18 jun E-mail Marketing: Tudo sobre esse Poderoso Canal de Comunicação

O e-mail marketing é um meio de comunicação utilizado por empresas para se relacionar com a sua base de contatos de forma automatizada

Para fazer uma gestão eficiente de contatos interessados e identificar oportunidades de forma mais fácil, é preciso trabalhar com o apoio de tecnologias como Plataformas de E-mail Marketing.

A tecnologia por trás dessas ferramentas, permite que você automatize processos, foque os seus esforços em gatilhos de vendas (diretos ou indiretos) e crie campanhas persuasivas de acordo com o estágio de compra do seu lead.

Ela por si só não trabalha sozinha, por isso é extremamente importante entender qual é o perfil do seu cliente ideal, para criar personas e assim, elaborar ações que agreguem real valor ao lead com base em seus desejos, sonhos e metas.

Por isso, o segredo do uso do e-mail marketing está na segmentação e automação.

Quando ambos são bem aplicados nas estratégias de marketing de uma empresa, o resultado gerado nesse poderoso canal de comunicação tende a ser muito lucrativo.

Confira o que você verá neste artigo:

– O que é E-mail Marketing?;

– Automação de E-mail Marketing;

– Funcionalidades de uma boa Ferramenta de E-mail;

– O que as pessoas falam sobre as suas Ferramentas de E-mail Marketing?;

– Como encontrar uma plataforma de E-mail Marketing para o seu Negócio?

O que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing é um veículo de comunicação que só é possível ser trabalhado com o apoio da tecnologia. Por isso, as Ferramentas de E-mail Marketing e de Automação de Marketing são desenvolvidas para ajudar empresas a se comunicarem de forma eficiente e fácil com uma base de contatos.

Seja qual for o seu modelo de negócios, ao usar uma plataforma para gestão e envio de e-mails, você certamente terá a chance de melhorar o relacionamento com seu lead e aumentar as oportunidades de fechar bons negócios no futuro.

Embora o objetivo principal do uso do e-mail seja a venda, é preciso ter muita cautela na forma de se comunicar com a sua base de contatos. Isso porque, somos constantemente bombardeados por informações, conteúdos e anúncios, por isso, é preciso trabalhar com uma linha de comunicação persuasiva e consistente para atrair a atenção.

Uma vez que você concentre os esforços apenas na criação de campanhas de vendas diretas, há 2 grandes riscos que você pode correr: cair na caixa de spam ou ser ignorado.

Por isso, criar e nutrir um relacionamento com esses leads é extremamente importante para acertar no momento da ativação de novos clientes.

Para se diferenciar no mercado, você precisa fazer com que o seu contato se sinta identificado com você, por isso, recomendamos a aplicação da regra do 80/20 em seus e-mails.

– 80% de e-mails com objetivo de nutrir e se relacionar com o Lead;

– 20% de e-mails com foco em vendas e ofertas.

Para gerenciar esse relacionamento, você deve analisar o que está dando certo ou não com seu histórico de envios para a sua base e, isso só é possível graças a uma Ferramenta de E-mail Marketing. Muitas delas disponibilizam um período de teste grátis e condições especiais.

Automação de E-mail Marketing:

As automações de e-mail marketing não se limitam apenas no fluxo de e-mails, mas também na segmentação da sua base de contatos de acordo um comportamento específico.

Por exemplo:

Imagine que você tem uma loja online e por isso, está fazendo algumas ações para gerar novos leads. Um dos visitantes da sua loja se inscreveu para receber um cupom de desconto especificamente para maquiagens.

A partir desse momento, você sabe que todos os leads que se inscreveram estão interessados em comprar algo relacionado à maquiagem. Por isso, você pode utilizar essa informação como uma oportunidade para aumentar as suas vendas, sugerindo algumas opções.

Pense em uma linha de comunicação em que o lead se sinta identificado:

“Agora que você já está com o seu cupom, fizemos uma seleção de batons favoritos da [MARCA]. Vai lá dar uma olhada.”

Por isso, quanto mais segmentada for a sua lista de contatos, maiores serão as chances de você conseguir resultados mais efetivos de conversão de vendas.

Com base nas segmentações já estabelecidas, criar fluxos de automações de e-mails fica mais simples, pois você conseguirá direcionar melhor os assuntos de acordo com o interesse, por exemplo.

Automação de E-mail Marketing em Funis de Vendas

É praticamente impossível falar de automação de e-mail marketing sem mencionar o conceito de funil de vendas, isso porque eles andam lado a lado em estratégias de Inbound Marketing.

O Funil de Vendas consiste em um modelo estratégico composto por uma série de etapas das quais os leads percorrem até a compra.

O objetivo dessa estratégia é identificar as oportunidades em cada momento da jornada do cliente. A automação de e-mails marketing é um dos elementos-chave para que o lead evolua no estágio de maturidade de compra.

Você pode utilizar técnicas de Pontuação de Leads (Lead Scoring). Quanto mais pontos o lead tiver, mais qualificado ele está para receber uma proposta comercial.

Defina critérios de qualificação para a sua base de contatos através de pontos para cada interação que ele tiver com a sua marca.

Funcionalidades de uma boa Ferramenta de E-mail Marketing;

Para conseguir executar ações estratégicas em uma Ferramenta de E-mail Marketing, listamos as funcionalidades que são fundamentais que essa tecnologia deve ter.

Porém, vale lembrar que essas opções variam de ferramenta para ferramenta.

Portanto, durante as suas buscas pela plataforma ideal, sempre consulte quais são as opções nos planos dessas ferramentas.

Confira a lista de funcionalidades recomendadas para considerar em suas buscas por uma Ferramenta de E-mail Marketing:

– Segmentação de Contatos (Leads);
– Realizar Teste A/B;
– Gerar Relatórios;
– Oferecer Diferentes Templates para criação de Emails;
– Automação de E-mail;
– Opções de Inscreva-se e Cancelar Inscrições;
– Biblioteca de Imagens;
– Política contra Spam.

Como encontrar uma plataforma de E-mail Marketing para o seu Negócio?

A primeira coisa que você deve fazer ao procurar por softwares, é olhar para o seu negócio e refletir sobre o que você buscando em uma ferramenta.

Outro ponto importante é considerar o tamanho e a experiência do seu time, pois de nada adianta ter muitas funcionalidades disponíveis se você não tem braço para trabalhar com todas elas.

Quando você tiver essas informações, esse é o momento de começar a procurar pelas opções de Plataformas de E-mail Marketing disponíveis no mercado!

O que considerar nas minhas buscas?

Para garantir uma escolha mais segura sobre qual contratar, recomendamos que você consulte as opiniões de outras pessoas que já usam uma ferramenta de e-mail marketing, assim você entenderá como aquela plataforma está ajudando outros profissionais com cenários parecidos com o seu.

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