09 abr Medindo o tráfego das Mídias Sociais no Google Analytics

 

Segue, abaixo, um passo a passo para quem deseja utilizar os relatórios sociais do novo Google Analytics (GA) para avaliar os esforços realizadas nas Mídias Sociais.

1) O primeiro passo é utilizar a nova versão do GA.

Caso ainda não esteja utilizando, basta clicar na opção “nova versão” que fica no topo da página. Sugerimos utilizar o GA em português para facilitar o entendimento deste post.

2) Identificando as fontes de tráfego:

Antes de criar um Segmento Avançado, faz-se necessário avaliar as principais fontes de tráfego do seu site. Para isso, clique em “Origens de Tráfego” no menu da lateral esquerda. Em seguida, logo abaixo em “Origens”, clique em “Visualizar relatório completo“. Veja a lista e tome nota das três principais mídias sociais que aparecem como fonte.

3) Criando um segmento avançado:

Você pode criar Segmentos Avançados para todas ou cada uma das mídias sociais que mais levam tráfego para seu site. Se você criar diversos segmentos, poderá compará-los posteriormente e explorar as diferenças entre os visitantes que interagem com o seu site em relação a cada fonte de tráfego (aqui, no caso, dependendo de cada mídia social).

Para criar a segmentação, vá no menu da lateral esquerda, na opção “Fontes de Tráfego“, e clique em “Segmento Avançado” no topo da página. Por fim, selecione o botão “Novo Segmento Avançado“. Ver abaixo:

Ao abrir a tela do Novo Segmento Avançado, logo no topo, dê um nome para seu segmento (Ex.: “Mídias Sociais” ou “Visitas das Mídias Sociais”). No botão “Ação do Evento“, selecione a opção “Origem” e no espaço ao lado adicione o endereço da mídia social que deseja rastrear.

Para inserir outras mídias como fonte de tráfego, clique em “Adicionar instrução “OR“. Veja no exemplo abaixo:

Para verificar se está tudo certo com sua segmentação e avaliar os dados de tráfego de cada mídia adicionada, clique em “Testar Segmento“. Por fim, basta clicar em “Salvar Segmento”.

Lembre-se, você pode usar este procedimento para avaliar o tráfego das principais mídias sociais, de mídias sociais específicas etc. e depois comparar os relatórios. Por exemplo, para avaliar uma variedade de mídias sociais de uma só vez, não é necessário criar diversos segmentos ou incluir vários origens no relatório. Em “Novo Segmento Avançado“, seleciona a opção “Ação do Evento” e coloque “Origem” . Ao lado, onde está escrito “Que Contém“, coloque a opção “RegExp Correspondente” e, por fim, na parte branca, escreva o nome das mídias que deseja rastrear usando parênteses “()” e separando sem espaço usando a barra vertical “|”.

Exemplo:

(twitter|t.co|hootsuite|tweetdeck|bit.ly|facebook|plus.url.google|linkedin|youtube|flickr)

4) Análise

Pronto! Agora basta avaliar os dados rastreados e transformá-los em conhecimento através de análises comparativas e adição de contextos e interpretações. Para comparar tráfegos, por exemplo, você pode ir em “Fontes de Tráfego“, clicar em “Segmentos Avançados” e selecionar os segmentos que deseja comparar. Veja abaixo:

Fonte: papercliq

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