Image

Inbound Marketing para e-commerce: 5 dicas para alavancar as vendas da sua loja virtual

Já ouviu falar em Inbound Marketing para ecommerce?

Nos últimos anos, o maior acesso a Internet tem moldado as nossas decisões diárias, principalmente em se tratando dos nossos hábitos de consumo.

Assim, com o smartphone na palma da mão, as pessoas podem pesquisar determinado produto ou serviço a qualquer momento, comparando marcas, preços e avaliações de outros compradores.

Tendo isso em vista, os esforços de marketing devem ser ajustados para responder a essas mudanças. E é aí que entra o Inbound Marketing.

Neste artigo você vai entender melhor o que são essas técnicas e conferir 5 dicas de Inbound Marketing para ecommerce que prometem alavancar as vendas da sua loja virtual.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing consiste em um conjunto de estratégias que têm como objetivo ajudar potenciais clientes a encontrar sua marca nos estágios iniciais do funil de vendas, conduzindo-o por todas as etapas e influenciando suas futuras decisões de compra.

No Inbound, a ideia é que, voluntariamente, o seu prospect chegue até você e não o contrário. Por isso, procura-se despertar no futuro cliente o interesse espontâneo pelos produtos e serviços que a sua empresa tem a oferecer. Entregando valor e conquistando sua confiança.

Para isso, recorre-se a estratégias como marketing de conteúdo, blog posts, e-mail marketing, técnicas para otimização de buscas online (SEO), redes sociais e muito mais. Tudo isso para criar reconhecimento de marca e atrair novos negócios.

O Inbound Marketing vem ganhando força porque, além de ser mais barato que o marketing tradicional, ele dá ao consumidor exatamente as respostas que ele procura no momento exato em que ele precisa. Isso cria confiança, reputação e autoridade em qualquer nicho em que o seu negócio esteja atuando.

A chave para o Inbound Marketing é conseguir criar uma estratégia de conteúdo que esteja devidamente adaptada à sua buyer personaE também à etapa em que ela se encontrado ciclo de compra. Ao fazer isso, você estará oferecendo um conteúdo de extremo valor direcionado para esse visitante específico.

Dessa forma, você consegue gerar leads mais qualificados, encurtar o ciclo de compras e construir uma relação de confiança.

5 dicas de Inbound Marketing para ecommerce

Agora que você já está mais por dentro sobre o que é Inbound Marketing, é hora de descobrir quais dicas de Inbound Marketing para ecommerce você pode implementar para impulsionar as vendas da sua loja virtual.

1 – Pesquise sobre seus concorrentes

Dando início às nossas dicas de Inbound Marketing para loja virtual, é imprescindível que você saiba o que os seus concorrentes andam fazendo.

  • Quais estratégias de marketing eles estão adotando?
  • Quais ferramentas eles utilizam?
  • Como é a linguagem que eles adotam para se comunicar com o público?
  • Eles estão presentes em quais redes sociais?
  • Como é o conteúdo das mensagem?
  • Quais palavras-chave eles costumam utilizar?

Essas e outras perguntas podem te ajudar a melhorar suas próprias campanhas. Para isso, analise o que funciona e o que não funciona para seus concorrentes.

2 – Atente-se ao conteúdo de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de Inbound Marketing para loja virtual. No entanto, é preciso saber usá-la para conseguir usufruir de seus benefícios

Não basta simplesmente coletar uma lista enorme com endereços de e-mail. Você precisa enviar mensagens relevantes e regulares.

Há muitas ocasiões que são perfeitas para enviar e-mails marketing. Por exemplo:

  • E-mail de boas-vindas após o cliente finalizar uma compra;
  • Códigos de promoções exclusivas;
  • Boletins informativos periódicos alertando sobre novos produtos, descontos e dicas.

Quer conhecer algumas dicas de e-mail marketing? Então, confira este infográfico:

Inbound Marketing para ecommerce

3 – Abrace a personalização

A personalização é outra tática de Inbound Marketing eficaz para impulsionar as vendas do seu ecommerce.

Experiências personalizadas são oferecidas ao visitante de acordo com dados comportamentais e preferências passadas.

Você pode, por exemplo, utilizar a localização para oferecer uma experiência personalizada. Se você tem uma loja virtual que comercializa artigos de vestuário para todo o Brasil, é mais eficaz oferecer regata e bermudas para quem mora em regiões mais quentes e casacos para quem habita localidades de temperaturas mais baixas.

4 – Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC – User Generated Content) é uma ótima estratégia de Inbound Marketing para loja virtual que pode implementar no seu negócio.

Quando potenciais clientes percebem que pessoas como eles compram e estão satisfeitos com os produtos da sua marca, eles se sentirão mais confiantes para fazer o mesmo.

Uma pesquisa da Nielsen mostrou que 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações online, fazendo desta a terceira maior fonte de confiança no momento da compra

O UGC pode assumir várias formas. Um dos tipos mais eficazes de UGC são as imagens que as marcas postam em suas redes sociais dos clientes que realmente usam seus produtos, geralmente acompanhado de um comentário satisfeito.

5 – Otimize seu site para celular

Dados do SPC Brasil mostram que 74% dos brasileiros utilizam o celular para fazer compras pela internet.

Nesse sentido, otimizar sua loja para dispositivos móveis significa mais do que ter um design responsivo. É preciso pensar na experiência que ele vai ter com o seu site do começo ao fim do processo de compra.

Por exemplo, um botão “adicionar ao carrinho” maior em todas as páginas de produtos torna mais a inclusão de itens no carrinho, evitando que o usuário tenha que sempre aumentar o zoom.

Você também pode apresentar suas imagens em um formato diferente, tornando o carregamento das fotos do produto mais rápido.

Quer mais algumas dicas de marketing para ecommerce? Então, assista a este vídeo do Ecommerce na Prática:

Gostou das nossas dicas de Inbound Marketing para ecommerce? Então não perca mais tempo e coloque-as em prática para aumentar as vendas da sua loja virtual.