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Transforme seu E-commerce com Estratégias Infalíveis de SEO

Entre os 100 maiores e-commerces do Brasil, as duas maiores fontes de visitas para lojas online são tráfego direto e orgânico. Através do SEO para e-commerce, nós da Web Estratégica somos especialistas em gerar crescimento orgânico e lucrativo.

No Brasil, os e-commerces foram alavancados com o contexto de pandemia e isso se comprova com o aumento dos números de conversões nesses canais, além da mudança no comportamento do consumidor mesmo após as medidas restritivas.

Quando olhamos para o faturamento, o aumento foi de 785% nos cinco primeiros meses de 2022, segundo um estudo da SmartHint.

Olhando para o futuro, um relatório feito pela The Global Payments Report no ano de 2022 apontou que o e-commerce brasileiro terá um crescimento anual de 18% até 2025. É preciso saber aproveitar esse momento e fazê-lo render lucro e crescimento para seu empreendimento!

Isso quer dizer que sua marca terá muito espaço para posicionar as vendas no mercado digital. No entanto, ela precisará se destacar, visto que os concorrentes certamente estarão investindo em visibilidade nos mais diversos canais.

O SEO oferece estratégias de curto, médio e longo prazo sem custos adicionais com mídia paga ou outros anúncios. Por ser orgânico, o crescimento proporcionado garante, além de números, uma proximidade mais natural com o consumidor, iniciando um canal de comunicação e troca que certamente garantirá fidelização.

O que é SEO para e-commerce?​

O SEO para e-commerce é um conjunto de técnicas e estratégias que fazem com que um site tenha um melhor posicionamento nos motores de busca, receba mais tráfego e, consequentemente, aumente suas vendas. A área surgiu durante a consolidação do Google e transformando os resultados do marketing digital.

Essa estratégia é essencial para o aumento das vendas em lojas virtuais. Trata-se de um conjunto de técnicas que possibilitam posicionar seu negócio nas primeiras páginas do Google, otimizando assim, a exposição da marca, o tráfego orgânico e as conversões.

Originado no Google, o tráfego orgânico representa 38% das visitas.

Grandes marcas como Leroy Merlin e Magazine Luiza vem construindo suas reputações e presença digital através do SEO. De páginas de blog à descrição de produtos, os resultados são visíveis e a busca mais direcionada, capaz de dominar as primeiras posições da SERP.

A importância do SEO para e-commerce​

O foco do SEO para e-commerce deve ser o cliente. Isso porque o Google prioriza quem oferece a melhor experiência para o usuário, suprindo as demandas e sanando as dúvidas que o consumidor pode ter.

Nesse sentido, trabalhar com estratégias e melhorias técnicas para que um site atinja todo o seu potencial e entregue a melhor experiência possível para os seus usuários pode otimizar bastante os resultados de um e-commerce, aumentando as vendas.

Confira o que a estratégia de SEO para e-commerce pode trazer para a sua empresa!

AUMENTA O TRÁFEGO ORGÂNICO​

O tráfego orgânico são as visitas de um site geradas sem a necessidade de anúncios pagos. Para que os usuários cheguem até um e-commerce de forma orgânica, eles usam os buscadores como o Google, Yahoo, Bing ou outros, ignoram os anúncios que costumam ficar no início da SERP e clicam nos resultados não pagos.

Implementar ações e estratégias que aumentem o tráfego orgânico garante resultados duradouros e que se mantém. Esse tipo de visita não cessa, caso o projeto precise ser pausado, como é o caso das mídias pagas, por exemplo.

Além disso, com o investimento nesse tipo de tráfego, é possível ganhar mais relevância e credibilidade com os seus futuros clientes, tornando-se uma referência no mercado em que atua. Com ele, você já começa a construir um bom relacionamento com seus consumidores muito antes da primeira conversão e consegue também trabalhar na fidelização depois da primeira compra.

Esse tráfego tem um ótimo custo-benefício e escalabilidade, já que poderá atuar em diversas etapas do funil de marketing e estar presente para ajudar o seu público em muitos momentos.

MELHORA NA TAXA DE CONVERSÃO​

Basicamente, a taxa de conversão é uma métrica usada para medir quantas pessoas passaram de uma etapa do funil de vendas para outra. Ela é calculada pela divisão do número de conversões pelo total de visitantes e o resultado é visualizado em percentual.

O trabalho de SEO para e-commerce nas conversões é facilitar cada um dos passos que o usuário toma até a conversão. Ou seja, os relatórios de otimizações atuam na facilitação da conversão, diminuindo os passos, deixando a compra mais simples e garantindo retorno.

Esse projeto de Search Engine Optimization pode fazer com que a taxa de conversão aumente consideravelmente, já que as pessoas precisarão clicar em menos coisas para comprar um produto ou contratar um serviço. Levando em conta a ótima experiência entregue aos usuários, esses pontos também podem o fidelizar usuários que priorizam cada vez mais praticidade.

RETORNO DE INVESTIMENTO​

O retorno de investimento (ROI) é um indicador usado para sabermos qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado. Quando calculamos o ROI de um investimento em projetos de SEO e-commerce, devido ao ótimo custo-benefício e resultados que perduram, temos um ótimo indicador de retorno.

Como fazemos SEO para e-commerce

Algumas estratégias de SEO são indispensáveis não apenas para e-commerces, mas também para páginas e sites no geral que querem garantir mais tráfego e conversão. Em parceria com a Web Estratégica, seu site terá um trabalho focado em:

PALAVRA-CHAVE

Com o uso otimizado das palavras-chave relacionadas ao seu segmento, seu site estará apto a atrair os clientes certos. A pesquisa de palavras-chave é uma etapa importante, pois ajuda a definir a intenção do consumidor ao buscar um produto ou uma informação.

Para selecionar as palavras-chave para uma boa estratégia de SEO para e-commerce, deve-se destacar os termos relacionados ao segmento. Mas, como descobrir quais são?

Analisamos pesquisas relacionadas ao produto e à marca e observamos também termos que levam até os produtos concorrentes. Alguns critérios essenciais para definir quais palavras-chave utilizar são:

  • Volume de busca;
  • Volume de tráfego gerado;
  • Produtos mais vendidos.

URLS

As URLs são os endereços de cada uma das páginas de um site e oferecer um URL amigável para os consumidores faz toda a diferença em um e-commerce. Por isso, também levamos em conta todas as otimizações necessárias para entregar o melhor formato possível para os bots do Google e para os usuários.

Algumas das otimizações de URLs são:

  • Endereços de URLs mais curtos;
  • Cuidado ao usar parametrização nas URLs;
  • Padronização;
  • Evitar números;
  • Não usar caracteres especiais;
  • Uso de hífen para separar as palavras;

Esses são os principais fatores levados em conta para tornar a URL amigável e mais fácil de ser lida pelos robôs do Google.

TÍTULOS E META DESCRIÇÃO

O título e a meta descrição são os primeiros elementos com que os usuários têm contato, pois aparecem nos resultados da SERP quando as pessoas buscam por uma determinada palavra-chave.

Diante disso, eles precisam estar otimizados e ser chamativos, contar com um Call To Action (CTA), respeitar a quantidade de caracteres para não serem cortados na SERP, usar a palavra-chave em sua composição, etc.

HEADING TAGS

As heading tags são os elementos de títulos e subtítulos contidos em uma determinada página de um website. Eles são marcados respeitando a hierarquia da informação e ajudam os robôs do Google a entenderem o conteúdo daquela página.

Quando a marcação é realizada da maneira correta, também ajuda os usuários a encontrarem os tópicos textuais que querem aprender de maneira mais rápida, otimizando sua experiência com aquele conteúdo.