Entenda o que é Inbound Sales e baixe infográfico: 10 erros que vão fazer suas vendas inbound naufragar
Com o Inbound Sales é possível aumentar as vendas e cativar os clientes em vez de afastá-los como os métodos tradicionais
Antes de começar a ler esse artigo, pedimos que você, por um breve momento, desligue o “modo vendedor” e ative o “modo consumidor”.
Dessa forma vai ser mais fácil de entender o que é inbound sales.
Agora, siga em frente e nos responda:
Você já sentiu algum incômodo ao ser interrompido durante uma tarefa — seja no trabalho ou no lazer — para ser abordado por empresas vendendo seus produtos e serviços?
Ainda que você seja uma pessoa paciente e cordial, é bem provável que a resposta seja “sim”.
Caso a nossa previsão esteja correta, então você já conhece a essência do Inbound Sales.
Mas, caso você não saiba o que é inbound sales, aqui vai uma prévia:
É justamente o contrário da abordagem direta de vendas que tanto perturba os consumidores.
Então reative o “modo vendedor”, descubra mais sobre o significado de inbound marketing sales e como essa estratégia pode ajudar no crescimento das suas vendas.
O que é Inbound Sales e porque ele pode ajudar no crescimento das suas vendas
O que é inbound sales e como ele ajuda seu negócio
O que é inbound sales, afinal?
O significado de Inbound Sales nada mais é do que ações que buscam fazer com que uma empresa seja encontrada de forma mais natural pelos consumidores que desejam seus produtos e serviços.
O Inbound Sales usa, para isso, blogs, podcasts, vídeos, e-books, e-mail marketing, redes sociais e outras estratégias de marketing de conteúdo e de marketing digital.
Elas são bem diferentes das iniciativas de marketing e vendas tradicionais.
Nelas, as marcas correm atrás de seus clientes por meio de cold calling, publicidade em jornais, revistas e TV, e-mail marketing “estilo spam”, entre outras.
Para alcançar os objetivos a que se propõe, o Inbound Marketing Sales busca reunir conhecimentos do universo digital, processos e tecnologias para alinhar as etapas de vendas e marketing com o ciclo de compra habitual dos consumidores, tornando as abordagens dos vendedores muito mais eficientes.
Capturando e nutrindo inbound leads
A essência da estratégia de Inbound Sales reside em descobrir o que fazer com os leads.
Ou seja: os potenciais clientes que ela atraiu por meio de sua estratégia de marketing digital.
Ao trazer um novo visitante ou seguidor para seu website, blog ou redes sociais, a empresa deve acionar imediatamente a equipe de vendas interna para fazer o primeiro contato.
Em alguns casos, o novo lead já terá amplo conhecimento sobre a proposta de valor, facilitando o fechamento do negócio.
Em outros, ainda será necessário encaminhar o lead para a equipe de marketing, que irá aprimorar o relacionamento enviando mais informações sobre o produto ou serviço até que o cliente se sinta mais preparado para a compra.
Ajudando seu negócio
Uma só estatística já seria o bastante para perceber como o Inbound Marketing Sales pode ajudar no crescimento das suas vendas: de acordo com uma pesquisa do grupo Aberdeen, mais de 60% dos profissionais que não usam essa estratégia falham ao atingir suas metas.
Mas podemos destacar aqui mais uma vantagem do Inbound Sales: o aumento da produtividade da equipe de vendas, que não precisa se deslocar em campo para encontrar novos prospects.
Outro benefício é a ampliação do alcance das campanhas, pois, por meio da internet, sua empresa pode atrair consumidores em praticamente qualquer canto do planeta.
Entretanto, em meio a tantas vantagens, não pense que estamos tentando eliminar a equipe de vendas no campo.
Independente do segmento de atuação, as estratégias matadoras de vendas costumam reunir um mix de iniciativas que conseguem atingir diferentes perfis de cliente na hora e no local certos, exigindo que a sua empresa identifique aquelas que mais se adéquam à sua realidade.
Se você quer ter cada vez mais sucesso no seu negócio, não deixe de usar a tecnologia e as estratégias de inbound marketing sales a seu favor!