Descubra qual é a sua vantagem competitiva e saia na frente da concorrência
Se destacar no mercado para atrair clientes e vender mais é uma tarefa árdua. Por isso, identificar uma vantagem competitiva que possa fazer com que seu negócio se destaque da concorrência vai fazer toda a diferença.
Só no primeiro semestre de 2022, foram mais de duas milhões de empresas abertas no país. São tantas opções à disposição do cliente que ele precisa ter um bom motivo para te escolher. Então, não basta ser bom, você tem que ser diferenciado!
Para atrair mais pessoas, além de entregar um produto ou serviço de qualidade, é preciso ter aquela característica singular, o diferencial competitivo.
Se você não consegue pensar o que faz seu negócio se destacar, tudo bem. Existem alguns tipos de vantagem competitiva que podem te ajudar a entender melhor onde seu negócio se encaixa.
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O que é vantagem competitiva?
A vantagem competitiva é aquele diferencial que a empresa apresenta em relação à concorrência. É algo que ninguém mais oferece. Mas, isso não se limita a um produto ou serviço em si, a diferenciação pode vir do atendimento, da criatividade, dentre outros.
Além de atrair mais pessoas e gerar mais vendas, o diferencial competitivo torna a marca mais memorável. Assim, os clientes voltam e até indicam seus produtos e serviços para outras pessoas, gerando um “boca a boca” positivo.
E a vantagem competitiva sustentável, o que é?
Certos diferenciais são temporários, como a oferta de bons preços ou promoções chamativas. Mas, a vantagem competitiva sustentável é aquela que se mantém a longo prazo e sem a necessidade de investimento específico.
Ela está atrelada à marca e resiste ao tempo, se tornando o principal motivo pelo qual aquela empresa é reconhecida. Além disso, a vantagem competitiva sustentável permite que o negócio fique à frente dos concorrentes por muito mais tempo.
Quais são os tipos de vantagem competitiva?
Como dissemos, o diferencial pode vir de diferentes formas. Alguns tipos de vantagem competitiva são mais conhecidos, outros menos. Se você ainda não identificou qual é o ponto que pode ser explorado, confira algumas ideias:
1. Diferenciação
Sabe quando a concorrência tem um produto parecido, mas os detalhes do item fazem toda a diferença? Esse é um exemplo de vantagem competitiva.
Para apostar neste caminho, é preciso focar em melhorar o produto e entregá-lo melhor para os consumidores.
Veja um exemplo!
Quando a gente pensa em mercados mundiais, a Apple é uma marca que segue no caminho da diferenciação. Ela entrega celular, como tantas outras, mas aposta em uma tecnologia ainda melhor
Mas, essa ideia também pode ser aplicada em negócios menores. Por exemplo, se você vende doces, pode apostar em um produto com um gosto diferente. Afinal, brigadeiro não precisa ser igual sempre.
2. Atendimento
Como você já sabe, o atendimento é importante. Mas, ele pode ser mais do que isso, pode ser aquilo que faz a marca se destacar perante a concorrência.
Para isso, é preciso de um time bem treinado, processos definidos e uma dedicação extrema a transformar a experiência do cliente.
Veja um exemplo!
Marcas que possuem canais de atendimento diferenciados e se destacam pela simpatia, costumam se firmar na mente dos clientes. A Amazon, com sua central de suporte, é um exemplo!
Se você quer seguir nessa linha, não precisa ter uma super equipe para se colocar à frente de todos nessa área. Com organização, sua empresa pode se destacar nesse quesito. Por exemplo, prepare alguns modelos de mensagens para ajudar no dia a dia, respondendo as principais dúvidas e comentários dos clientes. Dessa forma, seus usuários ficam ainda mais felizes e satisfeitos.
3. Preço
Oferecer o melhor preço em determinado item é uma das vantagens competitivas que vem à mente primeiro. Isso porque muitas decisões são baseadas neste fator.
Mas, não basta oferecer preço baixo, é preciso se atentar à relação custo x benefício, em que o valor baixo condiz com a qualidade! Portanto, o diferencial, na verdade, é o melhor preço e não necessariamente o menor custo.
Veja um exemplo!
O início da marca Havaianas representa bem esse diferencial. Um produto de qualidade, com preço baixo que tornava o custo x benefício vantajoso.
Atualmente, o custo subiu, assim como a qualidade e a diferenciação do produto. Mas, ainda assim, o caso serve como exemplo de vantagem competitiva.
4. Foco
O foco é o diferencial baseado em nicho de mercado. Você pode atuar em grande escala ou focar seu trabalho e oferecer a melhor opção para aquele público específico.
O mais importante, neste caso, é estudar bem o seu público-alvo e entender a fundo as dores e soluções que eles buscam. Dessa forma, será possível entregar o melhor produto ou serviço.
Veja um exemplo!
Um exemplo de vantagem competitiva por foco são as empresas aéreas que se dedicam a atuar em regiões menores. Com uma escala menor, conseguem suavizar os valores e se tornam a melhor escolha para aquele público.
Por que é importante aplicar essa estratégia no seu negócio?
Porque com a quantidade de opções que o cliente tem, ele precisa conhecer o seu diferencial para escolher sua empresa e não a concorrência.
Esse é o motivo inicial. Mas, além disso, esse fator especial te ajudará a manter sua empresa mais tempo no mercado.
E tudo isso combinado, influencia diretamente no aumento das vendas. Você se destaca perante à concorrência, atrai mais consumidores e oferece algo que não encontram em outras marcas.
No final das contas, a principal importância de conhecer sua vantagem competitiva é o impacto que ela pode gerar nas vendas!
Saiba como identificar a vantagem competitiva da sua empresa!
Agora é aquele momento que você vai identificar qual a vantagem competitiva da sua empresa e conquistar novos clientes. Quer saber como fazer isso? Então, confira nossas dicas!
- Conheça seu público!
A primeira etapa é saber com quem você está lidando. Por exemplo, se eles valorizam preço, atendimento ou benefícios. Dependendo do que descobrir, você pode realinhar sua comunicação e serviço.
- Valorize o time!
É sua equipe que te ajuda a fazer dar certo. Então, não deixe de incluir eles nessa etapa. O mais importante é que você compartilhe as informações com todo mundo e defina objetivos para todos alcançarem juntos.
- Analise a concorrência!
Claro que será preciso entender contra quem você está competindo. Se o seu concorrente direto oferece produtos de qualidade, que tal avaliar o atendimento dele? De repente, você pode explorar essa deficiência para criar a sua vantagem competitiva.
- Invista em comunicação!
A sua vantagem competitiva vai se tornar sustentável com o passar do tempo, mas até lá, é preciso comunicar ao público o que você tem para oferecer. Portanto, invista em marketing para atrair mais pessoas que procuram exatamente o que o negócio pode proporcionar.
Sua vantagem competitiva pode começar com o PagSeguro!
Ser conhecido por oferecer algo que os outros não têm, é a sua meta atual. Essa diferenciação pode vir de vários lados e um deles é o momento do pagamento das compras.
Com o aumento de golpes na praça, os clientes estão cada vez mais inseguros. Por isso, você pode dar a eles a oportunidade de comprar sem se preocupar.
Para quem atua em venda presencial, as Maquininhas PagSeguro são o diferencial perfeito. Além de você poder receber pagamentos com cartão, pode contar com a segurança que elas oferecem e as variadas formas de pagamento.
Já para quem aposta no online, o diferencial fica com o Link de Pagamento PagSeguro. Ele dá a segurança que o cliente procura e ainda oferece facilidades extremas para você e para o consumidor.