Público-alvo: dicas para identificar o do seu negócio!
Já foi o tempo em que os comerciantes queriam atingir qualquer tipo de público. Hoje, é muito mais interessante possuir uma clientela bem definida e segmentada, aquela que sempre prefere sua marca ou serviço.
Entenda melhor o conceito de público-alvo e as vantagens que segmentar seus clientes pode trazer para o seu negócio!
O que é público-alvo?
O público-alvo é o grupo de consumidores que possuem características semelhantes entre si e com isso podem compartilhar os mesmos interesses e gostos pessoais, ou seja eles estão dispostos a consumir produtos similares.
Através de estudos, pesquisas e coletas de dados de clientes ou possíveis clientes é que se realiza a definição. Quanto mais dados forem coletados, mais precisa será a descrição do seu cliente ideal e isso vai ajudar na aplicação do método AIDA.
Persona, você sabe o que é?
Persona é uma construção fictícia do cliente ideal baseada nas características mais comuns coletadas do seu público-alvo. A persona vai além do conjunto de atributos, ela também possui motivações, metas, ideais e até mesmo sonhos.
Por que devo criar uma persona?
A criação de personas ajuda a definir os processos do seu negócio e do seu produto, com ela você vai saber exatamente quais caminhos seguir para agradar o seu público. Ela ajudará na criação de estratégias de marketing, definição do seu conteúdo e em ações de vendas de sucesso.
Por que devo segmentar o seu público?
A princípio pode parecer estranho querer focar em um determinado público ao invés de tentar atingir todas as pessoas, mas, na verdade, essa estratégia é muito mais eficaz, pois irá chegar apenas naqueles que estão realmente interessados no seu produto e se identificam com o seu negócio.
Assim, você saberá como falar com os seus clientes e tratá-los de forma personalizada, criando confiança e um relacionamento verdadeiro com quem realmente gosta do seu produto. Segmentando o seu público você vai garantir:
- Campanhas eficientes;
- Comunicação inteligente com sua clientela;
- Definição do posicionamento da marca;
- A diferenciação do seu negócio em comparação com a concorrência.
Como fazer segmentação B2B
A sigla B2B significa Business-to-Business e é usada para nomear empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas. Como segmentar os seus clientes que não são pessoas e sim empresas?
A estratégia é praticamente a mesma, mas, em vez de fazer um levantamento das características pessoais, se faz o levantamento das qualidades que se referem ao negócio em si.
Use esses dados para fazer a sua segmentação B2B e o seu público-alvo formado por empresas:
- Área de atuação da empresa;
- Porte da empresa;
- Faturamento;
- Volume de colaboradores;
- Localização;
- Solidez no mercado.
Como definir o seu público-alvo?
Como já foi dito, você precisa coletar o máximo de informações possíveis, e existem diferentes maneiras de se fazer isso.
Lembre-se: é importante que você use dados reais para fazer sua pesquisa e não definir com base no que você acha que dará certo.
Confira 6 dicas para facilitar a identificação do seu cliente ideal:
1. Pesquise e entenda o mercado
Uma boa maneira de analisar o comportamento dos consumidores é pesquisar e entender sobre o mercado, desta forma você estará sempre preparado e à frente da concorrência.
- Descubra como o seu concorrente atua;
- Saiba a real necessidade dos seus consumidores (elas estão sendo atendidas?);
- Saiba quais são as principais tendências do mercado e como se adaptar a elas;
- Busque os hábitos de consumo do seu segmento;
2. Conheça o seu produto e o seu negócio
Nesta etapa é importante saber tudo sobre o seu produto, conheça o seu próprio negócio, e saiba o efeito que ele causa, se gera resultados positivos ou não. Assim é possível fazer um alinhamento do que você oferece com o que o mercado realmente precisa.
- Entenda qual problema o seu negócio busca resolver;
- Defina quais valores sua marca e seus produtos querem passar (e quais realmente passam);
- Saiba a relevância do seu produto;
- Tenha claro quais benefícios dará para o consumidor.
3. Segmente o mercado
Depois de conhecer melhor a concorrência, o público e o seu negócio, é importante dividir o mercado para ter uma ideia mais ampla. Separe os consumidores em diferentes grupos de acordo com as suas necessidades e características (demográficas, geográficas, sociais, etc.).
4. Identifique as oportunidades em cada segmento
Entenda qual segmento poderá se tornar o seu público-alvo e quais estratégias utilizar a partir de agora. Para isso, basta encontrar as respostas de algumas perguntas:
- Este segmento escolhido já tem suas necessidades atendidas pelos concorrentes?
- Ele poderá gerar lucro?
- Está em crescimento ou irá diminuir com o tempo?
- É homogêneo ou possui muitas diferenças entre os clientes?
- O meu negócio vai conseguir atingir esse segmento?
5. Escolha o seu segmento-alvo
Após estudar as questões do tópico anterior, é o momento de definir qual será o seu segmento-alvo. Escolha o que mais se enquadrou no perfil do seu negócio e da sua empresa e tipo de produto.
Anote todas as características coletadas que fizeram parte da sua pesquisa para chegar na resposta final e compartilhe essa informação para que todos que trabalham com você tenham conhecimento claro sobre o público que se deseja atingir.
Importante: seu negócio pode trabalhar com vários segmentos, principalmente se possui produtos diferentes.
6. Crie estratégias para atingir o seu alvo!
Agora é hora de criar estratégias para atrair seus clientes, que envolvem desde detalhes do produto, preço, local e canais de vendas, até promoções e campanhas. Pense em como apresentar o seu negócio e quais mensagens irão conectar com os consumidores certos.
Ganhe tempo para focar no seu cliente com o PagVendas
Encontrar o seu público-alvo é uma tarefa que provavelmente vai ficar na sua mente de agora em diante. Com o PagVendas você pode tornar as tarefas gerenciais mais rápidas e práticas, ganhando tempo e cabeça para focar nessa segmentação que é tão importante para o seu negócio quanto a gestão dele.
O PagVendas é o sistema tudo em um que te ajuda nas vendas, pagamentos e gestão do seu negócio, com ele você garante:
- Gestão de produtos e clientes;
- Controle de caixa e fiado;
- Agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
- Simulação para saber o quanto vai receber por cada venda em crédito ou débito;
- Abertura e fechamento de conta;
- Loja online;
- Relatórios e gráficos de vendas;
- Emissão de notas fiscais.
Utilize da tecnologia para modernizar o seu empreendimento, são muitos benefícios para você e para os seus clientes. Acompanhe todas as informações sobre o seu negócio em tempo real utilizando o PagVendas e garanta um bom desempenho nas suas vendas.