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Como vender usando o TikTok

Aplicativo mais baixado do mundo no primeiro semestre de 2020, o TikTok é um verdadeiro fenômeno – foram 315 milhões de downloads nos três primeiros meses do ano! Mas como essa plataforma de vídeos pode ser usada como canal de vendas? Saiba tudo sobre essa rede social nos tópicos a seguir e descubra estratégias para impulsionar seu e-commerce.

Conhecendo o TikTok

Em 2018, a startup chinesa Bytedance (dona do TikTok) tinha valuation em torno de US$ 75 bilhões, sendo considerada a mais valiosa do planeta. Mas o crescimento não parou por aí. Nos dois anos seguintes, seu valor de mercado subiu 33%. O aplicativo ainda precisa avançar em quesitos como usuários mensais ativos e faturamento (anúncios e gastos de consumidores), mas tem potencial para se aproximar de plataformas como WhatsApp, Instagram e Facebook.

Um estudo da empresa Sensor Tower revelou que os usuários do TikTok já gastaram em torno de US$ 456,7 milhões na plataforma, sendo 72% arrecadado pelos chineses e 19% pelos norte-americanos. No Brasil, marcas como Corinthians, Amaro e Antarctica e já entenderam o espaço de visibilidade que é o TikTok e marcam presença na rede social.

PÚBLICO

Os vídeos que fazem mais sucesso na plataforma contêm um tom de humor, atraindo especialmente o público jovem (41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos). Isso não significa que pessoas mais velhas não serão atingidas, pois a popularidade do TikTok cresce cada vez mais. Mas a dica mais certeira para ingressar nessa rede social é: pelo menos no início, focar no público jovem.

Leve essa informação em consideração antes de estrear no aplicativo. Se sua marca é séria, formal e voltada para pessoas mais maduras, talvez seja melhor esperar um pouco até o perfil dos usuários se tornar mais amplo.

FORMATO

Tanto vídeos produzidos diretamente pelo TikTok quanto publicados por upload podem ter duração entre 15 e 60 segundos. Quando o perfil atingir a marca de mil fãs será liberado um novo limite: vídeos de até cinco minutos. O app conta com filtros, efeitos e opções para dublagem que permitem a criação de conteúdos dinâmicos e atrativos.

Marketing e vendas no TikTok

Agora você já sabe o que é o TikTok. Entende que seu e-commerce pode aproveitar esse espaço? Então acompanhe os tópicos a seguir e veja como vender usando a plataforma!

PARCERIA COM INFLUENCIADORES

Uma das maiores sacadas é fazer parceria com influenciadores que já são populares no TikTok. Escolha pessoas que têm a ver com o perfil da sua marca: linguagem, comunicação, estilo, etc. Por exemplo: se você tem um e-commerce de alimentos, pode selecionar um item para o tiktoker mostrar uma receita fácil em 5 passos. Vídeos com crianças e animais de estimação também fazem sucesso, então são bons nichos para explorar.

PARTICIPE DOS DESAFIOS

Toda semana surgem novos challenges (desafios) no TikTok – propostos por influenciadores, artistas e grandes marcas. Entre nessa onda e adapte conteúdos relacionados à sua loja virtual com produtos, alguém da equipe ou pessoas convidadas. Pantene e Magazine Luiza são bons cases para se inspirar.

Conforme for ganhando popularidade na rede social, você pode lançar seus próprios desafios por meio de hashtags, mas saiba que a ação deve ser bem planejada para ser um sucesso. Não dá para “forçar a barra”.

USE BEM AS HASHTAGS

As hashtags funcionam muito bem para posicionar vídeos no TikTok. Sabendo disso, explore a plataforma para escolher marcações mais assertivas (evite muuuuitas #). É um trabalho a ser construído aos poucos, assim como em qualquer rede social, portanto tenha persistência.

TikTok For Business

Além de ações orgânicas, você pode realizar campanhas pagas por meio do TikTok For Business. Essa ferramenta segue a linha principal da plataforma: vídeos curtos para serem consumidos em poucos segundos. Há liberdade para criar anúncios e monitorar o orçamento, acompanhando o desempenho de cada um deles.

TIPOS DE ANÚNCIO

As possibilidades oferecidas pelo TikTok For Business são pequenos anúncios de 3 a 5 segundos, vídeos de até 60 segundos e desafios divulgados pelo uso de hashtags. Outro recurso interessante é adicionar realidade aumentada ao seu conteúdo, podendo simular que seu produto está em determinado ambiente.

TopView: vídeos de até 60 segundos com exibição fullscreen. A reprodução é automática e com áudio ativado, sendo considerado o formato com maior eficiência para prender a atenção dos usuários.

Brand Takeover: anúncios em vídeo ou estáticos com duração de 3 a 5 segundos, exibidos em tela cheia. Costumam redirecionar o usuário para um link externo.

In-Feed Ads: esses anúncios em vídeo são publicados por meio do perfil oficial da marca. Têm até 60 segundos e podem receber interações como curtidas, comentários, compartilhamento e regravação com a mesma trilha.

Branded Hashtag Challenge: esse formato é a cara do TikTok, com grande probabilidade de viralizar na rede social. Envolve desafios impulsionados por hashtag, atraindo usuários a participarem e compartilharem suas versões.

Branded Effects: esse tipo de anúncio é bastante voltado para quem vende produtos, pois utiliza realidade aumentada para expor itens.

RECURSOS

TikTok Ads Manager é a ferramenta usada para criar e gerenciar anúncios. Inclui recursos como Video Creation Kit (criação rápida com templates e opções de edição) e biblioteca musical (mais de 300 faixas gratuitas compor a trilha sonora dos vídeos).

COMO ANUNCIAR

Usar a ferramenta TikTok For Business é um pouco diferente e exige um novo cadastro. Confira o passo a passo:

1. Acesse o site TikTok For Business pelo navegador do seu smartphone Android ou iOs e clique em “Get started” (Iniciar).

2. Quando estiver em “Create an Account” (Criar conta), preencha os seguintes dados: país e se utilizará a ferramenta para promover um site pessoal ou uma empresa (Business).

3. Informe todos os dados solicitados, como nome da empresa, e-mail, telefone, país onde os anúncios serão divulgados, entre outros.

4. Aparecerá um aviso de que o TikTok For Business fará contato com você. Clique em “ok”, finalize e aguarde.

Vale a pena investir no TikTok?

Como destacamos anteriormente, o TikTok ainda é uma rede social com predominância de usuários jovens – entre 16 e 24 anos. Existem usuários com idade acima dos 24 e ativos na plataforma, mas são minoria. Também é importante entender que, mesmo existindo produção de conteúdo informativo, o estilo de linguagem que realmente faz sucesso é leve e descontraído.

Estude bem o público-alvo e sua persona antes de decidir se vale a pena ou não aderir ao TikTok. Caso o estilo da sua marca seja sério e formal, é mais vantajoso investir em redes como FacebookInstagram, LinkedIn e YouTube – além de textos em blog próprio.

Se a rede social queridinha do momento combina com seu posicionamento, vá em frente! 😉