O que são redes sociais e tudo que você precisa saber sobre
As redes sociais são sites e aplicativos que têm diversas finalidades, como estreitar relações, interação profissional e muitas outras. A principal característica dessas plataformas é que elas permitem o compartilhamento de informações e a interação entre pessoas e/ou empresas e, por isso, o seu negócio precisa estar presente nelas.
Você sabe o que são redes sociais? Em uma estratégia de marketing digital, a interação com as pessoas — e potenciais clientes — é um dos pontos mais importantes para que você leve em consideração porque a partir delas esse contato fica mais rápido e eficaz.
Por este motivo, neste post você vai entender um pouco mais sobre essas plataformas para poder fazer um ótimo plano de mídia para as redes sociais e utilizá-las da melhor maneira para crescer ainda mais o seu negócio. Acompanhe!
O que são redes sociais?
As redes sociais são sites e aplicativos que têm diversas finalidades, como estreitar relações, interação profissional e muitas outras. A principal característica dessas plataformas é que elas permitem o compartilhamento de informações e a interação entre pessoas e/ou empresas.
Quando nós falamos em redes sociais, logo vem à mente o Facebook, Twitter, Instagram e TikTok, não é mesmo? Mas só a ponto de curiosidade, a ideia por trás delas é muito mais antiga. Na sociologia, por exemplo, o conceito é utilizado desde o final do século 19 para analisar as interações entre os indivíduos, grupos, organizações e até mesmo sociedades inteiras.
Para que servem as redes sociais?
O principal propósito das redes sociais é o de conectar pessoas. Nelas, é possível preencher seu perfil com informações pessoais e interagir com as pessoas com base nos detalhes que elas leem sobre você e vice-versa. O uso delas já é uma prática comum no mundo todo e já se tornou parte da rotina de muitas pessoas.
As redes sociais têm sido palco para discussões de problemas sérios, como a falta de privacidade, assim como têm servido para pautas mais sociais, como um meio de convocação par manifestações públicas de protestos. Essas plataformas também criaram uma forma de relacionamento entre as empresas e os clientes — o que abriu caminho para a interação entre eles e para o anúncio e divulgação de produtos e serviços.
Quais os benefícios da sua marca estar nas redes sociais?
Agora que você já sabe o que são redes sociais e para que elas servem, precisa conhecer os benefícios que elas podem oferecer para o seu negócio. Confira a seguir alguns deles.
Consolidação da marca
Tanto o desenvolvimento quanto o fortalecimento de uma marca são um trabalho duro. Mais do que apenas criar um conceito, é preciso trabalhar a imagem e aproximar a empresa das pessoas — e as redes sociais são excelentes para essa tarefa.
Isso porque elas permitem trabalhar as estratégias de marketing por meio de diversas mídias diferentes. Tanto as postagens quanto as interações, como os comentários e os compartilhamentos, permitem que um relacionamento mais próximo com o público seja desenvolvido. Eles são excelentes mecanismos para humanizar a marca e o conjunto desse trabalho consegue consolidar a imagem do seu negócio.
Proximidade com o público
A maior premissa das redes sociais é construir relacionamentos. Quando a sua loja online cria um perfil nessas plataformas, também precisa se relacionar com os seus seguidores — e eventuais clientes. Essa é, aliás, uma estratégia bastante interessante para fortalecer o sistema de vendas.
Mas é por meio de um marketing de conteúdo de qualidade e relevante que é possível chegar até as pessoas e estimulá-las a interagir com as publicações de maneira natural. Além dessa proximidade com o público, também é possível aumentar a audiência, assim como o alcance das postagens — o que tornará a sua loja virtual ainda mais relevante.
Prospecção de novos clientes
Atualmente, a internet é um dos principais meios para atrair e conquistar novos clientes. As pessoas estão acessando o ambiente online não só para pesquisar por produtos e serviços, mas também para comparar preços e, a partir daí, definir os melhores lugares para as suas compras.
Com toda essa possível audiência, é preciso desenvolver estratégias para se destacar da concorrência. Isso porque já não basta mais oferecer as melhores condições para a compra — já que isso é feito por qualquer outra loja. Agora, é preciso atrair o público por meio de um conteúdo de qualidade que possa acrescentar algo na vida dessas pessoas e as redes sociais são as melhores alternativas.
Mais conhecimento sobre o público-alvo
A melhor maneira de desenvolver boas estratégias de marketing, vendas e de conteúdo é conhecer bem a sua persona. As redes sociais oferecem esses dados por meio de diversas informações — como a análise de métricas, que fornece não só o perfil do público como o resultado alcançado pelo seu trabalho nessas plataformas.
Também é possível conhecer o seu público com a observação e análise do comportamento dessas pessoas por meio do formato de conteúdo que elas mais gostam, das opiniões que elas expressam nesses lugares e da maneira como elas costumam se posicionar. Com todos esses insights, fica muito mais fácil desenvolver estratégias mais assertivas.
Quais são as maiores redes sociais do mundo atualmente?
Você quer saber quais são as maiores redes sociais atualmente e quais delas são as mais utilizadas no Brasil? Confira a seguir.
O Instagram foi uma das primeiras redes sociais criadas para acesso exclusivo por meio de um smartphone. Mesmo que hoje em dia já seja possível visualizar publicações e postar diretamente de um desktop, o formato continua voltado para os dispositivos móveis. Em 2022, a rede social conta com mais de 122 milhões de usuários no Brasil.
Desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook, o Instagram já mudou bastante. Antigamente o foco do app eram as fotos e o máximo de alteração que era possível fazer ficava por conta dos — poucos — filtros. Hoje já é possível postar vídeos, Stories, Reels, fazer lives e muito mais. Tudo isso é ótimo para mostrar os bastidores do seu negócio e estreitar os laços com o seu público.
TikTok
A nova mania da internet não poderia ficar de fora dessa lista! Hoje em dia, o TikTok é uma das redes sociais mais usadas por adolescentes, humoristas, famosos e por empresas. No período do isolamento social por conta da pandemia do Coronavírus, por exemplo, foi um refúgio para que muitas pessoas pudessem relaxar, se entreter e, obviamente, dançar.
Essa plataforma é focada na produção de vídeos curtos que podem ser editados com trilhas sonoras e efeitos visuais e publicados diretamente para quem segue o seu perfil. Uma das características mais interessantes dessa rede social é a aba “For You”, que recomenda perfis interessantes baseado nas preferências do usuário e de acordo com o algoritmo — o que pode ser uma ótima maneira de divulgar a sua loja online para mais pessoas.
O Twitter é a melhor rede social para lojas que querem estar por dentro de tudo o que acontece no Brasil — e no mundo. Isso porque essa plataforma é a que as pessoas mais utilizam para saber sobre as principais notícias do momento e todas as novidades sobre diversos assuntos.
Outro ponto positivo dessa rede social é que ela é um dos melhores meios de fazer o social listening, uma estratégia para descobrir o que o seu público está falando sobre a sua marca. A dinâmica do Twitter, aliás, facilita muito o atendimento aos clientes. Por meio dele, é muito fácil e rápido responder a dúvidas no momento em que o usuário precisa.
YouTube
O YouTube é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros nos últimos anos. É a principal rede exclusivamente de vídeos online e conta com mais de 2,56 bilhões de usuários ativos no mundo. Só de horas de vídeos visualizados por dia, são mais de 1 bilhão!
Como uma maneira de reforçar ainda mais o seu lado de rede social — e não mais apenas um site de reprodução de vídeos —, o YouTube fez melhorias e modificou o seu sistema de hashtags. Também entrou na onda dos vídeos curtos com os Shorts e, como esse formato está cada vez mais consolidado, vale muito a pena investir nessa plataforma como uma maneira de distribuir conteúdo para o seu público.
O Facebook vem perdendo um pouco da sua popularidade nos últimos anos, mas esse fator não impede que essa rede social continue sendo bastante utilizada. Atualmente, ela ainda conta com mais de 2,90 bilhões de contas ativas — dessas, 116 milhões são brasileiras. Essa é uma rede social bastante abrangente e versátil que oferece diversas funcionalidades em um só lugar.
Ela serve tanto para conhecer novas pessoas, para manter o relacionamento com familiares e amigos, para se informar e até mesmo para fazer negócios. A criação de grupos que o Facebook disponibiliza, por exemplo, é uma ótima ferramenta para criar uma comunidade engajada e um espaço para divulgar novidades.
Como escolher a rede social ideal para seu negócio?
Antes de escolher as redes sociais em que vai criar um perfil para a sua loja online, é preciso levar alguns fatores em consideração para não prejudicar o seu negócio no futuro. Primeiro, é preciso analisar:
- o perfil do público para saber quem você vai atingir com seu conteúdo;
- o perfil da marca;
- o tipo de produto que você vende;
- a capacidade de investimento — para saber se você tem dinheiro suficiente para investir na produção de fotos, vídeos, para impulsionamento, tráfego pago e outros fatores.
Outro ponto interessante para ponderar antes de escolher em quais redes sociais o seu negócio vai estar é a capacidade de produção de conteúdo. Isso porque de nada adianta estar presente em todas as redes sociais se não tiver uma boa frequência de postagens.
Por esse motivo, é muito importante analisar cada rede social e pensar friamente se vai conseguir fazer um bom trabalho por lá. Lembre-se também de que é muito importante que o seu público esteja presente nas plataformas que você escolher divulgar a sua marca. Isso porque não adianta, por exemplo, criar um perfil no LinkedIn se os seus clientes estão somente no Instagram e TikTok.
Conseguiu entender o que são redes sociais? Elas são ferramentas poderosas que, se utilizadas da maneira correta, podem fazer com que a interação entre a sua loja online e o seu público aumente, assim como a consolidação da sua marca no mercado — o que pode se transformar em ainda mais vendas e, consequentemente, mais lucro para o seu negócio.