O que é Pinterest e como usá-lo para divulgar seu e-commerce
O Pinterest é uma mídia social focada em conteúdo por imagens, mas permite textos e links em todas as publicações. A plataforma está desde 2009 inspirando os usuários e nos últimos anos tem disponibilizado ferramentas para ajudar as empresas a se conectarem com seus consumidores.
Para os lojistas, o Pinterest pode ajudar a aumentar os acessos e as vendas no seu e-commerce, além de expandir o alcance da marca.
Se você já possui contas comerciais em outras mídias sociais e está pensando “ah não, mais uma mídia social para trabalhar? 😱”, fique tranquilo! Mesmo sendo uma plataforma que o tipo de conteúdo por imagens e vídeos prevalece, é diferente do Instagram em vários aspectos:
- O Pinterest não é uma mídia social imediatista, que precisa ser atualizada todos os dias.
- Não é necessário sempre se adaptar às mudanças frequentes do algoritmo para que seu conteúdo seja entregue aos seus seguidores.
- As publicações continuam sendo entregues aos usuários mesmo depois de semanas e até anos, diferente do feed do Instagram que entrega posts no máximo até 48 horas da publicação, por exemplo.
Caso você ainda não saiba o que é Pinterest ou nunca usou a plataforma, vamos partir do básico para que você entenda como funciona.
O que é Pinterest e como funciona?
O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Funciona semelhante a um quadro de inspiração em que é possível buscar referências dos mais variados assuntos, pinar (é a ação de salvar uma imagem ou vídeo que foi publicado na plataforma por outros usuários, pois no Pinterest, “pin” é o nome do post da rede social), criar diferentes quadros de inspiração com conteúdo de outros usuários ou publicar seu próprio material.
Ao criar uma conta no Pinterest, a plataforma permite escolher três assuntos principais para mostrar conteúdos relacionados, mas à medida que você navega e busca por outros assuntos, o Pinterest entende seus gostos e personaliza o feed a cada acesso para mostrar materiais que possam sempre te interessar.
É possível criar pastas com temas específicos para agrupar referências, como por exemplo: jardim, cozinha, decoração para quarto infantil, móveis para quartos pequenos, entre outros.
Além de navegar pelos conteúdos sugeridos pela plataforma, o que os usuários mais fazem é buscar pelos conteúdos que desejam – e isso é um ótimo comportamento que pode ajudar seus consumidores a se conectar com a sua marca.
Por exemplo, alguém que busca inspiração de móveis para sala de estar e encontra fotos dos seus produtos, salva sua foto como um item de desejo ou clica no seu site para conferir o produto, já que é um cliente em potencial que está buscando sobre o produto.
Como saber se é uma rede social relevante para o meu e-commerce?
Para decidir alimentar um perfil da sua marca no Pinterest ou em qualquer outra mídia social, você deve descobrir se seu público-alvo está utilizando determinada mídia.
Reunimos alguns dados fornecidos pelo próprio Pinterest para te ajudar a descobrir se seu público está na plataforma.
- As categorias mais buscadas são moda, comida, bebida, beleza e decoração, segundo o Pinterest Trends. É uma mídia social ideal para produtos mais visuais.
- Todos os meses, 46 milhões de brasileiros usam o Pinterest para encontrar ideias.
- Mais de 50% dos usuários brasileiros têm de 18 a 34 anos de idade.
- 60% do público global é feminino.
- 85% das pessoas dizem que acessam o Pinterest quando começam um novo projeto, segundo pesquisa realizada em 2018 pela GfK.
Como usar o Pinterest de forma orgânica para aumentar os acessos e vendas no seu e-commerce?
Agora que você já sabe o que é Pinterest, confira algumas estratégias que podem ajudar a expandir acessos e vendas no seu e-commerce, além de fortalecer sua marca.
Publique fotos ambientadas que contenham seus produtos
Evite publicar apenas imagens dos produtos no fundo branco, mas foque em fotos ambientadas que contenham os seus produtos. Por exemplo, se você vende joias, publique fotos ambientadas ou de pessoas utilizando os acessórios.
Lembre-se que o Pinterest é uma rede social com foco em imagens, as pessoas a utilizam para buscar referências, por isso ao planejar seu conteúdo tenha o objetivo de inspirar pessoas e promover bem-estar visual.
Seja encontrado: insira links, texto e palavras-chaves nas publicações
Ao publicar uma nova foto no Pinterest, preencha todas as informações solicitadas: pasta, título, descrição, texto alternativo e link.
Utilize palavras-chaves para que mais pessoas encontrem seu material tanto no título do seu pin (imagem ou vídeo que está adicionando), como na descrição da imagem e no texto alternativo. As palavras-chaves podem ser em português e em inglês, uma marca de roupas poderia utilizar estas palavras, por exemplo: moda, look do dia, outfit of the day, entre outras.
Na descrição, lembre-se de adicionar informações relevantes. Você pode escrever os benefícios do seu produto, o passo a passo para utilizá-lo e para quem ele é ideal.
Quais palavras-chaves utilizar no Pinterest?
Na dúvida de quais palavras-chaves usar no título e na descrição do seu conteúdo, é possível pesquisar um termo genérico na barra de pesquisa do Pinterest, então aparecerá uma lista de termos fornecidos pelo Pinterest para que sua busca fique mais específica.
As palavras-chave recomendadas pelo Pinterest na barra de busca são ordenadas por popularidade de pesquisa. Você pode utilizar termos genéricos que são muito buscados, mas também utilize as palavras menos buscadas, pois são menos concorridas e há mais chances do seu perfil ser encontrado.
Utilize hashtags
Também é possível inserir hashtags na descrição da sua imagem, tanto no meio do texto, como no final. Porém, use em média três hashtags por publicação, não exagere, combinado?!
Configure o perfil com todas as informações do seu e-commerce
Insira uma foto de perfil, pode ser seu logo, ícone ou avatar. Escreva uma biografia simples e sucinta que conte o que você faz.
Organize o conteúdo em boards e pine conteúdos de outras pessoas
Os conteúdos podem ser organizados em boards, que são pastas. Você pode dividir os boards por temas e inserir tanto conteúdo próprio como pinar, ou seja, salvar conteúdos de terceiros nas suas pastas.
Varie nos formatos das publicações: publique vídeo e infográficos
As fotos são o tipo de conteúdo que domina o Pinterest, mas é possível variar e publicar vídeos de até 60 segundos e imagens com texto, como infográficos que possam interessar seu público-alvo.https://www.pinterest.com/pin/16466354878345372/sent/?invite_code=72b31bf2ce1a49d5bfd0df9e5453e34b&sender=1131670350023650119&sfo=1
Pinterest Business
Assim como no Instagram, há duas modalidades de perfil: pessoal e comercial. É ideal que a conta do seu e-commerce seja na modalidade de perfil comercial para usar as ferramentas do Pinterest para empresas.
Quais as ferramentas do Pinterest Business e como usar?
O Pinterest disponibiliza algumas ferramentas exclusivas para as contas business para auxiliar as empresas a aprimorarem seus conteúdos, entenderem o que o público está gostando e buscando, divulgar seu catálogo de produtos e fazer anúncios na plataforma.
Analise as métricas no Pinterest Analytics
O Pinterest Analytics permite entender como está a presença geral da sua empresa na plataforma.
A ferramenta permite revisar o desempenho geral do seu conteúdo, análise de vídeos e anúncios, os principais pins e boards, entre outras métricas como:
- Impressões: a quantidade de vezes que suas publicações ou anúncios apareceram na tela.
- Engajamentos: a quantidade total de engajamento das suas publicações, que inclui ações como salvar o pin, clicar na imagem ou no link, clique de saída e deslizamentos de cartões no caso de post carrossel de pins.
- Clique de saída: o número de vezes que as pessoas executam ações que as direcionam para um destino fora do Pinterest, como cliques no seu site.
- Taxa de cliques de saída: o número total de cliques para links associados ao seu Pin, dividido pelo número total de vezes que seus Pins apareceram na tela.
- Visualizações do vídeo: a quantidade de visualizações por pelo menos 2 segundos com 50% do vídeo em visualização.
- Tempo médio de reprodução: o tempo médio que alguém passou reproduzindo o vídeo.
- Pins salvos: o número de vezes que as pessoas salvaram seu Pin em uma pasta.
- Taxa de cliques no Pin: o número total de cliques no seu Pin ou anúncio para acessar conteúdo dentro ou fora do Pinterest, dividido pelo número total de vezes que seus Pins ou anúncios apareceram na tela.
- Reproduzido até 95%: o número de vezes que o vídeo foi visualizado até 95% da duração.
- Tempo total de reprodução: o tempo total de reprodução do seu vídeo em minutos.
- Visualizações de 10 segundos: o número de vezes que o seu vídeo foi visualizado por pelo menos 10 segundos da duração do vídeo.
- Taxa de engajamento: o total de engajamentos com seus Pins dividido pelo número total de vezes que seus Pins foram vistos. Os engajamentos incluem Pins salvos, cliques no Pin e cliques de saída.
- Taxa de Pins salvos: o total de vezes que os seus Pins foram salvos dividido pelo número total de vezes que seus Pins apareceram na tela.
- Público total: o número total de pessoas que viram os seus Pins ou se engajaram com eles.
- Público engajado total: o número de pessoas que se engajaram com seus Pins
- Público total mensal: o número total de pessoas que viram seus Pins ou se engajaram com eles em uma janela de 30 dias até e incluindo cada dia
- Público engajado total mensal: o número total de pessoas que se engajaram com os seus Pins em uma janela de 30 dias até e incluindo cada dia.
- Visualizações mensais: o número de vezes que os seus Pins publicados e os Pins salvos do seu domínio reivindicado ou de contas conectadas apareceram na tela nos últimos 30 dias.
As informações sobre as métricas são do Pinterest Analytics.
Anúncios no Pinterest
É possível fazer anúncios no Pinterest para aparecer como resultado em buscas de palavras-chaves que tenham relação com sua marca. Além de ser possível segmentar seu público e definir o objetivo da campanha que, na maioria das vezes, para e-commerce é o foco em conversão para levar os usuários para seu site e fechamento da compra.
Agora que você já sabe o que é Pinterest e quais são suas ferramentas, pronto para começar a sua estratégia na plataforma?
Como criar uma conta Business no Pinterest
Para criar uma conta comercial para sua marca, crie uma conta business.
- Acesse a página do Pinterest br.pinterest.com, no canto superior direito da tela, clique em “inscrever-se”.
- Clique em “criar uma conta business”.
- Insira seu e-mail, selecione “criar uma senha”, insira sua Idade, então clique em “criar conta”.
- Preencha os campos em “construir seu perfil” e clique em “avançar”.
- Preencha os campos em “descrever a sua empresa” e clique em “avançar”.
- Selecione se deseja exibir anúncios e clique em “avançar”.
- Selecione onde deseja iniciar ou clique no ícone X para acessar sua nova conta business do Pinterest.
Como converter uma conta pessoal em uma conta comercial no Pinterest
Se você já criou uma conta pessoal com e-mail e outras informações da empresa, é possível criar uma conta business vinculada ou converter sua conta pessoal em uma conta business.
- Entre na sua conta pessoal do Pinterest. No canto superior direito da tela, clique no ícone de seta para baixo e selecione “configurações”.
- Na navegação do lado esquerdo, clique em “configurações da conta” e role para baixo até “alterações de conta”.
- Em “alterações de conta”, localize “converter para uma conta business” e clique em “converter conta”.
- Preencha os campos em “construir seu perfil” e clique em “avançar”.
- Preencha os campos em “descrever a sua empresa” e clique em “avançar”.
- Selecione onde deseja iniciar ou clique no ícone X para acessar sua conta business convertida do Pinterest.