O que é unboxing experience? Saiba como adotar essa estratégia para encantar seu cliente e vender mais
O caminho entre uma compra online e a entrega geralmente leva vários dias, o que pode gerar ansiedade para quem está esperando seu produto. Mas temos uma boa notícia: é possível usar essa ansiedade a seu favor!
Para muita gente, abrir embalagens de produtos é quase tão importante quanto o uso das mercadorias em si. Por isso, os lojistas têm investido em detalhes que tornam esse processo ainda mais especial. Isso é chamado de unboxing experience.
Nesse sentido, além de fidelizar o público, entender o que é unboxing experience fortalece a relação entre cliente e lojista e faz a marca ser lembrada com mais carinho, aumentando o brand awareness.
Portanto, é importante que as empresas estejam atentas às tendências de mercado. Ficou curioso sobre o tema? Então leia o post completo e descubra como oferecer uma experiência incrível de unboxing e otimizar a experiência do consumidor. Vem com a gente!
O que é unboxing experience?
A tradução de unboxing é “desembalar”, ou seja: o ato de tirar algo da caixa. Esse termo ficou mais conhecido no Brasil graças aos influenciadores digitais, que transformaram o momento de abrir embalagens de produtos em um conteúdo relevante e, principalmente, comercial. Agora que você já entendeu a primeira palavra do termo, vamos à experiência!
Você lembra da empolgação ao abrir um presente de Natal ou de aniversário quando era criança? Isso desperta sentimentos nostálgicos e positivos na maioria das pessoas. No mundo comercial, por sua vez, associar sentimentos afetivos ao processo de compra é uma jogada que tradicionalmente costuma estreitar laços entre consumidor e marca.
A partir dessa analogia, podemos de forma ilustrativa entender o significado dessa estratégia para melhorar a reputação e aumentar as vendas de qualquer negócio.
O unboxing experience é uma estratégia focada em tornar o momento da abertura da embalagem algo especial e personalizado. A ideia é transformar o ato de abrir a caixa em uma experiência positiva e marcante, que vai agregar ainda mais valor ao seu produto e, consequentemente, à sua marca.
Por que investir em unboxing experience na sua loja?
Imagine a seguinte cena: um cliente compra um celular pela internet e aguarda ansioso pela chegada do aparelho. Dias depois, ele recebe a mercadoria em uma embalagem reaproveitada, difícil de abrir, sem nenhum cuidado estético e com o celular solto, desprotegido dentro da caixa.
O que ele irá pensar da loja? Será que esse consumidor irá querer repetir a experiência? Provavelmente não. Por isso, é essencial enxergar que toda essa estratégia impacta diretamente nos resultados do seu negócio, e traz muitos benefícios. Aqui, listamos os 3 principais:
Fidelização
Criar uma experiência positiva através da embalagem transmite a preocupação da sua loja com os detalhes, com a qualidade da entrega e, principalmente, com o cliente. Isso faz com que ele tenha uma boa e marcante lembrança da sua marca, e aumenta as chances de fidelização e compras futuras.
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Reforço de marca
O momento do unboxing é uma grande oportunidade de reforçar diversos aspectos da sua marca, como a identidade visual, valores e até mesmo a personalidade que a loja transmite. Tudo isso faz muita diferença para que o cliente tenha uma experiência marcante e lembre de você para compras futuras.
Engajamento e divulgação orgânica
A prática de compartilhar fotos e vídeos do momento do unboxing não é mais restrita aos influenciadores, e é cada vez mais comum entre o público geral. Isso aumenta o engajamento dos clientes com sua loja e ainda promove uma divulgação gratuita, trazendo novos seguidores e vendas. Além de compartilhar a experiência do unboxing nas redes sociais, você aumenta as chances de receber reviews dos produtos (e pode pedir isso através de um recado personalizado).
Como criar uma boa experiência de unboxing para seus clientes?
Receber a embalagem é o primeiro contato do cliente com o produto, e como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Esse momento conecta-se com a qualidade do atendimento como um todo, então anote as seguintes dicas para criar uma unboxing experience memorável:
Capriche na embalagem
Ela deve ser bonita por dentro e por fora, prática de abrir e de qualidade. Assim, o cliente pode guardá-la como recordação e até colecionar as caixas. Outra dica é utilizar materiais como papel de seda ou papel kraft dentro da caixa, seguindo as cores da sua marca, por exemplo.
Envie um recado junto com o produto
Dependendo da situação, o texto pode ser escrito à mão. Também é interessante chamar o cliente pelo nome e pedir para que ele faça uma avaliação online da compra. Caso precise de inspiração, criamos um modelo geral de recado. Aproveite e personalize de acordo com seu segmento e a compra de seu cliente:
“Olá, [inserir nome do cliente]! Ficamos muito felizes com sua preferência, e esperamos que goste do produto. Aproveite esse momento para compartilhar sua compra nas redes sociais marcando nosso perfil @xxxx, vamos adorar ver e, claro, repostar. Caso precise de qualquer ajuda sobre o pedido, entre em contato com [inserir meio de contato], estamos prontos para te ajudar. Até a próxima!”
Aposte no poder olfativo
Você pode borrifar uma essência ou perfume na caixa para tornar a experiência ainda mais sensorial. Toda vez que o cliente sentir um aroma parecido, irá lembrar da sua marca. A Melissa, famosa marca brasileira de calçados e acessórios femininos, por exemplo, é conhecida pelo cheiro característico de seus produtos.
Pesquise referências
Aproveite sites como Google, Pinterest e YouTube para buscar inspirações brasileiras e internacionais. Existem canais focados no assunto, como o canadense https://www.youtube.com/embed/unboxtherapy, que é especializado em tecnologia e já tem mais de 10 milhões de inscritos. Esses espaços, inclusive, recebem produtos de lojistas para fazer a divulgação.
Crie promoções e brindes
Ao gastar determinado valor, por exemplo, o consumidor pode ganhar uma caixa exclusiva ou um brinde extra. Essa estratégia permite o aumento do ticket médio de compra.
Varie as embalagens
O ideal é mudá-las com certa periodicidade e até adaptá-las à personalidade do cliente, especialmente em mercados de nicho. Se você trabalha com público infantil, é interessante criar embalagens coloridas ou com personagens animados, por exemplo.
Engaje o público
Você pode pedir para os clientes compartilharem a unboxing experience por meio de vídeos e marcar as redes sociais da sua loja (aqui está outro motivo para você enviar um recado na embalagem). Isso pode atrair novos clientes.
Aproveite datas especiais
Embalagens, recados e brindes temáticos são motivos a mais para o cliente compartilhar fotos nas redes sociais e até mesmo colecioná-las. Essas datas podem ser muito bem aproveitadas para aumentar suas vendas.
O planejamento da unboxing experience no seu negócio
Entregar uma embalagem bonita, cheirosa e de qualidade valoriza muito a experiência de compra do cliente. Entretanto, oferecer tudo isso custa dinheiro. Por isso, é preciso avaliar a situação financeira e logística do seu negócio antes de colocar as ideias em prática.
Inicialmente, a sua loja online pode começar com ações que não exigem tantos gastos, como recados especiais e personalizados, embalagens perfumadas ou brindes de baixo custo, como um bombom. A partir daí, você pode monitorar possíveis resultados, como o aumento no compartilhamento de fotos e vídeos das embalagens nas redes sociais dos clientes e o crescimento das avaliações dos produtos.
Outro ponto que merece atenção é o transporte da mercadoria. De nada adianta o lojista investir em uma embalagem criativa e bem-feita se a entrega demorar ou atrasar. Pior ainda é se o produto chegar danificado.
Nesse sentido, é fundamental investir em boas condições de frete para suas mercadorias. Caso esteja buscando uma nova transportadora, criamos uma lista com 45 empresas de transporte e logística que podem ajudar seu e-commerce!
Conclusão: boas experiências de unboxing trazem grandes oportunidades
O público é o termômetro do mercado: quanto mais engajado estiver o comprador, maior será a receptividade do seu produto. Com base nisso, a estratégia de unboxing experience surge como uma forma de conquistar os consumidores e fortalecer o nome da empresa.
Isso porque ela faz o cliente se sentir único e especial com o atendimento personalizado recebido. O resultado? A fidelização. Nesse sentido, oferecer design exclusivo e personalizado, usar fragrâncias e enviar recados de agradecimento nas embalagens são só algumas das ações para agradar o público.
Por fim, planejando bem a implementação dessas ações, basta colocar mãos à obra e impulsionar as vendas online.