[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Se a sua empresa ainda não tem um CRM contratado e funcionando, saiba que você está perdendo uma baita chance de alavancar o resultado dos seus negócios. Muito mais do que uma base de dados, o CRM pode te trazer insights e otimizar o tempo da sua equipe, trazendo um impacto positivo tanto para você como para o seu cliente.

Quer sabe como? Dá uma olhada neste artigo.
Hoje em dia, qualquer empresa precisa conhecer quem é o seu cliente. Não só por nome, mas quais suas preferências, onde ele precisa de ajuda, quais resultados ele espera da sua empresa, porque ele escolheu sua startup e não uma empresa da
concorrência, quais os objetivos a curto e médio prazo que ele está buscando atingir e inúmeras outras informações que podem fortalecer sua relação com sua base.

E se você está se perguntando que ferramenta poderia trazer essas informações unificadas, estamos falando do CRM. Quando bem classificado e organizado, esta ferramenta consegue te dar uma visão bastante clara de onde o seu cliente está e para onde ele quer ir, tanto de maneira individual como coletiva.

Esta visão também te ajudará a prever que tipo de produto ou serviço seu cliente precisará. Dessa forma, você fazer desenvolvimentos mais efetivos e atrativos para a sua própria base, e claro, consultando o CRM de cada cliente você poderá calcular qual a abrangência das suas soluções.

Também é uma maneira de otimizar o tempo e alinhamento da equipe quando você usa o CRM para formalizar o que foi conversando, até pelo WhatsApp Business. Mesmo que tenha alguma mudança entre os profissionais ou até mesmo quando
equipes diferentes estão em contato contínuo com seu cliente, a partir de um registro do que foi falado ou combinado, todos tem uma visão única da relação da sua empresa com a sua base. Isso gera mais confiança, tendo em vista de que há uma coerência entre o que é falado e que todos sabem, sem ter a necessidade de repetir tudo de novo. Ele também pode ser usado no computador ou no mobile, possibilitando as informações de cada cliente estar acessível para o seu time, seja numa reunião ou no escritório.

O CRM também é bastante útil para funções administrativas. A ferramenta pode te ajudar com envio de cobranças automaticamente, podendo lembrar o cliente caso ele entre em inadimplência. Isso ajuda o seu caixa estar sob controle.
Uma das funcionalidades que é possível ver com o CRM é se o seu time está sobrecarregado, podendo ter uma visão ampla para contratar novos colaboradores, redistribuir atividades ou melhorar processos.
Mas o grande diferencial ainda está porvir.

Sabemos que o marketing é uma parte bem importante para que os negócios tenham resultados cada vez mais positivos. Mas para isso, é preciso ter as informações certas.
O CRM é ainda mais seu amigo olhando por este lado, pois através dele você consegue fazer disparos inteligentes, não para toda a base se não for necessário, mas para o público alvo. Além disso, é possível perceber através do CRM o que foi feito e o que pode ser considerado como boas práticas, já que vemos quando há algum resultado positivo naquela ação, podendo fazer o mesmo em outros clientes da base.

Seja qual for o seu negócio, é importante considerar o uso do CRM como uma ferramenta essencial na sua empresa. Considerar também que este é um investimento, pois nenhuma outra ferramenta poderá te dar uma visão clara da sua
base. O seu time e o seu cliente agradecem.

Por Daiane Novaes Formada em comunicação e com 10 anos de experiência em tecnologia, Daiane desenvolvia chatbots com estratégias de comunicação e marketing voltadas para o e- commerce baseado na experiência do usuário[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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