Consultoria em e-commerce: como usá-la para aumentar as vendas
A consultoria em e-commerce pode ajudar negócios online a alcançarem melhores resultados. Saiba como funciona esse serviço e quais estratégias eles ajudam a implementar neste artigo.
Ter um negócio online não se trata somente de criar um site e subir os produtos que serão vendidos. Um bom desempenho na atração de consumidores depende muito mais do que isso. É por essa razão que a consultoria em e-commerce tem se tornado um serviço essencial. Ela permite se destacar em meio a uma concorrência crescente.
O número de lojas virtuais aumenta consideravelmente a cada ano. Esse é um movimento impulsionado pela transformação digital, que também alcança o consumidor médio. Entretanto, por mais que seja um momento favorável, é preciso saber jogar o jogo. Ninguém melhor do que os especialistas do mercado para ensinar como fazer!
Neste post, mostraremos como a consultoria em e-commerce funciona e de que maneira ela ajuda lojas virtuais a prosperarem. Confira!
- Como funciona a consultoria em e-commerce?
- Quais são os tipos de consultoria para vendas online?
- Quais estratégias são abordadas na consultoria?
Como funciona a consultoria em e-commerce?
A consultoria em e-commerce é um trabalho focado na otimização de negócios online virtuais. Para isso, especialistas do setor prestam suporte a empreendedores, realizando análises de sites e indicando pontos de melhoria. A ideia é que o e-commerce possa ser melhorado e, principalmente, potencializado, para alcançar os resultados desejados.
A principal vantagem da consultoria é a dedicação específica para o cliente. Isso significa que o consultor trabalha com foco na situação que ele encontra. Assim, o trabalho de desenvolvimento é direcionado aos pontos mais críticos. Logo, falhas são corrigidas e pontos de melhoria são identificados, visando explorar todo potencial da loja online.
Quais são os tipos de consultoria para vendas online?
As consultorias, basicamente, estarão focadas em cada tipo de loja virtual que existe atualmente. Por isso, confira a seguir como é esse trabalho direcionado a esses modelos.
Consultoria para marketplace
O marketplace é um modelo focado em reunir produtos de diversos fornecedores em um local online. Basicamente, esse site funciona como um shopping, ou uma vitrine. Seu papel é oferecer produtos de terceiros, atuando como uma ponte entre o vendedor e o consumidor.
Nesse tipo de consultoria, o trabalho pode ser mais voltado à gestão de relacionamento com as lojas que vendem produtos no marketplace. Outro ponto importante é a curadoria de produtos e lojas, afinal, o papel do marketplace é levar o que há de melhor no mercado ao consumidor. No geral, pontos fundamentais a esse modelo serão abordados.
Consultoria para redes sociais
Redes sociais são ferramentas praticamente indispensáveis para quem vende online. Por isso, uma consultoria em e-commerce não deixa de abordar esse ponto, destacando os resultados que podem ser alcançados. Assim, é possível criar nos empreendedores a consciência de que suas lojas virtuais precisam estar integradas com os perfis em redes sociais.
A consultoria indica quais são as melhores formas de usar as redes sociais para gerar aproximação com o público. Além disso, o trabalho também foca no uso dessas plataformas como canais de divulgação do negócio. É uma consultoria focada, de modo geral, na gestão das redes sociais e no uso delas como extensão do e-commerce.
Consultoria para negócio local
Negócios locais são uma outra importante categoria de quem posiciona uma empresa online. Nesse caso, não necessariamente estamos falando de lojas virtuais, mas de estabelecimentos físicos que cadastrem dados relevantes para serem encontrados no Google. Essas informações são:
- endereço;
- telefone;
- website;
- rotas para chegar até o local.
O trabalho de consultoria para negócios locais trata de dar suporte para que esse estabelecimento seja facilmente encontrado em pesquisas. Isso passa pelo cadastro no Google Meu Negócio, além de outras otimizações importantes.
Consultoria estratégica
A consultoria em e-commerce pode também ter um viés mais estratégico, ou seja, focada em dar suporte para que negócios consigam alcançar seus objetivos. Nesse caso, o trabalho é totalmente personalizado.
A consultoria estratégica pode focar tanto em objetivos específicos, como vender mais, quanto no desenvolvimento geral do e-commerce. Esse é um trabalho muito necessário, principalmente se o mercado do empreendimento em questão for altamente concorrido. Se destacar é um objetivo e, para alcançá-lo, há muito a ser feito.
Quais estratégias são abordadas na consultoria?
Uma consultoria em e-commerce dedica esforços para que o negócio tenha sucesso online. Partindo desse objetivo-chave, há muitos ajustes, práticas e direcionamentos que precisam ser colocados em ação. A seguir, saiba quais são os focos estratégicos que uma consultoria propõe em sua prestação de serviços.
1. Trabalhar a identidade visual da marca
Toda marca precisa causar impacto no público quando é vista. Afinal, a primeira impressão é a que fica! Partindo disso, uma das principais ações da consultoria é prestar suporte no reposicionamento ou na criação de uma identidade visual do e-commerce.
É comum que empreendedores deem o primeiro passo sem pensarem em como a identidade da marca se relaciona com seu mercado e público. Por isso, a consultoria faz um trabalho de entendimento desses fatores. Assim, ela consegue direcionar a empresa a buscar um projeto de marca que faça sentido e que seja capaz de impactar o público.
2. Encontrar o produto estrela
Como o nome sugere, ele é a estrela do show! Na prática, isso significa que é um produto que sempre terá procura, sua venda gera bons números e ele se torna o principal do e-commerce.
Entretanto, pode não ser fácil definir esse item. Muitas vezes negócios online confundem produtos que estão em alta com aqueles que podem ser realmente frutíferos a longo prazo. Nesse sentido, a consultoria, com um trabalho de pesquisa de mercado, ajuda seu cliente a identificar qual item será o centro do trabalho daquele negócio online.
3. Melhorar a performance no marketplace
Empresas podem ter sua própria loja virtual e, paralelamente, vender seus produtos em marketplaces. Isso ajuda a ter um alcance potencializado na web e conseguir um faturamento maior. Ainda assim, para ter os melhores resultados, é fundamental ter uma estratégia adequada de gestão das mercadorias que estão no marketplace.
Uma consultoria é importante para ajudar essa empresa a otimizar sua performance nesses sites. Isso pode ser conquistado por meio de direcionamentos relacionados a pontos decisivos como:
- descrições de produto que sejam mais atrativas;
- fotos de produtos capazes de chamar atenção;
- disponibilização dos produtos em marketplaces de maior potencial;
- otimização da rotina logística para não ter baixo desempenho ao atender o marketplace (venda de produtos que não estão em estoque ou atraso no envio).
4. Otimizar o SEO da loja virtual
Para o mercado de e-commerce, a visibilidade na web é fundamental. Para que isso seja alcançado, a otimização para os motores de busca, o que conhecemos por SEO, é uma base do sucesso na internet. Se tratam de pequenos ajustes e padrões que precisam ser seguidos para que suas páginas sejam facilmente encontradas em uma busca no Google.
O trabalho de consultoria, por meio dessa estratégia, indicará quais parâmetros mais qualificados a serem seguidos. Dessa forma, consultores ajudam e-commerces a se adequarem e conseguirem se manter sempre na primeira página de resultados. Isso é fundamental para ganhar visibilidade e acessibilidade com o público-alvo.
5. Criar campanhas que vendem
Campanhas para e-commerce são importantes para chamar atenção do público e mostrar o que seu negócio tem para oferecer. Por esse motivo, as consultorias ajudam a estruturar ações que façam sentido e que ajudarão a chegar nos objetivos desejados.
Essas campanhas podem ser feitas por meio de anúncios no Google, pela rede de display ou rede de pesquisa, por redes sociais e de outras formas. A ideia é fazer com que o seu público saiba que seu negócio está no mercado e tem algo de destaque a oferecer. Assim, a consultoria mostrará como criar, monitorar e mensurar campanhas que vendem.
6. Criar novas estratégias de venda
As estratégias de vendas são a espinha dorsal de como uma empresa deve funcionar, e isso não é diferente quando falamos de e-commerces. Entretanto, nem toda companhia, especialmente as menores, sabe como definir essa estratégia da maneira certa. Isso pode prejudicar as vendas e a competitividade do site entre os concorrentes.
Por isso, a consultoria dá ênfase a esse estágio da análise e direcionamento de seus clientes. A ideia é, junto da empresa, entender suas metas, seu público e o mercado na qual essa companhia está inclusa. Tudo isso, naturalmente, é pensado no contexto online, e então são oferecidas as melhores estratégias possíveis.
7. Desenvolver uma base sólida e lucrativa
A consultoria em e-commerce também ajudará essa loja online a se posicionar de maneira mais concisa como um negócio. Isso significa ter uma base de mercado bem definida, como os produtos que vende, o público que se comunica, entre outros detalhes. Assim, fica mais fácil definir o foco daquele e-commerce no seu segmento.
Nesse trabalho, a consultoria vai trabalhar para que a empresa consiga se posicionar de modo que, de fato, passe a ser lucrativa. Essa solidez, no entanto, depende de muitos elementos que somente pessoas experientes no mercado entendem quais são. Por isso, a consultoria é essencial para tornar um e-commerce bem-sucedido no menor tempo possível.
Ter sucesso vendendo online, ou posicionando um negócio, é possível e há cada vez mais recursos para isso. Talvez, você não saiba como usar tudo que está à sua disposição, mas certamente uma consultoria em e-commerce pode ajudar.