Vitrine online: entenda o que é e crie para começar a vender na internet
A vitrine online é uma solução do mercado digital para lojistas que desejam criar um site para divulgar e vender seus produtos na internet. Todas as transações são realizadas no ambiente online. Um outro nome para vitrine online é vitrine virtual.
Vender pela internet é o caminho que muitas pessoas empreendedoras têm escolhido nos últimos anos. Se o segmento é moda, há ainda mais chances de conseguir ótimos resultados e ter marcas de sucesso. Para que isso seja possível, uma vitrine online deve ser um dos recursos de apoio na divulgação de produtos e atração de clientes.
As redes sociais são plataformas essenciais para impulsionar negócios online. Entre as escolhas, talvez a melhor nos dias de hoje seja o Instagram, mais especificamente, com uma conta de Instagram comercial. Além do suporte para posicionar produtos, a ferramenta ainda ajuda a fazer anúncios impulsionados e criar conteúdo de qualidade. Assim, você pode chamar atenção e dar destaque ao que vende.
Este post vai abordar com mais detalhes a ideia de vitrine online e como fazer um bom trabalho nesse sentido usando o Instagram. Acompanhe!
O que é vitrine online?
Vitrine online é um conceito utilizado para classificar as formas de apresentação de produtos no ambiente digital. Quando falamos de negócios virtuais, como e-commerces e lojas online, não há, naturalmente, a vitrine tradicional. Então, é necessário usar essa ideia de origem, mas adaptada para a internet.
Uma vitrine online pode ser um perfil de determinada marca em uma rede social, mais comumente o Instagram. A plataforma é, atualmente, uma das mais completas no compartilhamento de mídias. Isso significa que sua vitrine online pode ser composta por fotos, vídeos e todos os formatos de publicação que o Instagram comercial permite fazer.
Por que fazer uma vitrine online?
Somos seres facilmente atraídos por estímulos visuais, e é justamente por isso que as vitrines tradicionais existem. Se pensarmos no mundo atual, em que o digital é um ambiente sólido e estabilizado, ter vitrines online é uma necessidade. Essa exigência aumenta ainda mais quando falamos de lojas que só atuam pela internet.
Como você poderia mostrar seus produtos sem boas imagens deles? A vitrine online é uma forma organizada, atraente e conceitual de expor esses itens de maneira estratégica para o público consumidor. A vitrine online vai ajudar a captar a atenção de usuários da web, fazendo com que essas pessoas sejam seguidoras, se engajem e se tornem clientes.
Por que fazer uma vitrine online no Instagram?
O Opinion Box, empresa especialista em dados de mercados, realizou um estudo, a Pesquisa Instagram Brasil 2021, que nos ajuda a entender o impacto da rede social para lojas online. Uma das percepções mais interessantes trazidas pela pesquisa é o registro de que 84% dos entrevistados acessam o Instagram ao menos uma vez ao dia.
Agora, imagine que durante esse acesso, várias empresas aparecem nos stories e no feed de publicações dessas pessoas. Entre tantas opções, certamente só ganhará a devida atenção aquelas marcas que souberam como posicionar seus produtos. Você pode estar entre esse seleto rol de empresas se fizer uma vitrine online de qualidade.
A pesquisa também apontou que 82% dos entrevistados afirmaram seguir marcas no Instagram. Isso significa que seu público tem interesse em se aproximar da sua marca. Logo, é necessário investir em gestão profissional do seu perfil. Um ótimo trabalho de vitrine online no Instagram vai trazer resultados positivos em engajamento e vendas.
Como criar uma vitrine virtual no Instagram?
Muitas pessoas empreendedoras da moda na web conhecem o impacto positivo de se posicionar no Instagram. Entretanto, nem sempre é simples entender como criar uma vitrine virtual que gere resultados sólidos e que seja capaz de engajar e vender.
Por isso, vamos ajudar você! A seguir, confira um passo a passo conceitual e prático de como fazer vitrine online no Instagram!
Tenha definida a identidade da marca
Sua marca já tem uma identidade visual bem definida? Esse é o primeiro passo para que tudo funcione bem na comunicação com seu público. É importante ter não só um logotipo, mas sua marca completa, com detalhes visuais e uma identidade que se associe bem aos ideais que sua empresa carrega e oferece ao consumidor.
Essa marca vai direcionar o tom das suas publicações, como a linguagem, o estilo das fotos e toda a estética do seu Instagram. Para chegar a um bom resultado de marca, conte com pessoas qualificadas, como designers e profissionais de marketing. Eles ajudarão a criar um conceito baseado nos valores que você deseja aplicar na empresa.
Crie um Instagram para negócios
Com sua marca pronta, é hora de dar o primeiro passo, do ponto de vista técnico, para ter uma vitrine online. Você precisa criar o seu perfil de Instagram para negócios, ou seja, diferente do que você possivelmente já tem para uso pessoal.
É importante ter um para empresas, já que ele dá acesso a recursos específicos, como métricas de desempenho e criação de campanhas de divulgação. Por isso, você deve seguir este passo a passo:
1. Abra seu perfil pessoal, acesse o menu das três barras horizontais no canto superior direito e depois toque em “Configurações”;
2. Depois, acesse o menu “Conta”;
3. Por fim, role as opções até o final e então você encontrará as opções “Mudar para conta profissional”, que transformará seu perfil pessoal em um comercial, e também a alternativa “Adicionar nova conta profissional”, que criará um perfil de empresa do zero.
Produza as fotos dos produtos
As fotos serão de grande importância para mostrar seu produto para o consumidor. Portanto, invista em imagens de qualidade que destaquem o item e que gere engajamento nas pessoas que visitem sua vitrine virtual.
Para isso, saiba que é necessário investir em fotos profissionais! Se você não tiver orçamento suficiente para contratar um fotógrafo, faça você mesmo, mas pensando em algumas dicas, como:
- Utilize uma câmera de qualidade (pode ser a do seu smartphone!);
- Um fundo branco pode ajudar a dar destaque ao produto;
- Você pode fazer ensaios com as roupas para criar um conceito mais interessante;
- Use sempre uma iluminação de qualidade (um ring light pode ajudar!)
- Crie um padrão para suas fotos.
Edite as fotos e organize o perfil
As fotos nunca estarão prontas logo depois que você as tira, por mais que elas tenham ficado ótimas. Fazer alguma correção de cor e iluminação é sempre importante para que as imagens fiquem com aquele toque profissional. Se você não souber como fazer isso, busque no YouTube tutoriais, e então você deve aprender sem maiores dificuldades.
Depois de as imagens estiverem devidamente corrigidas, comece a organizá-las no seu perfil. Tente usar sequências de fotos dos mesmos produtos e criar uma harmonização, sempre apostando em estéticas similares nas fileiras de fotos (sempre serão de três em três). Assim, a visualização do seu perfil, quando feito por completo, será mais confortável para as pessoas consumidoras.
Use o Instagram Shopping
Instagram Shopping é um dos principais recursos da plataforma para conseguir colocar seus produtos em destaque nas fotos que você publica. É essa funcionalidade que permitirá que a famosa sacolinha apareça, mostrando os preços, nome e outros detalhes de cada item. A partir disso, você pode vender diretamente do seu Instagram.
Para ter um processo otimizado e qualificado, a Bagy é a solução que você precisa! O serviço permite que seu perfil de Instagram conecte-se a um site da sua marca. Além disso, com o Bagy você consegue todo suporte que precisa para começar a usar a sacolinha em seus posts do feed e também nos seus stories. Depois disso, dá para gerar vendas diretamente de seus conteúdos!
Aumente o alcance do seu perfil
O seu perfil precisa alcançar mais pessoas para que a vitrine online tenha cada vez mais acessos e engajamento. O próprio Instagram oferece ferramentas que darão suporte para a promoção do seu perfil. Uma das principais técnicas é o impulsionamento dos posts que você faz, por meio de investimentos neles.
Com ajuda da ferramenta Instagram Ads, você poderá impulsionar essas publicações, mas fazendo isso de maneira segmentada. Dessa forma, seu post será visualizado por mais pessoas, mas apenas um público qualificado. Ou seja, você entrega seu conteúdo para perfis que realmente têm interesse nos produtos que você vende.
Analise seus números de engajamento e identifique o que seu público mais gosta
Uma das principais vantagens de usar um perfil comercial é o acesso aos insights, ou seja, os dados referentes aos resultados de suas publicações. Assim, dá para entender quais conteúdos fizeram mais sucesso e, a partir disso, qualificar ainda mais os próximos conteúdos que você vai publicar.
Por exemplo, os insights trazem resultados de interação de enquetes, quiz, stories, reels e outros formatos de conteúdo. Em uma análise rápida, você consegue entender quais entre essas opções faz mais sucesso com seu público. Depois disso, basta investir mais vezes nos formatos que geraram mais engajamento e, então, colher melhores resultados.
Aposte no que funcionou e regularmente produza novas imagens
O trabalho vai consistir em continuidade. Uma vitrine online precisa ter consistência, padronização e frequência. Sem exagerar no número de posts e intervalo entre eles, aposte nos formatos que fizeram sucesso, mas sempre inovando para entregar algo diferente e interessante para sua audiência.
Usuários amam interagir e estarão sempre prontos para isso, especialmente se o conteúdo que você produz é bonito, profissional e traz questionamentos interessantes. Então, tenha sempre o suporte de especialistas em marketing para que essas pessoas ajudem com novas ideias de posts que farão sucesso com as pessoas que seguem sua marca.
Bônus: aposte nas imagens feitas por clientes
Uma outra ótima dica é apostar nos conteúdos que seus clientes geram! Sabe aqueles posts de cliente satisfeito que as pessoas fazem marcando sua empresa? Esse conteúdo pode ter grande valor para mostrar ao seu público que o produto vendido é de qualidade e gera satisfação no consumidor.
O que você precisa fazer é dar destaque a esses posts. Portanto, reposte-os sempre e crie um destaque no seu perfil para que eles fiquem fixos por lá. Isso ajuda a gerar mais credibilidade para sua marca e pode ser um fator decisivo para que novos consumidores se sintam mais seguros antes de fazer uma compra!
Uma vitrine virtual dá o destaque necessário para os produtos da sua marca, atraindo mais consumidores em potencial e ajudando as pessoas a se interessarem pelo que você vende. Um trabalho baseado em conteúdos de qualidade e com abordagem profissional vai fazer sua loja online se destacar em meio a concorrentes.