O marketing digital é o futuro

O marketing digital é o futuro

O marketing digital é o futuroO marketing digital é o futuro: mídias digitais como Facebook, Google, Youtube e e-mail podem alavancar sua empresa para outro patamar de faturamento

Foram-se os tempos nos quais anunciar em um outdoor ou pagar uma (caríssima) inserção publicitária na televisão eram os melhores jeitos de tornar a sua empresa conhecida no mercado. Em um cenário em que 82% dos lares brasileiros têm acesso à internet, segundo o IBGE, o segredo para seu negócio prosperar em vendas e reconhecimento tem nome e sobrenome: marketing digital.

O marketing digital se baseia na promoção de produtos e serviços por meio de mídias digitais, como Facebook, Instagram, Youtube, Google, e-mail e entre outros. É uma maneira de empresas se conectarem com potenciais clientes de forma personalizada e sem intermediários. O usuário está a um clique do seu negócio, simples assim.

Sabe quando você recebe um e-mail avisando de novas promoções em uma loja onde você já comprou? Ou quando clica no “Saiba mais” de um anúncio do Youtube? Ou mesmo quando vai procurar algum serviço no Google e clica logo em um dos primeiros links? Todas essas coisas fazem parte do mundo do marketing digital e elas têm revolucionado a forma como as pessoas se relacionam com marcas, produtos e serviços.

Dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estimam que 70% dos consumidores já realizaram uma compra depois de clicar em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo.

As empresas que sabem aproveitar as incríveis oportunidades do marketing digital lucram mais.

Uma pesquisa da consultoria McKinsey mostra que as empresas brasileiras mais “digitalmente maduras” (ou seja, que souberam se posicionar no ambiente online) alcançam uma taxa de crescimento do EBITDA até 3 vezes maior que as demais.

Dá pra perceber por que o marketing digital pode levar seu negócio para outro patamar de faturamento?

Mas, apesar do tamanho potencial deste mercado, ainda são poucas as empresas que realmente implementam estratégias vencedoras. A maioria está nos estágios iniciais do posicionamento online, seja por não enxergar a importância do negócio ou por se prender a modelos tradicionais de publicidade. Enquanto isso, quem sabe usar o marketing digital ao seu favor, está só colocando dinheiro no bolso…

Marketing digital é só pagar anúncio no Youtube? Como funciona?

Não, marketing digital não se resume a mídia paga. Uma estratégia completa de posicionamento online envolve muito mais do que apenas pagar uma certa quantidade de reais para o Facebook e para o Google todos os meses. Afinal, se você não tiver um bom branding e um método eficiente para conversão de vendas, pagar anúncios só vai fazer sua empresa ter mais alcance e nós sabemos que likes e comentários não pagam contas.

  1. Branding

O branding está relacionado ao posicionamento da marca e suas principais características. Ele vai desde a paleta de cores usada na logo até os princípios da empresa e é a base sobre a qual todas as campanhas vão ser desenvolvidas. O branding da Natura, por exemplo, está muito associado à preservação ambiental e ao uso de ingredientes nativos do Brasil. Ter um bom posicionamento de marca é essencial para realizar ações bem-sucedidas na internet e fora dela.

  1. Redes sociais

A maior parte da estratégia de marketing digital é realizada em redes como Facebook, Instagram e Youtube, portanto, entender o funcionamento dessas mídias é fundamental para quem busca uma estratégia completa e com potencial para alcançar muitas pessoas. Segundo o Ibope Inteligência, 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais; imagine só “abocanhar” nem que seja 1% dessa fatia.

  1. Copywriting

O chamado copywriting envolve criar textos que vendem, ativando gatilhos emocionais no usuário para que ele seja convencido a clicar no seu anúncio, comprar seu produto ou cadastrar o e-mail em sua lista, por exemplo. Ele pode ser a virada de chave que faltava para aumentar sua conversão de vendas, por isso, cada dia mais, dominar as técnicas de copywriting se prova tão importante.

  1. Business Intelligence

A “inteligência de negócios”, em tradução literal, pode se aplicar em muitas esferas da empresa. No caso do marketing digital, ela é essencial para avaliar a performance dos anúncios e o resultado das campanhas realizadas. Afinal, é importante saber o que está dando certo e o que está dando errado.

  1. Branded content

Simplificando, o branded content é o conteúdo de marca. Ele é muito comum em veículos jornalísticos e blogs e se baseia em falar de uma determinada empresa, serviço ou produto de uma forma que não seja explicitamente publicitária. Ainda em crescimento no Brasil, o branded content é uma maneira mais natural e orgânica de apresentar a marca.



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