Quais são as melhores práticas de e-mail marketing para e-commerce?
Com a grande expansão das mídias sociais, otimização de mecanismos de busca e marketing móvel, é seguro dizer que o e-mail marketing para e-commerce está à beira da morte, certo? Errado.
O marketing por e-mail está muito vivo e é, sem dúvida, o meio mais lucrativo de marketing. Além disso, também têm se comprovado, principalmente no comércio eletrônico, como uma boa maneira de engajar os clientes, converter vendas e diferenciar uma marca.
Mas o que é exatamente e-mail marketing e como isso funciona? Como um e-mail pode ser mais eficaz que uma mídia paga? Por que devo gastar tempo para formar e manter uma lista de e-mail? Como aplicar esse tipo de marketing no meu e-commerce?
Este artigo procurar responder essas e outras perguntas sobre o assunto, por isso continue conosco até o fim para conferir tudo o que você precisa saber sobre e-mail marketing para e-commerce.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma forma de marketing direto que usa o correio eletrônico como meio de promover produtos e/ou serviços através do envio de mensagens comerciais.
O termo e-mail marketing é, geralmente, usado para se referir a e-mails enviados com o objetivo de gerar retornos mensuráveis, tais como:
- aprimorar o relacionamento entre a marca e o cliente atual ou antigo;
- incentivar a fidelização e novas vendas;
- conquistar novos clientes;
- convencer clientes atuais a comprar algo imediatamente.
Esses objetivos são atingidos através da entrega de valor aos seus leitores, muitas vezes sob a forma de conteúdo envolvente, cupons e ofertas exclusivas. Não se preocupe, adiante falaremos mais sobre isso, agora vamos destacar os benefícios do e-mail marketing.
Quais os benefícios do e-mail marketing para e-commerce?
O e-mail marketing é usado por milhares de empresas de todos os tamanhos em todo o mundo. Aqueles que não estão familiarizados com este método de marketing podem não entender imediatamente por que é tão popular entre empresas de variados nichos de mercado.
Aqui estão algumas razões pelas quais o e-mail marketing é visto por muitos como o canal de marketing mais eficaz.
Apresenta baixo custo
Uma das vantagens mais óbvias do e-mail marketing é o menor custo comparado aos canais de marketing convencionais. Não há custos de impressão ou de postagem e nenhuma taxa paga em troca de exposição em um determinado outdoor, revista, site ou canal de televisão.
O investimento que deve ser considerado é em um software especializado para automatizar, rastrear e mensurar seus e-mails, além, é claro, do profissional ou agência responsável por criar as campanhas. Esses custos são muito inferiores aos que você pagaria usando outros canais de marketing.
Possibilita segmentação
Se já é sensacional investir em marketing para conversar com pessoas que estão interessados na sua marca, imagine agora conversar com elas se valendo de caraterísticas específicas de cada perfil de cliente.
Não está entendendo? Então pense no seguinte cenário.
Se o seu e-commerce tem uma oferta para certas áreas do país, você pode facilmente disparar e-mails apenas para aqueles que vivem em determinadas áreas. Ou também, se houver uma promoção de artigos esportivos, você pode selecionar apenas aqueles que mostraram interesse em esportes para receber um e-mail.
A segmentação da lista de e-mails é excelente para auxiliar no envio de mensagens relevantes aos seus assinantes, e sua taxa de abertura é 14,32% superior.
Incentiva chamadas para ação
O e-mail marketing é ótimo para aproveitar a compra de impulso, pois a distância entre a oferta e a compra efetiva pode ser de apenas dois cliques. Ou seja, com uma chamada tentadora para a ação e um link direto para a compra, o e-mail marketing pode gerar vendas como nenhum outro canal.
É de fácil criação e mensuração
O e-mail marketing não precisa necessariamente de uma grande equipe para ter sucesso. Claro que é possível criar campanhas sofisticadas, entretanto, algumas das campanhas mais bem-sucedidas utilizam e-mails simples com textos persuasivos.
Através das taxas de conversões é possível identificar quando uma campanha de e-mail marketing está dando errado, e as mudanças para correção podem ser feitas quase que imediatamente.
É imediato
Devido ao imediatismo do e-mail, é possível, por exemplo, criar uma promoção de 24 horas que pode ser disparada por e-mail, pois cria um senso de urgência e convence os assinantes a tomarem medidas instantâneas.
Levando em consideração os pontos mencionados é fácil ver porquê é tão importante investir em e-mail marketing, e você já deve estar convencido disso. Mas calma, ainda não acabamos!
Agora que você já sabe o que é e-mail marketing e quais os seus benefícios, está no momento de revelarmos algumas estratégias de e-mail marketing para e-commerce.
Quais as estratégias de e-mail marketing para e-commerce?
Há diversas estratégias de e-mail marketing para e-commerce que podem ser implantadas no seu negócio, para te ajudar vamos destacar abaixo algumas práticas indispensáveis para o seu sucesso.
Enviar e-mails de abandono do carrinho
Enviar um e-mail automatizado para um cliente que não completou o processo de compra é uma maneira incrivelmente eficiente de não só descobrir formas de melhorar o processo, mas também de dar ao cliente outra chance de terminar o que ele começou.
Aproveitar o recibo de compras
Os recibos das compras possuem uma das taxas de acesso mais altas no e-mail marketing para e-commerce, pois praticamente a totalidade dos clientes abrirão os e-mails com as informações da compra que acabou de realizar.
Isso te dá uma boa ideia? Isso mesmo, aproveite o e-mail do recibo para utilizar estratégias como:
- incluir ofertas e descontos para produtos que possam complementar a compra que seu cliente acabou de realizar;
- incentivar o seu cliente a compartilhar determinada promoção com os amigos;
- pedir um feedback sobre a experiência na loja virtual.
Utilizar a segmentação e a personalização
Se eu sou um homem e tenho um histórico de comprar roupas masculinas, provavelmente não preciso receber promoções sobre roupas femininas. Você tem os dados, então use-os!
Separar seus clientes e depois preparar mensagens de e-mail personalizadas com base nessas listas segmentadas é uma maneira segura de aumentar o engajamento.
A segmentação e a personalização demandam um pouco mais de trabalho antecipado, mas o trabalho irá compensar quando as taxas de engajamento aumentarem.
Enviar e-mails de oferta promocional
Os e-mails promocionais podem ser usados de várias formas para uma variedade de clientes. Você pode ter um desconto em todo o site e quer informar seus clientes. Talvez você tenha lançado uma nova linha de produtos, ou talvez esteja oferecendo incentivos especiais durante algum período sazonal.
Mesmo no envio de promoções continue utilizando o poder da segmentação do e-mail marketing para e-commerce. Por exemplo, em vez de enviar uma promoção qualquer para toda sua lista procure alinhar ela com o ciclo e histórico de compra típico de cada segmento da sua lista de e-mails.
Incentivar os clientes leais e recuperar os inativos
Crie listas de clientes com base no histórico de compras, seja na frequência, valor gasto por compra e data da última transação.
Isso permitirá que você identifique e incentive seus clientes mais leais a realizarem novas compras com você. Por exemplo, ofereça um cartão de agradecimento para aqueles que têm um histórico de gastar 30% acima do seu ticket médio.
Por outro lado, crie uma lista de clientes que não fizeram compras com você nos últimos meses. Envie um e-mail para eles, diga-lhes que você sente falta deles e convide-os a voltarem por meio de um código promocional especial.
Não enviar apenas anúncios
Muito importante: não envie apenas anúncios para vender o tempo todo. Use seus e-mails para criar relacionamento com os clientes, compartilhando conhecimentos sobre seus produtos ou serviços, fornecendo dicas e insights que façam seus clientes valorizarem o fato de estarem presentes na lista de e-mails do seu e-commerce.
Com todas as informações já apresentadas já deve ter dado para perceber que o e-mail marketing para e-commerce é, praticamente, uma obrigação caso você queira levar seu negócio até o sucesso. Nosso principal objetivo é te auxiliar em cada um dos processos que envolvem um e-commerce.