Dicas de especialistas de como preparar seu e-commerce para o Natal!
Ho, ho, ho! Mal começou Setembro e muitos profissionais de Marketing e de e-commerce já estão pensando no que fazer para o Natal.
Afinal, o segundo semestre é repleto de datas importantes para o comércio: em Setembro temos o Dia do Cliente, seguido da Black Friday fechando Novembro, e um mês depois já chega o Natal.
Para descobrir as melhores dicas para quem está começando a se preparar agora para esse turbilhão de vendas, entrevistei as equipes das lojas CNS+, Rocco Lorenzzo e Oficina de Inverno, e compilei aqui os melhores insights!
Bom planejamento, e bom Natal 🙂
- Tudo começa com antecedência
- Melhores canais de divulgação
- Foco em quem está procurando presentes
- Arrumando a casa: itens que você não pode esquecer
- Planejando o Natal do seu e-commerce
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Tudo começa com antecedência
Uma boa campanha de Natal não pode ser feita às pressas. Como você vai perceber ao longo desse artigo, existem vários pontos para ficar atento, e por isso é preciso começar a planejar tudo com antecedência.
E você já percebeu que os consumidores estão cada vez mais antecipados nas compras, para evitar as correrias de último minuto?
É por esses motivos que quem já passou por isso antes recomenda começar a se planejar com pelo menos 60 dias de antecedência, e existem até mesmo lojas que finalizam a campanha de Natal no início de Novembro para que tudo ocorra mesmo como planejado.
Como esse é um período bem movimentado para lojas, é melhor começar antes do que depois!
Na hora de organizar seu calendário, é importante levar em consideração o prazo de entrega para as cidades que seu e-commerce atende.
Afinal, o público da sua campanha precisa receber suas comunicações, comprar e ainda ter tempo hábil de receber o produto antes no Natal. Caso contrário você pode acabar com muitos clientes insatisfeitos!
Além disso, lembre-se que antes do Natal temos duas datas importantíssimas: o Dia do Cliente (15 de Setembro) e a Black Friday (23 de Novembro).
Essas duas datas movimentam grande parte das vendas do segundo semestre de vários e-commerces, mas podem ser usadas também para impulsionar as vendas do Natal.
Durante o Dia do Cliente e a Black Friday, além de ofertas e promoções, algumas lojas focam em estratégias de geração de leads que vão te ajudar a gerar mais vendas lá no Natal.
Melhores canais de divulgação
Na época do Natal, divulgação é tudo. Afinal, todo mundo tem competição acirrada na escolha de presentes. Por isso estratégias de divulgação são um grande foco de quem trabalha com Marketing Digital e quer garantir um retorno positivo nessa época do ano.
O Facebook Ads já é um grande aliado dos e-commerces durante o ano inteiro. Além de permitir uma boa distribuição de conteúdos visuais (principalmente com os anúncios no Instagram), ele também torna fácil a segmentação de quem vai receber seu anúncio.
Se sua loja oferece descontos e promoções durante a época do Natal, por exemplo, é interessante fazer anúncios segmentados para pessoas que já conhecem a marca. Elas vão ser as mais interessadas em promoções especiais, que podem despertar aquele desejo ou aquela ideia fantástica de presente!
A Rede de Display do Google também pode cumprir esse mesmo objetivo, direcionando anúncios para pessoas que já visitaram seu site anteriormente, por exemplo. E ainda falando de Google, além da Rede de Display você pode usar também a Rede de Pesquisa do Google Ads.
Nela você pode focar em palavras-chave que remetem diretamente à sua marca é uma estratégia ótima para gerar vendas de quem já está procurando sobre sua loja! Neste caso, o anúncio pode comunicar descontos e promoções para estimular a compra.
Além de mídia paga, outros canais de relacionamento são ótimos para divulgar campanhas de Natal. Afinal, é sempre bom lembrar que durante essa época o custo dos anúncios sobe bastante!
Quem avisa, amigo é: tenha outras estratégias na manga!
Como consumidora, devo confessar que o Email Marketing é o meu preferido, e também sei que muitas marcas apostam em email para gerar vendas nessa época do ano. A estratégia, nesse caso, é muito semelhante às outras que já mencionei: oferecer condições especiais, descontos e novidades para quem já segue a sua marca!
E não só de ofertas vive o Natal!
Uma estratégia que sai fora do comum é a criação de conteúdos exclusivos para o Natal.
Nesse quesito você pode abusar da criatividade para criar conteúdos que vão ajudar seu público a não errar na hora de escolher presentes, não estourar o orçamento e outras dicas úteis que geram valor nessa época do ano!
Foco em quem está procurando presentes
O Natal, assim como outras datas comemorativas, podem ser bons momentos para focar em atingir públicos diferentes, e focar na venda de produtos específicos para que toda a campanha tenha um desempenho fantástico.
Nessa época do ano, é interessante apostar em campanhas que focam não só no seu público-alvo, mas em quem está comprando presentes.
Portanto, um e-commerce que vende produtos masculinos, por exemplo, pode se beneficiar em atingir também o público feminino nessa época, que busca presente para um amigo, irmão, etc.
Além disso, algumas lojas escolhem focar em produtos que são mais fáceis de serem escolhidos como presentes. Itens que possuem um bom custo-benefício e são peças coringas, de fácil agrado, podem ser mais interessantes que produtos que focam em alta qualidade.
Assim, nessa época do ano, a comunicação em lugares como anúncios, redes sociais e email muda o foco tanto em quesito de público atingido quanto em produtos anunciados.
Arrumando a casa: itens que você não pode esquecer
Nessa época do ano, tudo se veste de Natal. E seu e-commerce também pode entrar na onda. Afinal, a experiência do cliente é tudo nessas horas!
Algumas lojas deixam seus sites e blogs com uma cara mais natalina, trocando banners e até alterando o logo. Afinal, se você faria isso para uma loja física, por que também não fazer para a loja virtual?
E falando nisso, muitas marcas que têm loja física e virtual deixam tudo com a mesma temática para que as lojas tenham mais unidade e os clientes fiquem bem empolgados com o tema!
Enquanto você já está com a mão na massa, pode também alterar alguns banners da sua homepage para focar em produtos que têm mais potencial de sucesso no Natal, e até dar destaques para kits de produtos (uma categoria que atrai bastante a atenção de quem está procurando presentes).
Uma outra maneira de chamar atenção para determinados produtos é criar categorias como “Natal” ou “Dicas de Presente” para influenciar a venda de produtos que têm mais potencial de sucesso nessa época do ano.
Planejando o Natal do seu e-commerce
#1 SEO
Provavelmente muitos dos seus clientes virão do Google ou de outros motores de busca. Portanto, preste atenção à velocidade de sua página e à qualidade das imagens dos seus produtos.
Você também pode usar a pesquisa de palavras-chave para analisar quais produtos estão sendo mais pesquisados em seu nicho e, em seguida, concentrar sua estratégia nessas long tails.
E só um lembrete: sua página não vai ranquear nas primeiras páginas do Google da noite para o dia, certo? Este é um processo de médio/longo prazo. Então, novamente: vá em frente e comece a pensar agora em suas estratégias para a temporada de festas de 2024.
Aqui você pode ver como realizar uma auditoria de SEO para explorar mais sobre esse tema e garantir que seu site esteja atualizado com as táticas mais eficazes para atrair novos clientes com tráfego orgânico.
#2 Experiência do cliente
Conforme o relatório da Adobe, os desktops continuam sendo os dispositivos mais utilizados para comprar online, com as melhores taxas de conversão. No entanto, os telefones celulares representaram 43% das vendas totais no período.
De fato, os dados mostraram que, sem contar o tempo do sono, passamos uma média de 56% do dia em frente às telas de smartphones e computadores.
Portanto, junto com o SEO, é importante proporcionar uma boa experiência do usuário nas suas páginas para ambos os dispositivos, tornando-os responsivos para qualquer tipo e tamanho de tela que seus clientes usem.
A personalização também é fundamental para melhorar a experiência do cliente: usando questionários e avaliações que orientam os visitantes pelos seus produtos e serviços, você pode conduzi-los pelo processo de compra mais rapidamente.
#3 Curbside Pick-up
Este sistema, que consiste em comprar online e levantar no local indicado pelo vendedor sem ter de sair do carro, representou quase um quarto de todas as vendas online na época natalina de 2024.
Sem dúvida, você poderá impulsionar suas vendas na Internet e se diferenciar dos competidores utilizando abordagens diferentes, como:
- Curbside Pick-up;
- BOPIS — “buy online pick up in-store”, em português “compre online, retire na loja”;
- BNPL — “buy now, pay later”, em português “compre agora, pague depois”;
- comércio nas redes sociais;
- entre outros.
Lembre-se de educar sua base de clientes sobre cada uma dessas soluções e identificar quais realmente se encaixam na estratégia do seu negócio.
Depois de ler esse artigo, você não só está pronto para começar a campanha de Natal com bastante antecedência, como também certamente estará à frente dos seus concorrentes!