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10 Dicas para garantir as vendas do seu e-commerce

Da acessibilidade do site à entrega acertada, confira o que fazer – e o que não fazer – para obter sucesso no comércio on-line.
Loja on-line

Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. 

O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

10 dicas para vender mais pelos meios digitais:

1. Prepare-se

Antes de dar o primeiro passo, entenda o que envolve um e-commerce. Saiba quais são os investimentos necessários e quem serão os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes.
Saiba quais investimentos são necessários e quem serão os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes. Defina também a estratégia de marketing.

Elabore um plano de negócios considerando se vai atuar em nichos ou no mercado de massa, onde a competição será focada no preço. Avalie os investimentos, parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, além da estratégia de marketing.

2. Tenha um site 100% funcional

Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter a navegação facilitada, para que não desista e procure um concorrente.

Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada, problemas na navegabilidade que divulgam encontrar o que procura.

3. Seja verdadeiro

Não prometa o que não puder cumprir. Exponha com clareza questões sobre cobrança de frete e prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra.

Já, em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de comércio on-line.

4. Dedique-se à logística

Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

5. Ofereça multicanais ao cliente

É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site.

É muito importante, portanto, facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, uma vez que o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante ou depois da compra.

6. Monte uma equipe preparada e bem treinada

Por isso, é crucial considerar conteúdo, design, questões de tecnologia da informação e marketing. Além disso, todos esses profissionais devem consequentemente conversar, interagir e integrar-se para que assim alcancem êxito em seu trabalho.

7. Anuncie

Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados com testes A/B (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas).

Há muitas maneiras de fazer anúncios e vender na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Bing), mídias sociais e outros.

8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

O trabalho de Otimização para Mecanismos de Buscas, ou SEO é direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

9. Participe de um marketplace

Ter uma loja não garante tráfego para o seu site. Por isso, é crucial implementar estratégias de anúncios, SEO e redes sociais. Adicionalmente, participar de marketplaces como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas.com pode expor seu negócio a grandes volumes de tráfego.

A vantagem é que você só é cobrado quando realiza a venda.

10. Invista na gestão do negócio

O back office (“a parte de trás do balcão”) representa toda a estrutura física dos bastidores do website de uma loja virtual. Portanto, é essencial gerenciar o back office para assegurar que o produto adquirido pelo cliente seja entregue conforme as especificações e o prazo combinado.