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Marketing digital: o que você precisa saber para começar a usar!

Você está querendo vender mais, mas não sabe o que fazer? Investir no online para alavancar as vendas pode ser o caminho! E, com essas dicas de Marketing Digital, você estará pronto para dar o primeiro passo.

Usar a internet para divulgar seus produtos e serviços já deve estar no seu radar de empreendedor. Mas, vender mais pelas redes sociais também precisa de planejamento e dedicação.

Ter um perfil e postar fotos bonitas não basta! O marketing digital vai além e você deve estar preparado para dominar as estratégias.

Por que dicas de marketing digital são importantes para o meu negócio?

Porque as estratégias de marketing digital são essenciais para alavancar as vendas do seu negócio. Mas, é importante reforçar que todas as ferramentas tem suas particularidades e também necessitam de planejamento. Como dissemos, não é só criar um perfil e colocar fotos bonitas!

É preciso montar um plano de marketing digital, definir canais de conteúdo, criar um calendário de publicações e mais! A boa notícia é que tudo isso pode ser feito com investimento mínimo. Ou seja, seu orçamento não vai sofrer!

Marketing online é para todos?

Sim e não! Vamos explicar. Criar um perfil nas principais redes sociais e usar o alcance desses canais para divulgar seus produtos e serviços é para todos.

Mas, trabalhar o marketing digital com estratégias definidas, planejamento e organização, exige trabalho e dedicação por parte do empreendedor. Neste ponto, nem todos estão dispostos.

Se você quer, realmente, vender mais na internet e fazer o negócio crescer, deve estar no segundo grupo.

Como vender mais pela internet? 6 passos para começar

Confira 6 dicas para começar suas estratégias de marketing digital.

1. Faça um plano estratégico

plano estratégico é o direcionamento para a área de marketing e comunicação.

Nele, é importante incluir os pontos fortes da sua empresa, os produtos mais vendidos, e tudo que influenciará na criação de conteúdos.

Aqui, você já pode começar a definir quais redes e canais vai usar. Mas, isso pode ser modificado depois!

2. Entenda quem é o público-alvo

Com quem você quer falar na internet? Dependendo da sua resposta, as ações serão diferentes. Se a persona é mais velha, provavelmente, você dará preferência ao Facebook e e-mail marketing.

Por outro lado, se for trabalhar com um público jovem, a persona será encontrada no TikTok e Instagram. Por isso, é tão importante entender quem é o seu público, pois assim, as ações serão mais assertivas e vender na internet se torna realidade!

3. Acompanhe seus concorrentes

Estudar o que os concorrentes estão fazendo pode te ajudar a perceber um “buraco”. 

Por exemplo, se todos eles trabalham com lojas online e Instagram, você pode ir por outro caminho e investir no TikTok e em atendimento por WhatsApp.

É claro que essas decisões devem estar de acordo com o plano estratégico montado e a definição do público-alvo.

4. Defina prioridades e não dê um passo maior que a perna

É muito fácil ficar encantado com as diversas possibilidades que o marketing digital oferece. E-mail marketing, redes sociais, site, blog… se pudesse, você iria fazer tudo, certo? 

Mas, calma! Um dos principais ensinamentos quando falamos de estratégias de comunicação é que ela deve ser mantida. Ou seja, quanto mais canais você abrir, mais contatos terá que controlar e responder.

Uma dica é criar etapas. Comece pelas redes sociais e, quando elas estiverem dominadas por você e sua equipe, inicie outro canal.

5. Seja facilmente encontrado

Não precisa estar em todo lugar. Mas, onde estiver, seja visto. Escolha fotos e nomes que chamem atenção do usuário.

Compartilhe o link sempre que possível e avise aos clientes sobre o novo canal de comunicação. Se você trabalha com delivery ou entrega de produtos, não deixe de colocar essa informação na divulgação para atrair mais clientes!

6. Analise, repense e reorganize

As estratégias precisam ser acompanhadas. Você não precisa saber tudo de marketing digital para analisar aquilo que está dando certo e o que não está.

Lembre-se que o objetivo dos canais é vender mais e alcançar mais usuários. Portanto, de tempos em tempos (que pode ser uma vez ao mês), confira os números dos perfis.

Algumas das métricas de marketing digital são:

  • Pessoas alcançadas;
  • Visualizações;
  • Taxa de engajamento;
  • Usuários no site/blog.

Com os dados em mãos, esteja aberto a mudar de estratégia, trocar a forma de fazer conteúdo ou investir em alguma diferenciação, como abrir um novo canal, melhorar o atendimento ou renovar a cara do blog.

Estratégias de marketing digital para começar agora!

Agora que você já sabe o que deve fazer, vamos entender onde aplicar suas estratégias de marketing digital. Trouxemos 5 canais e seus principais diferenciais:

Redes sociais

Quando falamos de marketing digital, a primeira coisa que vem à mente são as redes sociais. Sem dúvidas, elas são importantes e merecem estar no seu planejamento estratégico.

Seus principais diferenciais são:

  • Grande alcance de usuários;
  • Possibilidade de mostrar fotos dos produtos;
  • Capacidade de atingir diferentes públicos;
  • Oportunidade de conversar diretamente com os seguidores.

Blog

Usar um blog para sua marca é uma estratégia de marketing de conteúdo avançada, mas que pode ser um grande diferencial para sua empresa.

Seus principais diferenciais são:

  • Uso de conteúdo extenso para tutoriais e ensinamentos;
  • Aplicação de técnicas de SEO para alcance orgânico;
  • Construção de marca consolidada;
  • Possibilidade de se tornar referência no mercado.

E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma importante ferramenta para recuperação de clientes sumidos e fidelização daqueles que já estão com você há um tempo.

Seus principais diferenciais são:

  • Personalização da mensagem;
  • Envio de cupons exclusivos para determinados clientes;
  • Divulgação de itens de forma específica;
  • Contato pessoal e mais próximo com os usuários.

Mídia Paga

Apesar de você não precisar investir para usar as redes sociais, é sempre interessante separar uma parte do orçamento para a mídia paga. Patrocinar posts e links para atingir mais pessoas ainda é mais barato do que ações de marketing offline.

Seus principais diferenciais são:

  • Baixo investimento necessário;
  • Possibilidade de segmentar quem recebe sua mensagem;
  • Facilidade de manutenção do conteúdo impulsionado.

Google Meu Negócio

Muita gente esquece dessa possibilidade. O Google Meu Negócio faz o seu negócio entrar no mapa, literalmente. Após fazer o cadastro, a loja aparece em todos os mapas do Google.

Seus principais diferenciais são:

  • Aumenta a chance de ser encontrado na região;
  • Traz credibilidade e confiança para o cliente;
  • Melhora a posição nos resultados de pesquisa do Google.

Link de Pagamento PagBank: como vender mais pelas redes sociais?

Ficou claro com essas dicas de marketing digital que as redes sociais podem te ajudar a alavancar as vendas, certo? E não é só com o uso dos canais certos, não! Com o Link de Pagamento PagSeguro, é possível vender pelas redes sociais. 

Nele, você pode adicionar todas as informações sobre a venda, como:

  • Valor;
  • Descrição;
  • Foto do produto;
  • Cobrança de frete;
  • Parcelamento;
  • Validade do link.

E a criação é super simples! Veja o passo a passo para ter seu link:

No super app PagBank:

  1. No super app PagBank, clique em “Vendas”;
  2. Escolha a opção “Link de Pagamento”;
  3. Vá em “Criar novo link”;
  4. Preencha o nome e valor da venda;
  5. Personalize o link com opção de frete e parcelamento;
  6. Clique em “Criar Link de Pagamento”.

No painel de controle, pelo computador:

  1. Faça login na conta PagSeguro pelo computador;
  2. No menu lateral, clique em “Vendas Online”;
  3. Selecione “Link de Pagamento e Botão”;
  4. Vá em “Criar novo link de pagamento e Botão”;
  5. Preencha as informações necessárias e personalize o link;
  6. Clique em “Criar Link de Pagamento”.

No aplicativo PagVendas:

  1. No aplicativo PagVendas, no canto superior esquerdo, vá em “Vendas Online”;
  2. Cliquem em “Link de Pagamento”, em seguida em “Criar link de pagamento”;
  3. Coloque as informações necessárias e clique em “Continuar”;
  4. Personalize o link com as informações adicionais;
  5. Vá em “Gerar link” para finalizar o processo.

E tudo isso, com a segurança que o PagSeguro oferece a você e ao seu cliente!