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7 Ferramentas Super Poderosas Para aumentar as Vendas Online

Ferramentas para vendas online são plataformas digitais que otimizam e facilitam o processo de venda pela internet. Incluem plataformas de e-commerce, sistemas de pagamento online, ERP, CRM, ferramenta de logística, marketplaces e ferramentas de automação, potencializando a eficiência e alcance de negócios online

e-commerce é um mercado que surgiu da tecnologia. Por isso, é difícil ter sucesso no setor sem investir nela e se manter competindo na ponta pelo público-alvo do seu negócio. Dentro dessa necessidade tecnológica, as ferramentas para vendas online são a chave para ter mais visibilidade, vender mais e atender melhor. 

Descubra como esses recursos simplificam processos, ampliam sua presença online, impulsionam conversões e criam uma base sólida para o crescimento sustentável do seu negócio.

1. Plataformas de e-commerce

É totalmente viável criar uma loja virtual do zero: adquirir infraestrutura, registrar um domínio, desenvolver o layout do site e integrar um sistema de pagamento à logística.

Mas por que enfrentar todo esse processo quando já existem serviços prontos e eficientes para cada uma dessas etapas?

Estamos falando das plataformas de e-commerce, sistemas oferecidos geralmente em regime de assinatura (Software as a Service) que contam com uma suíte completa e pronta para usar com todas as necessidades de gestão de uma loja virtual.

Existem várias opções no mercado, como Magento, Wix e WooCommerce. Cada uma tem um escopo diferente, precificação e finalidade específicas. Mas todas permitem que você configure e gerencie um e-commerce de forma simplificada e sem perder muito tempo com a parte técnica do negócio.

Portanto, comece por aqui. Escolha entre as opções a que se encaixa melhor nas suas necessidades, sua capacidade de investimento e nos seus objetivos. Essa plataforma será sua porta de entrada para a inclusão de tecnologia na empresa.

2. Ferramentas de rastreabilidade e logística

Além de preço e mix de produtos, agilidade e eficiência na entrega são grandes vantagens competitivas no mercado de e-commerce. Que tal deixar a tecnologia dar à empresa essa força?

Sistemas de gestão de estoque permitem que gestores de e-commerce automatizem a organização de itens à disposição tanto para uma preparação rápida de pedidos quanto para a reposição dos produtos que estão acabando.

Por um lado, você nunca frustra seu cliente com itens fora de estoque. Por outro, a velocidade com que a compra vira uma entrega surpreenderá e conquistar o seu público.

3. Marketplaces

Os marketplaces são ferramentas muito populares atualmente para dar uma renda e uma visibilidade extra aos e-commerces — inclusive aqueles mais estabelecidos.

Nesse caso, grandes portais (como B2W, Amazon e Mercado Livre) oferecem a visibilidade de suas marcas como um chamariz e fornecem uma plataforma de gestão de vendas dentro de seus sistemas para a sua loja virtual.

A desvantagem desse modelo é a competição acirrada e a despersonalização da marca.

As maiores vantagens são a visibilidade e o alcance do produto em um portal já estabelecido. Como uma estratégia paralela de venda, é uma grande ideia.

E até, quem sabe, você não cria o seu próprio marketplace? As soluções oferecidas hoje nesse sentido podem permitir que você expanda exponencialmente seu negócio sem aumentar demais a operação necessária. Pode ser uma nova forma de ter sucesso no mercado de e-commerce.

4. CRM

O atendimento ao consumidor também é fator vital para o sucesso de lojas virtuais. Sabia que a tecnologia pode impulsionar esse lado do seu e-commerce?

CRMs são ferramentas para gestão do relacionamento com o cliente. Eles automatizam e estruturam o contato desde as vendas até o SAC, criando processos e protocolos otimizados que agilizem a resolução de problemas, resposta a dúvidas, etc.

O CRM pode, inclusive, se tornar uma origem de novas estratégias de comunicação. Como ele padroniza etapas de atendimento ao consumidor, pode gerar métricas interessantes sobre satisfação que ajudem você a conquistar ainda mais seus clientes.

5. Ferramentas de automação 

O marketing é uma etapa crucial para o sucesso do e-commerce. É a partir dele que você entenderá o seu cliente potencial e consolidar sua base de público fidelizado. Para ter essa capacidade, é preciso comunicação constante e focada.

Algumas estratégias de divulgação podem ser automatizadas como o e-mail marketing que é uma das que mais se beneficiam. Um e-commerce pode usar o e-mail para informar novidades, lembrar de carrinhos abandonados ou oferecer condições especiais para converter indecisos em clientes.

E isso funciona também para quem já foi convertido. O e-mail é uma grande ferramenta de remarketing, quando sua loja realimenta o desejo do cliente e busca sua fidelização.

A ferramenta pode automatizar mensagens disparadas por gatilhos específicos, como tempo ou visita a um produto. Com isso, você pode oferecer itens similares, descontos, pedir avaliações ou aproveitar outras oportunidades.

Assim, você cria uma relação duradoura com o cliente sem precisar de um esforço manual de comunicação. É um exemplo perfeito de como a tecnologia pode impulsionar uma loja virtual.

6. ERP

Um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema de gestão que centraliza, controla e automatiza processos em uma empresa. Ele centraliza dados e melhora a comunicação entre setores, otimizando a eficiência e facilitando decisões informadas. Em um e-commerce, o ERP é essencial para integrar funções como gestão de estoque, pedidos, finanças, recursos humanos e logística. 

Aqui estão algumas maneiras pelas quais um ERP pode beneficiar um e-commerce:

  • Integração de Processos;
  • Gestão de Estoque;
  • Automatização de Pedidos;
  • Contabilidade e Finanças;
  • Análise de Dados;
  • Melhoria na Experiência do Cliente. 

7. Ferramentas para pagamento 

E existe outro exemplo perfeito para isso nas ferramentas de pagamento. Um dos grandes desafios de um e-commerce é superar a desconfiança dos visitantes e convencê-los a inserir suas informações e concluir uma compra.

A saída para esse dilema hoje é investir em sistemas de pagamento, que trazem uma suíte pronta para utilizar, com condições e opções variadas de transação, além de fluxos simples de compra com muita segurança.

Mas, para aproveitar ao máximo o que essas soluções trazem para a loja virtual, você precisa de duas coisas:

  • credibilidade da marca no mercado, que seja percebida por seus clientes como uma opção segura para o pagamento;
  • um sistema que vai além de uma simples interface de pagamento, com infraestrutura tecnológica para gestão e controle financeiro embutidos, além de um bom suporte.

Investindo em todas essas ferramentas para vendas online, da plataforma onde a loja está hospedada até o pagamento, você cria o ambiente perfeito para crescer.

Agora, é hora de pesquisar cada opção e escolher as parcerias que vão levar seu negócio ao próximo nível. Optar por uma plataforma completa para gestão de caixa e automatização de pagamentos pode ser o primeiro passo para impulsionar suas vendas online.