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Descubra como aumentar as vendas aproveitando sucessos do cinema!

Quase todo fã de carteirinha coleciona itens relacionados ao seu ídolo. Os apaixonados por filmes e séries são exemplos disso, já que adoram reafirmar a fidelidade às obras por meio da compra de camisetas, pôsteres e artigos semelhantes.

O cinema influencia o dia a dia e dita tendências, costumes e comportamentos. Com diversos títulos sendo lançados anualmente, consagram-se milhares de personagens e referências cinematográficas. Assim, quando o assunto é sucessos da Sétima Arte, a fonte de oportunidades comerciais é inesgotável.

Há, por exemplo, quem trabalhe somente com produtos ligados ao merchandising de cinema. Sagas, sequências, lançamentos de filmes e datas comemorativas são boas oportunidades para as empresas aumentarem as vendas. E, aqui, a criatividade é palavra-chave.

Pensando nisso, aí vai uma sugestão: em 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. Por que não aproveitar para comercializar produtos personalizados ligados à data?

Se a sua intenção é colocar isso em prática, este post é ideal para você. Nele, damos dicas para os lojistas se beneficiarem de sucessos do cinema, explicamos como fazer o licenciamento – requisito para adotar a estratégia – e também listamos os próximos lançamentos de filmes. Acompanhe!

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Use os sucessos do cinema a favor da sua empresa

lealdade dos clientes não se restringe ao produto em si mesmo e é, na verdade, um amor à causa. Esse comportamento ganha o nome de customer loyalty e pode ser associado à fidelidade por filmes e séries.

O verdadeiro fã quer estar imerso no universo da obra. Ele compra itens com a temática do seu filme favorito não só para demonstrar carinho, mas também para eternizar esse amor de forma concreta. Pensando nisso, os lojistas devem aproveitar o potencial mercadológico das produções audiovisuais.

Uma das vantagens de investir nesse segmento comercial é a possibilidade de atingir um público-alvo amplo. Isso porque filmes de super-heróis, de ficção científica ou de fantasia, por exemplo, não atraem apenas crianças e jovens. Pelo contrário: grande parte dos fãs de obras como Senhor dos Anéis e Harry Potter é formada por adultos.

O primeiro passo para aproveitar essa oportunidade é ver quais filmes estão em tendência e quais são os lançamentos previstos. Uma dica é montar um calendário com essas datas e criar ações específicas para cada uma delas. Se antecipando, você terá tempo de organizar um bom estoque e até criar ações de marketing. Para auxiliar esse processo, vamos listar os títulos mais esperados para este ano.

Outra ação importante é acompanhar o que os concorrentes andam fazendo e o que público tem consumido em lojas físicas e virtuais. Fazer essa análise permite que você tenha insights, inspirações e noção de mercado. Alguns sites com produtos muito criativos são os seguintes: 365 FilmesNerdstoreQuarto GeekMil Coisas Legais e Geek10.

Cada vez mais internacionalizados, filmes de diversas regiões do mundo têm influenciado os costumes brasileiros. A produção audiovisual norte-americana é uma das que mais tem capilaridade nas terras tupiniquins. Porém, o lojista não precisa focar apenas em blockbusters do cinema hollywoodiano; também pode buscar referências em obras nacionais – Tropa de Elite e Cidade de Deus são bons exemplos.

Com isso em vista, é hora de partir para a ação. O lojista pode inventar estampas para os produtos a partir de um mesmo tema ou simplesmente usar símbolos e conceitos já existentes, desde que seja licenciado e respeite as regras de direitos autorais – falaremos sobre isso mais à frente. Confira algumas dicas para você ter um bom desempenho usando essa estratégia.

Dicas de produtos personalizados que você pode vender

Depois de perceber como vender produtos inspirados em filmes pode ser lucrativo, chegou o momento de adequar a estratégia à sua empresa. Dependendo do seu segmento de atuação, a personalização dos produtos é muito mais aplicável e efetiva.

A Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) estima que a categoria mais licenciada é a de entretenimento, com 57%. Além disso, 19% das empresas são ligadas ao segmento de confecção e calçados, e 17% ao de brinquedos. Isso revela que empresas que atuam nessa áreas têm mais chances de serem beneficiadas pelo licenciamento.

No entanto, é possível investir nesse mercado mesmo sem comercializar produtos das categorias citadas. Você pode fabricar as próprias mercadorias ou revendê-las, por exemplo. Abaixo, listamos algumas sugestões de produtos que são bem recebidos pelos consumidores:

  • Pôsteres, quadros e placas decorativas
  • Camisetas e roupas estampadas
  • Capinhas de celular
  • Réplicas (sabre de luz do Star Wars, vassoura do Harry Potter etc.)
  • Miniaturas
  • Material escolar e de escritório (agendas, canetas etc.)
  • Produtos de cama, mesa e banho
  • Xícaras
  • Itens de decoração (luminárias, almofadas etc.)
  • Artigos festivos (balões, chapéu de aniversário etc.)
  • Brinquedos e jogos (bonecos, quebra-cabeças etc.)
  • Fantasias e máscaras
  • Adesivos

Contudo, antes de criar estampas ou contatar fornecedores, o lojista deve buscar informações sobre os direitos autorais dos personagens e das marcas que pretende utilizar. Quem não respeitar as regras de licenciamento está sujeito a punições. Leia o próximo tópico para entender o funcionamento desse processo.

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Como funciona o licenciamento de direitos autorais

Associar personagens de filmes a produtos é uma iniciativa interessante e pode ser bastante lucrativa. Além do aumento de portfólio, há ganhos relacionados à imagem da empresa. Como a marca licenciante já é consagrada e carrega um forte apelo mercadológico, o licenciado acaba reduzindo os custos com marketing.

Entretanto, essa prática deve ser adotada com cuidado, já que envolve direitos autorais. Antes de fazer o licenciamento de uma marca como a Disney – companhia mais licenciada do mundo, conforme o Top 150 Global Licensors –  é preciso que o lojista avalie o custo-benefício da medida. Uma das razões é a cobrança de royalties, que variam de 3% a 14%, em média.

Para isso, identifique qual é o seu público-alvo, quais produtos se adaptam à estratégia e durante quanto tempo você deseja vender as mercadorias – o prazo de validade dos contratos geralmente vai de 1 a 2 anos, podendo ser renovado. De nada adianta você ter autorização para usar elementos de Toy Story, por exemplo, se os seus clientes não consomem esse tipo de conteúdo.

Após a análise dos prós e contras, a próxima etapa é entrar em contato com agências de licenciamento. Fazer uma pesquisa de mercado é importante para que o lojista identifique quais delas oferecem as melhores condições e variedades de marcas. Assim, você poderá fazer um contrato que se adeque às suas expectativas e necessidades.

Para ter mais detalhes, confira o texto que fizemos sobre direitos autorais de personagens.

Lista de grandes lançamentos cinematográficos de 2018

Com o intuito de inspirar ainda mais os lojistas, preparamos um bônus para quem chegou até aqui! A seguir, você confere uma lista com alguns dos filmes mais aguardados de 2018. Fique atento às datas de lançamento e planeje campanhas específicas para os seus produtos. Antecipando-se, a chance de a estratégia fazer sucesso é muito maior.

  • Jurassic World: Reino Ameaçado (21 de junho)
  • Os Incríveis (28 de junho)
  • Homem-Formiga e Vespa (5 de julho)
  • Mamma Mia!: Lá Vamos Nós de Novo (19 de julho)
  • Missão Impossível 6 (26 de julho)
  • Robin Hood (20 de setembro)
  • Pé Pequeno (27 de setembro)
  • Venom (4 de outubro)
  • X-Men: Fênix Negra (1º de novembro)
  • Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (15 de novembro)
  • A Volta de Mary Poppins (20 de dezembro)
  • Aquaman (20 de dezembro)
  • Bumblebee (21 de dezembro)

Cative o público e amplie suas vendas se inspirando em sucessos do cinema!

Todo cinéfilo adora colecionar produtos exclusivos e criativos relacionados a seus filmes preferidos. Mais do que uma simples aquisição, essa é uma forma de o público permanecer imerso no universo da obra. Por ser extremamente abrangente, o cinema oferece aos empresários um campo de atuação também muito grande.

Nesse contexto, oferecer artigos inspirados em sucessos cinematográficos revela-se uma grande estratégia comercial. Além dos próprios DVDs, o lojista pode vender camisetas estampadas, xícaras temáticas e muitos outros itens. Como foi ressaltado neste post, o diferencial será a criatividade das empresas.

Mas apenas a boa vontade não garante o sucesso da iniciativa. É preciso, antes de tudo, que o lojista faça o licenciamento dos direitos autorais da marca ou do personagem que deseja utilizar. Caso isso não seja feito ou haja descumprimento do contrato, o comerciante pode ser punido. A dica é: tenha atenção nesta etapa e pesquise bastante sobre licenciamento.

Depois disso, é hora de finalmente colocar os produtos à disposição dos clientes. Para otimizar o desempenho das vendas, aja com planejamento para não perder o timing das oportunidades. Uma dica é acompanhar os lançamentos do cinema e as principais tendências do setor. Dessa forma, você conseguirá criar campanhas específicas e impulsionar o faturamento da empresa.