18 dez Você realmente monitora seus concorrentes no Facebook?

Vou começar esse post com uma pergunta: Você monitora seus concorrentes no Facebook? Antes de você ter a resposta “claro que sim” em pensamento , espero que ela não venha acompanhada de: “sempre dou uma olhadinha na fan pages deles para ver o que estão fazendo”,  ”claro, sei o número de fãs de cada um dos meus concorrentes” ou “olho a fan page dos concorrentes às vezes, não me preocupo muito porque as fan pages que cuido tem mais fãs”. Se alguma dessas questões passou pela sua cabeça, você pode estar com um grande problema!

Vamos pensar… um dos maiores benefícios das redes sociais é a possibilidade de você saber o que os concorrentes estão fazendo, descobrir quem são as pessoas que interagem com eles, além de ser possível antecipar os passos e traçar as estratégias para se diferenciar e se dar bem diante da concorrência, concorda?

Agora, focando especificamente no Facebook uma coisa é certa: se sua marca tem mais fãs que seus concorrentes, isso não significa muita coisa se os fãs não estão interagindo com o conteúdo publicado pela sua marca. Você já pensou que pode estar falando sozinho no Facebook?

Monitorar o que os concorrentes estão fazendo no Facebook é uma ótima estratégia quando vai além de uma simples olhadinha na fan page. Uma boa análise da fan page de seus concorrentes, pode trazer informações importantes para sua marca, como por exemplo: que tipo de conteúdo seu concorrente está trabalhando em sua fan page para interagir com os fãs? Qual a quantidade de interações (curtir e comentários) que essas postagens recebem? Quantas pessoas estão falando sobre seu concorrente no Facebook? Qual foi o crescimento da fan page do concorrente com determinada Campanha?

Essa são algumas das perguntas que podem ser respondidas monitorando a fan page de seus concorrentes de forma estratégica. Mas por favor, use essas informações para fortalecer sua marca. Monitorar os concorrentes somente por ter grande quantidade de dados não tem significado nenhum.

Veja por exemplo o monitoramento feito pelo GraphMonitor, em que é possível ver quais conteúdos publicados receberam mais ou menos likes que a média da fan page no Facebook.

Lembre-se: a forma como você utiliza as informações que tem sobre seus concorrentes é o que faz sua marca ser diferenciada. As pessoas estão cansadas do ‘mais do mesmo’ então não copie e não use as mesmas ‘estratégias’ que seus concorrentes estão fazendo no Facebook. Monitore muito seus concorrentes, consiga muitos insights a partir disso, mas busque sempre se diferenciar e mostrar para as pessoas como é a personalidade por trás de sua marca, tenho certeza que você terá grandes resultados a partir disso.

Aqui mesmo no blog, utilizando o GraphMonitor para monitorar ações de diferentes marcas no Facebook, publicamos algumas percepções importantíssimas que observamos, como por exemplo:

1) Fan page da Skol no Facebook passou de 8.500 fãs para quase 2 milhões em 1 mês!

2) L’Oréal Paris Brasil: de 700 mil a 1 milhão de fãs no Facebook em menos de um mês

3) Ação da Gol no Facebook fez a fanpage crescer mais de 1000% em junho

Se alguma dessas marcas acima for seu concorrente, informações como essas não são valiosas para você? Agora me fala, você estava monitorando a ponto de saber esses resultados?

Encare o monitoramento de seus concorrentes no Facebook, não como algo chato, mas como algo estratégico para se diferenciar, conhecer o ‘ambiente’ ao redor de sua marca e antecipar seus passos em relação a concorrência.

* Com o GraphMonitor, além de monitorar e mensurar os resultados da sua marca no Facebook, é possível monitorar o Facebook de seus concorrentes. Quer conhecer mais sobre a ferramenta? Deixe um comentário aqui no post ou visite o site: www.graphmonitor.com

(O GraphMonitor ainda está em fase Beta fechado, mas você já pode se inscrever para ficar sabendo do lançamento e já pedir quais páginas quer monitorar.)

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