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Como vender pelo Instagram?

O Instagram Shopping ainda é uma novidade para quem vende produtos através do aplicativo. E ele traz vantagens para quem está focado em aumentar e facilitar suas vendas, além de oferecer maior visibilidade para a sua loja virtual. Quer saber como vender mais pelo Instagram? É só seguir com a gente neste conteúdo!

Por que vender pelo Instagram?

“Na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê”, de qualquer lugar, você pode gerenciar suas vendas feitas através do aplicativo.

Não temos como ignorar a potência que o Instagram se tornou. Começou como um canal de compartilhamento de fotos e hoje, revoluciona as vendas online.

O Instagram já ultrapassa mais de 1 bilhão de usuários. E você já deve saber que este é o tipo de informação que faz os olhos de empresas e novos empreendedores brilharem.

Ele possui acessos constantes e diários, mesclando, dentro do feed, conteúdos de amigos, família, entretenimento, curiosidade e, disputando atenção com todas essas informações, o seu produto.

Segundo números divulgados no site neilpatel.com, existem hoje, mais de 1 bilhão de contas sendo ativas todos os meses no mundo todo e destas contas, cerca de 80% seguem, ao menos, uma marca dentro da plataforma.

Agora que você já tem noção do público, você quer saber qual o nível engajamento que o Instagram alcançou em 2019? De acordo com dados blog Mention, ano passado, a plataforma foi a 5 mídia social mais popular e acessada do mundo! Ficando atrás dos “campeões de audiência” Facebook, Youtube, Whatsapp e Facebook Messenger.

Ou seja, o seu público está aí! Mas para gerar um bom engajamento, você precisa ser extremamente focado em manter uma presença constante e oferecer conteúdos relevantes para os seus seguidores. Veja qual a reação das pessoas ao verem um anúncio no Instagram:

Tirada de Facebook for Business
Tirada de Facebook for Business

Essa é a forma mais básica para que você consiga se aproximar ainda mais dos seus clientes, pois só o fato dos seus produtos aparecerem no feed diário assim que o cliente acessa o aplicativo, já permite que ele curta suas postagens e compartilhe o seu conteúdo ou anúncio diretamente para um amigo.

De acordo com Business Instagram, 60% das pessoas dizem que descobrem novos produtos no aplicativo. Mais de 200 “instagrammers” acessam um perfil comercial por dia. Assim como tivemos um aumento de 80% no tempo gasto em vídeos e 1/3 das histórias mais visualizadas, são de empresas.

Se empolgou, certo? Mas, antes de criar uma conta empresarial, assim como em qualquer outra plataforma de venda online, é necessário definir como você quer que a sua empresa seja vista, qual a finalidade, conceito, qual perfil de cliente você quer atingir.

Na página do Facebook for Business, temos a informação de que as empresas que utilizam o Instagram para venda, são vistas como criativas, populares, divertidas, comprometidas com a construção da comunidade e informativas. Veja os números:

Tirada de Facebook for Business

sucesso de uma empresa, seja nas mídias sociais ou num âmbito mais geral de lojas físicas, franquias, etc, depende, antes de tudo, do seu branding muito bem planejado. Dessa forma, a marca conseguirá destacar-se não só pelo que vende, mas pela sua imagem e conceitos associados a ela e ao produto.

Entenda que divulgar e vender nas redes sociais vai além de uma exposição, propriamente dita. É fazer com o que o público se identifique com a sua marca. E aqui nós estamos falando de “vestir” o conceito dela, pois marcas também podem representar um ideal, uma maneira de viver e de ser visto.

Tudo depende dos princípios atrelados a ela, que incluem visão, missão e valores.

Agora você já se debruçou no planejamento do que você quer vender, do público que você quer atingir e em como você deve se posicionar para atingir estes objetivos, vamos começar a vender no Instagram? 😀

Conheça o Instagram Shopping

O aplicativo já é consolidado como uma febre entre os usuários e, por isso, também virou um dos maiores e melhores canais de venda.

O Instagram Shopping, que já fazia sucesso nos EUA, foi lançado no Brasil em 2018. Ele possibilita que você, vendedor, possa marcar seus produtos nas suas próprias publicações, tornando o processo de venda muito mais rápido.

E é simples, depois de cadastrar seus produtos, é só marcar ele no post e realizar a venda direto no feed ou stories.

É bem semelhante ao que acontece quando você marca um amigo em uma publicação, só que, no caso do produto, ao invés de aparecer o nome do amigo, aparece uma etiqueta sobre a imagem com detalhes de preço e link para pagamento, por exemplo. Dessa forma, os clientes poderão finalizar a compra diretamente com você, seja por mensagem ou sendo direcionados para a sua loja virtual.

Quais as vantagens?

  • O Instagram Shopping é dinâmico, com forte apelo visual e é super inspirador.
  • Facilita a jornada de compra do cliente, já que ele terá acesso de forma rápida e prática às informações do produto.
  • Aumenta o tráfego de visitas a sua loja virtual.
  • Aumenta as conversões através da disponibilização do link que leva direto ao site, no anúncio do produto.

Como abrir uma conta empresarial no Instagram?

Se você quer ter acesso às métricas de desempenho do perfil da sua loja virtual, como quantidade de acessos, visualizações, cliques e publicações promocionais. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Baixe o aplicativo para iOS, Android ou Windows Phone.
  2. Cadastre-se com seu e-mail ou com a sua conta do Facebook (neste caso, você pode cadastrar com a sua conta pessoal, mas indicamos que você crie um e-mail e perfis já da sua loja!).
  3. Com o aplicativo aberto, vá em: Configurações -> Alterar para conta comercial. Após realizar a alteração, coloque as informações pertinentes à sua empresa, como endereço, horário de funcionamento e contato.
  4. Ative e vincule o perfil da sua loja a sua Fanpage do Facebook (é a partir dela que você poderá começar a trabalhar a sua loja virtual no Instagram).
  5. Configure a sua loja virtual, selecionando como deve ser feita a finalização da compra, ou seja, como você deseja que seja feito o checkout do comprador. Caso você já possua um site da sua loja, você pode direcionar o seu cliente para finalizar a compra nela. É uma ótima forma de gerar tráfego para a sua página também! #ficadica 😀

Cadastre seus produtos com informações relevantes, descrevendo seus principais atributos e diferenciais. Na imagem do produto, você pode ainda, adicionar textos, filtros ou legendas assim como nas publicações padrão do app. Após finalizar o cadastro dos produtos, aguarde a aprovação da plataforma.

Importante: seus produtos precisam estar em conformidade com as políticas estabelecidas pelo Instagram Shopping e antes de aceitar os termos de uso da plataforma, seus produtos também precisa estar conectados a um catálogo dentro do Facebook Business Manager.

Se você cumprir todos os requisitos, é só aguardar a aprovação da plataforma (que pode levar alguns dias) para começar a vender!

Como criar um catálogo no Facebook Business Manager?

Como falamos, você precisará cadastrar seus produtos na sua conta Business do Facebook antes de começar a vender pelo Instagram, mas esta etapa é bem simples, confira:

Primeiro, vá nas “Configurações” da sua fanpage e selecione a opção “Modelos e Guias“. Ao final da página, você deverá clicar em “Adicionar Guias” e logo após em “Loja“. Pronto, você acabou de ativar a sua loja.

Agora, volte para a página inicial da fanpage e, no menu da esquerda, clique na aba “Loja“. Agora você deverá leia e aceitar os Termos e Políticas do vendedor. Agora basta escolher qual configuração melhor se adéqua ao seu negócio e adicione os seus primeiros produtos!

Dicas para vender mais no Instagram

  • Faça Lives e Stories! Apresente seu produto, mostre suas utilidades, repasse informações relacionadas a ele, ou até mesmo o simples ato de como ele é embalado para envio. Maior parte dos clientes têm interesse em saber o que acontece com o pedido antes de chegar a sua casa.

Atenção: já ouviu a máxima “tudo que é demais enjoa”, certo? O mesmo vale aqui. Priorize posts mais relevantes. Evite acumular e subir stories muito longos.

  • Publique conteúdos relevantes e siga contas semelhantes e relacionadas ao seu produto. Mas cuidado ao escolher seus parceiros, não associe sua marcas a empresas que possam lhe prejudicar.
  • Publique regularmente e mantenha-se no top of minde do seu cliente!
  • Mensagens direct. Além de ser desta ser uma forma de se comunicar diretamente com o seu cliente, ele também permite o envio de link. O que aumenta sua conversão.
  • Carroussel (imagens sequenciadas). Dentro do app, você pode marcar, em uma única imagem, até 5 produtos. Já com o carroussel, você consegue marcar  muito mais produtos!
  • Fotos. No Instagram, os produtos convergem bem mais quando associados a outros complementos. Roupas, por exemplo, chamam muito mais atenção do comprador quando tem um modelo vestido. E ao clicar no link da roupa, ele já seria encaminhado para a foto do produto isolado, num fundo branco, em uma resolução maior.
  • Hashtags. As hashtags têm a função de mostrar seus produtos e produtos semelhantes quando o comprador realiza uma pesquisa na área “explorar” do app. Por isso, é super válido conferir quais as hashtags estão em evidência e que direcionem mais facilmente ao seu produto na hora da busca.
  • Valorize seus seguidores! Ofereça ofertas exclusivas, brindes e descontos para quem segue ou indica o perfil da sua loja virtual.
  • Instagram Ads. Invista nos anúncios pagos dentro do app.

Todas essas dicas ajudam você a conseguir as famosas curtidas! Mais curtidas, maior relevância e visibilidade 😀

Boas vendas e até a próxima!