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Vendas Dia das Mães 2023: o que vender, frases e ideias para vender mais

O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio e, em 2023, é celebrado no dia 14 de maio.

Nós já destacamos aqui no blog do olist como as sazonalidades e tendências podem contribuir para o faturamento do seu negócio. E no Dia das Mães isso obviamente não é diferente.

Trata-se de uma excelente oportunidade para vender mais no varejo e é considerada uma das principais datas do comércio. 

Baixe a Lista com os produtos mais vendidos no Dia das Mães [2023]

Conforme dados divulgados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado, as vendas de 2022 cresceram 18,1% em relação a 2021. No e-commerce, foi registrada uma movimentação de R$142 milhões, segundo o levantamento da Nuvemshop. 

O gráfico abaixo, extraído do Google Trends, mostra como as buscas pelo termo “Dia das Mães” registram picos próximos à data ao longo dos últimos anos.

Google Trends Dia das Mães

Esses números demonstram que a chegada do Dia das Mães representa uma excelente oportunidade, mas para aproveitar esse momento é preciso ser estratégico.

É justamente isso que vamos abordar neste post. Você vai conferir boas dicas para aproveitar as vendas no Dia das Mães e lucrar ainda mais. Acompanhe!

O que vender no Dia das Mães 2023?

Colocar-se no lugar dos clientes geralmente é um bom começo para tomar decisões referentes ao seu negócio. O que você procura para presentear? É aí que começam as ideias para vender no Dia das Mães.

Aposte nas categorias mais populares e em tendência de vendas no Dia das Mães. Existem alguns tipos de produtos que são preferência na hora de escolher o presente. O primeiro passo é conhecê-los e investir na venda deles para faturar mais com a data. Saiba identificar as melhores oportunidades para a realidade do seu negócio.

Algumas categorias que sempre são destaque de vendas:

  • Beleza e Perfumaria
  • Eletroportáteis
  • Casa e Decoração
  • Moda e calçados

Para fazer essa análise de forma mais precisa, vale a pena conferir a lista de Dia das Mães 2023 do olist. Todos os anos, o olist organiza uma lista de produtos com maior potencial de vendas para a data, a qual todos os clientes têm acesso. Para você ter uma ideia, analisando as duas semanas que antecederam os Dias das Mães de 2021 e 2022, os parceiros de olist store cresceram 53% no faturamento!

Baixe a Lista Dia das Mães [2023]

Além das tendências sazonais, não se esqueça que seu negócio tem dados importantes que podem te ajudar a planejar o que vender no Dia das Mães.

  • Histórico de vendas: quais produtos mais saíram nos dias das mães anteriores? E nos últimos meses? Analisar as informações que seu próprio negócio te proporciona, pode ser muito mais enriquecedor do que você imagina. 
  • Pedidos dos clientes: se você ainda não registra o que seus clientes pedem, está na hora de começar. Ter uma lista de produtos que costumam ser mais pedidos, ou produtos que ficaram em falta por algum tempo e a busca foi alta são boas opções para investir.
  • Comentários nas redes sociais: já ouviu falar em social listening? Prestar atenção no que o seu cliente tem a dizer sempre é fonte de ideias, não apenas em relação a produtos, mas sobre toda a sua operação. Sabe aquela foto de um produto que rendeu muitas perguntas sobre preços e tamanhos? Este pode ser um item importante no seu estoque.

E lembre-se que se o produto tiver um apelo emocional, as chances de vendas no Dia das Mães é ainda maior! 

Para facilitar a análise das suas vendas e pedidos, um ERP te ajuda a economizar tempo e ganhar agilidade. Se você ainda fica perdido nas planilhas e caderninhos, está na hora de organizar sua gestão. Conheça o Tiny ERP, com planos e preços para todos os tamanhos e segmentos de empresas.

Ideias para vender mais no Dia das Mães 2023

Invista em promoções e campanhas de descontos 

As vendas do Dia das Mães podem ser uma ótima oportunidade para fidelizar clientes para outras ocasiões do ano. Para isso, vale a pena investir em campanhas de descontos, por exemplo, ou na realização de promoções como sorteios e ofertas de brindes.

Faça as contas e avalie qual patamar de preços é saudável para seu negócio. Em alguns casos o desconto pode ser compensado pelo aumento na demanda gerada na data. 

Reforce os estoques e negocie com fornecedores 

Para oferecer descontos aos consumidores, também é interessante barganhar junto aos fornecedores.

Reforce o estoque para suprir o pico na demanda e aproveite que o volume de compras será maior para negociar preços mais baixos. Parte do desconto pode ser repassada ao consumidor final.

Além disso, um estoque mais elevado vai ajudar a evitar a ruptura de estoque, permitindo que você explore o potencial máximo de vendas da ocasião. 

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Mantenha a operação de vendas em ordem

O pico de vendas provocado pelo Dia das Mães pode pressionar a operação de vendas da sua loja. Se você vende online, é preciso estar preparado para as principais etapas: faturamento, pickingpacking e postagem. No comércio físico, não se esqueça da vitrine sazonal e do estoque organizado.

Avalie se a estrutura do seu negócio é suficiente para vender mais em um curto período de tempo, sem atrasar os envios ou atender bem seus clientes.

Caso seja necessário, contrate profissionais temporários e garanta que não faltem suprimentos para embalar os produtos ou para ter um atendimento dinâmico no presencial. Com isso, você evita possíveis reclamações e garante uma imagem positiva para a loja.

Monte kits de produtos

Datas como essa são uma grande oportunidade de aumentar seu ticket médio. Uma ideia para o dia das mães é vender combos, unindo itens muito procurados com aqueles que não têm tanta saída, mas compõem um kit atrativo.

Dessa forma, além de aumentar o faturamento da sua empresa, você ainda consegue vender alguns produtos que estão no estoque há mais tempo.

Se a sua empresa não tem uma gestão organizada do estoque para saber quais produtos são a melhor opção neste momento, uma outra dica é investir em um ERP para auxiliar nesta tarefa. O Tiny faz parte do ecossistema olist e tem planos e preços para todos os tipos e tamanhos de empresas.

Capriche na unboxing experience

Para quem vende no digital, outra recomendação para fazer sucesso no Dia das Mães é proporcionar ao público uma experiência de unboxing memorável. A unboxing experience diz respeito à sensação de abrir a caixa da encomenda – momento muito aguardado pelos clientes.

E para impressionar as mães presenteadas com itens da sua loja, invista em embalagens bonitas e de qualidade. Além disso, envie recados de agradecimento, por exemplo, mostrando gratidão pela confiança e convidando o público a avaliar a compra.

A seguir, listamos alguns exemplos de frases de Dia das Mães para você compartilhar com o seu público. Você pode usá-las para incluir recados especiais nas encomendas ou até divulgar as mensagens temáticas nas redes sociais da loja. Confira e use-as em cartazes de promoção!

Entre em contato com seus clientes

Utilize sua base de clientes para enviar promoções especiais para o Dia das Mães. Seja por e-mail, WhatsApp ou redes sociais, às vezes tudo o que o consumidor precisa é de uma boa ideia de presente para o Dia das Mães e seu contato vai ajudá-lo a fazer esta escolha.

Planeje bem estes contatos para não enviar mensagens em excesso ou a mesma comunicação, repetidamente, em diferentes canais.

Investir em uma ação de anúncios pagos também pode ser uma boa alternativa para chegar a novos públicos.

Explore mais canais de venda, como os marketplaces

Para faturar mais no Dia das Mães também é interessante aproveitar a visibilidade e credibilidade proporcionadas por grandes redes varejistas. Muitos consumidores optam por esses canais por vantagens como a variedade de itens e a oferta de vários meios de pagamento.

O resultado conquistado por meio dos marketplaces pode ser até mesmo superior ao obtido na loja própria. Mas para investir nesse modelo de venda é necessário ter planejamento e comprometimento. Utilizar soluções de venda como o olist podem tornar essa jornada mais fácil. 

Não se esqueça de aproveitar também o potencial das redes sociais para estreitar o relacionamento com os clientes, divulgar ainda mais seus produtos e se tornar referência no seu segmento!

Frases para vender no Dia das Mães

Pode até ser clichê e repetitivo, mas parece que algumas frases não podem faltar em campanhas de vendas do Dia das Mães. Separamos aqui algumas ideias para você usar no seu negócio:

  • Mãe é uma só e o presente ideal você só encontra aqui!
  • Todo dia é dia de presentear a sua mãe
  • Presentes do tamanho do seu amor
  • O segundo melhor presente da sua mãe está aqui. O primeiro, é você!
  • Muito amor e um presente para quem te deu a vida
  • Não dá pra colocar seu amor em uma caixa, mas um presente com muito amor cabe perfeitamente 
  • Presentear é uma forma de retribuir amor

E se você ainda quiser complementar com frases para atrair mais clientes, veja o vídeo abaixo com dicas para usar em qualquer época do ano:

[Bônus] Modelos de mensagem para o Dia das Mães

  • “Feliz Dia das Mães para a mais especial de todas!”
  • “Você é a mãe que eu escolheria em todas as vidas! Parabéns pelo seu dia!”
  • “Não há amor mais verdadeiro e incondicional que o de uma mãe. Feliz Dia das Mães!”
  • “Mãe não é um título, é uma dádiva. Não importa se é de sangue ou de sentimento, mãe é sempre uma bênção. Feliz Dia das Mães!”
  • “Que este presente torne o seu dia ainda mais especial. Feliz Dia das Mães!”
  • “Todos os dias são seus! Feliz Dia das Mães”

Gostou das ideias de frases para vender no Dia das Mães👉 Utilize as dicas deste artigo e depois compartilhe nos comentários como foram as suas vendas.

Aproveite a campanha de Dia das Mães para vender mais em 2023!

Os números deixam claro como o Dia das Mães é uma excelente oportunidade para ampliar as vendas, no online ou no offline. Mas para conquistar bons resultados o lojista precisa estar preparado, investindo em produtos e canais de venda que ofereçam um bom potencial de venda.

E após conquistar as vendas de Dia das Mães, o comprometimento continua sendo necessário. Como o consumidor está comprando um presente, ele terá muito menos tolerância com atrasos, problemas no envio ou no atendimento. A eficiência tende a ser recompensada com a manutenção do cliente no longo prazo, gerando resultados ainda melhores.