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O que é uma venda relâmpago e quando é o melhor momento para fazê-la?

As vendas flash tornaram-se populares no início dos anos 2000 e continuam a ser uma estratégia promocional eficaz para empresas de comércio eletrônico . 

Qualquer loja de comércio eletrônico pode realizar uma venda relâmpago – mas isso não significa que seja fácil. Vendas relâmpago malsucedidas podem corroer os lucros, prejudicar a imagem da marca e atrair clientes desleais e ocasionais. Por outro lado, uma venda relâmpago bem executada pode aumentar a fidelidade do cliente, ajudar na aquisição de clientes e ajudar a movimentar o excesso de estoque.

Neste artigo, compartilharemos as melhores práticas de uma venda relâmpago de comércio eletrônico, incluindo os melhores horários para realizá-la e os quatro principais fatores a serem considerados.

O que é uma venda relâmpago?

Uma venda relâmpago é uma venda de produtos específicos que dura um curto período de tempo e às vezes pode gerar negócios de 50% a 70% dos valores normais de MSRP. MSRP significa “Preço de varejo sugerido pelo fabricante” e é o valor recomendado do item que você está vendendo. 

Por que as lojas de comércio eletrônico lançam vendas relâmpago?

Os compradores online agora têm mais ferramentas do que nunca que os ajudam a pesquisar e comparar produtos e marcas online, especialmente quando se trata de encontrar o preço mais baixo. Uma venda relâmpago oferece exatamente o que os clientes procuram, mas apenas por um curto período de tempo. Isso cria um senso de urgência e pode, em última análise, aumentar as vendas rapidamente.  

Aqui estão alguns outros motivos comuns:

Abra espaço para novo inventário

Livrar-se de produtos sazonais ou especiais para abrir espaço para novos estoques pode ser um desafio. Uma venda relâmpago pode tornar isso mais fácil, eliminando rapidamente o inventário antigo de comércio eletrônico – se não dentro de algumas horas. As marcas de moda fazem isso com frequência, pois o estoque da nova temporada chega a cada poucos meses. Mas não importa o tipo de produto que você vende, realizar uma venda relâmpago é uma ótima maneira de abrir espaço para novos produtos rapidamente. 

Vender itens com excesso de estoque

Quanto mais estoque você armazenar, maior será o custo de manutenção do estoque . Felizmente, existem várias maneiras de otimizar seu estoque (como calcular a demanda futura e/ou implementar um software de gerenciamento de estoque ), mas mesmo com as ferramentas de estoque certas, pode acontecer encomendar muitos produtos. 

Você pode esperar até que eles vendam por conta própria, mas uma venda relâmpago é uma ótima maneira de vender itens com excesso de estoque com mais rapidez, para que você possa abrir mais espaço para novos estoques que estejam na temporada ou com maior demanda.  

Equilibre-se com itens de baixa venda

Assim como os itens com excesso de estoque, os itens com baixa venda ficam nas prateleiras, ocupam espaço no depósito e não ajudam você a equilibrar as contas. Oferecer uma venda relâmpago desses tipos de itens pode ajudar a movê-los e recuperar alguns de seus custos iniciais. 

Aumente a receita

As vendas flash demonstraram gerar um aumento de 35% nas taxas de transação. Um aumento temporário na receita pode ser útil na compra de novo estoque. Independentemente da sua necessidade, as vendas relâmpago são uma ótima maneira de aumentar a receita por um curto período de tempo. 

Momentos ideais para vendas relâmpago

Qual é o melhor momento para fazer uma venda relâmpago? Pergunte a qualquer especialista em comércio eletrônico e ele dirá que não existe um momento de “melhores práticas” para agendar uma venda relâmpago. Na maioria das vezes, depende do tipo de produto que você está vendendo e de quando os clientes tendem a comprar mais. 

Observando os dados históricos de pedidos , você pode avaliar melhor quando realizar uma venda relâmpago que faça mais sentido para sua loja online. Mas se você está apenas começando, aqui estão alguns dos melhores momentos para realizar uma venda relâmpago: 

Antes da temporada de férias

Durante as festas de fim de ano, os compradores online são bombardeados por e-mails de marketing, o que pode causar cansaço nas vendas relâmpago. Também conhecido como “alta temporada”, este também é o período de maior movimento para empresas de comércio eletrônico .

Se você realizar uma venda relâmpago com anúncios de comércio eletrônico coordenados antes da temporada de festas ( já em outubro ), terá a oportunidade de conquistar novos clientes, ficar à frente da concorrência e também abrir espaço para novo estoque. Isso ajudará a aumentar sua base de clientes antes mesmo do início da temporada de compras natalinas. 

Depois da temporada de férias

Quando as férias terminarem, você poderá observar um aumento nas devoluções de pedidos . Isso ocorre porque os clientes estão devolvendo presentes indesejados, mas isso não significa que você tenha que perder dinheiro. Ao oferecer uma venda relâmpago após o período de festas de fim de ano (em janeiro), você terá a oportunidade de compensar a perda de retornos, bem como fidelizar o cliente . 

A cada poucos meses

Fazer uma venda relâmpago de forma consistente pode manchar a reputação da sua marca. O tempo é tudo e é melhor fazer uma venda a cada poucos meses. Você pode até vincular sua venda a um feriado, como Dia dos Pais/Mães , Dia dos Namorados e 4 de julho, quando os compradores on-line muitas vezes procuram ofertas.  

Quanto tempo dura uma venda relâmpago típica?

A chave para realizar uma venda relâmpago bem-sucedida é o tempo que ela dura. Quanto mais curta for a venda, melhor; cria um senso de urgência e incentiva os clientes a agir rapidamente. Estudos mostram que 50% dos pedidos de venda relâmpago ocorrem na primeira hora. A maioria das vendas relâmpago dura entre algumas horas e 36 horas. 

4 dicas para realizar uma venda relâmpago de comércio eletrônico

Antes de realizar sua primeira venda relâmpago, há várias coisas que você deve ter em mente. Não se trata apenas de ser estratégico em termos de quais produtos você escolhe colocar à venda, mas também é importante garantir que sua estratégia de logística de atendimento possa apoiar o aumento nas vendas e entregar os pedidos no prazo.

Aqui estão quatro fatores a serem considerados ao realizar uma venda relâmpago: 

1. Escolhendo um produto

Em primeiro lugar, você precisará decidir quais produtos incluir na venda. Os produtos que você seleciona devem ser baseados nos clientes que você está tentando atingir.

Se o seu objetivo é atingir novos clientes, uma tática é selecionar um produto que seja popular entre os clientes de um concorrente e vendê-lo temporariamente a um preço muito mais baixo. Como alternativa, se você tiver um item exclusivo pelo qual sua marca é conhecida (ou pelo qual deseja ser conhecido), considere a venda instantânea desse item para aumentar o reconhecimento da marca e conquistar novos clientes. 

O ideal é que esses clientes adorem seu produto e voltem para recomprar ou comprar complementos e produtos semelhantes pelo preço integral.

Se você deseja atingir clientes existentes, uma tática é selecionar itens que tenham muitas visualizações de página, mas baixas conversões – ou seja, produtos que seus clientes olham, mas não compram. Essa é uma boa maneira de movimentar o excesso de estoque.

2. Promovendo sua venda

Para que sua venda relâmpago seja bem-sucedida, você precisará que os clientes visitem seu site e tomem uma decisão de compra rápida em um curto espaço de tempo. Para maximizar o número de vendas durante o período de venda relâmpago, é importante começar a promover a venda relâmpago antes que ela comece. 

De acordo com o Shopify , não importa o seu setor, público ou canal de marketing, o marketing de venda relâmpago bem-sucedido se resume à seguinte fórmula:

Ótima mercadoria + grande desconto

Em seu marketing, enfatize a qualidade do seu produto, a quantidade limitada de estoque e tempo e o preço com superdesconto. No que diz respeito a onde e quando você comercializa sua venda relâmpago, uma pesquisa da Experian sugere que enviar um e-mail ao seu público-alvo pouco antes do início da venda é uma das táticas mais eficazes.

Além disso, recomendamos o uso das redes sociais para divulgar sua venda. De acordo com a História do comércio eletrônico do BigCommerce , “os compradores de comércio eletrônico descobrem e são influenciados a comprar produtos ou serviços com base em recomendações de amigos, colegas e fontes confiáveis ​​(como influenciadores) em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter”.

Certifique-se de que suas postagens incluam imagens envolventes e de alta qualidade de seus produtos. Postagens com imagens têm melhor desempenho nas redes sociais do que aquelas sem imagens. Por exemplo, postagens no Facebook com imagens geram 2,3x mais engajamento do que aquelas sem imagens. Quem sabe – você pode até se tornar viral!

3. Gerenciando estoque

Mais de 45% dos itens em promoção relâmpago se esgotam antes do término da venda, o que pode criar alguns clientes insatisfeitos – especialmente novos clientes em potencial que estão visitando especificamente para o negócio prometido em seu marketing.

Trabalhar com um fornecedor 3PL que oferece ferramentas de gerenciamento de estoque ajudará a garantir que você tenha estoque suficiente em estoque no dia da venda. Com o ShipBob, por exemplo, você sempre terá visibilidade dos seus níveis de estoque a qualquer momento. 

Usando o painel do ShipBob, você pode rastrear quanto estoque tem disponível nos centros de atendimento do ShipBob e receber notificações quando precisar fazer um novo pedido. Isso ajuda você a se preparar para o sucesso assim que a venda começar.

4. Cumprimento de pedidos

Quando um cliente clica em “check-out”, a experiência dele com sua marca está apenas começando. As altas expectativas dos clientes vão além do seu site até a porta deles. Na verdade, 87% dos compradores online afirmam que a velocidade de envio é um fator chave para decidir se devem comprar novamente com uma marca de comércio eletrônico.

É importante trabalhar com seu 3PL para garantir que ele esteja totalmente preparado para atender aos pedidos provenientes de sua venda relâmpago. Certifique-se de notificar seu provedor de atendimento de comércio eletrônico de que você espera um grande fluxo de pedidos durante um determinado período. 

Um 3PL confiável, como o ShipBob, garantirá que seus clientes recebam seus pedidos de forma rápida e acessível. Isso garantirá que sua venda relâmpago proporcione uma boa experiência ao cliente do início ao fim e, com sorte, ele volte para comprar algo pelo preço integral. 

Como a logística desempenha um papel fundamental nas vendas flash

Uma estratégia de venda relâmpago bem-sucedida não termina após o marketing e a promoção. Você também terá que preparar seu estoque e considerar a rapidez e a precisão com que poderá enviar seus pedidos. A capacidade de otimizar os níveis de estoque e oferecer frete acessível em 2 dias é a melhor maneira de conquistar clientes sobre seus concorrentes que provavelmente estão realizando vendas semelhantes.  

Transforme sua estratégia logística em um gerador de receita

Você não pode realizar uma venda relâmpago bem-sucedida sem a estratégia logística certa. ShipBob é um 3PL habilitado para tecnologia que oferece uma rede robusta de centros de distribuição e a tecnologia para:

  • Decida onde armazenar o estoque com base na localização de seus clientes
  • Obtenha insights sobre desempenho de atendimento, demanda de pedidos, remessa e muito mais
  • Gerencie melhor os níveis de estoque com visibilidade em tempo real nos centros de distribuição
  • Defina pontos de notificação de novo pedido assim que o estoque começar a ficar baixo para evitar rupturas de estoque
  • E muito mais!

Para saber como o ShipBob pode ajudar a expandir seu negócio de comércio eletrônico, clique no botão abaixo para falar hoje mesmo com um especialista em atendimento de varejo .