Além do e-commerce: entenda como o digital pode alavancar suas vendas

Entenda como o digital pode alavancar suas vendas

Além do e-commerce: entenda como o digital pode alavancar suas vendas

Além do e-commerce: entenda como o digital pode alavancar suas vendas

Depois de priorizar as vendas digitais ao longo do período mais severo da pandemia, o varejo voltou a concentrar suas forças nas lojas físicas. Na comparação com janeiro de 2021, o início deste ano viu um aumento de vendas totais do varejo de 5,7%, mas uma queda de 26,6% se considerado apenas o e-commerce.1

Isso, no entanto, não significa que as grandes marcas podem deixar o digital em segundo plano. Uma pesquisa feita pelo Google com a Euromonitor analisou o comportamento dos consumidores em relação ao varejo e mostrou que mais da metade dos brasileiros se preocupam apenas com ter o produto que desejam — independentemente de ter sido comprado online ou offline.2 A previsão é de que, até 2025, o e-commerce cresça 42% no país, com o varejo sendo responsável por 39% desse crescimento de vendas.3

Além do e-commerce: entenda como o digital pode alavancar suas vendas-2
Além do e-commerce: entenda como o digital pode alavancar suas vendas-3

Nossa experiência no Google lidando com clientes do varejo — tanto os mais tradicionais quanto aqueles que já nasceram no ambiente online — nos mostra que, dentro desse contexto, o caminho em direção à maturidade digital é o mais interessante para quem lida com compra e venda. Essa trajetória parece intrincada, mas pode ficar mais simples quando você leva alguns pontos-chave em consideração.

Conheça o poder do digital e como ele pode alavancar seus resultados

Um bom negociador não coloca dinheiro em algo que não conhece, correto? Por isso, é muito importante que você entenda de que forma a presença digital vai potencializar ainda mais o seu negócio.

Além do e-commerce: entenda como o digital pode alavancar suas vendas-4

Você não deve apostar na digitalização apenas porque todo mundo está fazendo isso, e sim porque faz sentido para o seu negócio e o mercado onde você está inserido. Um dos primeiros passos para trilhar essa jornada deve ser a avaliação de onde estão os esforços de marketing da sua companhia hoje, para então colocar em prática a digitalização.

Esse processo traz um grande potencial de crescimento da receita e de expansão da atuação. De um lado, você começa a ter mais informações sobre quem são seus clientes e o que eles desejam. De outro, permite que sua marca seja mais conhecida, atraindo novos consumidores e mercados.

Entenda o que é sucesso para o seu negócio e crie metas

Qual é o seu objetivo com a digitalização? Essa pergunta precisa ter respostas muito claras se você deseja que esse processo seja sustentável e duradouro. É importante saber o que sua empresa espera alcançar, definir suas metas e criar um plano de como cumpri-las para que, assim, as expectativas estejam alinhadas com a estratégia adotada.

A semente da digitalização não pode ser plantada somente em quem está propondo essas mudanças, mas deve ser incorporada na cultura da empresa, em todas as instâncias e setores. A princípio, estratégias de sazonalidade são uma boa porta de entrada para investimento no digital, mas resultados robustos e efetivos demandam um processo contínuo e levado adiante por toda a organização.

Meça seus resultados

Você sabe dizer quantas pessoas viram um outdoor da sua empresa e por isso foram até a loja? Ou qual promoção do flyer ou do comercial de TV fez com que o consumidor decidisse fazer a compra? Medir resultados é fundamental para criar estratégias de marketing bem-sucedidas, e o digital é muito mais eficiente nesse quesito.

É possível medir não só as vendas e interações no online, mas também ter uma dimensão de como a estratégia digital impactou o offline, como visitas às lojas que aconteceram depois de alguma busca na internet, ou quantas vezes uma pessoa clicou em “como chegar” depois de ver um anúncio, por exemplo. Mas, para fazer isso, é necessário configurar o seu Google Meu Negócio de forma adequada, integrá-lo ao Google Ads, implementar tags de mensuração e, claro, respeitar o tempo necessário para que o machine learning traga resultados.

Além do e-commerce: entenda como o digital pode alavancar suas vendas-5

Uma mensuração bem-feita pode impactar não apenas sua estratégia de marketing, como também de logística. Já imaginou saber quais campanhas ou promoções foram responsáveis por levar mais clientes à sua loja? Com esses dados em mãos, é possível, por exemplo, fazer parcerias mais efetivas com seus fornecedores.

Esteja preparado para expansão e crescimento

A digitalização traz novas demandas para todos os setores da sua empresa. Ela vai fazer com que o seu negócio prospere e necessite de mais insumos, pessoas, treinamentos e estrutura.

É importante que todas as áreas estejam alinhadas. Se apenas a equipe de marketing estiver engajada no processo de digitalização e não for acompanhada pela logística, pelo comercial ou pelos recursos humanos, você pode estar criando um problema a longo prazo, e não uma solução para o seu negócio.

Para isso, o ideal é ter uma base de dados muito bem integrada e reconhecer que o seu cliente é um só, independentemente de como ele faça as compras — online ou offline. Um dos riscos da falta de integração é criar experiências de consumidor insatisfatórias. E não adianta a experiência começar bem, ela precisa ser positiva durante a jornada completa do consumidor e continuar atrativa ao longo de todo o relacionamento com uma marca.

Além do e-commerce: entenda como o digital pode alavancar suas vendas-6

O pioneirismo é uma característica importante de empresas e negócios que constroem trajetórias de sucesso. Para desenvolver a maturidade digital, o comprometimento do C-Level é fundamental. Para crescer e expandir, é preciso investir, mas sobretudo acreditar no digital. Ao apostar na digitalização, você estará entrando em um caminho complexo, mas com grande potencial de crescimento e ótimos resultados.



error: Alerta: O conteúdo está protegido !!