Presença digital: o que é e como construir a do seu negócio?
Quando você está buscando um produto ou um serviço específico, por onde você começa a procurar? Se a sua resposta for o Google ou as redes sociais, você já entendeu a importância da presença digital para as marcas.
Estar presente no ambiente online já não é mais um diferencial no mercado, mas uma obrigação para qualquer empresa que deseja se manter relevante e gerar vendas.
Seja o seu modelo de negócios digital, físico ou híbrido, é preciso construir uma presença online para garantir o crescimento da sua operação a longo prazo. Ou seja, posicionar a sua marca e se relacionar com os consumidores nos canais virtuais.
Quer saber como construir a presença digital do seu empreendimento de forma estratégica? É isso que vamos abordar neste artigo. Confira!
O que é presença digital?
A presença digital se refere ao espaço ocupado por uma marca no ambiente online. Em outras palavras, é a forma como uma empresa se posiciona e se comunica nos diferentes meios digitais, como redes sociais, sites e blogs.
Isso inclui todos os conteúdos produzidos e compartilhados pelo negócio, assim como as interações e o relacionamento estabelecido com os consumidores nesses canais online.
Com isso, a presença digital influencia diretamente a imagem e a visibilidade de um empreendimento no mercado.
Por que investir em canais digitais?
Nos últimos anos, temos presenciado um forte movimento de digitalização dos hábitos de consumo da população, que se intensificou ainda mais com o cenário de pandemia.
Segundo o estudo TIC Domicílios 2020, o Brasil conta com 152 milhões de usuários da Internet — número que representa 81% da população com 10 anos ou mais.
Com a adesão da sociedade aos canais virtuais, as empresas também perceberam a importância de ocupar o ambiente online. Uma pesquisa da HostGator indica que 58% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença digital durante a pandemia.
Esses dados mostram como estar presente no universo online se tornou imprescindível para construir uma marca forte, se comunicar diretamente com os consumidores e promover vendas.
Construir uma presença digital estratégica para a sua empresa pode proporcionar os seguintes benefícios:
- maior visibilidade para a marca;
- melhor relacionamento com o público-alvo;
- maior credibilidade e autoridade para o negócio;
- redução de custos com publicidades no mundo físico;
- aumento das vendas e do faturamento.
Como construir a presença digital do seu negócio?
Se um cliente procurar a sua marca nos mecanismos de busca online, o que ele irá encontrar?
Para construir uma presença digital ativa, é preciso desenvolver estratégias de marketing digital assertivas para gerar valor para o público e estabelecer uma imagem positiva no mercado online.
A seguir, listamos as principais ferramentas que você pode investir para trabalhar a presença digital do seu empreendimento, seja ele físico, virtual ou omnichannel.
Site
Criar um site para a sua marca é um dos primeiros passos para transmitir mais credibilidade para o público e criar uma vitrine virtual dos seus produtos ou serviços.
Mesmo que você não tenha um e-commerce, é interessante ter um site institucional para disponibilizar informações atualizadas sobre o negócio, como:
- apresentação da empresa, incluindo a sua história e os seus valores;
- portfólio de produtos e serviços, destacando os seus benefícios e diferenciais;
- canais de atendimento, como telefone, e-mail e chat;
- endereço e horários de funcionamento, no caso de estabelecimentos físicos;
- cases de sucesso e depoimentos de clientes;
- FAQ com as respostas para as dúvidas mais frequentes.
Para criar o seu site, é preciso registrar um domínio, que deve ser preferencialmente curto e de fácil compreensão, e contratar um serviço de hospedagem.
Além disso, utilize um layout agradável, responsivo (ou seja, que se adapte a telas de diferentes tamanhos, incluindo dispositivos móveis) e com boa usabilidade. Assim, você garante que o consumidor conseguirá facilmente navegar pelas páginas.
Redes sociais
Se você quer ter um canal de comunicação direta com o público e compartilhar conteúdo de valor para ele, sua marca não pode ficar de fora das redes sociais.
No entanto, isso não significa estar presente em todas elas! Analise as especificidades de cada plataforma e escolha as que fizerem mais sentido para o seu negócio e público-alvo.
Para uma loja online de decoração, por exemplo, pode ser interessante investir em redes voltadas para os conteúdos visuais, como Instagram, Pinterest e TikTok. Já o LinkedIn, que é direcionado para o mundo profissional, não seria tão recomendado nesse caso.
Com as redes sociais mais estratégicas selecionadas, crie perfis profissionais para o seu negócio e comece a produzir conteúdos de relevância para os seus consumidores.
O ideal é mesclar materiais mais comerciais e educativos, além de realizar ações de engajamento para interagir diretamente com os clientes.
No caso de lojas virtuais, algumas redes sociais também contam com recursos específicos para facilitar as vendas online, como o Instagram Shopping e as lojas do Facebook.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite que as empresas gerenciem a sua presença digital nos resultados de pesquisa do Google e do Google Maps.
Após cadastrar o seu negócio nesse recurso, quando um usuário fizer uma busca relacionada ao seu empreendimento, aparecerá um quadro ao lado direito da página de resultados do Google, com as principais informações sobre a empresa.
É possível incluir descrição, site, endereço, horários de funcionamento, telefone, fotos e dúvidas e respostas, sendo essencial manter esses dados sempre atualizados. Os clientes também podem avaliar diretamente o seu negócio na ferramenta.
Descubra como utilizar a ferramenta no nosso conteúdo: Como usar o Google Meu Negócio?
Blog
O blog é uma excelente ferramenta para produzir conteúdos mais profundos sobre o seu nicho de mercado e fortalecer a autoridade da sua marca no ambiente online.
Crie conteúdos voltados para as diferentes etapas da jornada do consumidor, visando educar o público sobre os assuntos relacionados ao seu negócio e guiá-lo até a decisão de compra.
Dessa maneira, você posiciona o seu empreendimento como uma referência no mercado, contribuindo diretamente para a sua presença digital.
SEO
É fundamental que as páginas do site e do blog da sua empresa sejam otimizadas para SEO (Search Engine Optimization), para terem mais chances de ranquear nos primeiros resultados do Google e gerar visibilidade e tráfego orgânico.
Algumas boas práticas de SEO para aplicar nas suas páginas são:
- utilizar palavras-chave estratégicas para a sua marca e o seu público;
- criar URLs simples e amigáveis;
- ter páginas responsivas e com rápida velocidade de carregamento;
- estruturar bem a arquitetura do site, ou seja, a hierarquia das páginas.
Assim, quando os clientes pesquisarem a sua empresa ou assuntos relacionados a ela no Google, eles poderão facilmente encontrar o seu site ou conteúdos produzidos pelo seu negócio.
Essas foram as nossas dicas para aumentar a presença digital do seu empreendimento e fortalecer a sua marca no ambiente online!
Lembrando que, para obter os melhores resultados, essa deve ser uma estratégia de longo prazo do seu negócio. Por isso, siga gerando cada vez mais valor para o seu público e otimizando os seus canais digitais.