21 nov Compras de TI sofrem impacto de redes sociais, diz estudo

 

socialwebAs mídias sociais estão assumindo um papel cada vez mais importante nos processos de compra de TI, revela um estudo chamado “IT Pucharsing Goes Social” ou “Compras de TI estão ficando Sociais”, em tradução livre. A pesquisa, feita pela Forrester e encomendada pelo LinkedIn, descobriu que as plataformas emergem como fonte crescente de influência nos processos de compra.

Foram entrevistados 400 profissionais de TI em diversas escalas de indústrias em toda a América do Norte. O LinkedIn também encomendou um acompanhamento do estudo com a Research Now para fornecer informações adicionais sobre como os profissionais de TI estão se engajando com o Facebook, Twitter e, claro, LinkedIn.

“Queremos entender como os decisores das compras de TI estão peneirando a enorme quantidade de informações disponíveis no mercado antes de realizar uma compra”, disse Mike Weir, líder da categoria de desenvolvimento da indústria de TI do LinkedIn.

O estudo descobriu que 85% dos decisores de TI utilizaram, no mínimo, uma rede social para fins comerciais e que 73% se engajaram com um fabricante de TI em alguma rede. Além disso, 59% dos entrevistados disseram que dependem das plataformas sociais para decisões de compras, enquanto 46% recorrem a publicações online.

“Os canais de influência continuam sendo os mais diversos: eventos ao vivo, sites, mídias de TI especializadas”, disse Weir. “Entretanto, as mídias sociais começam a subir no ranking.”

Há também um mix mais diversificado de stakeholders envolvidos nas decisões de TI, complementou Weir. “Se é o CFO que agora trabalha com o CIO para fazer uma implementação de CRM para que ele tenha uma vista horizontal completa de todos os programas de mercado, ou o líder de vendas ou operações que está agarrando a tecnologia para capacitar seus times para fazer seus afazeres de maneira melhorada, a tecnologia está fornecendo uma verdadeira diferenciação nos negócios”, disse.

Então, o que está aumentando o uso de plataformas sociais, especialmente quando a maioria dos profissionais de TI tem que operar de uma posição muito protegida para evitar a revelação de informações sensíveis de suas organizações e/ou informações que podem ser usadas para ganhar vantagem competitiva?

Weir disse que há uma variedade de maneiras nas quais os profissionais de TI estão se engajando nas redes sociais: “Mais e mais pessoas estão participando de grupos”, disse. “A capacidade de entrar em qualquer conversa – seja por meio de e-mail promocional de uma empresa de tecnologia ou quando assiste a um evento ao vivo ou virtual – nos mostra que a questão social se tornou um ponto de validação. Estamos vendo uma expansão contínua nas nossas plataformas e mais e mais grupos especializados que permitem os decisores de TI estarem aptos para conversarem com seus pares e, também, consultar especialistas, seja consultores, representantes de companhias ou revendas de valor agregado. A possibilidade de entrar em grupos e desafiar ideias que são apresentadas, para que surjam as novas ideias que acabam de descobrir… Os grupos de discussões são um dos pontos que mais estão engajando nas mídias sociais.”

Weir disse que existem quatro fatores específicos que estão direcionando o uso das mídias sociais durante o processo de tomada de decisões:

  • Confiança: os profissionais de TI querem aprender com seus pares ou com matérias de especialistas. Redes sociais profissionais permitem que os usuários chequem os antecedentes e credenciais das pessoas que eles estão se comunicando.
  • Eficiência: as redes sociais torna fácil atingir um grande número de indivíduos.
  • Relevância: os usuários podem rapidamente encontrar acesso à informação e pessoas que eles precisam.
  • Acesso: as redes sociais permitem que os usuários consigam conversar com pessoas que eles nunca antes sonharam em se comunicar diretamente.

Fonte:Itweb

Alcance seus resultados. Saiba como!!!

Fale com especialistas, e tenha uma consultoria de estratégias assertivas.

E-Mail: contato@layart.com.br

Telefone:(11)3482-5982 

Whatsapp:(11)98052-7810



error: Alerta: Esse conteúdo é protegido!!