem compra de você, algumas coisas não mudam: o envio dos pedidos continua como um dos pontos mais importantes no e-commerce.

A agilidade e o tempo da entrega são fatores determinantes para o sucesso do empreendimento.

A última dica é entregar suas encomendas antes do prazo previsto. Produtos que chegam rápido, antes do tempo esperado, marcam a memória e podem surpreender quem costuma comprar na sua loja virtual.

Invista em cálculos exatos de tempo de entrega, contrate fornecedores de confiança e transforme-os em parceiros, o que traz muitos benefícios, como a agilidade de entrega.

E depois de tudo isso?

Viu como pode ser simples e não precisa fazer altos investimentos para encantar quem compra na sua loja? Seguindo essas dicas práticas, é possível conquistar e fidelizar clientes com a embalagem da sua loja virtual e, de quebra, aumentar suas vendas!

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