19 ago Facebook lança serviço de geolocalização

O Facebook lançou ontem seu serviço de geolocalização. Chamado de Facebook Places, o recurso permite que usuários realizem checkins e que, a partir de um dispositivo móvel, eles habilitem o envio automático de sua localização.

Com o Places, que foi desenvolvido durante oito meses, será possível taguear fotos disponibilizando os nomes das pessoas na imagem, além de ser possível identificar o local em que a foto foi tirada.

Segundo o Facebook, o serviço possui três objetivos: ajudar o usuário a compartilhar sua localização, fazer com que ele saiba onde seus amigos estão e descobrir o que está acontecendo nas redondezas.

Em relação à privacidade, o Facebook informou que os usuários terão a opção de não informar sua localização, assim como escolher quem pode visualizá-la. Por padrão, os checkins dos usuários só serão vistos por seus amigos.

O serviço já está disponível para o iPhone, e aplicativos de terceiros poderão utilizá-lo através de sua API. Detalhes sobre a API podem ser obtidos neste link.

A princípio, o Facebook Places está disponível apenas nos Estados Unidos, mas deverá, em breve, chegar a outros países.

Para mais informações sobre o serviço, assista a este vídeo.