09 set O que é um LEAD em marketing digital?

Uma estratégia completa de marketing digital vai além da publicidade na internet, envolve acompanhar seus clientes até o fim , desde o momento em que eles te conhecem, até que eles fazem a compra (e mesmo depois!). Neste artigo, você aprenderá mais sobre essa estratégia e o que é um lead, como identificá- lo e, o mais importante, as razões para identificá-lo.

UMA LIDERANÇA EM MARKETING DIGITAL

A estratégia de marketing digital é baseada em educar seus clientes com conteúdo de qualidade sobre seu produto ou serviço. Os clientes de hoje recorrem à Internet em busca das respostas e soluções de que precisam para resolver seus problemas. Uma estratégia de marketing digital bem-sucedida os ajudará a saber mais sobre você e a maneiras pelas quais você pode ajudá-los a resolver seus problemas com seu serviço / produto .

Em outras palavras, você “acompanhará” seus clientes no processo de compra, oferecendo-lhes todas as informações de que precisam para que possam conhecê-lo melhor e, no final, comprar de você (ou decidir não comprar, se eles não são o cliente certo para você). Esses clientes passam por várias etapas ao conhecer sua empresa. Em primeiro lugar, são apenas “visitantes curiosos”, mas à medida que se tornam mais interessados ​​na sua oferta, mudam de estatuto de cliente .

vantagem é que o cliente que já passou pelas primeiras fases e sabe bem o suficiente para entrar em contato com você ou que demonstrou ter um interesse maior em seu produto ou serviço. Este cliente já não é apenas um cliente curioso, é alguém que se inteirou da sua empresa e tem interesse em entrar em contacto consigo, seja para obter mais informações, seja para efetuar a compra.

Agora, cada empresa define em que ponto um cliente potencial se torna um líder. Como você define seus leads? Que parâmetros você deve usar para identificá-los como tais?

DEFININDO SEUS LEADS

Reúna sua equipe (todos os pontos de vista e opiniões são importantes!) E decida:

  1. Quem é o perfil de cliente ideal para a empresa? Dados demográficos, setor, experiência, orçamento … reúna todas as informações de que você precisa para definir um perfil básico daqueles que podem se tornar seus leads.
  2. Quem não é seu cliente ? Você também precisa decidir como uma equipe quem são aquelas pessoas que nunca serão seus clientes, ou seja, aqueles que nunca pagarão por seus serviços ou produtos. Pode haver muitos motivos para isso: eles não têm orçamento para isso; eles não combinam com sua maneira de trabalhar; eles não reconhecem o verdadeiro valor do seu produto ou serviço, ou você simplesmente não é a resposta que eles procuravam porque você não pode, de fato, resolver o problema deles. Decidir isso permitirá que você se concentre naqueles que poderiam ser seus clientes e não perca seu tempo – ou o tempo deles – em negociações que não levarão a lugar nenhum.

Com base nessas informações, projete uma metodologia para implementar em sua plataforma de CRM ou automação. Decida quais ações serão as que finalmente categorizarão um cliente potencial como um lead para você: número de visitas à sua página, número de e-books baixados, uma primeira tentativa de contato deles (por correio ou telefone). Em que ponto sua liderança passará de MQL para SQL em seu funil de marketing e vendas? Quando você pode considerar que está pronto para dar esse passo? Você decide, com base nas informações com que trabalhou na hora de decidir o cliente ideal e pousou na sua plataforma de automação ou CRM para tornar o trabalho das duas áreas, marketing e vendas, mais eficiente.

RAZÕES PARA IDENTIFICAR UM LEAD

Tudo o que foi dito acima nos leva a uma questão-chave: por que se preocupar em fazer tudo isso? Por que reunir o tempo todo, desenvolver um perfil de cliente, determinar as ações que o identificarão como tal e automatizar esses critérios em um CRM? Parece muito trabalho e, se não encontrarmos o propósito de fazê-lo, definitivamente uma perda de tempo. Não é suficiente apenas anunciar nosso produto? A resposta é: não mais.

Dentro de uma estratégia de marketing digital, é fundamental trabalhar com base nos clientes e suas necessidades e não com base no que quero dizer sobre mim e minha empresa . Os clientes de hoje não querem mais ouvir palavras que não procuram, querem respostas para suas dúvidas e necessidades específicas, por isso toda uma campanha de marketing digital é a melhor resposta para esse novo tipo de cliente.

Se não conseguirmos identificar nossos leads em seu processo de pesquisa / compra, podemos perder a chance de contatá-los diretamente e fechar uma venda . Lembre-se que, afinal, uma estratégia de marketing digital pode se perder na forma de informações que muitos leem, mas que, no final das contas, não se traduzem em vendas. É preciso decidir em que momento um visitante se torna cliente e, acima de tudo, um cliente realmente interessado em conhecê-lo melhor. Assim, você poderá dar o próximo passo necessário para fechar a venda e evitar que sua estratégia seja apenas uma boa fonte de informação e nada mais .

Se você gostaria de saber mais sobre toda uma estratégia de marketing digital, entre em contato conosco , teremos prazer em ajudar.

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