Sofrendo com a taxa de carrinho abandonado? Veja como reduzir esse número no seu negócio!
Não há dúvidas que vender online é um ótimo caminho para o crescimento do negócio. Mas, o ambiente digital também tem seus desafios. Se você é empreendedor online, sabe a dificuldade de lidar com um carrinho abandonado.
O abandono de carrinho é quando o usuário entra no site, coloca produtos no carrinho, mas não finaliza a compra. É como se ele fosse ao mercado, enchesse um carrinho e depois abandonasse no corredor.
A intenção de compra existiu, mas não foi concluída. E agora? Como fazer a recuperação de carrinho? Ou, como reduzir a taxa de abandono de carrinho? Confira algumas dicas para mudar essa realidade na sua loja online!
Por que é importante se atentar ao carrinho abandonado na sua loja online?
Como dissemos, o carrinho abandonado representa uma intenção de compra que não foi concluída. Portanto, é preciso entender o motivo pelo qual aquela transação não chegou ao fim.
É claro que pode ser apenas um arrependimento momentâneo do usuário ou desistência sem motivos. Mas, em outros casos, pode ser um fator relacionado à loja, como preço do frete ou tempo de entrega.
Sabendo disso, fica mais fácil para você, empreendedor, mudar o que for preciso para vender mais. Afinal de contas, imagina só se todos os carrinhos “montados”, se transformarem em compras? Mais vendas e faturamento para seu empreendimento.
6 dicas para reverter o abandono de carrinho no seu e-commerce
Para reduzir a taxa de abandono de carrinho, dois caminhos podem ser usados. O primeiro é identificar problemas que levem ao carrinho abandonado e resolvê-los. A segunda opção é tentar trazer o cliente que abandonou o carrinho de volta à loja.
As duas estratégias são válidas e devem ser usadas simultaneamente. Veja algumas dicas de como recuperar o carrinho abandonado no seu negócio.
1. Invista em retargeting
Retargeting é a estratégia de marketing que atinge o cliente que já esteve na sua loja.
Pense naquele exemplo do carrinho abandonado no corredor do mercado. O retargeting funciona como se alguém fosse atrás do cliente com uma mensagem no estilo “ei, olha o que você esqueceu aqui”.
E como isso pode ser feito, na prática? Com envio de mensagens lembrando dos produtos deixados. Pode ser por SMS, e-mail ou, até mesmo, WhatsApp, caso você tenha esses dados.
Essas informações podem ser adquiridas por formulário no site ou, em caso de clientes antigos, o cadastro já feito.
2. Crie um layout limpo para seu checkout
Dentre os vários motivos que podem levar ao abandono de carrinho, um deles é a dificuldade do cliente de finalizar a compra. Esse problema pode estar relacionado ao sistema de checkout usado no site.
Quanto mais limpo e intuitivo o layout, melhor! Evite deixar anúncios nessa página ou muitos botões, para não confundir o usuário. Foque nas informações que mais interessam: métodos de pagamento, valor do frete, opções de parcelamento, tempo de entrega, etc.
3. Ofereça incentivos na compra
Ao mandar mensagem para os clientes que abandonaram o carrinho, você pode oferecer alguns incentivos para a compra ser finalizada. Cupom de desconto, frete grátis ou cashback são alguns exemplos.
Tenha essas promoções “na manga” para usá-las quando o usuário não finalizar a compra na hora. Talvez, ele só precise desse empurrãozinho para fechar o processo.
4. Use alertas antes da saída da página
É possível identificar quando um usuário está prestes a fechar uma página ou aba. Por isso, você pode criar alertas que chamem a atenção da pessoa antes mesmo dela sair do site.
Esses alertas podem apenas relembrar sobre os produtos deixados no carrinho ou oferecer um cupom de desconto. Dessa forma, só de pensar em fechar a página, o cliente é convencido a continuar por ali e finalizar a transação.
5. Disponibilize formas variadas de pagamento
Sabe aquele carrinho abandonado no corredor do mercado? Talvez, o cliente tenha feito isso após descobrir que a loja aceita apenas pagamento no cartão de crédito e ele pretendia usar a função débito.
Oferecer variadas formas de pagamento é uma das estratégias usadas para evitar o abandono de carrinho. Assim, na hora que seu cliente chega na etapa final da transação, ele pode escolher a melhor forma de pagar.
Com a solução completa de pagamento online do PagSeguro, você pode aceitar pagamentos de diferentes formas, agradando seu cliente e revertendo o abandono de carrinho.
6. Utilize mensagens de WhatsApp ou SMS
Use as formas de comunicação mais comuns para chamar atenção do usuário. Você pode criar uma copy do carrinho abandonado para o WhatsApp. Ou seja, um texto padrão para enviar para quem deixou o carrinho cheio na sua loja virtual.
A mensagem deve relembrar que os produtos foram deixados ali e, de preferência, deve conter um argumento para convencer o cliente. Você pode usar a escassez, ou seja, ideia de que o produto está acabando, ou dar alguma vantagem, como desconto e cashback.
Alguns motivos que levam ao carrinho abandonado
Como dissemos anteriormente, os motivos que levam o cliente a abandonar o carrinho podem variar. Alguns, você não terá muito controle, como uma simples desistência. Mas, em outros casos, como custo do frete, é possível solucionar!
Saiba alguns dos motivos mais comuns que acabam gerando um carrinho abandonado:
Frete alto
O valor do envio é responsável por metade dos abandonos de carrinho! Isso mesmo, de todos os motivos, esse é um dos principais! Portanto, se você está percebendo que a taxa de carrinho abandonado está crescendo no seu site, reveja a política de frete. Esse pode ser o segredo.
Veja como o Envio Fácil pode te ajudar a reduzir o valor do frete!
Falta de segurança no site
Se a sua loja não tem certificado SSL ou apresenta um checkout sem criptografia, seu usuário pode ficar com medo de completar a transação. Por isso, não deixe de preparar seu site com todas as medidas de segurança necessárias.
Cadastros muito burocráticos
Quem compra online quer economizar tempo. Então, se o usuário se depara com um cadastro com excesso de informações a serem preenchidas, pode acabar desistindo. Afinal de contas, o objetivo é, justamente, acelerar o processo!
Problemas no site
Se o site sempre dá erro ao seguir para a página de carrinho ou se ele sai do ar justamente na hora da compra, seu cliente vai desistir de tentar. Por isso, é importante sempre ficar de olho no funcionamento da página.
Como o preço do frete influencia na diminuição de carrinhos abandonados?
O custo de envio do produto, pode ser o “pulo do gato” para o seu negócio. Se o frete for muito alto, o cliente tende a desistir da compra por acreditar que aquele valor não é justo.
Isso porque o usuário vê o custo do frete como um dinheiro sem destino, já que não é gasto em algo “palpável”. Uma sugestão para os empreendedores é direcionar parte do valor do frete para o preço do produto.
Mesmo que o item fique um pouco mais caro, a redução no preço do envio conquista o consumidor e pode reduzir a taxa de carrinhos abandonados no seu site.
Conheça as soluções do PagBank para seu negócio!
Como você viu, o carrinho abandonado é um problema que pode atrapalhar o crescimento do seu negócio. Mas, isso pode ser minimizado com algumas das estratégias que apresentamos para vocês. E para te ajudar, você pode contar com as soluções do PagBank para seu negócio!
Checkout PagSeguro
Nós falamos da importância de ter um checkout limpo, claro e seguro no seu site, certo? Com o Checkout PagSeguro, você tem uma solução de pagamento completa, fácil de usar e com diversas possibilidades para a sua loja virtual.
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Envio Fácil
O Envio Fácil é a solução de envio para sua loja online. Com ele, você faz seus pedidos chegarem mais longe sem pesar no seu bolso e sem gerar custo alto para o cliente! Assim, você consegue reduzir a taxa de carrinho abandonado do seu site.
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