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Cyber Monday Brasil: o que é, data e dicas para aumentar suas vendas

Quem trabalha com vendas conhece bem a importância de datas sazonais, como NatalDia das Mães e Dia dos Pais. Além destas, temos a Black Friday, que alavanca as vendas dos mais variados segmentos em novembro. Porém, se você pensa que ela acaba no final da sexta-feira, está enganado!

Você já ouviu falar da Cyber Monday? Ela é a “continuação” da Black Friday e acontece 3 dias depois, na segunda-feira. A data começou a ganhar visibilidade no Brasil a partir de 2012 e tem um grande potencial de negócio quando o assunto é vendas. Além de seguir oferecendo ofertas para os clientes, ela traz a oportunidade de incrementar seu faturamento e girar o estoque.

Saiba mais sobre a Cyber Monday abaixo e anote as dicas para aproveitar a data!

O que é Cyber Monday?

O conceito da Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos, para identificar a segunda-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças (data comemorada nos EUA na última quinta-feira de novembro) e à Black Friday.

No Brasil, as ações de Cyber Monday aconteceram pela primeira vez em 2012. Ela surgiu porque notou-se que as pessoas, na segunda após a Black Friday, continuavam ativas procurando produtos e comprando online. Por isso, a Cyber Monday é considerada quase uma extensão desse evento.

Enquanto a Black Friday inclui lojistas do mundo físico e virtual, a Cyber Monday nasceu sendo exclusivamente online. Inicialmente, ela era voltada ao segmento de eletrônicos, com ofertas para smartphones, notebooks e produtos do segmento. Entretanto, a data passou a abranger novas categorias, como brinquedos, moda e acessórios, atraindo ainda mais usuários.

Muitas lojas aproveitam para oferecer descontos durante quatro dias consecutivos: iniciando com a Black Friday e terminando na segunda-feira com a Cyber Monday, ou durante a semana inteira.

Quando é a Cyber Monday 2023?

A Cyber Monday acontece sempre na segunda-feira após a Black Friday. Neste ano, será no dia 27 de novembro. Hoje em dia, já é comum encontrarmos campanhas relacionadas à Cyber Week, ou seja, uma semana inteira focada em descontos e promoções. Por isso, a expectativa é que gere resultados positivos para os mais diversos setores.

Como foi a Cyber Monday em 2022?

Os resultados da Cyber Monday vêm crescendo de forma constante ao longo dos anos, tanto em pedidos quanto em faturamento. Entretanto, em 2022 o cenário foi atípico: nessa data, aconteceu o jogo Brasil x Suíça pela Copa do Mundo no Catar. Isso impactou as vendas e fez com que o faturamento fosse 12% menor do que o ano anterior, uma vez que o público estava concentrado na partida.

Apesar disso, alguns segmentos comemoraram: o faturamento bruto da categoria de eletrônicos cresceu 1,3%, em games subiu 28%, e em alimentos e bebidas foi 20,4% maior, em comparação com a Cyber Monday de 2021.

Com esse cenário, a expectativa é que 2023 retome o crescimento geral, já que não teremos um grande evento impactando a data. Por isso, é importante se preparar!https://www.youtube.com/embed/ZJTDQKXFFro

Dicas para vender mais na Cyber Monday

Como mostramos, a Cyber Monday Brasil é relevante para o varejo online devido ao grande apelo entre os consumidores. Essa é a oportunidade de os lojistas fazerem queima de estoque e colocarem em circulação os produtos que sobraram da Black Friday.

Outra vantagem da campanha é o aumento do ticket médio das lojas, já que os clientes tendem a gastar mais quando recebem bons descontos.

Entretanto, para alcançar os melhores resultados é preciso ter dedicação e adotar uma estratégia de vendas eficaz. Pensando nisso, separamos 7 dicas imperdíveis que vão ajudar os lojistas a se destacarem da concorrência e aumentarem as vendas na Cyber Monday. Acompanhe!

1. Planeje-se

Se você quer ter um bom desempenho de vendas na Cyber Monday, comece a se planejar.

Selecione quais produtos entrarão na promoção, negocie com bons fornecedores, monte uma estratégia de divulgação para as ofertas e já deixe toda a operação logística engatilhada.

Fazendo isso, você conseguirá se preparar com eficiência, não ficará sobrecarregado e aproveitará ao máximo o potencial da data.

2. Inspire-se na Black Friday

Use a Black Friday para embasar a sua estratégia de vendas para a Cyber Monday. Por mais que exijam preparação, ambas as datas acontecem praticamente no mesmo período e têm suas similaridades. A partir disso, você consegue entender o que deu certo e o que deu errado e aplicar na Cyber Monday.

Uma sugestão é reaproveitar o estoque e fazer promoções com os produtos que sobraram da Black Friday. Outra dica é ficar atento às categorias e às mercadorias que tiveram bom desempenho na primeira campanha para incluí-los na Cyber Monday.

Dessa forma, você conseguirá poupar esforços, aproveitar as tendências de mercado e otimizar ao máximo as vendas da sua loja!

Para entender o que lojistas e consumidores esperam da data, o olist preparou o Relatório da Black Friday 2023.

O material foi produzido a partir de entrevistas e traz insights preciosos sobre as expectativas de compra e venda para o período. Você pode ter acesso gratuito aos dados clicando no botão abaixo:

Relatório da Black Friday: baixe grátis

3. Ofereça bons descontos

Quem quer vender mais na Cyber Monday precisa oferecer bons descontos, já que o preço é o fator que mais influencia a decisão de compra do cliente. Porém, é preciso agir de maneira planejada para não ter prejuízos.

Para isso, é necessário calcular qual é exatamente a sua margem de lucro sobre os produtos e definir, a partir disso, quais serão os descontos ofertados em cada produto.

Outra dica é usar a criatividade para criar grandes promoções e chamar a atenção do público. Você pode montar kits de produtos, oferecer descontos progressivos e brindes, por exemplo.

4. Use o gatilho de urgência

A frase “só damos valor quando perdemos” nunca foi tão real quando se trata de buscar entreter o cliente, de forma a intensificar o valor no produto e dar a sensação de escassez. O valor de um item pode aumentar se utilizarmos da técnica correta.

Sabe-se que ao utilizar os gatilhos mentais corretos conseguimos fazer com que o cliente desperte o lado menos analítico e mais visual. Nesse modo, o cliente passa a buscar atalhos mais rápidos e fáceis para resolver seus problemas, o que pode fazê-lo mais suscetível à compra.

O gatilho da urgência é uma das principais ferramentas na hora de persuadir o cliente. Todos já vimos promoções como “O produto esgota em 2 dias”, “10 horas restantes para encerrar as vendas”, “Essa é sua última chance de adquirir esse produto!”, e por aí vai.

Esses são alguns exemplos de gatilhos usados para despertar a atenção e consequentemente trazer o sentimento de urgência no cliente. Ofertas, bônus, cupons e descontos sempre estão em meio a esses gatilhos e se usados da maneira correta, podem alavancar suas vendas!https://www.youtube.com/embed/DFgMRfLqROI

5. Tenha uma operação eficiente

Uma operação eficiente é fundamental para garantir a satisfação do público e conquistar uma boa reputação na internet — fator que influencia bastante no desempenho das vendas. Faça o possível para que o produto chegue com a mesma qualidade que saiu da loja e dentro do prazo na casa dos clientes.

Para isso, agilize as etapas de embalagem das mercadorias e postagem nos Correios e ofereça um atendimento excelente, focado também no pós-venda.

Dentro desse contexto, uma gestão otimizada é essencial. Contar com um sistema de gestão ERP pode ajudar a automatizar todo esse processo, evitando erros e economizando tempo. Clique aqui e conheça agora o Tiny ERP, um sistema completo, intuitivo e com uma ótima relação custo-benefício!

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6. Diversifique os canais e venda em marketplaces

Vender em marketplaces é uma excelente oportunidade de aumentar o faturamento, principalmente em datas comerciais como Cyber Monday e Black Friday.

Alguns dos fatores responsáveis pelo grande potencial dos mercados online são:

  • Alto número de visitantes mensais
  • Diversidade de portfólio
  • Tecnologia própria
  • Facilidade de gestão
  • Baixos custos

Você quer impulsionar as vendas da sua loja durante a Cyber Monday deste ano? Então comece a vender agora mesmo nos principais marketplaces do Brasil com a ajuda da solução olist store, que oferece:

  • Reputação nos marketplaces: maior loja dentro dos canais e um dos vendedores mais confiáveis — isso significa alta visibilidade nos anúncios e maior possibilidade de vendas.
  • Construção de catálogo: serviço de moderação e otimização de catálogo, feito por especialistas.
  • Precificação de produtos: ferramenta de análise de competitividade.
  • Serviços logísticos: contrato exclusivo com Correios e operadores logísticos, garantindo preço competitivo, serviços de coleta e envios.
  • Gestão da operação: tudo dentro de um único painel — desde a entrada de novos pedidos até o recebimento financeiro.
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7. Invista em remarketing

É muito comum que os consumidores façam pesquisas e buscas sobre os itens que têm interesse em comprar antes de grandes datas comerciais. Ou seja, eles acessam seu site para pesquisar e comparar preço, mas não concluem a compra, esperando o melhor momento.

Por meio de estratégias de remarketing, você consegue impactar essas pessoas que contataram a sua loja e estimulá-las a finalizarem a compra, por exemplo.

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Black Friday ou Cyber Monday: qual a melhor data?

Para saber qual dos dois vale mais a pena, é necessário entender, primeiro, o tipo de produto que você deseja vender. Isso porque é totalmente possível encontrar boas ofertas em ambos os eventos.

Hoje, a principal diferença entre as duas datas é que a Cyber Monday é um evento que nasceu para o mundo online. Entretanto, ela se tornou uma extensão da Black Friday, sendo uma oportunidade para os consumidores e lojistas aproveitarem.

A Cyber Monday, historicamente, tem seu leque de ofertas focadas em eletrônicos como celulares, notebooks, eletrodomésticos, games e muito mais. Já na Black Friday, há uma maior gama de produtos, uma vez que as vendas ocorrem tanto no físico quanto no online.

Por isso, não podemos dizer que uma data é melhor do que a outra. Ambas são muito relevantes para o mercado e oferecem ótimas oportunidades para quem compra e quem vende. Avalie qual é o seu objetivo no período e em quais tipos de produtos você deseja investir.

E lembre-se: com planejamento, é possível participar das duas campanhas e alavancar ainda mais seu faturamento!