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O guia COMPLETO para lucrar com a Copa do Mundo 2022 no e-commerce

Quando o assunto é comércio, as datas comemorativas são extremamente importantes. Natal, Dia das Mães, Páscoa… Seja qual for a temática, a oportunidade de lucro é alta.

O destaque é ainda maior para eventos que não acontecem todos os anos, como a Copa do Mundo de Futebol. Mais do que paixão nacional, a competição esportiva fomenta oportunidades de negócio e gera um impacto econômico representativo.

Neste ano, o Mundial será sediado no Catar e acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Como o início do evento está chegando, é importante se planejar para atender à demanda e aproveitar o mercado aquecido. 

Outra dica importante é que a competição acontece, diferentemente do calendário comum, no fim do ano. Por isso, acaba incorporando outras datas de vendas, como a Black Friday (25 de novembro) e as compras de Natal. Ou seja, as oportunidades se multiplicam e esta pode ser a chance da sua loja se destacar.

Neste post, você confere dicas de como emplacar as vendas e fazer bonito na Copa 2022!

Entenda o potencial de vendas durante a Copa do Mundo

De acordo com a FIFA, a Copa de 2018, realizada na Rússia, teve um total de 3,5 bilhões de espectadores em todo o planeta. O Brasil teve destaque entre a audiência: conforme o Ibope, a taxa de brasileiros assistindo às partidas foi alta durante todo o campeonato.

Com a maior média na América Latina, o Brasil atingiu 31 pontos de audiência em média, sendo que a disputa final chegou a 44 pontos. Ou seja, quase metade da população brasileira assistiu à partida ao vivo.

A presença do digital fica explícita com a expressividade das pessoas torcedoras nas redes sociais: de acordo com relatórios do Twitter, o Brasil foi o país que mais postou sobre o assunto, inclusive sobre marcas e produtos relacionados.

Ou seja, além de assistir à Copa, a população brasileira comenta e compra conforme a época do Mundial, o que também serve como impulso para novas estratégias de divulgação e vendas em sua loja online. A sazonalidade é um fator-chave para trazer crescimento.

Parte dos R$ 53,2 bilhões faturados pelo e-commerce brasileiro em 2018 também tem origem na venda de artigos com o tema Copa do Mundo. Deles, os mais procurados no canal online foram: 

  • Smartphone 
  • GPS com TV 
  • Câmera digital 
  • Celular 
  • Tablet 
  • Games de futebol

Isso demonstra que o e-commerce é um grande aliado para lojistas venderem mais. Além da facilidade na compra, as lojas online oferecem grande diversidade de produtos e, de maneira geral, com preços mais baixos do que nos estabelecimentos físicos.

O que vender durante a Copa do Mundo

É impossível pensar em Copa do Mundo e não lembrar de vuvuzelas, roupas coloridas e acessórios divertidos, não é mesmo? Investir em mercadorias personalizadas, com cores e logos criativos, traz bons resultados a lojistas. 

Oferecer exclusividade — seja no design dos produtos, na variedade de mercadorias ou até no prazo de entrega — é uma técnica efetiva para conquistar audiência e fidelizar o público.

Nesse quesito, a criatividade é um diferencial. Identifique quais são as tendências de varejo para a Copa do Mundo Catar e, a partir disso, crie produtos únicos para seu público. Para inspirar, aí vão algumas dicas de itens que costumam bombar durante o Mundial.

Artigos esportivos

É claro que um dos destaques durante um evento esportivo é a compra de acessórios para praticar esporte! No caso da Copa, as pessoas vão se inspirar a praticar exercícios e devem comprar desde bolas de futebol até roupas de exercícios e equipamentos de ginástica. 

Ou seja, a venda de artigos esportivos não está restrita ao futebol, mas também motivada pela busca por um estilo de vida mais ativo. Por isso, invista em promoções de itens de grande custo, como relógios de monitoramento cardíaco, esteiras e bicicletas, tênis e itens similares.

Eletrônicos

TVs, celulares, notebooks e tablets também podem fazer parte de sua estratégia de vendas, já que o setor de eletrônicos no Brasil apresenta cada vez mais crescimento. 

No caso de TVs, grande destaque da temporada, a busca por modelos de alta resolução para acompanhar as partidas aumenta nessa época. Celulares e tablets com boa conectividade atraem quem prefere assistir às partidas em meio a outras tarefas, principalmente porque os jogos acontecem em outro fuso horário.

Roupas e acessórios

Vender roupas online pode não parecer uma prioridade da temporada de Copa do Mundo, mas, na verdade, é uma ótima oportunidade para lojistas com itens personalizados. Empresas, marcas, escolas e outros grupos buscam empreendedores que fabricam itens customizados. Por exemplo, se você vende camisetas, que tal criar modelos com frases de torcida?

A maquiagem também tem seu espaço aqui: glitter colorido e tintas de rosto ganham destaque durante a Copa. Além disso, acessórios como colares, bandanas, abadás, tiaras, óculos de sol e outros temáticos podem impulsionar as vendas.

Comidas e bebidas

O que é a Copa do Mundo sem festas na hora da partida? Seja na estreia brasileira no evento ou na disputa final, as pessoas torcedoras vão querer dividir esse momento com amigos e família. O setor de alimentos e bebidas ganha tração, com ofertas de snacks e bebidas alcoólicas que acompanham as festividades até 18 de dezembro.

E lembre-se: nem todo mundo que mora no Brasil torce para a seleção brasileira. Temos mercados compostos de pessoas estrangeiras que também organizam eventos, festas e curtem acompanhar seus times mesmo estando aqui.

Por isso, vender produtos voltados a outras nacionalidades pode ser interessante e lucrativo. Avalie os prós e contras de investir em mercados de nicho e decida se vale a pena segmentar a produção.

Montar kits de produtos ou ofertar brindes é outra boa estratégia. Ofereça vantagens como frete grátis, desconto ou presentes. Esse tipo de ação cativa clientes e ainda fortalece a imagem da empresa perante o público.

Indo além de itens festivos e esportivos

A Copa do Mundo engloba muito mais do que acessórios e artigos esportivos. Imagine o seguinte cenário: uma pessoa pretende reunir a turma em casa para assistir aos jogos. 

Além de comprar camisetas, bonés e outros adornos, ela possivelmente investirá em uma TV de melhor resolução ou em um som superpotente. Há quem prefira um sofá novo ou até um frigobar recheado de cervejas.

Em geral, eletrônicos e eletrodomésticos costumam ser bastante comercializados nesse período. Isso é comprovado por números da Meta Foresight: estima-se que 84% da população brasileira assista ao evento, e 73% realize compras no período.

Nesse caso, aumentam não só as vendas, mas também o valor das compras, já que há um investimento maior em produtos com maior ticket médio. Um levantamento da consultoria McKinsey confirma essa tendência ao apontar que as cervejas de categoria premium, mais sofisticadas, ganharam espaço e hoje correspondem a 13% do mercado.

Confira outras sugestões de produtos que podem ter um bom desempenho nas vendas:

  • TVs e geladeiras
  • Smartphones
  • Notebooks e tablets
  • Câmeras fotográficas
  • Sofás, racks e painéis
  • Chopeiras
  • Grills
  • Pipoqueiras e máquinas de crepe
  • Panelas elétricas e churrasqueiras elétricas
  • Fogão industrial e minigeladeira
  • Jogos de videogame (FIFA, PES etc.) e consoles
  • Aparelhos de som e caixas de som portáteis

Dicas para aumentar as vendas durante o evento

Com tantas oportunidades de crescimento, lojistas buscam ainda mais chances de destacar sua marca e crescer no e-commerce durante a Copa do Mundo 2022. No entanto, deve-se tomar cuidado com alguns pontos, para garantir que o período traga vantagens.

Tenha atenção ao usar símbolos oficiais

Já sabemos que a Copa é uma ótima oportunidade comercial, mas é preciso ter muita cautela quanto ao licenciamento de marcas

O uso incorreto de símbolos oficiais, como o logotipo da FIFA, pode gerar muitos problemas. A entidade já abriu inúmeras ações judiciais relacionadas à violação de direitos autorais e à importação e venda de produtos falsificados.

Para lidar com essa situação, lojistas têm duas opções. A primeira é comercializar produtos que não remetam diretamente à Copa do Mundo ou à FIFA. Os vendedores não podem usar mascote oficial, símbolos, emblemas ou a identidade visual do campeonato. Também não devem empregar o termo “Copa do Mundo” e afins nos artigos comercializados.

Já a segunda alternativa é fazer o licenciamento da marca, que autoriza o uso de determinados produtos e serviços. O contrato prevê, entre outras condições, que as pessoas licenciadas paguem às licenciadoras um percentual sobre as vendas de produtos, os chamados royalties

Conforme a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), os segmentos que mais costumam utilizar esse recurso são os de confecção, papelaria e brinquedos. Micro e pequenas empresas também podem solicitar licenciamentos.

Para obter a autorização, é preciso cumprir os requisitos exigidos. Alguns deles são os seguintes:

  • Dispor de capacidade produtiva: produzir e colocar um bom volume de itens à venda no espaço de tempo previsto.
  • Oferecer produtos variados: ter mais de uma opção de mercadoria, com variação de cores, tamanhos, valores etc.
  • Ter boa relação entre qualidade e preço justo: os valores devem ser competitivos e condizentes às características dos produtos.
  • Assegurar a segurança de clientes: respeitar os requisitos mínimos de segurança previstos pelo Inmetro e demais órgãos relacionados.
  • Alcançar um público amplo: não segmentar demais a produção.

Por isso, antes de se tornar um licenciado, avalie o custo-benefício do serviço e pondere se ele se adapta ao seu plano de negócio. Para mais informações sobre licenciamento, entre em contato com o Sebrae ou a Abral.

Faça um planejamento

Um item que merece muita atenção é o estoque. O ideal é prepará-lo para atender à grande demanda de mercadorias relacionadas à Copa do Mundo 2022. Uma quantidade mínima de 5 unidades em estoque – no caso de pequenas empresas – já reduz o risco de ruptura no período. Para isso, você já deve começar a fazer os pedidos aos seus fornecedores.

No caso de artigos customizados sob encomenda, deixe todo o processo logístico programado. Além de evitar transtornos na etapa da produção, o planejamento também garante a qualidade das entregas, que devem ser feitas o mais rápido possível e sempre dentro do prazo. Com tudo isso em ordem, a satisfação de clientes será garantida.

Faça uma boa divulgação

Invista na divulgação dos seus produtos. Marque presença nos principais e-commerces e marketplaces brasileiros e, com isso, alcance públicos de diversas regiões do país. Quanto mais pessoas forem atingidas pela sua marca, mais chances de seus produtos saírem na frente das ofertas concorrentes.

Para isso, tenha atenção às campanhas promovidas pelas grandes lojas de varejo online. Os melhores produtos podem ser focos de campanha desses sites. Ou seja, os anúncios podem aparecer na home, na buy box ou até em newsletters do canal. 

Esse tipo de publicidade amplia a abrangência dos seus produtos e maximiza as chances de conversão.

Observe a concorrência

O também chamado benchmarking permite que você compare preços, acompanhe o que outras empresas estão fazendo e se mantenha atualizado. Essa prática é importante para identificar tendências de mercado e criar estratégias comerciais.

Durante a Copa do Mundo Catar, ter atenção às ofertas de concorrência ajuda a entender quais itens aumentam o interesse de clientes e criar ofertas que possam trazer mais fidelização em sua loja.

Tenha ações especiais nos dias de jogos do Brasil

Crie artigos exclusivos para a torcida e pense em estratégias de venda diferenciadas, como kits de produtos e vantagens financeiras. Como explicamos neste post, o mercado estará aquecido, e as vendas tendem a aumentar em diversos setores, do esportivo ao de eletrônicos. 

Frete grátis, descontos a cada gol marcado, promoções relâmpago e outras técnicas de marketing podem ser aplicadas em dias de jogo da seleção brasileira. Já fica a dica dos jogos do Brasil na primeira fase do torneio:

  • 24/11: Brasil x Sérvia, às 16h
  • 28/11: Brasil x Suíça, às 13h
  • 02/12: Camarões x Brasil, às 16h

Marque presença nos marketplaces

A internet amplia consideravelmente o alcance da sua marca e facilita a jornada de clientes. Se você já tem um estabelecimento físico, estar em uma loja virtual ou em um marketplace é ainda mais benéfico, já que as pessoas terão acesso ao seu produto por mais de um canal. 

Por isso, vender online é muito indicado para quem deseja comercializar produtos ou ampliar os lucros. Além disso, as discussões em redes sociais crescem durante os jogos, então manter seus perfis ativos e participar da conversa também atrai novas compras.

Para facilitar a gestão dos canais, use a plataforma de vendas em marketplaces olist store. Com ela, você divulga seus produtos em diversos sites de uma só vez, ganha alta visibilidade nos canais e centraliza a gestão em um só local. Saiba mais no vídeo abaixo e em nosso site:

Seu negócio crescendo na Copa do Mundo 2022

Ao atender o interesse do público, criar estratégias de venda adequadas e oferecer descontos e condições de venda especiais, seu e-commerce tem potencial de crescer muito durante a Copa do Mundo do Catar!

Além disso, com um novo fluxo de clientes, sua base de contatos fica maior. Isso permite uma pesquisa de perfis de compras e tendências de consumo, que podem ser usados no desenvolvimento de campanhas futuras.

Com isso em mente, você pode aproveitar os jogos da seleção na Copa de 2022 sabendo que vai faturar em sua loja. Então coloque as dicas em prática e tenha sucesso de vendas!