Primeiro de tudo, vamos falar sobre o que é Inbound Marketing? De modo geral, trata-se de uma estratégia conhecida pelas agências de comunicação e marketing digital, que tem como o objetivo principal atrair ainda mais clientes para a sua marca através de conteúdos interessantes para os mesmos.

Em outras palavras, Inbound Marketing é uma ação de marketing, onde você compartilha um conteúdo valioso a fim de conquistar a atenção do seu cliente e fazer com que ele permita que você continue se comunicando e criando um relacionamento com ele.

Conseguiu entender até aqui? Legal! Agora vamos entrar um pouquinho mais a fundo neste tema. Acompanhe comigo nas próximas linhas:

Conceituando a estratégia

Por meio dessa estratégia, você atrai seus futuros clientes utilizando alguma mensagem de seu interesse. Aqui, a comunicação acontece constantemente e de forma aberta, com muito engajamento e interação.

É interessante reforçar que a comunicação deve e tem de ser constante, para que a estratégia realmente tenha efeito. Longe de ser algo que impacta seus clientes de repente, no Inbound Marketing você passa a sua mensagem continuamente. Só não esqueça que a frequência desse contato deve ser conveniente, ok?

Vantagens de se trabalhar com Inbound Marketing em seu e-commerce

Você já deve ter lido em algum dos meus artigos que, atrair potenciais clientes com conteúdos relevantes só traz vantagens para o seu e-commerce. Com o Inbound Marketing, além de entregar algo de valor para seu target, você:

Alcance quem realmente quer ser alcançado

Quando você conhece como funciona o Inbound Marketing e sabe trabalhar bem com isso, as chances de aumentar o volume daquele público que realmente quer manter contato com você cresce significativamente. Nessas estratégias você consegue capturar aquelas pessoas que estão mesmo interessadas no seu produto.

De acordo com uma pesquisa da Hubspot, 74% dos entrevistados acreditam que converter os contatos em leads e clientes é a maior prioridade de sua empresa. Um número bastante relevante, não é mesmo?

Clientes mais próximos

Você sabia que o Inbound Marketing também é chamado de marketing de atração? E, cá entre nós, não é à toa que ele é chamado assim.

Isso porque, o segredo desse método está em oferecer algo ou algum conteúdo que, de alguma forma, será benéfico e ajudará o target em alguma situação. Aqui, aquela comunicação invasiva que tenta forçar a compra nem passa pela nossa cabeça.

Ciclo de vendas minimizado

Sendo assim, levando em conta todas as etapas da jornada de compra, desde a pesquisa, o contato inicial até a finalização da venda, podemos dizer que uma das grandes vantagens de se trabalhar com o Inbound Marketing é minimizar o tempo que o cliente leva até fechar o carrinho e realizar o pedido.

Sabe quem é o grande responsável por isso? Aquele conteúdo relevante e personalizado que joga os seus leads do funil de venda para a etapa mais esperada: a da compra.

Menores custos

O Inbound Marketing é uma estratégia realmente barata. Se você comparar com anúncios e ativações de marca, perceberá que essa estratégia é bastante eficiente e vantajosa.

Por um ticket médio ainda maior

Além de todas as vantagens anteriores, se você consegue passar bastante informação a respeito do seu negócio para o seu futuro cliente e o transforma em um lead qualificado, com certeza, ele se sentirá muito mais confiante para finalizar a compra. Pense que a probabilidade de ele comprar ainda mais produtos do seu e-commerce também tende a aumentar!

As melhores estratégias de Inbound Marketing

Pode perceber! E-commerces que utilizam das estratégias de Inbound Marketing conquistam resultados ainda mais consistentes.

Para tanto, é preciso produzir conteúdos que concordem com as expectativas do cliente e que atendam às suas dúvidas. Lembrando que o objetivo é: atrair, converter e fidelizar! Veja só como você pode fazer tudo isso:

Nos e-commerces, o conteúdo é um grande aliado e é também uma das melhores estratégias de Inbound Marketing. Ele, inclusive, se encaixa em todas as etapas do funil.

Isto é, você precisa produzir e divulgar conteúdos atrativos e diferenciados condizentes com os objetivos e com cada etapa de compra que o seu futuro cliente está. Você pode, inclusive, utilizar das estratégias de Marketing de Conteúdo para aumentar o tráfego e a audiência do seu e-commerce, aumentando consideravelmente o seu posicionamento nas páginas de pesquisa do Google.

São basicamente iscas para fisgar aquele cliente que se interessa pelo seu conteúdo e que, em troca disso, aceita deixar o seu contato (um e-mail, por exemplo) para receber ainda mais conteúdos incríveis como aquele que você produziu.

É um jeito de encantar o cliente. Mas, para isso, é preciso conhecer bem sua persona, trabalhar com palavras-chave e muito mais!

Quando falamos de atrair clientes por meio das pesquisas do Google ou outros buscadores, certamente, o Inbound Marketing é uma prática incrivelmente assertiva.

E, com o blog, podemos trabalhar com a produção de conteúdo e com o Inbound Marketing de forma muito positiva. Afinal, os blogposts são uma espécie de porta de entrada para aquele cliente em potencial descobrir a sua loja virtual.

Com isso, você cresce o tráfego de pessoas com um potencial de compra muito mais relevante. Além do mais, se elas se inscreverem em sua newsletter, podem se tornar clientes fiéis da sua marca.

chave para o sucesso do seu blog é:

  1. manter uma frequência consistente;
  2. entender bem quem é sua persona;
  3. produzir conteúdo que tenha um diferencial;
  4. e que mostre que você é a solução que ele desejava ao pesquisar alguma dúvida.

O blog pode atrair o seu cliente, mas a sua loja virtual é quem realmente vende, não é mesmo?

Sabemos que você já tem a sua loja virtual e que o e-commerce tem grande destaque entre as melhores maneiras de se empreender nos últimos anos. Contudo, é necessário que ele esteja otimizado em toda a parte visual e, principalmente, com as técnicas de SEO.

O SEO para os e-commerces é uma forma superprática de impulsionar as suas vendas, atraindo muito tráfego qualificado para a sua loja virtual.

As redes sociais são imprescindíveis para que o seu conteúdo seja divulgado. Além disso, ela fomenta a sua imagem e a sua autoridade na web.

Nas redes, tudo funciona de maneira bem rápida. Ou seja, assim que você posta algum conteúdo, já recebe feedbacks instantâneos.

Inclusive, essa troca super-rápida que acontece nas redes sociais, ainda fortalece a visão de que você valoriza o seu cliente. Claro, isso se você sempre der aquela atenção especial e personalizada para os seus seguidores. Basta sanar as suas dúvidas, ouvir as reclamações e também os elogios, e responder a todos!

Você vai perceber que a interação com seu cliente acaba sendo muito mais próxima nas redes sociais. E, tudo isso, ainda gera engajamento, que gera muito mais alcance de novos seguidores ou novos futuros clientes.

As páginas de conversão, ou landing pages, convertem os visitantes em leads. São estratégias bem comuns, e, provavelmente, você já foi impactado por uma delas em algum dia navegando na internet.

Sabe quando você se interessa por um e-book que você achou sensacional e, para baixá-lo, abre-se uma nova página onde você precisa deixar o seu contato para fazer o download? É basicamente isso! E, não bastasse a captura de leads, elas ainda ajudam no ranqueamento do seu e-commerce.

Não esqueça das Call to Actions (CTAs), que são aqueles convites que o usuário lê para aceitar aquele material e preencher o formulário. É uma estratégia importantíssima dentro do Marketing Digital e merece um belo destaque!

Essa é a estratégia mais antiga e ainda uma das mais eficientes no Marketing Digital. Sabia disso? Além de gerar leads, mantém a comunicação ativa em um alto nível de personalização.

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