Entender o que é inbound marketing é essencial para que qualquer tipo de negócio tenha sucesso nos dias de hoje. Se no outbound marketing (marketing tradicional) as principais formas de alcançar o público são os comerciais, ligações, cartazes e outras formas, o inbound ganha destaque nas estratégias por fazer o contrário.

Ele consegue atrair para a sua empresa as pessoas que têm mais chance de estarem interessadas no que ela tem para vender. Através de ferramentas como redes sociais, sites com boa usabilidade e blogs que ajudam a educar a audiência, as estratégias de inbound podem não só atrair o público certo, mas também reduzir custos e ajudar a medir os resultados.

Afinal, o que é inbound marketing?

Inbound marketing significa marketing de entrada ou atração. É uma abordagem estratégica utilizada para criar conteúdo de valor que se alinha com as necessidades do seu público-alvo e incentiva o relacionamento de longo prazo com clientes.

Você já parou para pensar que as pessoas só se tornam clientes de uma marca porque ela oferece soluções para seus problemas? É disso que o inbound marketing trata – fornecer as soluções que o seu público-alvo está buscando.

Essas soluções podem ser oferecidas através de diferentes formatos de conteúdo e distribuídos em diversos canais. A seguir, você entenderá melhor como funciona esse processo.

Como o inbound marketing funciona?

Já ficou claro que, na estratégia de inbound marketing, os clientes chegam até a empresa atraídos pelo conteúdo ou pela mensagem que é oferecida a eles, certo?

Para compreender melhor como funciona a estratégia, você precisa conhecer as 4 etapas do inbound marketing:

1 – Atrair

O primeiro passo é atrair tráfego qualificado para o seu site, blog, e-commerce ou rede social. Para isso, é preciso entender quem são os seus clientes ideais, e isso pode ser feito através de buyer personas.

As buyer personas são representações semi-ficcionais dos seus clientes e carregam diversas informações que vão desde as suas motivações e dores até seus dados demográficos.

Depois de conhecer as suas buyer personas, você poderá alcançar os clientes em potencial através de estratégias de inbound, como marketing de conteúdo, marketing de redes sociais e SEO.

Ao criar conteúdo de valor que educa, conversa com os clientes e responde às suas dúvidas e compartilhá-lo nos canais que eles mais usam, as chances de eles se tornarem visitantes regulares é muito grande.

2 – Converter

Depois de atrair os visitantes com o conteúdo certo, você trabalhará para convertê-los em leads, que são consumidores em potencial que se interessaram pelo seu serviço ou produto.

E como é possível transformar visitantes em leads? Oferecendo um conteúdo ainda mais irresistível (podem ser newsletters, e-mail marketing, estudos de casos, relatórios, e-books e outros tipos de materiais ricos) em troca de informações de contato desse visitante.

3 – Vender

A terceira etapa do processo de inbound marketing é converter esses novos leads em clientes. Para isso, é necessário focar nos leads que estão mais inclinados a consumir o produto ou serviço, nutrir o relacionamento com eles e fechar a venda. Isso pode ser feito através de e-mails personalizados, reuniões e outras formas de interação direta.

4 – Encantar

No inbound marketing, o relacionamento com o cliente não acaba depois do fechamento da venda. É preciso oferecer uma experiência memorável.

Por isso, nessa última etapa, é fundamental continuar a cativar e engajar esses clientes. Isso pode ser feito com o uso do e-mail marketing, estratégias de customer success e canais de comunicação aberta para oferecer suporte pós-venda. Já o engajamento pode ser promovido através do marketing nas redes sociais.

Quando esse trabalho é bem executado, esses consumidores são fidelizados e se tornam embaixadores da marca, promovendo-a para outras pessoas.

Quais são as vantagens do inbound marketing?

Agora que você já sabe o que é inbound marketing e como ele funciona, é hora de saber quais são os benefícios que essa abordagem tem a oferecer.

Aqui vão três bons motivos para utilizar estratégias de inbound marketing na sua empresa.

1 – Custo mais baixo

Estratégias de outbound marketing costumam ter custos bastante altos, pois incluem anúncios em rádio, TV, mídia impressa, telemarketing, entre outros.

Já o inbound usa uma estratégia totalmente online, que embora inclua custos de implementação e compra de softwares, pode economizar bastante.

Para ter uma ideia, de acordo com a Hubspot, uma estratégia de inbound marketing custa 62% menos por cada lead do que uma estratégia de outbound.

2 – Brand Awareness

Outra grande vantagem de usar o inbound é o alcance que as estratégias digitais oferecem para empresas de todos os tamanhos, aumentando a capacidade de consciência da marca.

Em outras palavras, quando a empresa produz conteúdo alinhado ao que os seus potenciais clientes procuram, as chances de ser encontrada são muito maiores.

É certo que antes de tomar uma decisão de compra, as pessoas preferem conseguir informações através de conteúdo orgânico como artigos de blogs. Ou seja, ao compartilhar conteúdo informativo e de alto valor, a empresa é vista pelo cliente como uma fonte confiável e isso ajuda a construir uma reputação de credibilidade.

3 –  Melhor mensuração de resultados

Por fim, vamos falar sobre como mensurar resultados com o inbound marketing é muito fácil, especialmente quando comparando com o outbound.

Com essa abordagem, é possível conhecer a origem dos leads, qual tipo de conteúdo tem melhor desempenho, quais landing pages estão convertendo, quais são os e-mails que estão sendo abertos, entre outras métricas.

Além disso, as ferramentas de CRM que fazem parte da estratégia permitem ter um registro de toda a comunicação que acontece entre a equipe e os clientes.

Viu só como é importante saber o que é inbound marketing e como essa metodologia pode ajudar uma empresa a conseguir bons leads? Descubra quais tipos de conteúdo são mais valiosos para o seu público, invista nessa abordagem e veja as conversões aumentarem.

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