O que é uma buyer persona e como irá ajudar no seu processo de vendas
Você conhece o seu cliente? Entender o que é uma buyer persona de definir para sua empresa é essencial para os resultados
Principais aprendizados deste artigo:
- Uma buyer persona pode ser definida como um personagem fictício que abrange as várias necessidades, objetivos e padrões de comportamento observados na sua carteira de clientes.
- Quando a empresa foca na criação de uma buyer persona, fica mais fácil entender quais são as principais necessidades do cliente e também as melhores técnicas de prospecção.
- Essa estratégia é fundamental para que as áreas de marketing e vendas estejam alinhadas, resultando em um entendimento único sobre o público-alvo para toda a empresa.
- Ao definir uma buyer persona que possui fit com a empresa, o processo de vendas tende a ficar mais fluido, resultando no atingimento das principais metas.
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Como você descreveria o seu cliente ideal? Qual a faixa etária, cargo, interesses, necessidades? Será que você consegue imaginar essa pessoa sendo clonada diversas vezes e chegando até a sua equipe de vendas altamente preparada para comprar?
Pois bem, com a ajuda de uma persona de marketing você consegue identificar quem é esse cliente ideal e como você pode conquistá-lo mais facilmente, deixando seu processo de vendas mais ágil e direcionado.
Ficou interessado? Então conheça melhor o que é uma buyer persona e como ela te ajudará no seu processo de vendas.
O que é uma buyer persona?
Buyer persona é a junção de todas as características do seu público-alvo em um personagem fictício, que tem como missão humanizar suas pesquisas de mercado, dados do CRM, das redes sociais e de outras plataformas, reunindo-as em um ser único que, se fosse verdadeiro, seria a expressão do melhor cliente que a sua empresa poderia esperar.
Ou seja, ele é a representação do seu cliente.
Como criar uma buyer persona?
Você já sabe o que é uma bayer persona. Mas sabe como criar uma persona?
Criar uma ou mais personas para o seu negócio ajuda sua equipe de marketing e de vendas, ou sua agência de marketing, a compreenderem melhor quem são os seus clientes e o que eles querem.
Para isso, você deve conhecer os hábitos e comportamentos de consumo, desejos, necessidades, dificuldades e problemas comuns dessa persona e criar esse personagem fictício, preferencialmente fazendo uma boa pesquisa de marketing e usando todos os dados e o histórico do seu CRM.
Com essa persona, seu marketing tem mais subsídios para construir estratégias que tornem o seu processo de vendas mais eficaz.
Como a criação de uma buyer persona pode ajudar no seu processo de vendas?
Estamos acostumados a ouvir falar em personas sob a ótica do marketing, mas esquecemos de que o processo de vendas é a continuidade do trabalho do marketing.
Sendo assim, as personas de marketing são tão importantes para o seu time de vendas quanto para o seu time de marketing.
Se o marketing consegue, através das personas, criar conteúdo personalizado, o time de vendas também pode desenvolver uma abordagem de vendas personalizada, focada naquilo que os clientes buscam com frequência.
O entendimento das personas também possibilita a humanização da fala da sua empresa com o cliente, tornando o processo de vendas mais natural, próximo do cliente, derrubando barreiras e construindo relacionamentos baseados na credibilidade e confiança.
Com clientes mais seguros e fiéis, sua empresa tem a oportunidade de gerar novas oportunidades de negócios e elevar o ROI das vendas, já que o cliente estará aberto a novas ofertas e contatos do seu time de vendas.
Integre marketing e vendas por meio de personas
Sabendo o que é uma bayer persona e como criar uma persona adequadamente, você também promove um alinhamento entre seus times de marketing e vendas, construindo um único entendimento sobre o seu público-alvo em toda a empresa.
Com todos focados nas mesmas personas, o desenvolvimento de produtos se torna mais fácil e o processo de vendas mais qualificado para dar continuidade ao trabalho do marketing.
A equipe de vendas passa a maior parte do tempo com clientes e prospects, portanto, não pode ficar fora da definição das personas do seu negócio.
Quanto mais a equipe de vendas contribuir para a definição das personas, melhor será o entendimento do marketing com relação às necessidades do público-alvo e melhor será o relacionamento entre as duas áreas, trazendo resultados ainda mais surpreendentes para sua empresa.
E então, entendeu o que é uma buyer persona? Está pronto para definir as suas personas de marketing?