Como Fazer Seu E-commerce Brilhar com SEO: Guia Completo
Estratégias de SEO para E-commerce permitem que seus produtos sejam encontrados online no momento em que consumidores em potencial estão procurando por eles.
Neste Guia Fundamental de SEO para E-commerce, mostramos todos os passos que você precisa seguir para chegar ao topo dos resultados da pesquisa orgânica do Google e aumentar a visibilidade, a autoridade e, consequentemente, as vendas da sua loja virtual.
Nesta edição, não poderíamos deixar de lado o tópico do momento: Inteligência Artificial. Portanto, incluímos uma análise dedicada ao futuro das buscas com a chegada dos resultados de pesquisa com SGE (Search Generative Search) do Google.
Outra novidade é a seção “SEO para E-commerce além do tradicional” onde abordamos tópicos como Google Shopping Graph, Product Knowledge Panels e Merchant Listings. Tópicos diretamente relacionados com o futuro das SERPs geradas por inteligência artificial.
Os pequenos e médios lojistas, especialmente, têm muito a ganhar com as técnicas de SEO para E-commerce. No ranking do Google, você pode ultrapassar a concorrência e até competir com grandes marcas, sem precisar investir diretamente nesse espaço de mídia para a sua loja.
No universo do comércio eletrônico, conquistar esse espaço no buscador mais usado do mundo é valioso. Nas pesquisas dos consumidores, eles apresentam diferentes intenções de busca, que demonstram o que ele quer encontrar naquele momento.
Ao longo da jornada de compra, as intenções de busca podem ser informacionais, transacionais, navegacionais ou locais.
Então, se você entender o que os usuários querem encontrar, conforme as palavras que utilizam nos buscadores, a sua loja pode aparecer com a melhor resposta para o que eles pesquisam, exatamente no momento em que eles precisam dela.
Essa resposta, dependendo da intenção de busca no momento, pode ser o seu produto, a dica que você deu no seu blog, a localização física do seu negócio.
O que importa é responder à intenção de busca e entregar o que o usuário quer saber, enquanto o site oferece a melhor experiência de interação e navegação.
Como você vai ver, essa é a base do SEO para E-commerce. Vamos detalhar tudo isso a partir de agora!
O que é SEO para E-Commerce?
SEO para e-commerce é o conjunto de técnicas de otimização de páginas de uma loja virtual, a fim de fazê-la obter melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca e aumentar o tráfego e as vendas originárias desse canal.
SEO — do inglês Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas — deve assegurar os objetivos do cliente por meio de estratégias que permitem conquistar bom posicionamento orgânico na página de resultados de um mecanismo de busca.
No caso de um comércio eletrônico, a meta final é a conquista de mais vendas.
Em um mundo cada vez mais focado na internet, é natural que práticas para aumentar o posicionamento de uma loja virtual façam a diferença na receita da empresa. Explicaremos melhor a relevância de aplicar boas práticas de SEO para e-commerce abaixo.
A importância do SEO para Lojas Virtuais
Cada vez mais as compras passam pela internet. Mais especificamente, elas passam pelas pesquisas no Google, o buscador usado para pesquisar desde o preço de um sapato até dicas de como decorar quarto de bebê gastando pouco.
A terceira edição da State Of Search Brasil, realizada pela Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box, mostra isso em dados. Segundo a pesquisa, 86% dos consumidores fazem uma pesquisa no Google ou outros buscadores antes de realizar uma compra em lojas físicas, ou de carregar o carrinho virtual com smartphones e notebooks.
Além disso, 70% das pessoas utilizam o Google para pesquisar produtos para comprar e 47% para efetivamente comprar — além de outros motivos, como pesquisar informações, estudar e trabalhar. Assim, fica claro como o Google é um canal essencial na jornada de compra do consumidor.
Esse comportamento de consumo, cada vez mais voltado para o online, tende ainda a se intensificar. O estudo Market Review, realizado pela Bornlogic em parceria com a Opinion Box, revelou que a frequência de compra pela internet aumentou 71% em 2021 e que 49% pretendiam comprar ainda mais no comércio eletrônico em 2022. Esses dados nos permitem inferir que essa crescente compra em lojas online é tendência.
Portanto, quem trabalha com e-commerce ainda tem muito espaço para crescer e muitos clientes para conquistar. Com o SEO, é possível impulsionar ainda mais esse crescimento.
Os 6 Pilares do SEO aplicados ao Comércio Eletrônico
Agora, vamos apresentar a você os 6 Pilares fundamentais para entender como fazer SEO para e-commerce.
Aqui na Hedgehog Digital, aplicamos essa metodologia em todos os projetos de clientes do Brasil e do exterior. Ao todo, mais de 100 lojas virtuais no Brasil, Reino Unido e Europa já testaram e comprovaram os resultados.
Foi utlizando essa metodologia que conquistamos o primeiro case de SEO para e-commerce validado pela Semrush.
As versões anteriores deste guia foram estruturadas com base nos 6 pilares. Na primeira edição listamos os 6 pilares em ordem de importância. Já em 2022 organizamos em ordem de execução para facilitar a implementação das estratégias e táticas.
Nesta edição continuamos utilizando os 6 Pilares do SEO, mas decidimos mudar a estrutura para ficar ainda mais fácil de você seguir a metodologia e implementar as estratégias e táticas que irão aumentar a visibilidade, construir autoridade e aumentar as vendas da sua loja virtual.
Planejamento Estratégico de SEO para E-commerce
“Esqueça as fórmulas mágicas e os checklists milagrosos dos Gurus”
Todo projeto de SEO para ecommerce deve começar com detalhado planejamento estratégico.
Não existe fórmula mágica: cada plataforma de e-commerce tem as suas peculiaridades, que devem ser analisadas para traçar um plano, antes de aplicar as técnicas de otimização.
Nesta primeira etapa, você deve passar pela Auditoria SEO, pelo Marketing & Measurement Plan (plano de marketing e mensuração) e pelo Organic Growth Forecast (projeção de crescimento orgânico). A seguir, vamos explicar cada um desses pontos.
Auditoria SEO
A Auditoria SEO serve para fazer um diagnóstico do site e definir prioridades de otimização. Afinal, os fatores de rankeamento do Google são os mesmos para todos os sites, mas cada um tem uma realidade diferente.
Por isso, a auditoria é essencial para definir as estratégias de SEO em cada projeto. Para executá-la, considere os seguintes pontos:
- Cenário Atual;
- Análise Competitiva;
- Análises Técnicas;
- Análises de UX;
- Análises On-page;
- Análises de Autoridade e Popularidade
- Roadmap de SEO a.ka. Plano de Ação
Com o resultado das análises, é hora de estruturar o planejamento de forma que fique claro quais serão as estratégias, táticas e indicadores do projeto.
Marketing and Measurement Plan
O Marketing and Measurement Plan é o plano que sintetiza todas as estratégias, táticas, métricas e KPIs (indicadores-chave de performance) do projeto.
As definições devem ser colocadas em um painel, para que sejam compartilhadas com todos os envolvidos. Veja abaixo um exemplo de como estruturar o plano:
As estratégias e táticas são definidas a partir dos objetivos de negócio da empresa. Comece a estruturar o plano fazendo a seguinte pergunta: “Como o SEO pode ajudar o e-commerce X a atingir seus objetivos de negócio?”
Projetando o ROI de SEO – Organic Growth Forecast
“Em quanto tempo teremos resultados com SEO?”
Sem dúvida, essa é a pergunta que não quer calar nos projetos de SEO. Principalmente no e-commerce, os sites querem ter resultados mais rápidos, mas as otimizações tendem a dar resultados apenas no médio ou longo prazo.
Para reduzir essa ansiedade, utilizamos a metodologia desenvolvida pelos cientistas de SEO da Hedgehog Digital, chamada de OGF (Organic Growth Forecast).
Com ela, é possível projetar o potencial de crescimento e até o ROI de SEO, utilizando métricas como volume, pesquisa, taxa de cliques orgânicos e pagos, posicionamento médio, CTR, taxa de conversão e ticket médio.
Na planilha do OGF, que está com novo layout, você pode fazer a clusterização de palavras, que permitem projetar o crescimento com mais precisão.
Você também pode isolar a projeção por intenção de busca e estimar o crescimento apenas com Keywords transacionais.
Otimize a plataforma de e-commerce para receber o Googlebot
Um dos maiores desafios de um projeto de SEO para Lojas Virtuais é a otimização da plataforma. Na maioria das vezes o acesso ao código-fonte é limitado ou quase nulo, dificultando as otimizações técnicas.
Aqui na Hedgehog, desenvolvemos e aplicamos o conceito da Tríade Técnica do SEO que visa garantir três elementos básicos que quase toda plataforma permite otimizar, são eles:
- Acesso dos bots
- Semântica do código
- Performance
Acesso dos bots
Rastreamento, renderização e indexação são os três princípios do SEO técnico, de acordo com a forma como os bots trabalham.
Primeiramente, o robô precisa ter permissão para rastrear uma página — e você precisa garantir que a página esteja visível e acessível. Depois disso, o bot renderiza e indexa a página na sua lista, conforme a leitura que ele fizer dela.
Nesse processo, os seguintes elementos de SEO técnico podem influenciar no acesso dos bots ao site:
- Robots.txt file
- XML Sitemap
- Canonical Tag
- HTML Language Declaration
- Crawl Budget Optimisation
- Menus de Navegação
- Breadcrumbs
- Paginação
- Testes de renderização
Semântica do código
Para rastrear, renderizar e indexar uma página, o código-fonte deve ser organizado de maneira adequada. A intenção é facilitar que o robô entenda o conteúdo da sua página, para que a indexe corretamente e que ela apareça nas buscas certas.
Portanto, foque na otimização dos seguintes elementos:
- Ordem das tags na <head>
- Meta Tags
- Meta viewport
- Meta Open Graph Tags
- Twitter Cards
- Heading tags structure (page by page)
- Structured Data
- CSS and JS Externalised
- W3C Compliances
Performance
A performance, terceiro elemento-chave do pilar do SEO Técnico, refere-se à velocidade de carregamento.
Se o consumidor digital quer agilidade, as suas páginas devem carregar rapidamente. Um atraso de alguns milissegundos pode fazer o visitante desistir da compra.
O Google sabe que o usuário tem pressa e criou um conjunto de métricas, chamadas de Core Web Vitals, que medem a experiência de carregamento de uma página.
Essas métricas avaliam a velocidade de carregamento, a capacidade de resposta às interações do usuário e a estabilidade visual enquanto a página carrega.
A velocidade, a resposta e a estabilidade de um e-commerce estão diretamente relacionadas à plataforma de vendas. Mas algumas orientações básicas valem para qualquer uma:
- Compressão de imagens;
- Utilização de imagens de próxima geração. ou seja, webp;
- Compactação arquivos HTML, CSS e JS;
- Unificação arquivos CSS;
- Unificação arquivos de JS;
- Utilização correta de uma CDN;
- Redução do tempo de resposta do servidor;
- Controle de Cache;
- Balanceamento de carga;
- VPS;
Aprimore a UX com foco no Google Page Experience
A experiência do usuário (UX ou user experience) é o foco do Google. O buscador quer que os sites otimizem suas páginas primeiramente para as pessoas, não para os robôs.
E o Google sabe quando isso é bem feito, já que as métricas de engajamento passam pelas análises do algoritmo.
Quando os usuários interagem com uma página, encontram o que gostariam e realizam o seu objetivo, o buscador entende que o site oferece uma boa UX e merece uma boa posição no ranking. Isso tende a ser um fator de ranqueamento cada vez mais importante.
O Guia de SEO para Iniciantes do Google, que é uma referência para os profissionais de SEO e já existe há anos, mostra que não é de hoje que o buscador valoriza UX:
“Você precisa criar seu site para beneficiar os usuários, e otimizar para cada vez mais melhorar a experiência deles. Um desses usuários é o mecanismo de pesquisa, que ajuda outros usuários a descobrir seu conteúdo. Com SEO, você ajuda esses mecanismos de pesquisa a entender e apresentar seu conteúdo.”
Google Page Experience
Nos últimos anos, as informações a respeito da influência de UX no posicionamento orgânico ficaram mais claras. Em maio de 2021, o Page Experience do Google, que reúne uma série de fatores de ranqueamento sobre a experiência na página, entrou em vigor.
Apesar do Page Experience ter sido rebaixado de Ranking System para Ranking Signals, ainda é extremamente importante ter o maior número de páginas possíveis da sua loja virtual aprovadas, tanto no mobile quanto no desktop.
Core Web Vitals
Otimizar as principais métricas da web (Core Web Vitals) das páginas de um e-commerce é fator determinante para ter as páginas aprovadas no Google Page Experience.
Mobile Friendly: seu e-commerce é responsivo?
Em relação à usabilidade mobile, pense mobile-first. É bem provável que seu e-commerce já esteja no Mobile First Index e que só o Googlebot-smartphone esteja rastreando seu site.
O que isso quer dizer?
Que a versão mobile das páginas do seu e-commerce é o que importa mais para o Google.
Portanto, garanta que as páginas carreguem sem erros de usabilidade em dispositivos móveis e não sacrifique elementos do desktop para o mobile.
Um exemplo são os breadcrumbs, que normalmente são ocultados nas versões mobile. Isso prejudica a usabilidade e a rastreabilidade.
Portanto, pense primeiramente na criação e no desenvolvimento do site para os dispositivos móveis. Para garantir que a versão mobile esteja igual ou melhor otimizada que o desktop, utilize a mobile-first index tool da Merkle.
Segurança
O visitante de um site quer segurança para os seus dados e a sua navegação. No SEO para lojas online, a segurança é ainda mais importante, porque os sites lidam com dados sensíveis dos consumidores, como endereço, CPF e cartão de crédito.
Não é por acaso que a navegação segura é uma das métricas de Page Experience, que o Google utiliza para avaliar a experiência que uma página recebe e, é claro, posicioná-la nos resultados do buscador.
Para garantir a segurança do usuário, é preciso instalar o certificado de segurança — o famoso SSL — e utilizar o protocolo HTTPS. Esses elementos garantem a exibição daquele cadeado na barra do navegador, que mostra que a conexão é segura.
Além disso, certifique-se de que o código não tenha brechas de segurança como:
- Servidor sem a função HSTS;
- Links para páginas sem SSL;
- Links relativos.
No caso da Acessibilidade é preciso ir um pouco mais além do que garantir que o CLS (cumulative layout shift) fique abaixo de 0,1.
Dê atenção ao report do Lighthouse e considere trabalhar com ferramentas como Accessibe, que ajustam a acessibilidade do sua loja virtual de forma automática utilizando machine learning.
Otimização de Páginas a.k.a SEO On-page
Na Hedgehog Digital, utilizamos uma metodologia que já ajudou dezenas de empresas a criar conteúdos relevantes e conquistar a sua audiência. Seguimos estes passos:
- Descrições de produtos
- Textos de apoio para categorias
- Dúvidas frequentes (FAQs)
- Blog
Pesquisa de palavras-chave
Antes de produzir qualquer conteúdo, comece por uma pesquisa de palavras-chave. Para isso, é de suma importância entender sobre a intenção de busca dos usuários. São 4 os tipos de intenção que devemos considerar:
- Informacional;
- Comercial;
- Transacional;
- Navegacional.
As palavras-chave revelam as intenções que estão por trás de cada pesquisa dos usuários.
Com uma boa pesquisa de palavras-chave, você pode descobrir o que realmente os usuários estão querendo encontrar e como você pode otimizar o conteúdo para que eles encontrem nas suas páginas o que desejam.
Uma vez definidas as palavras-chave, é hora de relacioná-las com as páginas a serem otimizadas.
Para cada página, deve ser definida uma keyword principal, uma secundária, semanticamente relacionadas (LSI) e complementares, como você pode ver na planilha abaixo.
A partir da definição das keywords para cada página, é hora de preparar a otimização dos elementos on-page.
Já no Doc On-page é onde a otimização do conteúdo é definida:
- Textos de apoio;
- Descrição de produtos;
- FAQs;
- Otimização de imagens.
Melhores Práticas de Otimização de Imagens
Imagens são essenciais para o conteúdo da página e têm uma importante contribuição para a experiência do usuário, especialmente para o consumidor online, que se baseia muito em imagens para tomar suas decisões de compra.
Por isso, otimizá-las é uma das tarefas mais relevantes do SEO para E-commerce.
A intenção da otimização de imagens é ajudar o Googlebot a compreender o que aquela imagem representa, já que nem sempre o robô é capaz de compreender entendê-las sem a ajuda de textos e códigos.
Então, é importante que as otimizações tragam textos e palavras descritivas sobre as imagens, além das keywords (e suas variáveis) para as quais você deseja rankear.
Estes são os principais elementos de otimização de imagens:
- Nome do arquivo;
- Atributos Alt e Title;
- Tag figcaption (usada para compilar a legenda da foto);
- Textos próximos da imagem;
- Dados estruturados de imagens.
Otimização da Home
A otimização da home de um e-commerce nem sempre é voltada para palavras-chave transacionais, o foco deve ser voltado termos navegacionais, também conhecidos como branded keywords.
Portanto, analise a SERP para as palavras relacionadas ao nome da marca e garanta que os resultados são todos positivos.
Lembre-se o consumidor que busca pelo nome da marca, muitas vezes está buscando mais informações sobre ela.
Do ponto de vista técnico do SEO, geralmente, a home é a página mais autoritária e deve ser explorada estrategicamente para apontar links internos para as principais categorias e produtos.
Otimização de Páginas de Categorias (PLPs ou PDCs)
A seguir, trouxemos alguns modelos de otimização de páginas da categoria e produtos, com seus principais elementos: heading tags, conteúdo de apoio, elementos de navegação e seção de dúvidas frequentes.
Além do conteúdo é importante utilizar dados estruturados para aumentar a relevância semântica da página. Considere a inserção de Schema Markup de ItemList.
Otimização de Páginas de Produtos
Lembrando que do ponto de vista técnico é essencial utilizar a estruturação de dados de produtos com o máximo detalhamento possível.
Conteúdo Gerado Pelo Usuário (UGC)
O conteúdo gerado pelo usuário (ou user-generated content) se refere às avaliações e comentários sobre produtos e respostas aos artigos do blog.
Esse tipo de conteúdo é essencial para o SEO do seu e-commerce e para a experiência do consumidor digital.
Avaliações e comentários exercem influência direta na conversão. Produtos com boas avaliações vendem mais, porque os consumidores confiam no que outros clientes da loja têm a dizer — muito mais do que a própria loja falando de si mesma em seus posts e anúncios.
Além disso, cada avaliação e comentário conta como uma atualização e incentiva o Googlebot a voltar à página para rastrear e indexar o novo conteúdo. Ou seja, o UGC ajuda a terceirizar indiretamente a otimização das páginas de produtos.
Portanto, invista em uma ferramenta para coletar avaliações de produtos e crie estratégias para incentivá-las.
Construa a autoridade e a popularidade do seu E-commerce
EEAT para Lojas Virtuais
E.E.A.T. é a sigla para Expertise, Expertise, Authoritativeness e Thrustworthiness. Essas palavras se tornaram norteadoras para os profissionais de SEO desde que passaram a constar no Search Quality Rater’s Guidelines.
Basicamente, temos que mostrar ao Google e claro, aos usuários que eles podem confiar e comprar em nosso e-commerce:
Pontos de atenção:
- Deixe claro os dados cadastrais de sua empresa (CNPJ, Endereço, etc)
- Torne fácil o acesso ao SAC e áreas de atendimento ao consumidor
- Otimize a página quem somos
- Torne fácil o acesso às páginas de política de privacidade
- Tenha uma política de troca clara e de fácil acesso
Blog para E-commerce é importante?
Extremamente essencial. Além de gerar tráfego para a loja virtual, um blog ajuda a construir autoridade, gerar reconhecimento de marca e contribuir para as estratégias de links internos e externos.
A maioria das plataformas não permite criar um blog em um diretório (www.exemplo.com/blog). Mas não se preocupe: em um subdomínio (blog.exemplo.com), os benefícios são praticamente os mesmos.
John Mueller, especialista do Google, já explicou que o buscador trata diretórios e subdomínios da mesma forma, em termos de SEO.
O importante é definir uma estratégia focada em ajudar o consumidor a resolver problemas e responder às suas intenções de busca.
Assim, depois que o consumidor ler um artigo do seu blog, ele vai sentir confiança na sua marca e navegar por outras páginas do site até chegar nos seus produtos.
Topical Authority
Topical authority é uma das principais tendências de SEO. Cada vez mais, o algoritmo do Google valoriza sites que cobrem um tópico com autoridade.
O buscador entende, assim, que o site domina aquele assunto e pode responder da melhor forma às dúvidas dos usuários.
Por isso, no blog do e-commerce, procure criar artigos que cubram todos os assuntos dentro de um determinado tópico.
Quanto mais você escrever sobre um tópico, mais o Google entende que você é uma autoridade naquele tópico.
Mas é claro que não basta escrever apenas para ter volume de publicações. Todo artigo deve ter qualidade de escrita e responder a uma intenção de busca do usuário.
Além disso, eles precisam ser linkados entre si de forma estratégica, a fim de valorizar os principais artigos do tópico.
Não esqueça também de otimizar o SEO on-page em cada artigo, com palavras-chave que são esperadas para cobrir aquele tópico.
Link Building para Lojas Virtuais
No link building para e-commerce, geralmente, é mais difícil conseguir backlinks para páginas de categorias e produtos.
Isso acontece porque as pessoas e outros sites da web costumam criar links para páginas informativas, que ajudam a resolver alguma dúvida ou agregam algum conhecimento.
Por isso, vale a pena usar uma técnica chamada de Middle Man Strategy. Ela consiste em criar um ativo linkável, para onde os links externos devem ser apontados.
Nessa página, então, devem ser criados links para as páginas de categorias e produtos que você deseja ranquear.
O ativo linkável — que pode ser um post de blog, um infográfico ou um guest post, por exemplo — é o “middle man”, ou seja, o intermediário que leva os usuários até a página principal.
Perceba, portanto, que é aqui que o blog ganha ainda mais importância na estratégia de SEO para e-commerce.
No Middle Man Strategy, você também pode explorar a troca de links com parceiros comerciais e fornecedores.
Vídeo para e-commerce
O consumo de vídeos tem aumentado ano a ano. Basta abrir as redes sociais e os buscadores para perceber como eles estão dominando os conteúdos da internet.
No Google, os vídeos também têm ganhado destaque. Quando o buscador entende que a dúvida do usuário é melhor respondida por meio de vídeos, é esse formato de conteúdo que o algoritmo vai priorizar.
E, por isso, eles estão aparecendo cada vez mais nos resultados da busca.
Não por acaso, surgem mais e mais ferramentas para vídeos na internet. O Google, por exemplo, permite adicionar dados estruturados nas páginas de vídeo para indicar o formato do conteúdo e otimizar sua exibição na SERP.
Portanto, vale a pena se dedicar à produção e à otimização de vídeos para e-commerce. Você pode usá-los para complementar conteúdos do blog, fazer demonstrações de produtos, dar dicas de uso, fazer transmissões ao vivo e muito mais.
Monitoramento e Relatórios de SEO para E-commerce
“Contra dados não há argumentos.”– Bazon
Chegar às primeiras posições orgânicas e gerar milhões de visitas: esse é o seu objetivo com o SEO? Saiba que isso não importa muito ou quase nada para a sua loja virtual.
No final das contas, o que importa são as transações, a taxa de conversão, o ticket médio e, acima de tudo, a receita proveniente do tráfego de pesquisa orgânica.
É isso que você precisa monitorar para saber se o SEO para sua loja online está sendo efetivo.
Para monitorar tudo isso, existe uma ferramenta que é unanimidade: o Google Analytics (embora haja quem utilize outras ferramentas de web analytics, como o Adobe Analytics).
No Google Analytics, habilite os relatórios de e-commerce e configure o enhanced ecommerce, que são os relatórios avançados de comércio eletrônico, para obter dados ainda mais detalhados do comportamento de compra.
Crie dashboards com esses dados no Looker Studio e monitore continuamente os principais indicadores de performance da sua loja virtual.
KPIs de um projeto de SEO para E-commerce
- Posicionamento médio de palavras-chave transacionais
- Relação de tráfego Branded e Non-Branded
- Tráfego de pesquisa orgânica
- Transações a.k.a vendas
- Taxa de conversão
- Receita
SEO para E-commerce além do tradicional
Com mais de 35 Bilhões, sim eu disse bilhões de produtos listados, o Google Shopping é o maior comparador de preços do planeta terra.
Google Shopping Graph
O Shopping Graph é a maior base de dados de produtos e utiliza as listagens do Google Shopping para gerar sugestões de compra com base em requisitos mais complexos e também é utilizado para gerar SERP Features para auxiliar na tomada de decisão.Fonte do vídeo: Google
Product Knowledge Panels
Em suma Product Knowledge Panels são uma variação dos Knowledge Panels tradicionais, só que voltados para produtos.
Basicamente é um Knowledge Panel similar ao de Local e Marca com informações detalhadas sobre um determinado produto voltadas para ajudar o consumidor a tomar decisões de compra mais assertivas.
As informações dos PKP são extraídas do Google Manufacturer Center, Merchant Center e dados estruturados encontrados em páginas de produtos.
Merchant Listings
As famosas listas de produtos do Merchant Center possibilitam que seus produtos apareçam em diferentes plataformas do Google gratuitamente.
Se a sua agência de SEO ainda não te falou sobre isso, você está perdendo uma mega oportunidade de aparecer orgânica em diferentes produtos do Google, como por exemplo o Google Shopping sem ter que pagar nada por isso.
Qual a melhor plataforma de e-commerce é melhor para SEO?
Nem só de SEO vive um e-commerce, e muitos outros fatores devem ser levados em consideração na escolha de uma plataforma para a sua loja virtual.
Mas, considerando que boa parte das compras online passa por um buscador, o SEO deve ter um peso importante na escolha de uma plataforma de e-commerce.
Pensando nisso, avaliamos as principais plataformas do país em quesitos importantes do SEO para lojas online e reunimos as notas na tabela abaixo.
No SEO Técnico, por exemplo, avaliamos se e quanto é possível mexer no código das páginas em cada plataforma. Na Performance, verificamos a velocidade de carregamento
Observação: as avaliações acima são baseadas em métricas internas e em mais de 200 projetos de SEO para E-commerce realizados entre as plataformas listadas.
Ferramentas de SEO para Ecommerce
Existem inúmeras ferramentas de SEO para E-commerce que vão ajudar a gerenciar e impulsionar suas estratégias.
Elas servem para todas as etapas de otimização que já explicamos, desde a auditoria até o monitoramento.
Confira a seguir as principais ferramentas que o nosso Guia Fundamental de SEO para E-commerce indica para o seu trabalho:
Oportunidades de SEO para Ecommerce com Search Generative Experience
Eu não poderia deixar de lado o tópico mais comentado do momento em SEO, Search Generative Experience (SGE).
SGE são os novos resultados por inteligência artificial utilizando LLMs (large language models) para compreender a intenção de busca e gerar respostas com níveis de elaboração de detalhamento absurdamente incríveis.
Além das buscas informacionais, os resultados de pesquisa transacionais também foram turbinados com SGE e trazem informações detalhadas para ajudar o consumidor na tomada de decisão de compra.
Conforme observado pela Aleyda Solis, o Google tenta emular uma página de categoria para consultas de pesquisa transacionais genéricas que de certa forma desestimulam o usuário a clicar nos links tradicionais.
Entretanto, quando a busca é transacional de marca (commercial banded queries) os resultados de SGE proporcionam uma oportunidade para varejistas uma vez que a listagem de produtos contém produtos de diversos revendedores.
Com isso, as páginas de categorias do fabricantes perdem visibilidade na SERP como podem ver na imagem abaixo.
Conclusão
Por fim, é importante saber que Search Engine Optimization é um investimento, e os resultados não ocorrem da noite para o dia.
O retorno geralmente ocorre após os seis primeiros meses de trabalho. Portanto, quanto antes você começar a otimizar sua loja virtual, melhor.
No SEO para E-commerce, é importante planejar as estratégias de acordo com as principais datas do varejo.