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Dados demográficos das mídias sociais para informar sua estratégia para 2024

Seja no início do ano ou no final do trimestre, sua estratégia de mídia social precisa de uma atualização constante com base nas últimas tendências e dados. Uma tática que funciona hoje pode não ser mais tão relevante daqui a um ano. Isso torna crucial que os profissionais de marketing se mantenham atualizados com os dados e estatísticas mais recentes envolvendo a mídia social. Para começar, você precisará dos dados demográficos mais recentes das mídias sociais para atualizar sua estratégia para 2024.

Com mais redes disponíveis do que nunca, você precisa gastar seu tempo e orçamento com sabedoria. Especificamente, você deve se concentrar em onde seus clientes estão.

Confira os dados demográficos mais recentes das plataformas de mídia social para saber onde concentrar seus esforços em 2024.

Dados demográficos das redes sociais: os números que você precisa saber

Os dados demográficos mostram quais canais de mídia social priorizar em sua estratégia. Ele revela onde está o seu público-alvo e, no processo, quais plataformas são melhores para realizar  pesquisas de mercado .

Quer saber quais aplicativos estão em alta? Curioso sobre novas oportunidades de postagem cruzada de seu conteúdo? Preocupado com a possibilidade de uma rede estar “morrendo”?

Nós ajudamos você.

Abaixo, fornecemos um detalhamento por plataforma dos dados demográficos das mídias sociais que você deve conhecer para 2024 (e além). Esses números vêm das pesquisas e  estatísticas de mídia social mais recentes disponíveis no momento da redação deste artigo. Eles destacam os fatos sobre as mídias sociais que podem informar como você aborda cada plataforma.

E como bônus, também destacamos conclusões estratégicas para cada rede para orientar sua estratégia de marketing social.

Antes de começarmos, aqui está um rápido resumo de alguns insights importantes.

Qual é a plataforma de mídia social mais usada?

O Facebook continua a ser a plataforma de mídia social mais utilizada.

Qual é a mídia social mais usada por idade?

Abaixo está uma análise do uso das mídias sociais por faixa etária :

  • 18 a 29 anos – Snapchat (41%), TikTok (35%), Instagram (32%)
  • 30-39 anos – LinkedIn (34%), X/Twitter (34%), Snapchat (33%), Instagram (32%)
  • 40-49 anos – LinkedIn (25%), Facebook (22%), X/Twitter (21%)
  • 50-59 anos – Facebook (29%), LinkedIn (24%), Pinterest (24%)
Gráfico Statista mostrando a distribuição percentual de diferentes faixas etárias para as principais redes de mídia social

Fonte: Estatística

Qual faixa etária é o grupo demográfico mais ativo nas redes sociais?

A geração Y é o grupo demográfico mais ativo nas redes sociais, com estimativa de que 68,8% deles usem as redes sociais em 2024. Em termos de tempo diário gasto nas redes sociais , a Geração Z está no topo da lista, com 35% usando-as mais de duas horas por dia.

Gráfico da McKinsey mostrando a distribuição do tempo gasto diariamente nas redes sociais por geração

Fonte: McKinsey

Qual mídia social a Geração Z mais usa?

O YouTube é a mídia social mais usada pela Geração Z.

Dados demográficos e uso do Facebook

Conclusões da demografia do Facebook para 2024

  • O Facebook continua sendo a plataforma de mídia social mais popular entre consumidores e profissionais de marketing. Pela primeira vez, atingiu a marca de 3 bilhões de usuários ativos mensais, tornando-se a primeira plataforma de mídia social a fazê-lo.
  • O tempo gasto no Facebook apresenta um ligeiro aumento em relação aos 30 minutos por dia do ano anterior. No entanto, um aumento de 9 segundos não é suficiente para sugerir que as pessoas passam significativamente mais tempo no Facebook diariamente.
  • Semelhante aos anos anteriores, os usuários mais jovens continuam migrando para o TikTok e o Snapchat. O uso da plataforma entre jovens de 13 a 17 anos é de sórdidos 4,8%, sugerindo que não é o melhor lugar para atingir um público mais jovem.
Gráfico Statista mostrando o detalhamento demográfico dos usuários do Facebook por idade e sexo

Fonte: Statista

Saiba mais sobre outras estatísticas vitais do Facebook para preparar sua estratégia para 2024.

Dados demográficos e uso do Instagram

Conclusões da demografia do Instagram para 2024

  • O crescimento da plataforma permanece estável apesar da desaceleração nos últimos anos.
  • No que diz respeito à demografia etária das mídias sociais, o Instagram mantém um controle firme tanto sobre a Geração Z quanto sobre a geração Y. Esses grupos representam cerca de dois terços de sua base.
  • O tempo gasto na plataforma aumentou em relação aos 30,1 minutos do ano anterior. Um aumento de 2 minutos indica que as pessoas estão gastando mais tempo interagindo com o conteúdo do Instagram.

Saiba mais sobre outras estatísticas vitais do Instagram para preparar sua estratégia para 2024.

Dados demográficos e uso do TikTok

Conclusões da demografia do TikTok para 2024

  • O TikTok não ultrapassou o Facebook e o Instagram em número de usuários ativos mensais. Mas sua crescente popularidade e aumento de uso poderão mudar isso em breve.
  • A Geração Z está impulsionando esse crescimento em popularidade, com 78% da Geração Z dos EUA usando-o em 2023.
  • Não só a base de usuários do TikTok está crescendo, mas também sua atividade diária. O TikTok possui o maior tempo médio gasto por dia de qualquer rede. O tempo diário gasto na plataforma cresceu quase 10 minutos em comparação com os 45,8 minutos do ano anterior.
gráfico que mostra o tempo médio gasto por dia por usuários adultos dos EUA em várias redes sociais

Fonte: Inteligência Interna

  • O facto de a demografia de género da plataforma estar a estabilizar também é notável. Na verdade, existem agora mais utilizadores do sexo masculino do que do sexo feminino, mas apenas com uma ligeira diferença. No ano passado, a divisão era de 54% de mulheres e 46% de homens. Isso sinaliza o status do TikTok como um aplicativo social básico entre a população em geral.

Saiba mais sobre outras estatísticas vitais do TikTok para preparar sua estratégia para 2024.

Dados demográficos e uso do X (anteriormente Twitter)

Conclusões da demografia X para 2024

  • Depois de mudar a marca para X, a plataforma teve um declínio de 13% no número de usuários ativos diários durante o primeiro ano.
  • Alguns relatórios observam um aumento na atividade, enquanto outros observam uma migração do aplicativo. O eMarketer prevê que a base de usuários do X cairá para 335,7 milhões em 2024.
  • Apesar disso, as pessoas ainda passam muito mais tempo no X do que no Facebook e Instagram.
  • Verifica-se um ligeiro aumento no número de utilizadoras do sexo feminino (face aos 34,1% do ano anterior). Dito isto, o X ainda é uma daquelas plataformas com uma base de usuários masculinos esmagadoramente grande.

Saiba mais sobre outras estatísticas vitais do Twitter para preparar sua estratégia para 2024.

Dados demográficos e uso do YouTube

Conclusões da demografia do YouTube para 2024

  • A popularidade do YouTube cresceu entre os usuários da Geração Z, principalmente nos Estados Unidos. Agora é a plataforma online mais frequentada entre os adultos da Geração Z dos EUA.
  • A distribuição de género na plataforma começou a estabilizar no ano anterior, com 51,4% de utilizadores femininos e 48,6% de utilizadores masculinos. Isso mudou completamente em 2024. Agora há mais usuários homens do que mulheres na plataforma.
  • As pessoas também passam mais de 3 minutos a mais por dia na plataforma, destacando a crescente adoção de conteúdo de vídeo.
  • Ainda assim, a maioria dos usuários afirma usar o YouTube para entretenimento, e não para encontrar marcas e produtos. As marcas ainda têm muito trabalho a fazer na plataforma, encontrando o equilíbrio entre entretenimento e publicidade.

Saiba mais sobre outras estatísticas vitais do YouTube para preparar sua estratégia para 2024.

Dados demográficos e uso do LinkedIn

Conclusões da demografia do LinkedIn para 2024

  • A sabedoria convencional pode dizer que o LinkedIn atende exclusivamente a um público mais velho. No entanto, os Millennials dominam a plataforma.
  • Além disso, a adoção do LinkedIn entre a população da Geração Z também está crescendo à medida que eles começam a ingressar no mercado de trabalho. A Comscore relata um aumento de 53% no alcance da plataforma na faixa etária de 18 a 24 anos. Isso a torna a segunda plataforma de crescimento mais rápido entre a Geração Z, depois do relativamente novo BeReal.
  • 53% dos usuários do LinkedIn vêm de famílias com renda mensal elevada. Isso torna a plataforma uma potencial mina de ouro para anúncios.
  • O uso diário cresceu significativamente nos últimos quatro anos. Apenas 22% dos usuários acessavam a plataforma diariamente em 2020. Isso destaca um aumento de usuários altamente engajados na plataforma, tornando-a ideal para marketing de conteúdo B2B .

Saiba mais sobre outras estatísticas vitais do LinkedIn para preparar sua estratégia para 2024.

Dados demográficos e uso do Pinterest

Conclusões da demografia do Pinterest para 2024

  • O Pinterest teve um crescimento constante ao longo do tempo. Após uma ligeira queda em 2022, o número de usuários ativos mensais voltou a aumentar em 2023.
Gráfico de barras mostrando a mudança no número de usuários ativos diariamente no Pinterest de 2016 a 2023

Fonte: Statista

  • Embora tenha havido um aumento no número de usuários do sexo masculino, a base de usuários da plataforma ainda é predominantemente feminina.
  • As pessoas podem não passar tanto tempo no Pinterest como em outras plataformas. Mas isso não significa que você deva descartar isso. A plataforma promove a descoberta, com 80% dos Pinners semanais descobrindo uma nova marca ou produto no Pinterest.

Saiba mais sobre outras estatísticas vitais do Pinterest para preparar sua estratégia para 2024.

Dados demográficos e uso do Snapchat

Conclusões da demografia do Snapchat para 2024

  • O Snapchat pode não ser a rede mais comentada em termos anedóticos. Mas a plataforma continua a registar um crescimento constante, indicando que não irá a lado nenhum.
  • O Snapchat ainda é enorme entre o público mais jovem. Na verdade, tem o maior número de usuários da Geração Z entre as principais plataformas de mídia social, colocando-o à frente do Instagram e do TikTok. Statista prevê que o Snapchat terá 49,6 milhões de usuários da Geração Z em 2024.
Gráfico de linhas comparando a contagem de usuários das principais redes sociais de 2020 a 2025

Fonte: Statista

  • Mesmo que você não seja ativo no Snapchat, é um lugar privilegiado para identificar tendências  e aprender o que os consumidores mais jovens desejam.

A demografia das mídias sociais faz parte da sua estratégia?

A demografia acima das plataformas de mídia social vem de dados generalizados de bilhões de usuários. Como tal, serve como ponto de partida para marcas que procuram priorizar as suas plataformas sociais.

Recomendamos analisar os dados demográficos de sua própria presença social para ver como eles se comparam às médias acima.