No setor de lojas de departamentos e eletromóveis, contar com um e-commerce não é mais um diferencial. Cada vez mais, digitalizar o negócio é condição essencial para fazer parte do jogo.

Entre as grandes empresas, o e-commerce já é a regra: segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), quase 75% das varejistas de eletromóveis e mais de 90% das redes de lojas de departamentos que estão entre as 300 maiores empresas do varejo brasileiro vendem online. Além disso, os três maiores players digitais do País estão nesses setores. A concorrência é intensa!

Por isso, abrir um e-commerce é apenas o início de uma trajetória digital que precisa ser inovadora para entregar o que os clientes desejam: bons produtos, a preços justos, em prazos de entrega curtos, com personalização do relacionamento. E quanto antes você melhorar sua plataforma, mais rápido poderá colher os frutos da digitalização dos seus negócios.

Especialmente neste momento de retomada do varejo, na esteira do aumento da vacinação e redução do número de casos do coronavírus, é preciso aprofundar o relacionamento digital com os clientes. A conveniência e praticidade de comprar online, que milhões de consumidores descobriram durante a pandemia, serão cada vez mais importantes. O futuro do varejo é omnichannel, e existem excelentes razões para isso.

Os melhores varejistas online estão sempre atentos às oportunidades de melhoria. Eles sabem que, para estar sempre à frente da concorrência, é preciso inovar constantemente. O melhor é que nem toda mudança é demorada ou complexa. Você pode tomar medidas que geram resultados no curto prazo.

1) Otimize a estrutura do seu e-commerce

E-commerces que vendem bem têm uma usabilidade excelente. Eles são fáceis de navegar, amigáveis e conduzem o cliente rapidamente ao longo de todo o processo de vendas, apresentando as informações necessárias, solucionando dúvidas e apresentando opções personalizadas de acordo com as preferências do consumidor.

Para isso, trabalhe a melhoria de aspectos como:

2) Integre seu e-commerce às redes sociais

Durante a pandemia, o WhatsApp se tornou um canal de vendas muito importante em várias categorias. social selling também teve uma grande evolução e se tornou um driver importante de faturamento, especialmente em categorias relevantes para eletromóveis e lojas de departamentos, como itens de decoração. Por isso, suas ações no e-commerce precisam star alinhadas à velocidade das redes sociais, estimulando as vendas por impulso.

3) Tenha uma estratégia de catálogos digitais

Catálogos digitais são ferramentas de venda muito importantes. Ao desenvolver catálogos segmentados por categoria, perfil de consumo e momento de uso, o e-commerce de eletromóveis e lojas de departamentos pode realizar promoções personalizadas, tanto pelo WhatsApp quanto nas redes sociais. Para isso:

4) Acelere o omnichannel

Sozinho, o e-commerce é capaz de impulsionar os negócios. Mas é preciso ir além: o consumidor é omnichannel e o varejo também precisa ser. Esse é um caminho sem volta.

Esses quatro pontos são passos em uma jornada de descoberta, relacionamento e fidelização dos consumidores. Dar um up no seu e-commerce em lojas de departamento e eletromóveis significa ser mais relevante para seu público. E, com isso, vender cada vez mais. Comece agora!

 

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