[Super Guia] Black Friday: curiosidades e estratégias para vender mais no período!
A Black Friday 2023 está chegando! Marcada para o dia 24 de novembro, a data está entre as mais importantes do comércio brasileiro e gera altas expectativas tanto para consumidores quanto para lojistas.
Por ser tão relevante, a campanha exige planejamento, estratégias bem pensadas e preparação antecipada. E é por isso que preparamos um guia super completo com tudo o que você precisa saber sobre como vender na Black Friday deste ano. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a Black Friday e por que ela é importante?
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e funciona como o dia de abertura das compras de Natal. Ela é celebrada todos os anos com muitos descontos no varejo, sempre no dia seguinte ao de Ação de Graças, maior feriado do país.
A prática se difundiu tanto durante o século XX que varejistas criaram o hábito de estender os horários de atendimento para contemplar ainda mais clientes. E, com o crescimento do e-commerce, surgiram ainda mais oportunidades de faturamento, para empresas grandes e pequenas.
O Dia de Ação de Graças é comemorado sempre na quarta quinta-feira de novembro. E a Black Friday acontece no dia seguinte, sexta-feira. Em 2023, ela será no dia 24 de novembro.
Aqui, no Brasil, a primeira edição da Black Friday aconteceu em 2010. Algumas lojas criaram o costume de se antecipar à data e oferecer descontos desde o início de novembro. Isso mantém a atenção dos clientes e permite que lojistas organizem cronogramas de ofertas diferentes.
Mas não é só a Black Friday que rende bons frutos. Além de aproveitar a data para vender muito, você ainda pode potencializar os resultados apostando nos dias seguintes, a chamada pós-Black Friday. Como o período antecede o Natal, vale criar estratégias que ajudem sua loja a manter o ritmo de vendas da Black Friday.
“A expectativa para a Black Friday é altíssima entre os consumidores. Por isso, se destacar em um período tão concorrido exige que as marcas invistam em experiências de compra memoráveis do início ao fim. Seja em marketplaces, e-commerce ou loja física, a estratégia para a campanha deve ter os clientes – e suas necessidades – no centro. São eles que decidirão comprar ou não na sua loja.” – Sandra Montes, CMO do Olist
Fatos que você precisa saber sobre a campanha
Fato 1: o sentimento é de otimismo para 2023
No Relatório da Black Friday 2023 – estudo produzido pelo Olist com exclusividade –, descobrimos que 68,8% das lojas que pretendem vender na data esperam faturar mais este ano do que em 2022.
Por outro lado, 6,4% dos entrevistados acreditam que devem ter uma performance igual ou pior em relação ao ano passado. Em paralelo, quase 25% dos lojistas irão participar da sua primeira Black Friday e, por isso, não têm histórico para comparação.
Esses dados comprovam que a Black Friday no Brasil gera um sentimento de otimismo em grande parte das empresas participantes da campanha.
Expectativa de faturamento entre lojistas que pretendem participar da Black Friday 2023. | Fonte: Relatório da Black Friday 2023, do Olist
Fato 2: a Black Friday Brasil vai além de um dia
A Black Friday no Brasil sempre acontece na quarta sexta-feira de novembro, mas o impacto sobre as vendas é bem mais abrangente. Muitas lojas aproveitam para abaixar seus preços durante a semana do evento – na chamada Black Week.
O desempenho positivo da prática tem levado alguns lojistas a extrapolar o período de ofertas: é o caso do Black Month ou Black November.
A estratégia pós-Black Friday de disponibilizar ofertas por mais tempo beneficia ambas as partes envolvidas: o lojista aumenta o volume de vendas e o faturamento, enquanto o cliente tem mais tempo para tomar a decisão de compra.
Fato 3: o preço é fator de compra mais importante para os clientes
O preço continua sendo o elemento decisivo para a compra para 63,5% dos consumidores que desejam participar da Black Friday. Nesse ranking, também têm destaque a porcentagem de desconto ofertada, a qualidade do produto e o frete.
Esses dados fazem parte do Relatório da Black Friday 2023, lançado pelo Olist, e comprovam que ter preços competitivos é crucial para o sucesso na data, mas que outros elementos devem ser contemplados pelas lojas. Dessa forma, é possível diversificar as vantagens ofertadas para o público e, assim, converter mais clientes.
Fatores mais importantes para a decisão de compra na Black Friday 2023. | Fonte: Relatório da Black Friday 2023, do Olist
Fato 4: a intenção de gasto é alta entre os consumidores
Os consumidores brasileiros estão planejando abrir a carteira na Black Friday deste ano. Ainda conforme a pesquisa do Olist citada anteriormente, quase 50% do público pretende gastar mais de R$ 500 na campanha. Só 28,5% planejam gastar menos do que esse valor, enquanto 14,3% ainda não sabem o quanto devem investir.
Isso representa uma ótima oportunidade de lojistas aumentarem o ticket médio das vendas, seja comercializando mais produtos por pedido ou itens de categorias mais caras, como eletrodomésticos.
Intenção de gasto dos consumidores na Black Friday 2023. | Fonte: Relatório da Black Friday 2023, do Olist
Fato 5: as lojas estão se profissionalizando cada vez mais para a campanha
Para terem uma Black Friday realmente de sucesso, as lojas estão fortalecendo sua operação e tornando-se cada vez mais profissionais. Entre os motivos disso estão a concorrência acirrada e um público mais exigente.
Para se ter ideia, o número de lojas formalizadas – ou seja, com CNPJ – que pretendem participar da campanha de 2023 chegou a 88,5%. Isso representa uma alta de 6% em relação ao ano passado, conforme indica o Relatório da Black Friday, do Olist.
Esse dado demonstra a intenção cada vez maior de empreendedores transmitirem credibilidade e segurança para os consumidores, já que a formalização é um fator diretamente ligado a isso.
Quer ter acesso de graça a todos os resultados do Relatório da Black Friday 2023, do Olist? Então clique no link e receba o material em primeira mão:
16 dicas certeiras de como se preparar para a Black Friday 2023
Como a Black Friday Brasil 2023 é uma das datas mais aguardadas pelos clientes, é recomendado que os lojistas adotem estratégias para se preparar para o evento e aumentar as chances de venda. Confira a seguir as principais dicas de como se preparar para a Black Friday!
1) Planeje-se com antecedência
Não deixe para planejar de última hora a campanha de Black Friday 2023 da sua loja. Planejamento estratégico é fundamental para que você defina a tática comercial ideal, as ações de divulgação e os prazos.
Já comece a pensar nos produtos que serão colocados em promoção e nas taxas de desconto que a loja vai oferecer aos clientes – confira nosso curso de precificação para e-commerce. Também avalie quanto pretende investir em estoque, por exemplo.
2) Aposte em categorias estratégicas
Um dos pilares para o sucesso na Black Friday é trabalhar com produtos de alta demanda. Itens que estão em tendência ou que naturalmente têm grande procura vão ajudar você a atrair mais clientes e realizar mais vendas.
Por isso, a dica é: saiba quais foram os produtos mais vendidos na Black Friday anterior, quais itens estão em alta agora no seu segmento, a média de preço praticada e os melhores fornecedores. Além disso, acompanhe de perto o que a concorrência e as grandes marcas do mercado estão fazendo.
Na pesquisa que fizemos sobre Black Friday com lojistas e consumidores, identificamos que os segmentos mais relevantes para esses dois públicos na campanha de 2023 são:
- Moda e Acessórios
- Eletrônicos
- Casa e Decoração
- Perfumaria e Cosméticos
- Informática
3) Prepare um estoque robusto
Selecione os produtos da sua loja que têm maior potencial de venda e monte um estoque exclusivo e robusto para eles. Caso as suas ofertas sejam realmente vantajosas para os consumidores, a chance de os itens esgotarem é grande.
É importante conferir seus estoques antes de colocar o desconto em prática, para ter certeza que terá quantidades disponíveis em caso de venda. Imagine vender um produto que está sem estoque para o envio?
Por isso, é importante estar preparado para este cenário. Sugerimos que você negocie com os fornecedores para obter um preço de compra mais vantajoso e que cuide bem da sua gestão para evitar furos de estoque.
👉 Confira nossa lista de fornecedores gratuita
4) Precifique seus produtos corretamente
Os consumidores estão mais exigentes e realizam pesquisas de preço para ter informações na palma da mão antes de finalizar uma compra.
Ao mesmo tempo que os descontos devem ser reais, o preço final do item ainda precisa ser vantajoso para o lojista, e deve ser calculado a partir de diferentes variáveis, incluindo:
- Quanto foi pago por cada produto
- Quais os custos de frete envolvidos na compra
- Qual a comissão cobrada pelo canal de venda escolhido
- Entre outros exemplos
5) Ofereça descontos atrativos
Como já comentamos, não existe Black Friday sem promoção. Portanto, oferecer bons descontos é essencial para que a sua loja se destaque e conquiste o público.
Só não se esqueça de planejar essa ação, calculando exatamente a sua margem de lucro sobre os produtos e, a partir disso, o valor de desconto viável.
Por fim, use da criatividade para criar grandes promoções e chamar a atenção do público. Algumas das possibilidades são:
- Montar kits de produtos
- Dar descontos progressivos conforme o valor da compra
- Oferecer brindes
- Criar uma campanha de fidelização de clientes
6) Invista na divulgação
De nada adianta oferecer descontos incríveis se não houver a divulgação adequada, não é mesmo? Nesse contexto, crie estratégias de marketing para ampliar a visibilidade da sua marca.
Por exemplo, utilize também as redes sociais para que o público entre em contato com as ofertas da loja – saiba mais sobre como vender no Instagram, no WhatsApp e no Facebook.
Outra dica é investir em publicidade paga na internet, utilizando ferramentas como Google Ads e Facebook Ads. Elas vão ajudar a sua loja a conquistar melhor posicionamento nos buscadores online, ampliando o número de pessoas impactadas pelos seus anúncios.
👉 Confira nosso e-book sobre Inbound Marketing
7) Utilize um bom sistema de gestão
Uma gestão bem-feita é o que fará seu negócio crescer de forma sustentável e consistente. Sem isso, sua loja fica suscetível a erros frequentes e refém de processos manuais, que geram gastos desnecessários.
Por isso, é essencial que você utilize um bom sistema de gestão para controlar a operação de vendas, do início ao fim. Esse é o caso do Tiny, sistema de gestão do ecossistema Olist pensado especialmente para pequenas e médias empresas.
Com o sistema de Tiny, você consegue:
- Gerenciar estoque, produtos e vendas em poucos cliques
- Emitir notas fiscais de forma automática
- Fazer a gestão financeira
- Diversificar seus canais de venda usando nosso hub de integração
- Gerenciar mais de uma empresa em uma única conta
- E muito mais!
Clique no botão para testar Tiny de graça por 30 dias:
8) Tenha uma logística eficiente
A logística no e-commerce é parte importante na jornada de compra. O nível de exigência dos consumidores é cada vez maior, e oferecer uma boa opção de frete pode ser um diferencial neste momento de alta nas vendas.
Por isso, pesquise por opções logísticas que entreguem um bom serviço por um preço atrativo. Afinal, o público pode desistir da compra se o frete sair mais caro que o preço do produto, ou se o custo final da compra ficar muito alto.
Além disso, receber um produto com atraso, danificado ou não recebê-lo é uma péssima experiência para o cliente. Pensando nisso, faça o possível para que a mercadoria chegue intacta e dentro do prazo à casa do consumidor, oferecendo o melhor serviço possível.
Há alguns passos que você pode seguir para garantir uma boa operação, como agilizar parte do processo – já deixar os produtos embalados e preparados para o envio –, escolher transportadoras de qualidade e ter uma logística reversa eficiente.
9) Diversifique os canais de venda
O ditado diz “não coloque todos os ovos em uma cesta só”, e o mesmo vale para a sua estratégia de negócio. Ao invés de apostar em um único canal de vendas na Black Friday, recomendamos que você diversifique a estratégia para aumentar as chances de venda.
Entre os motivos para isso estão atrair clientes de diferentes perfis comportamentais, ampliar o alcance da sua marca, não ficar refém de problemas técnicos nas plataformas e construir um funil de vendas mais robusto e diversificado.
Na nossa pesquisa Relatório da Black Friday 2023, os lojistas entrevistados informaram que os canais de venda em que eles mais desejam apostar na campanha deste ano são:
- Marketplaces – falamos mais sobre isso no tópico a seguir
- Loja virtual própria
- Redes sociais
- Loja física
A partir disso, avalie quais desses canais estão mais alinhados com objetivos e o público-alvo do seu negócio e comece a testar essas novas frentes de aquisição.
“É interessante observar como o grupo Olist está evoluindo para atender às principais necessidades de lojistas e consumidores. Criamos um ecossistema de soluções formado por Olist, Tiny e Vnda, empresas dedicadas, respectivamente, ao crescimento em marketplaces, à gestão dos negócios e à venda omnichannel. E nosso objetivo é torná-las cada vez mais completas e convergentes.” – Alexander Clein, Diretor Comercial do Olist
10) Venda em marketplaces
De acordo com o Relatório da Black Friday 2023, produzido pelo Olist, os marketplaces são o canal mais relevante tanto para quem vende quanto para quem compra:
- 73,9% das lojas planejam vender produtos em marketplaces na Black Friday 2023
- 44,7% dos clientes pretendem comprar em marketplaces na Black Friday 2023
Os marketplaces permitem que micro, pequenos, médios e grandes empresas alcancem novos clientes e comercializem produtos por todo o Brasil. E o melhor: o investimento não é alto. Por isso, são excelentes oportunidades para aumentar as vendas online e o faturamento.
Tamanho potencial levou o Olist a construir duas soluções focadas na venda nesses canais:
- Olist Store: Plataforma para quem deseja vender em marketplaces usando a vitrine do Olist e aproveitar nossa altíssima reputação – somos Loja Oficial em vários sites.
- Tiny: Sistema de gestão que funciona como hub de integração. Ideal para quem deseja começar a vender em marketplaces, usando sua própria vitrine.
11) Aproveite campanhas dos marketplaces, como a Black Friday do Mercado Livre
Aproveitar campanhas específicas dos marketplaces, como a Black Friday do Mercado Livre, é uma ótima opção para ganhar liquidez nos canais de venda. Especificamente no caso do Mercado Livre, as seguintes dicas podem te ajudar a faturar mais por lá:
- Tenha promoções únicas
- Elabore um plano de investimentos
- Personalize as entregas
- Diversifique os meios de pagamento
- Gere expectativa
- Crie um senso de urgência
- Tenha atenção e agilidade nas respostas
- Publique boas fotos e descrições
- Cuide do prazo
Para arrasar cada vez mais na Black Friday no Mercado Livre, analise os resultados de todas suas ações e tente entender o que deu certo e o que não funcionou tanto assim. Dessa forma, nas próximas vezes, você consegue fazer ainda melhor!
12) Crie campanhas de Google Shopping
Uma forma de expandir as vendas na Black Friday é anunciar seus produtos na vitrine do Google. Com o Google Shopping, os produtos anunciados aparecem no topo das pesquisas, sendo um grande aliado na hora de alcançar os consumidores.
Para a Black Friday, escolha os produtos que mais deseja vender com descontos em sua loja virtual própria e crie campanhas de Google Shopping utilizando o Tiny. Como o período é de bastante concorrência, tenha cuidado com a segmentação de público e investimento.
Aproveite esse momento para atrair novos clientes para a sua loja, mas lembre-se que, ao anunciar no Google Shopping, você paga conforme as vendas realizadas. Então, pense nisso também na hora de precificar seus produtos.
👉 Sabia que o Tiny tem uma integração exclusiva com o Google Shopping👉 Confira aqui!
13) Disponibilize múltiplos meios de pagamento
Oferecer diversos meios de pagamento é uma boa estratégia para quem deseja vender para variados públicos. Disponibilizar mais de uma opção para o consumidor pagar suas compras pode aumentar consideravelmente as vendas.
Seja por meio do cartão de crédito, boleto bancário ou transferências, é importante que o visitante tenha acesso a essa informação logo ao chegar na página. Além disso, garanta que ele se sinta seguro quanto ao uso e à inserção de dados pessoais — ter e apresentar o certificado de segurança no site é fundamental para passar essa credibilidade.
14) Faça emissão de notas fiscais
Em momentos de alto fluxo de pedidos, como a Black Friday, é essencial substituir o trabalho manual pela tecnologia. A emissão da nota fiscal – atividade essencial para a credibilidade do negócio – pode se tornar uma dor de cabeça se o processo não for automatizado.
Por isso, o Tiny otimiza essa rotina, poupando o tempo do vendedor. Quando um pedido é aprovado, nosso sistema de gestão gera automaticamente a nota fiscal. Depois, para concluir o processo de emissão, basta autorizar todas as notas de uma só vez no Sefaz.
Assim, as notas fiscais são emitidas em poucos cliques e o vendedor pode partir para o envio dos produtos. Todo o tempo economizado no backoffice torna a experiência do cliente mais interessante – afinal, ele está aguardando as mercadorias e recebê-las dentro do prazo é um passo crucial para a compra ser positiva.
15) Use pop-up de recuperação de visitantes
Se você tem sua própria loja virtual, faça interações com o consumidor nos momentos mais decisivos do processo de compra sempre que possível. Exemplo disso é quando ele está se preparando para deixar o e-commerce.
Nesse caso, você pode utilizar recursos estratégicos e “evitar” que o visitante saia da página sem conhecer todas as vantagens do seu negócio. Aqui, a dica é configurar pop-ups para compartilhar mensagens de ofertas ou convites de cadastro.
Vale a pena considerar o uso dessa estratégia para chamar a atenção do visitante e criar abordagens mais imediatas. Muitas informações passam despercebidas pelos visitantes, e os pop-ups podem ser efetivos para chamar a atenção.
16) Garanta a estabilidade no backoffice
Ter um site funcionando adequadamente é essencial para a Black Friday. As páginas precisam ser carregadas rapidamente para uma boa experiência do usuário, ainda mais em um momento tão competitivo no e-commerce.
Ele também precisa ter estabilidade no servidor para garantir que a página será capaz de suportar a quantidade maior de acessos. Imagine seu site fora do ar na sexta-feira da Black Friday? Por isso, confirme com a sua plataforma de e-commerce quais cuidados especiais devem ser tomados para o dia.
Mas não é apenas o seu e-commerce que precisa dar conta do alto fluxo de pedidos. O ERP também deve oferecer toda a segurança nesta época de alta demanda. A estabilidade e disponibilidade do Tiny são pontos essenciais, que são monitorados continuamente, permitindo que o usuário tenha total segurança em seu dia a dia de trabalho.
👉 Conheça as vantagens da Vnda, plataforma de e-commerce com alta estabilidade
Como analisar os resultados de vendas na Black Friday
Confira a seguir algumas dicas de como analisar os resultados das suas vendas, saber se a estratégia foi efetiva e se preparar para a próxima Black Friday.
Relembre qual era o seu objetivo
Tenha clareza sobre qual é a missão na Black Friday. Para a maioria dos lojistas, o objetivo principal é aumentar as vendas. Porém, ser um pouco mais específico nessa definição pode ajudar. Seguem alguns exemplos de objetivos mais precisos:
- Aumentar o faturamento da loja
- Aumentar o número de pedidos
- Elevar o lucro do negócio
- Elevar o ticket médio das compras
- Trazer novos clientes para a marca
- Ampliar o alcance e reconhecimento da marca
Agora, qual é a sua estratégia: dar descontos que preservem sua lucratividade imediata ou dar descontos agressivos, que comprometem o lucro imediato, mas que ajudam a conquistar novos clientes, deixando o lucro para depois?
Você pode até seguir as 2 estratégias ao mesmo tempo. O importante é que as duas sejam analisadas de forma separada. Para te ajudar, vamos definir melhor o que é cada uma dessas estratégias e como medir seus resultados.
Estratégia de vendas com lucro imediato
Nesse caso, a margem de desconto deve ser suficiente para despertar o interesse do consumidor, mas ainda preservar alguma margem de lucro. A ideia basicamente é dar descontos para vender mais e ter maiores lucros.
Porém, descontos podem ter impactos significativos na lucratividade da empresa. Por isso, nessa estratégia é importante saber exatamente quais são os custos fixos e variáveis envolvidos em sua operação. Assim você saberá qual é a margem conquistada com a venda de cada produto e terá visão de quanto será necessário vender para ter o lucro desejado.
Veja um exemplo comparativo:
- Situação 1: Produto X vendido a R$ 100,00, com custo de R$ 45,00. Neste caso, para descobrir a margem, basta diminuir o preço vendido pelo custo (ou seja, 100 – 45). A margem fica R$ 55,00. Ao vender 10 unidades se obtém um faturamento de R$ 550,00 (10 x R$ 55,00).
- Situação 2: O mesmo produto X, com desconto de 30%, será vendido a R$70,00. Para descobrir a margem, basta diminuir o preço vendido pelo custo (ou seja, 70 – 45). A margem fica R$ 25,00. Ao vender 10 unidades se obtém um faturamento de R$ 250,00 (10 x R$ 25,00).
Esse resultado é desanimador, concorda? As vendas dobraram, aumentando o trabalho, riscos e custos indiretos, porém o lucro foi reduzido. Esse é um grande risco das promoções, e mostra por que não podemos usar apenas o faturamento como indicador de resultados.
Os principais indicadores da estratégia de vendas com lucro imediato são:
- Margem de contribuição por produto
- Faturamento
- Lucro
Estratégia de vendas para o lucro futuro
Agora estamos em outra estratégia, na qual a ideia não é ter lucro imediato e sim conquistar novos clientes ou fortalecer o nome da empresa, para colher os frutos disso no futuro. Nessa estratégia, reduzir o lucro não é um problema. Em casos extremos a empresa pode até ter prejuízos no curto prazo, desde que os resultados futuros compensem as perdas iniciais.
O principal modo de verificar se a estratégia trouxe benefícios permanentes para a empresa é medir quantos clientes novos a empresa atraiu com a promoção, e quantos desses voltaram depois a comprar mesmo sem novas promoções.
Por isso, aqui as análises terão que ser feitas com um pouco mais de tempo decorrido desde a Black Friday. É preciso esperar, no mínimo, 3 meses para saber se os clientes estão voltando. Mas o tempo exato depende do ciclo de vendas de sua empresa. Se os clientes costumam comprar semanalmente, é possível fazer as análises antes.
Os principais indicadores da estratégia de vendas para lucro futuro são:
- Taxa de clientes novos conquistados
- Taxa de retorno desses clientes
Cheque os níveis de estoque
O estoque é um dos aspectos mais complicados da gestão. Em excesso, ele gera custos e perdas, e, em pouca quantidade, pode gerar perda de vendas e furo de estoque.
Se a sua empresa se preparou para um grande volume de vendas durante a Black Friday, provavelmente também abasteceu o estoque com muitos produtos. É importante saber se não houve falta de itens ou se algum deles vendeu aquém do esperado e está com excesso.
Neste último caso, pode ser necessário fazer algum tipo de promoção para o produto, evitando o custo do item parado por muito tempo.
Os principais indicadores para análise de níveis de estoque são:
- Nível de estoque do produto
- Venda mensal média do produto
Analise as quantidades vendidas
Muitos consumidores têm necessidades de compra adiadas para o momento da Black Friday, e irão realizar a compra mesmo que não encontrem grandes promoções. Portanto, é preciso analisar se as promoções realmente fizeram efeito, ou se as vendas cresceram também para produtos que não tinham descontos.
Essa análise deve ser feita por grupos de produtos. Talvez você descubra que determinados grupos tiveram grande saída independente das promoções. Para esses casos, a melhor estratégia pode ser aumentar a divulgação, e não necessariamente dar descontos.
O principal indicador para análise de quantidade vendida é: crescimento nas quantidades vendidas, fazendo uma comparação entre produtos que tiveram ou não descontos.
Pós-Black Friday: estratégias para continuar vendendo
Sabia que também dá para aproveitar a pós-Black Friday para aumentar as vendas👉 Algumas táticas são essenciais para manter o volume de vendas após a Black Friday, já dando início às vendas de Natal. Detalhamos cinco estratégias para contribuir com seu negócio, de promoções direcionadas e descontos em categorias específicas.
Faça um bom atendimento pós-vendas
Enviar uma mensagem personalizada de agradecimento faz os consumidores se sentirem mais próximos da marca. Isso aumenta as chances de a pessoa voltar a fazer negócios com sua loja. Isso porque, ao ter uma boa experiência de cliente, ela se lembrará de você na próxima vez que realizar uma compra.
Principalmente em negócios que vendem por marketplaces, é fundamental definir o tom de voz da sua marca e torná-la memorável. E a personalização pode ajudar muito nessa tarefa.
A mensagem pode ser enviada na caixa, com o produto adquirido, ou posteriormente, por e-mail. Se este for o caso, não se esqueça de perguntar o que a pessoa achou do produto e pedir uma avaliação sobre a experiência dela.
Assim, você pode usar essas informações para melhorar os processos internos e demonstrar para a pessoa consumidora que você se importa com a opinião dela.
A logística também é um aspecto importante. Em primeiro lugar, cuide para que os produtos cheguem em um prazo adequado e nas melhores condições possíveis. Caso algo seja danificado, ofereça soluções rapidamente.
A preocupação com o meio ambiente tem crescido entre clientes, o que abre espaço para a logística reversa. Aqui, a ideia é receber de volta produtos e embalagens que não serão mais usados e oferecer descontos e vouchers em troca.
Recomende outros produtos
O período pós-Black Friday é perfeito para apostar no cross-selling (ou venda cruzada, em português). A técnica consiste em recomendar produtos complementares ao que foi adquirido pela pessoa, mostrando como a nova compra agregará valor à experiência.
Por exemplo, se a pessoa comprar um tênis de corrida, você pode oferecer um relógio que monitore atividades físicas ou roupas adequadas para a prática do esporte.
O up-selling (que seria um upgrade na venda) também pode ser aplicado pós-Black Friday, principalmente por quem trabalha com serviços. Uma boa dica é oferecer condições ainda melhores àquela pessoa que fez a compra na Black Friday. Ela contratou um serviço de estampa de camisetas? Ofereça desconto para um kit, por exemplo.
Outro ponto de atenção para lojistas é a época do ano. Com o Natal e as férias de verão se aproximando, vale usar o que foi consumido na Black Friday para trazer novas ofertas. Ou seja, se o consumidor comprou roupas de banho para crianças, provavelmente busca brinquedos e atividades para as férias.
Selecione os melhores clientes e ofereça vantagens
Aqui, você pode usar diferentes critérios para oferta de vantagens — clientes frequentes ou que fizeram compras maiores na Black Friday são dois exemplos.
Crie uma lista de pessoas que você acha que têm potencial para comprar mais e envie uma mensagem dizendo que elas fazem parte de um grupo exclusivo. Grupos de chat com clientes mais recorrentes ajudam a criar uma comunidade em torno da sua loja.
As pessoas gostam de saber que estão tendo um tratamento diferenciado e foram notadas pelas marcas. Você pode enviar brindes, amostras de produtos ou conceder benefícios exclusivos nas próximas compras, como descontos ou frete grátis.
Para incentivar ainda mais a ideia, faça promoções atreladas à Black Friday. Inclua cupom de desconto para ser usado no mês de dezembro em todos os pedidos feitos no período, por exemplo. Assim, clientes têm um incentivo extra para voltar à loja.
Prorrogue as promoções para quem demonstrou interesse
Outra forma de aproveitar a pós-Black Friday é criando uma lista com as pessoas que demonstraram interesse nos produtos e não compraram. Esse é o público que se inscreveu em uma landing page para receber as suas ofertas ou que colocou produtos no carrinho e não concluiu o pagamento, por exemplo.
Mostre que você sabe que elas estão interessadas e ofereça um atendimento personalizado. Por exemplo, entre em contato e informe que prorrogou as condições. Isso fará com que elas se sintam especiais e pode ser o estímulo que faltava para a conversão.
No caso de pequenos negócios e lojistas de produtos artesanais, essa técnica é ainda mais especial. Ao comprar um produto artesanal, a pessoa se conecta mais à marca e, caso tenham surgido dúvidas, dialogar com o artesão é fundamental.
Crie eventos pós-Black Friday
Você pode achar que todo mundo gastou tudo o que tinha na Black Friday, mas isso não é verdade. Muita gente deixa de comprar o que estava desejando porque não encontrou o produto ou ele não entrou na promoção. Uma boa estratégia, então, é criar outro evento logo após a Black Friday.
Aproveite a data para colocar em liquidação as mercadorias que não foram vendidas ou que você sabe que o público gostaria de comprar pagando menos. Essa pode ser uma boa oportunidade de conquistar clientes que não foram alcançados na Black Friday.
Um evento que também surgiu no varejo dos Estados Unidos é a Cyber Monday. Ela acontece na segunda-feira após a Black Friday e o foco dos descontos é nos eletrônicos. Lojistas oferecem oportunidades únicas para compra de dispositivos móveis, TVs e computadores com preços tão interessantes quanto na Black Friday.
Faça uma queima de estoque
Caso seu estoque tenha ficado acima do esperado ou você queira reorganizar o catálogo, uma queima de estoque é uma ótima ferramenta para aumentar as vendas. Nesse modelo, a loja disponibiliza peças únicas (no caso de roupas, geralmente só um ou dois tamanhos) excedentes e com preços muito abaixo do mercado.
Quando um produto sai de linha, a queima de estoque é uma grande aliada na organização do lojista. No vídeo abaixo, explicamos mais detalhes sobre essa estratégia.
Analise os resultados pós-Black Friday
Como em qualquer ação desenvolvida pela sua loja, é muito importante definir indicadores de desempenho de e-commerce e analisá-los com cuidado para saber o que deu certo e o que precisa aperfeiçoar. Para a pós-Black Friday, algumas métricas interessantes são:
- Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
- Número de vendas
- Ticket médio
- Taxa de conversão
Então, se você disponibilizou ofertas em diferentes segmentos, mas alguns tiveram melhor desempenho que outros, como saber quais foram as estratégias usadas? Pelas métricas. Assim, você pode aproveitar o processo para promoções futuras.
Outros indicadores que podem gerar insights interessantes, principalmente para o momento de planejar novas promoções, são o tráfego e a origem das pessoas usuárias (se vieram das redes sociais, do e-mail marketing ou das páginas orgânicas, por exemplo).
Esses indicadores também podem ajudar a definir estratégias de marketing no longo prazo. Se grande parte dos clientes surge de uma mesma plataforma, como você pode otimizar esse tráfego? Pensando nisso, o oposto também é verdade: se falta engajamento em um canal de marketing, o que pode ser feito para melhorar?
Semana do Brasil: a nova Black Friday brasileira?
O que é a Semana do Brasil e quando ela deve acontecer?
Muito tem se falado sobre a Semana do Brasil, criada pelo governo brasileiro em 2019. O objetivo da iniciativa é estimular o consumo de produtos brasileiros, incentivar o turismo interno e aquecer a economia no terceiro trimestre. A campanha costuma ser realizada entre 3 e 13 de setembro, e a ideia é que ela se torne uma das datas mais relevantes do varejo.
Setembro foi escolhido para “sediar” a Semana do Brasil por dois fatores principais. O primeiro deles é a proximidade com o Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. Já o segundo motivo é o fato de o mês ser relativamente fraco para o varejo. Historicamente, o interesse de compra costuma diminuir nesse período. Por isso, uma nova data comercial pode representar um crescimento significativo no volume de compras.
Quais ações o governo irá fazer para estimular a adesão à Semana do Brasil?
Algumas ações relacionadas à Semana do Brasil já estão sendo organizadas. Representantes do governo, de empresas e de associações do varejo, turismo e comércio se reuniram em São Paulo para discutir a data. Entre as iniciativas propostas estão descontos, produtos temáticos, redução de impostos, campanhas publicitárias e até ambientação de espaços físicos e online.
Para fortalecer o turismo interno, o governo também tem incentivado empresas aéreas e do setor de hotelaria a oferecerem descontos em passagens e hospedagem. Além disso, os Correios irão lançar um selo comemorativo da Semana do Brasil, que deve ser incluída no calendário nacional.
O lançamento da Semana do Brasil aconteceu em 2019 e, no ano anterior, teve um prazo curto para a preparação de lojistas. A primeira edição teve um papel experimental – a ideia agora é fortalecê-la e consolidá-la no mercado.
A criação da Semana do Brasil foi proposta pela Secom, mas foi articulada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo. Vale ressaltar que enquanto o governo federal apoiará a realização e divulgação da data, as entidades privadas ficarão responsáveis por criar e colocar em prática ações promocionais.
A Semana do Brasil vai afetar a Black Friday?
Não. A Semana do Brasil NÃO pretende substituir a Black Friday, mas sim fortalecer ainda mais a economia no segundo semestre. Assim como outras datas relevantes do mercado, ela será uma excelente oportunidade tanto para lojistas quanto para consumidores.
Com a iniciativa, o governo quer aquecer a economia nacional por meio de uma data que tenha a “cara” do Brasil. No entanto, isso não tira a relevância da Black Friday, que nos próximos anos provavelmente continuará sendo a data mais importante do e-commerce.
Maiores dúvidas sobre Black Friday 2023
O que é Black Friday?
A Black Friday é um dia de super promoções no varejo físico e online, com grandes descontos ofertados aos consumidores. A campanha ajuda lojistas a renovarem os estoques e aumentarem o faturamento no final do ano.
Quando é a data da Black Friday no Brasil em 2023?
O início da Black Friday 2023 é à meia-noite do dia 24 de novembro, a última sexta-feira do mês. Alguns varejistas podem começar o evento ao longo da semana ou do mês, utilizando nomes alternativos como Black Week, Black Weekend, Black November, Red Friday e afins. Na segunda-feira, 27 de novembro de 2023 é a vez da Cyber Monday.
Onde encontrar boas promoções na Black Friday 2023?
Você é um cliente que deseja encontrar boas promoções ou um lojista que busca inspirações para a campanha da sua loja na Black Friday 2023?
Os grandes marketplaces são ótimos espaços de viva concorrência, exposição e segurança tanto para os consumidores buscarem descontos, quanto para as empresas encontrarem um farto mercado consumidor para expandir suas vendas.
Pensando nisso, o Olist faz o match perfeito entre quem vende e quem compra. Nossa loja é formada por lojistas de todo o Brasil e conta com milhões de produtos anunciados nos maiores marketplaces do Brasil. Confira nossa vitrine em alguns sites de destaque:
Qual o jeito certo de escrever Black Friday?
Blak flayd, blek fader, breck friday, black friend, back friday, blackfriedy, black fryday, black freeday, black fridy, black fridei, black fraday, brack fried, black fliday, blac friday, black fride, blach friday, blackfriden, blackfrayd, blackfrind, blackfly, blacck friday, black ffriday… Por se tratar de um termo estrangeiro, muita gente tem dúvidas sobre como escrevê-lo. Mas a maneira correta é a que está no título deste artigo: Black Friday.
O que quer dizer Black Friday em português?
“Black Friday” é um termo em inglês que, em português, significa “sexta-feira negra“. A origem desse nome possivelmente tem relação com uma crise financeira que afetou os Estados Unidos em 1869. Mais tarde, o termo se popularizou e passou a representar a grande movimentação de consumidores no varejo antes de datas como o Natal, por exemplo.
Agora você sabe como vender na Black Friday 2023 e ter sucesso
Com planejamento e antecedência, todo lojista pode alavancar as vendas na Black Friday. Os números deixam claro como esse evento é relevante e tem potencial para alavancar os resultados de qualquer loja física ou virtual.
Para isso, vale a pena seguir as dicas compartilhadas neste artigo. Tenha produtos em estoque para atender à demanda, reveja o processo de precificação para reduzir os preços e esteja sempre pronto para responder às dúvidas dos clientes. Além disso, não deixe de procurar canais estratégicos para aumentar as vendas, como os marketplaces.
A entrada de lojistas nos gigantes do varejo leva algum tempo, por isso, prepare-se com antecedência para a Black Friday 2023. Assim, sua loja poderá obter resultados incríveis como os da Mil Grau, loja parceira do Olist que teve alta de 5.200% no volume de pedidos.