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O que é fidelização de clientes? Importância e 5 dicas de como fazer

Para que você consiga melhorar o desempenho comercial do seu modelo de negócio e alavancar o seu faturamento, você não deve ir só em busca de novos consumidores. Basta desenvolver estratégias com foco na fidelização de clientes. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • fidelização de clientes é a prática de moldar, através de determinadas ações, a percepção que os compradores têm de uma marca, visando satisfazê-los durante todo o processo. 
  • Fidelizar e reter clientes é um processo mais barato do que conquistar uma base de consumidores completamente do zero e ainda aumenta a lucratividade das empresas. 
  • As melhores práticas para conquistar um público fiel, são: melhorar a qualidade e personalizar o atendimento, capacitar os colaboradores e criar programas de fidelidade
  • Quer fidelizar mais clientes? Então, aproveite para conferir nossa apresentação gratuita com 9 dicas para se tornar um expert e aprenda tudo o que você precisa fazer para conquistar até o consumidor mais difícil! 

Em outras palavras, empregar táticas para conquistar os clientes e torná-los consumidores fiéis do seu negócio. Ficou curioso e quer saber mais sobre como isso é possível? Então, convidamos você a continuar, porque nos próximos parágrafos você vê: 

  • o que é fidelização de clientes;
  • qual a importância da fidelização de clientes;
  • dicas para conquistar mais consumidores. 

Não perca tempo e confira!

Qual é o significado de fidelização?

Fidelização é um conceito que pode ser definido como sendo o processo em que se constrói uma relação de confiança com uma pessoa. A intenção é manter essa pessoa satisfeita com o relacionamento que foi construído a ponto de ela não aceitar nenhuma outra opção. Em outras palavras, o significado de fidelização é tornar fiel.

Então, o que é fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é o processo que visa moldar a percepção que um cliente tem de uma marca a partir de experiências positivas e que contribuam para sua satisfação. Com isso, a vontade do consumidor em manter um relacionamento com a empresa e de voltar a fazer negócio com ela em outras ocasiões é reforçada.

Ou seja, a fidelização de clientes consiste em fazer com que clientes atuais não troquem a sua marca por nenhuma outra concorrente e que ainda recomendem suas soluções para outros potenciais clientes. Logo, fidelizar clientes significa conquistar a preferência deles. 

Agora que você aprendeu o significado de fidelizar clientes, continue com a leitura para ver a importância dessa prática para as empresas!

Qual a importância da fidelização de clientes?

Dedicar-se à fidelização de clientes é algo de extrema importância para qualquer empresa. A começar pelo fato de que reter e fidelizar clientes custa significativamente menos do que adquirir novos clientes.

Além disso, a fidelização tem relação direta com a lucratividade da empresa. Segundo um estudo realizado pela Bain & Company, aumentar a taxa de retenção em 5% pode representar um aumento de 95% na lucratividade do negócio.

E tem mais: clientes fiéis costumam injetar no caixa da empresa 67% a mais do que os compradores que ainda não foram fidelizados.

Enfim, fregueses satisfeitos e fiéis se tornam verdadeiros promotores da marca, contribuindo para uma publicidade espontânea que traz novas oportunidades de negócios para a empresa.

Como fidelizar os clientes da sua empresa? 5 dicas de ouro

A fidelização de clientes é um processo que não acontece da noite para o dia. Na verdade, é necessário muito trabalho, dedicação e foco para construir uma base de compradores realmente fiéis à sua marca.

E para te ajudar, separamos 5 dicas fundamentais a seguir!

1. Ofereça um atendimento de qualidade

O atendimento que a empresa oferece aos clientes impacta diretamente em sua satisfação e contribui para que eles se tornem fiéis aos seus produtos e serviços.

Portanto, disponibilize diferentes canais de comunicação e esteja sempre disposto a esclarecer as dúvidas dos clientes e solucionar qualquer problema que eles possam ter.

Por exemplo: se sua empresa só conta com SAC via telefone e e-mail, é importante ingressar também nas mídias sociais em que seu público está e em que pode procurar por suporte, como Facebook, Instagram e LinkedIn, assim como em chats, principalmente o WhatsApp. 

Quer mais dicas de atendimento ao cliente? Então, confira:

2. Capacite seus colaboradores

Ofereça um bom treinamento para qualificar os colaboradores da sua empresa, especialmente aqueles que lidam diretamente com os clientes. Ensine-os sobre a importância de ouvir o cliente e de colocar os compradores no centro de tudo.

Fora isso, ouvir seus vendedores quando fazem o atendimento, com o consentimento deles, é claro, permite dar feedbacks e dicas após encerrarem a conversa.

Este vídeo da Siteware tem mais dicas de como desenvolver as competências de sua equipe:

https://youtube.com/watch?v=u_dVZAcE18U%3Ffeature%3Doembed

3. Personalize as interações com os clientes

Para se tornar fiel a uma marca, o cliente precisa se sentir especial e importante. Nesse sentido, personalize as interações com cada consumidor e ofereça soluções sob medida.

Contar com um bom sistema de CRM dá todas as informações que você precisa sobre cada cliente e, assim, você pode oferecer exatamente o que cada um procura. 

No mais, segmente os clientes por perfil e crie planos personalizados para pequenas empresas, empresas de médio porte e de grande porte, cada um atendendo às necessidades específicas desses segmentos.

4. Atente-se às tendências do mercado

É importante acompanhar as tendências do mercado para, assim, identificar oportunidades de se destacar, se manter competitivo e conquistar a preferência dos clientes.

Por exemplo: a epidemia de Covid-19 foi um problema para várias empresas, no entanto, outras perceberam oportunidades, como oferecer serviços para que seus clientes trabalhassem melhor em home office ou passassem a fazer seus pedidos totalmente online.

Esse tipo de adaptação às mudanças do mercado é o que pode fazer a diferença para o seu negócio!

5. Crie programa de fidelidade

Uma estratégia clássica e bastante eficaz é a criação de um programa de fidelidade. O objetivo é convencer o cliente a manter relacionamento com a sua empresa em troca de algumas vantagens, como pontos, prêmios, descontos em novas compras etc.

Por exemplo: conforme seu cliente faz compras ele acumula pontos que pode trocar por benefícios, como bonificação em produtos, mais prazo de pagamento ou até brindes.

Bom, agora que você já sabe mais sobre fidelização de clientes, dedique-se a esse importante aspecto do negócio e faça a sua empresa decolar.