Marketing digital: o que você precisa saber para começar a usar!
Você está querendo vender mais, mas não sabe o que fazer? Investir no online para alavancar as vendas pode ser o caminho! E, com essas dicas de Marketing Digital, você estará pronto para dar o primeiro passo.
Usar a internet para divulgar seus produtos e serviços já deve estar no seu radar de empreendedor. Mas, vender mais pelas redes sociais também precisa de planejamento e dedicação.
Ter um perfil e postar fotos bonitas não basta! O marketing digital vai além e você deve estar preparado para dominar as estratégias.
Por que dicas de marketing digital são importantes para o meu negócio?
Porque as estratégias de marketing digital são essenciais para alavancar as vendas do seu negócio. Mas, é importante reforçar que todas as ferramentas tem suas particularidades e também necessitam de planejamento. Como dissemos, não é só criar um perfil e colocar fotos bonitas!
É preciso montar um plano de marketing digital, definir canais de conteúdo, criar um calendário de publicações e mais! A boa notícia é que tudo isso pode ser feito com investimento mínimo. Ou seja, seu orçamento não vai sofrer!
Marketing online é para todos?
Sim e não! Vamos explicar. Criar um perfil nas principais redes sociais e usar o alcance desses canais para divulgar seus produtos e serviços é para todos.
Mas, trabalhar o marketing digital com estratégias definidas, planejamento e organização, exige trabalho e dedicação por parte do empreendedor. Neste ponto, nem todos estão dispostos.
Se você quer, realmente, vender mais na internet e fazer o negócio crescer, deve estar no segundo grupo.
Como vender mais pela internet? 6 passos para começar
Confira 6 dicas para começar suas estratégias de marketing digital.
1. Faça um plano estratégico
O plano estratégico é o direcionamento para a área de marketing e comunicação.
Nele, é importante incluir os pontos fortes da sua empresa, os produtos mais vendidos, e tudo que influenciará na criação de conteúdos.
Aqui, você já pode começar a definir quais redes e canais vai usar. Mas, isso pode ser modificado depois!
2. Entenda quem é o público-alvo
Com quem você quer falar na internet? Dependendo da sua resposta, as ações serão diferentes. Se a persona é mais velha, provavelmente, você dará preferência ao Facebook e e-mail marketing.
Por outro lado, se for trabalhar com um público jovem, a persona será encontrada no TikTok e Instagram. Por isso, é tão importante entender quem é o seu público, pois assim, as ações serão mais assertivas e vender na internet se torna realidade!
3. Acompanhe seus concorrentes
Estudar o que os concorrentes estão fazendo pode te ajudar a perceber um “buraco”.
Por exemplo, se todos eles trabalham com lojas online e Instagram, você pode ir por outro caminho e investir no TikTok e em atendimento por WhatsApp.
É claro que essas decisões devem estar de acordo com o plano estratégico montado e a definição do público-alvo.
4. Defina prioridades e não dê um passo maior que a perna
É muito fácil ficar encantado com as diversas possibilidades que o marketing digital oferece. E-mail marketing, redes sociais, site, blog… se pudesse, você iria fazer tudo, certo?
Mas, calma! Um dos principais ensinamentos quando falamos de estratégias de comunicação é que ela deve ser mantida. Ou seja, quanto mais canais você abrir, mais contatos terá que controlar e responder.
Uma dica é criar etapas. Comece pelas redes sociais e, quando elas estiverem dominadas por você e sua equipe, inicie outro canal.
5. Seja facilmente encontrado
Não precisa estar em todo lugar. Mas, onde estiver, seja visto. Escolha fotos e nomes que chamem atenção do usuário.
Compartilhe o link sempre que possível e avise aos clientes sobre o novo canal de comunicação. Se você trabalha com delivery ou entrega de produtos, não deixe de colocar essa informação na divulgação para atrair mais clientes!
6. Analise, repense e reorganize
As estratégias precisam ser acompanhadas. Você não precisa saber tudo de marketing digital para analisar aquilo que está dando certo e o que não está.
Lembre-se que o objetivo dos canais é vender mais e alcançar mais usuários. Portanto, de tempos em tempos (que pode ser uma vez ao mês), confira os números dos perfis.
Algumas das métricas de marketing digital são:
- Pessoas alcançadas;
- Visualizações;
- Taxa de engajamento;
- Usuários no site/blog.
Com os dados em mãos, esteja aberto a mudar de estratégia, trocar a forma de fazer conteúdo ou investir em alguma diferenciação, como abrir um novo canal, melhorar o atendimento ou renovar a cara do blog.
Estratégias de marketing digital para começar agora!
Agora que você já sabe o que deve fazer, vamos entender onde aplicar suas estratégias de marketing digital. Trouxemos 5 canais e seus principais diferenciais:
Redes sociais
Quando falamos de marketing digital, a primeira coisa que vem à mente são as redes sociais. Sem dúvidas, elas são importantes e merecem estar no seu planejamento estratégico.
Seus principais diferenciais são:
- Grande alcance de usuários;
- Possibilidade de mostrar fotos dos produtos;
- Capacidade de atingir diferentes públicos;
- Oportunidade de conversar diretamente com os seguidores.
Blog
Usar um blog para sua marca é uma estratégia de marketing de conteúdo avançada, mas que pode ser um grande diferencial para sua empresa.
Seus principais diferenciais são:
- Uso de conteúdo extenso para tutoriais e ensinamentos;
- Aplicação de técnicas de SEO para alcance orgânico;
- Construção de marca consolidada;
- Possibilidade de se tornar referência no mercado.
E-mail marketing
O e-mail marketing pode ser uma importante ferramenta para recuperação de clientes sumidos e fidelização daqueles que já estão com você há um tempo.
Seus principais diferenciais são:
- Personalização da mensagem;
- Envio de cupons exclusivos para determinados clientes;
- Divulgação de itens de forma específica;
- Contato pessoal e mais próximo com os usuários.
Mídia Paga
Apesar de você não precisar investir para usar as redes sociais, é sempre interessante separar uma parte do orçamento para a mídia paga. Patrocinar posts e links para atingir mais pessoas ainda é mais barato do que ações de marketing offline.
Seus principais diferenciais são:
- Baixo investimento necessário;
- Possibilidade de segmentar quem recebe sua mensagem;
- Facilidade de manutenção do conteúdo impulsionado.
Google Meu Negócio
Muita gente esquece dessa possibilidade. O Google Meu Negócio faz o seu negócio entrar no mapa, literalmente. Após fazer o cadastro, a loja aparece em todos os mapas do Google.
Seus principais diferenciais são:
- Aumenta a chance de ser encontrado na região;
- Traz credibilidade e confiança para o cliente;
- Melhora a posição nos resultados de pesquisa do Google.
Link de Pagamento PagBank: como vender mais pelas redes sociais?
Ficou claro com essas dicas de marketing digital que as redes sociais podem te ajudar a alavancar as vendas, certo? E não é só com o uso dos canais certos, não! Com o Link de Pagamento PagSeguro, é possível vender pelas redes sociais.
Nele, você pode adicionar todas as informações sobre a venda, como:
- Valor;
- Descrição;
- Foto do produto;
- Cobrança de frete;
- Parcelamento;
- Validade do link.
E a criação é super simples! Veja o passo a passo para ter seu link:
No super app PagBank:
- No super app PagBank, clique em “Vendas”;
- Escolha a opção “Link de Pagamento”;
- Vá em “Criar novo link”;
- Preencha o nome e valor da venda;
- Personalize o link com opção de frete e parcelamento;
- Clique em “Criar Link de Pagamento”.
No painel de controle, pelo computador:
- Faça login na conta PagSeguro pelo computador;
- No menu lateral, clique em “Vendas Online”;
- Selecione “Link de Pagamento e Botão”;
- Vá em “Criar novo link de pagamento e Botão”;
- Preencha as informações necessárias e personalize o link;
- Clique em “Criar Link de Pagamento”.
No aplicativo PagVendas:
- No aplicativo PagVendas, no canto superior esquerdo, vá em “Vendas Online”;
- Cliquem em “Link de Pagamento”, em seguida em “Criar link de pagamento”;
- Coloque as informações necessárias e clique em “Continuar”;
- Personalize o link com as informações adicionais;
- Vá em “Gerar link” para finalizar o processo.
E tudo isso, com a segurança que o PagSeguro oferece a você e ao seu cliente!