[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Não é nenhum segredo que o que move os lucros da empresa é seu consumidor. Aquele que descobre e acredita na marca; confia nos serviços e nos produtos. Mas como o empreendedor vê o seu cliente? Quem é seu público-alvo? Como se comporta na internet?

As respostas dessas questões são fundamentais em todos os sentidos, principalmente para o marketing digital. É a partir dele que a divulgação da marca é feita, assim como o planejamento prévio, que estabelece as principais metas. Sem entender as necessidades do público, ou conhecer seus principais aspectos e interesses, as campanhas podem ser desastrosas. Tornando o retorno do investimento bastante inviável.

Ao tomar conhecimento dessa informação, as abordagens ficam mais qualitativas para alavancar suas vendas. Resultados positivos!

 

Vale destacar que contratar serviços de uma agência de marketing digital, é poder contar com apoio para entender e analisar dados sobre o público. Fica a dica! Reduzindo preocupações e investimentos sem reposição.

 

Então, desenvolvemos uma listinha cheia de dicas para você. Veja mais sobre as principais ferramentas de marketing digital para compreender o público-alvo. 

O que é público-alvo?

 

O público-alvo é representado por pessoas que se interessam pelo seu tipo de negócio de alguma forma. São elas que recebem as chamadas e apresentam boa oportunidade de conversão (compra). Abrindo caminho para aumento de faturamento da empresa e ótima chance de fidelização. Bem, vamos com calma.

Para iniciar, é preciso identificar com quem irá dialogar, definir o método de abordagem. Compreender como esse público se comporta diante do seu conteúdo ou segmento e os temas mais visados por ele.

Em síntese, é a parte da população que receberá a ideia do seu produto, ou solução de serviço. Talvez, você esteja indagando “por que não são todos que recebem?”. Bem, não adianta de nada caprichar em uma apresentação de “muletas”, por exemplo, para quem não precisa delas, não é mesmo? Daí entra o conceito da segmentação de público, que resulta em ações personalizadas de acordo com o perfil do cliente. O que só é possível quando se sabe quem é seu público-alvo. Porém, vale ressaltar que essa segmentação de público é peça-chave para que o trabalho de marketing digital seja produtivo.

Conheça quais são as principais ferramentas de marketing digital para compreender o público-alvo.

Similarweb

Para visualizar o tráfego orgânico nos canais digitais dos concorrentes, a ferramenta Similarweb é excelente alternativa. Porque auxilia o estudo das métricas de marketing digital da concorrência, indicando acertos e falhas.

Desse modo, sua empresa pode formar as estratégias para atrair e cativar seu próprio público. Ajustando os pontos em que os potenciais clientes não demonstram participação alguma. Assim, se torna prático viabilizar conteúdos e ações que geram, de fato, engajamento e tráfego. Isto é, conscientizar-se de como seu público-alvo se comporta no ambiente digital.

Google Analytics

Outra ferramenta poderosíssima para entender seu público-alvo é o Google Analytics. O mais indicado para análise de resultados na internet, buscando aperfeiçoamento do planejamento. Compreenda e atenda seus consumidores com conteúdos úteis e relevantes para eles.

A partir dessa ferramenta, você pode reunir informações de navegação nas páginas da marca. Dados como: tempo em cada página, número de visitantes, links mais acessados e muito mais. Com isso, as próximas estratégias de marketing digital são executadas para solucionar as dores do seu público-alvo.

Redes sociais

Sem dúvida, as redes sociais são as plataformas preferidas por todos os segmentos. Até porque são recursos utilizados no dia a dia para relacionamento com demais indivíduos e disseminação de conteúdos. Inclusive para divulgação de marcas e efetuação de vendas é um enorme portal de captação de clientes.

O que não falta nas redes sociais são dados sobre seus leads, potenciais clientes. E não nos referimos a informações sigilosas. Trata-se de performance diante das postagens realizadas por sua empresa ou da concorrência. Para o marketing digital, esses canais são extremamente valiosos, com enorme potencial de engajamento. Dessa forma, é possível compreender o público-alvo com eficiência.

Google Trends

A ferramenta Google Trends ajuda a detectar as pesquisas sobre os principais e recentes assuntos. Sim, os termos mais falados do momento; apontando os maiores interesses do público-alvo durante certo período.

Além disso, o recurso oferece a opção de filtragem de resultados por: região (país e estados), fontes de busca, período de tempo e categoria.

É válido apostar no Google Trends como um divisor de águas para produzir conteúdos que encantem o público. E que gerem engajamento com os potenciais clientes, aumentando a capacidade de compartilhamento, publicidade. Obviamente, a identificação desses termos possibilita compreender o público-alvo e direcionar as ações de marketing digital para o cliente ideal.

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