Image
Quais são as ferramentas mais utilizadas para vendas online?

Quais são as ferramentas mais utilizadas para vendas online?

Quais são as ferramentas mais utilizadas para vendas online

Não basta criar um site e achar que os clientes vão simplesmente encontrar sua empresa e comprar com você. É preciso elaborar estratégias e aplicá-las com o uso correto das ferramentas mais utilizadas para vendas online.

Vários fatores impulsionam as vendas online, como uma boa estrutura de e-commerce e uma divulgação eficaz. Adicionalmente, destacam-se o uso de plataformas inteligentes, a adoção de formas de pagamento facilitadas, a participação em marketplaces e afins.

A pandemia acelerou as compras por e-commerces e revelou que essa é uma tendência que veio para ficar. Uma pesquisa feita pela Mundi Map e E-commerce Brasil mostrou que a expectativa é que o varejo online cresça 56% até 2024.

E a sua empresa, vai ficar de fora? Continue a leitura e saiba quais são as principais ferramentas usadas para venda online.

Como funciona um site de vendas pela internet?

Bem, a primeira ferramenta utilizada é um site de vendas, chamado de e-commerce. Ele é a vitrine virtual da marca e deve ser bem-estruturado para atrair e encantar novos clientes e, claro, oferecer um modo simples e rápido de compra.

Há duas formas de criar o e-commerce da sua marca:

  • contratar profissionais para montar o site do zero, com desenvolvimento de estrutura, layout etc.;
  • utilizar plataformas de e-commerce que oferecem templates prontos, com recursos e ferramentas englobados.

Ambas as opções precisam de um responsável para gerenciar a loja virtual e atualizar informações sobre produtos e serviços.

Se você deseja criar rapidamente uma loja virtual, com redução de custos, a melhor opção é assinar uma plataforma de e-commerce. Ela oferece todos os serviços, como formas de pagamento e frete.

O e-commerce é um canal de vendas com alto potencial de alcançar mais clientes. Por isso, pesquise bastante qual plataforma atende ao objetivo da marca e oferece um modo mais simplificado de gestão e atualização.

Mas, além do site, é necessário investir em outras ferramentas mais utilizadas para vendas online, que podem ser integradas à sua loja virtual. Confira quais são elas!

7 ferramentas mais utilizadas para vendas online

1. Técnicas de SEO

O que adianta ter um site completo e o cliente não achá-lo ao procurar no Google? Por isso, o investimento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é extremamente relevante.

Com o uso adequado de palavras-chave, expressões e estruturação do site, sua loja virtual pode aparecer nos primeiros resultados de busca e atrair ainda mais clientes. 

Além de elaborar bons textos sobre a empresa e os produtos e serviços, a dica é criar um blog que ofereça conteúdos relevantes e estratégicos para servir como isca de potenciais clientes.

2. CRM 

Outra ferramenta muito importante quando falamos sobre impulsionar vendas online é o sistema de CRM. O Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é utilizado para otimizar a gestão dos clientes de um negócio.

Além de automatizar tarefas, como cadastro de leads, ele fornece vários recursos que ajudam a conhecer profundamente o cliente. Por isso, isso inclui suas necessidades, bem como seus desafios e desejos.

Um bom sistema de CRM cria um funil de vendas para a empresa, fornece relatórios completos sobre os clientes, como os produtos e serviços mais vendidos. Em paralelo, indica o melhor momento de abordar algum lead que esteja interessado.

Ele utiliza a inteligência artificial para armazenar dados e todas as interações realizadas com sua marca. Em seguida, gera métricas importantes para a elaboração de estratégias e ações de vendas.

Ou seja, esse tipo de tecnologia automatiza tarefas repetitivas e estrutura todo o processo de vendas, atendimento e marketing, desde a atração de leads até o SAC.

3. Redes sociais

As redes sociais servem como isca para o potencial cliente acessar o e-commerce e conhecer todo o portfólio de produtos e serviços.

Isto é, não tem como fugir delas! Estude em quais redes sociais seu público está e invista em estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Nunca se esqueça de compartilhar temas e assuntos relevantes e úteis para as pessoas e, em especial, oferecer um atendimento excelente pelas redes sociais.

4. Automação de e-mail marketing

Uma das ferramentas mais utilizadas para vendas online são as plataformas de automação de criação e envio de e-mail marketing.

Por e-mail, você também pode alcançar e fidelizar clientes. Os sistemas que automatizam esses envios oferecem templates prontos ou espaço para inserir a sua própria imagem, segmentação do público e relatórios com taxa de abertura e cliques nos links.

Lembre-se de variar o conteúdo do e-mail marketing e não apenas divulgar produtos e serviços. Pense em temas atrativos, que agreguem valor ao público, como dicas de uso e de manutenção, tendências do segmento, curiosidades sobre a marca, promoções etc.

Além disso, quando integrado ao site, o sistema de envio de e-mail marketing pode avisar sobre o carrinho abandonado e oferecer cupons de desconto. Outras opções são: pedir feedbacks e abrir espaço para utilizar as técnicas de vendas cruzadas (cross sell).

5. Certificado de segurança

Muitas pessoas deixam de comprar online porque não se sentem seguras em fornecer dados pessoais e bancários em qualquer site. Portanto, uma das ferramentas mais utilizadas para vendas online é a inserção de certificados de segurança no e-commerce.

Para transmitir confiança, é preciso investir em selos certificados, como a E-bit, que é gratuito, entre outros que são pagos.

Há ainda o certificado SLL que criptografa informações para protegê-las e evita que ataques de hackers peguem os dados fornecidos. Esse certificado é exibido no momento do acesso, que insere um cadeado na URL, que é exposta como HTPPS.

6. Marketplace

O marketplace é uma das ferramentas usadas para venda mais populares. Como ele funciona? Grandes e-commerces, como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Americanas.com, oferecem espaços dentro das lojas virtuais para que outros fornecedores possam vender produtos.

Isso traz mais visibilidade à marca, ajudando a vender mais rápido. Por outro lado, há uma intensa competição, já que muitas empresas optam por comercializar suas mercadorias em marketplaces.

Então, como dica, não use o marketplace como estratégia principal do seu negócio, mas como uma paralela, que ajudará a faturar e atrair novos clientes.

7. Gestão do estoque

As ferramentas de logística são ótimas para ajudar a organizar suas vendas. Por exemplo, elas avisam quais produtos precisam ser repostos, os mais vendidos e em qual época do ano.

Logo, seu cliente não ficará sem o produto desejado e você conseguirá pensar em ofertas de determinadas mercadorias de modo mais certeiro e eficiente.

Se você implementar essas ferramentas mais utilizadas para vendas online perceberá a assertividade nas estratégias elaboradas e, consequentemente, maior faturamento. Elas facilitam o trabalho, pois, além de automatizar tarefas, contribuem para atrair clientes em potencial e fidelizar os atuais.