Google Merchant Center: como funciona e como configurar

Google Merchant Center: como funciona e como configurar

O Brasil possui mais de 78,5 milhões de compradores online e o Google Merchant Center possibilita com estratégia de marketing digital alcançar o maior número possível desses usuários!

Desenvolvida pelo mecanismo de busca mais famoso de todo mundo, o Merchant Center permite que empreendedores cadastrem seus produtos no Google Shopping, garantindo não apenas mais um canal de vendas, como também maior visibilidade.

Se você deseja que seu produto seja entregue para milhares de pessoas, continue conosco nesse conteúdo! Aprenda como utilizar a ferramenta e aproveite todas as suas vantagens.

Google Merchant Center: como funciona e como configurar

Google Merchant Center: como funciona e como configurar

O que é Google Merchant Center?

O Google Merchant Center é uma ferramenta criada pelo buscador, a qual permite que as lojas digitais cadastrem seus dados e produtos no Google Shopping — plataforma de vendas.

Desse modo, sempre que os usuários pesquisarem por produtos disponíveis em sua loja, estes serão apresentados pela plataforma como uma das opções disponíveis.

Ademais, com o Google Merchant Center é possível disponibilizar mais informações sobre os produtos, serviços e até mesmo sobre sua loja, aumentando o poder de atração e persuasão do anúncio.

Recursos do Google Merchant Center

O Google Merchant Center é uma ferramenta completa para as lojas digitais que desejam aumentar o número de vendas.

Afinal, a plataforma não apenas disponibiliza os seus anúncios no sistema do Google Shopping, como também oferece os recursos necessários para que você possa criar publicações atrativas.

Descubra abaixo quais são esses recursos:

Faça upload de informações precisas sobre o produto

Quanto mais informações o seu anúncio possuir, maior será a segurança do cliente em continuar a compra.

Ao utilizar o Google Merchant Center, sua loja será capaz de adicionar o máximo de dados relacionadas a oferta, como:

  • Descrição do produto;

  • Características técnicas;

  • Preço;

  • Disponibilidade.

E o que mais você achar necessário para convencer o cliente de que a sua opção possui tudo que ele precisa!

Descubra mais insights

Com o Google Merchant Center, sua loja terá acesso a relatórios completos do desempenho dos produtos cadastrados em todas as plataformas relacionadas à ferramenta.

A partir dessas informações, será mais fácil entender quais estratégias estão gerando os resultados esperados e quais devem ser substituídas para que sua empresa alcance desempenhos cada vez melhores.

Além disso, a ferramenta disponibiliza insights acerca de outros dados que podem ajudar a melhorar as estratégias de negócio aplicadas, como o preço dos concorrentes.

Destaque as promoções

Você sabia que o Google é fonte de busca de ofertas de 40% dos compradores de todo mundo?

Caso seu produto esteja em promoção, com o Google Merchant Center é possível configurar esse valor especial, dando maior destaque para as ofertas e aumentando o poder de atração do seu anúncio.

Inclusive, a promoção pode ser aplicada tanto em apenas itens selecionados, como também todos os disponíveis em sua loja — realizando uma verdadeira queima de estoque.

Vantagens do Google Merchant Center

Além de disponibilizar os recursos acima, o Google Merchant Center também proporciona às lojas cadastradas excelentes benefícios — capazes de aumentar o número de vendas e o faturamento do negócio.

Descubra abaixo quais vantagens estão esperando pela sua empresa nessa ferramenta!

Venda seus produtos no mundo todo

O Google Shopping está disponível, atualmente, em mais de 90 países!

Assim, ao adicionar os produtos da sua loja a essa plataforma — aproveitando todos os recursos de personalização do Google Merchant Center — você tem a oportunidade de alcançar clientes em todo o mundo.

Para isso, é necessário configurar feeds de vários países no Google Merchant Center para que seu inventário seja exibido a compradores em potencial no exterior.

Melhore os resultados com oportunidades personalizadas

Além de ajudar a organizar os dados da sua loja virtual, o Google Merchant Center impacta diretamente os resultados do seu negócio!

Inclusive, a ferramenta possui uma página chamada “Oportunidades”, a qual oferece dicas e demais informações para te ajudar a aprimorar ainda mais os anúncios dos seus produtos e garantir um maior número de cliques.

Menor custo

O Google Analytics é a principal ferramenta de tráfego pago da internet, dado que garante aos seus usuários excelentes resultados — afinal, o Google é o mecanismo de busca mais usado do mundo!

Em contrapartida, os custos médios por clique dessa plataforma (a depender do anúncio) podem ser elevados, exigindo da empresa um alto investimento.

Uma excelente alternativa (e mais barata) para as lojas digitais é o Google Merchant Center!

Afinal, a ferramenta não apenas garante também bons resultados para as empresas, devido ao seu alto nível de visibilidade, como também exige investimentos menores.

Isso acontece, porque normalmente o custo médio por clique da plataforma é mais barato que o do Google Ads.

Remarketing dinâmico

O remarketing consiste em reaplicar determinada estratégia de marketing para o mesmo alvo — como uma pessoa que adicionou um item ao carrinho, mas não finalizou a compra — de modo a gerar novamente impacto e convencê-la a concluir o processo.

O e-mail marketing é a tática mais utilizada, com a qual é possível enviar mensagens e avisos diretamente para esses clientes.

Ao utilizar o Google Merchant Center, sua empresa pode utilizar o beta da plataforma de remarketing dinâmico, em que produtos visualizados em seu site são mostrados novamente aos clientes.

Por exemplo, imagine que uma pessoa clicou um tênis da sua loja, mas não concluiu a compra.

Com o remarketing dinâmico, esse anúncio será apresentado ao usuário enquanto ele navegar por páginas indexadas ao Google, lembrando o antigo interesse da pessoa sobre o produto e incentivando a compra.

Outra vantagem é que essa estratégia também possui custos menos elevados que as do marketing tradicional.

Alcance clientes no Google

Você sabia que mais de 3,5 bilhões de buscas são realizadas por dia no Google?

Ainda que nem todas sejam relacionadas com os produtos e serviços da sua loja, a visibilidade fornecida pela plataforma é bastante elevada.

Então, ao utilizar o Google Merchant Center, você poderá exibir as informações do seu comércio na maior plataforma de busca do mundo — aumentando o tráfego do site e o número de vendas.

Sem falar que essa ferramenta apresenta seus anúncios em outros serviços do Google, tanto nos canais pagos como nos gratuitos.

Resultados concretos

Segundo o site oficial do Google Merchant Center, os usuários dessa ferramenta tem a oportunidade de conquistar os seguintes resultados:

  • Aumento de 79% na visibilidade;

  • Aumento de 33% na receita do negócio;

  • Aumento de 232% nas visitas ao site da loja;

  • Aumento de 1,5 a 2 vezes no ROAS;

  • Aumento de 8% a 15% nas taxas de conversão;

  • 2 vezes mais vendas.

Como configurar o Google Merchant Center

Deseja aproveitar todos os benefícios que o Google Merchant Center tem a oferecer?

Então, é preciso aprender como configurar e utilizar essa ferramenta!

Mas, fique tranquilo, assim como as demais plataformas e soluções do Google, o Merchant Center possui uma interface simples e bastante intuitiva, permitindo que empreendedores utilizem seus recursos sem suporte técnico — garantindo, pelo menos, resultados básicos.

Aprenda abaixo como fazer essa configuração e alcançar ainda mais clientes para o seu negócio!

Criar conta

O primeiro passo para utilizar o Google Merchant Center é criar uma conta na plataforma.

O ideal é utilizar o mesmo e-mail e dados cadastrados no Google Ads, pois será mais fácil integrar essas ferramentas e organizar as suas estratégias.

Para criar essa conta, clique em “Fazer login no Merchant Center” e automaticamente a plataforma vai te encaminhar para a etapa de criação de contas.

No próximo passo, insira suas informações comerciais, como:

  • País de origem;

  • Nome da loja;

  • Fuso horário.

Não esqueça de configurar as formas de contato e clicar em aceitar os termos e condições.

Além disso, o Google Merchant Center pergunta quais são seus objetivos com a ferramenta e, em seguida, apresenta todas as configurações que já foram programadas.

Confira todos esses dados e clique em “Criar Conta”.

Agora, você já pode seguir para os próximos passos!

Atenção: uma vez criada a sua conta no Google Merchant Center, a conecte ao Google Ads, através da opção “Vinculação de contas”, disponível na primeira ferramenta!

Verificação de domínio

Antes de prosseguir com o cadastro dos produtos, é preciso verificar se você realmente é proprietário do domínio em que deseja anunciar.

Para concluir esse processo, você deve seguir esses passos:

  • Clique em “Configurar o Google plataformas”;

  • Escolha a opção ‘Website” e clique em “Coloque o URL do seu site”;

  • Em seguida, informe a URL do site da sua loja e selecione “Salvar”;

Caso o Google informe que seu domínio está “Não verificado” e “Não reinvindicado” — indicando estar disponível — selecione a opção “Eu tenho acesso ao meu servidor” e dê continuidade ao processo.

No próximo passo, clique em “Adicionar tag HTML” à minha página inicial e copie o código mostrado.

Em seguida, siga estas etapas:

  • Retorne ao painel da sua Loja Integrada, selecione “Visual” e “Incluir Código HTML”;

  • Na próxima página, clique em “Adicionar código”;

  • Adicione todas as informações relacionadas ao código copiado anteriormente;

  • A seguir, copie o código e clique em “Salvar Código HTML”;

  • Volte para a conta do Google Merchant e selecione a opção “Verificar URL”;

  • Por fim, selecione a opção “Reivindicar URL”.

Agora seu domínio já pode ser utilizado por seu site no Google Merchant Center.

Ah! Caso seu site já utilize o Google Ads, primeiramente faça a vinculação das contas e pule toda essa etapa de verificação de domínio.

Envio dos produtos

Agora que sua loja está devidamente adicionada e configurada no Google Merchant Center, está na hora de incluir na plataforma os produtos que você deseja exibir.

O primeiro passo é ativar a integração da sua loja, através das seguintes etapas:

  • Clique em “Produtos da loja que serão anunciados na integração XML”;

  • Escolha quais opções serão incluídas — todos os produtos da loja ou apenas os produtos da lista;

  • Salve as alterações;

  • Copie a URL que aparece, a qual te encaminhará até o feed de produtos da sua loja;

  • Retorne à página inicial do Google Merchant Center;

  • Clique em “Produtos” e em “Criar feed de produtos”;

  • Selecione o destino e idioma em “Informações básicas”;

  • Na opção “Nome e método de entrada”, dê um nome para seu feed, escolha um método de entrada, modo de configuração e conexão dos dados.

Agora, vamos finalizar as configurações do feed de vendas da sua loja, inserindo as seguintes informações:

  • Nome do arquivo — deve ser único;

  • Frequência de busca;

  • Horário da busca;

  • Fuso horário;

  • URL do arquivo — aquele copiado do painel da Loja Integrada.

Pronto! O Google Merchant Center está devidamente integrado à sua loja e você já poderá utilizar essa ferramenta.

Contudo, essa integração não é feita imediatamente pelo sistema.

Por isso, pode levar algumas horas até que o Google Merchant Center absorva todos os dados cadastrados, sobretudo se a quantidade de produtos adicionados tiver sido elevada.

Conclusão

O Google Merchant Center é a ferramenta que faltava para sua empresa conquistar mais clientes e aumentar o faturamento.

Portanto, implemente a plataforma em sua loja e perceba o desempenho do seu negócio se desenvolver a cada dia.

Mas, não esqueça de continuar investindo nas melhores estratégias de marketing digital, que vão te ajudar não apenas a aumentar a visibilidade da marca, como também sua autoridade e nível de referência no mercado.



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