Como vender mais e melhor: 23 dicas para aumentar as vendas em 2024
Em tempos de crise é necessário se reinventar. E, em meio às incertezas, todos os lojistas procuram ideias criativas para aumentar as vendas, manter a sustentabilidade do negócio e bater as metas estabelecidas.
Entretanto, são muitos os que esquecem que há passos básicos para vender mais que podem ser revisados e aprimorados a qualquer momento — e não somente em períodos de instabilidade econômica.
A premissa para aumentar as vendas da sua loja virtual é estar de olho em tudo que acontece não só dentro do seu nicho de mercado, mas fora dele também. Conhecer seus consumidores, sua concorrência e as melhores técnicas para alavancar as vendas são só alguns passos.
Logo, pensando em te ajudar nesta tarefa, listamos as melhores dicas de como vender mais e melhor para iniciantes e experientes no mercado. Vamos lá?
Como vender mais e melhor?
Todo empreendedor quer saber como aumentar as vendas. Afinal, é das vendas que vem o faturamento e, consequentemente, o lucro do negócio, certo?
No entanto, não basta aumentar o volume de vendas: é preciso focar em vender mais e melhor, ou seja, expandir os negócios pensando na qualidade e no grau de fidelização dos clientes. Como disse o guru do marketing, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um antigo.
Logo, é importante vender mais, mas também garantir a satisfação dos consumidores e mirar no público-alvo certo para formar uma base de clientes fiéis. Dessa forma, você constrói um negócio sustentável que gera lucro em longo prazo.
Para ajudar nessa missão, separamos diversas estratégias certeiras para você aumentar as vendas tanto no offline quanto na sua loja virtual. Continue com a gente para conferir todas!
23 dicas para aumentar as vendas no seu negócio
Para levar o seu negócio a outro patamar, é preciso criar estratégias robustas, diferente das usadas anteriormente. Papel e caneta na mão? Então, confira abaixo as principais dicas de como aumentar as vendas na sua empresa:
- Analise o comportamento do público-alvo;
- Saiba demitir os clientes errados;
- Observe a concorrência;
- Tenha uma estratégia de preços;
- Revise os processos internos e comerciais;
- Aproxime o seu produto do cliente;
- Atente-se à experiência do usuário;
- Ofereça diferentes meios de pagamento;
- Explore os diversos canais de marketing digital;
- Dedique-se ao SEO.
Se você se interessou por essas dicas, veja os detalhes de como vender mais e melhor, além de outras estratégias:
1. Analise o comportamento do público-alvo
Definir o público-alvo é um dos primeiros passos a serem dados por quem está criando uma marca. Contudo, o comportamento dos consumidores pode se transformar com o passar do tempo. Assim, outro detalhe importante a se analisar é o que os seus potenciais clientes têm procurado na internet.
No início da pandemia do novo coronavírus, por exemplo, foi comum vê-los buscando por novas informações no YouTube. Alguns temas — como “refeições rápidas” —, segundo o Think With Google, tiveram um crescimento de 45% se comparado ao ano anterior. Outros assuntos em alta foram “home office”, “redução de estresse” e “exercício em casa”.
Logo, se a sua marca tivesse produtos relacionados a esses tópicos ou a outros que foram constantemente procurados, uma boa ideia seria investir em marketing no YouTube para atrair leads qualificados e alavancar as vendas.
Para explorar novas temáticas, utilize ferramentas como o Google Trends, o Planejador de palavras-chave do Google e o Ahrefs.
2. Saiba demitir os clientes errados
É verdade que o cliente deve estar no centro de todas as ações de uma empresa, mas também existem consumidores que não são compatíveis com o seu negócio. São pessoas que tomam muito tempo e energia da equipe de vendas ou do seu atendimento, por exemplo, e não são rentáveis para a empresa.
Por isso, você deve saber a hora de “demitir” determinados clientes. Mais do que isso, trace seu Perfil de Cliente Ideal (ICP) e aprenda a concentrar seus esforços nos consumidores que realmente valorizam seus produtos e serviços.
3. Observe a concorrência
Será que as lojas do seu nicho de mercado estão abaixando ou aumentando os preços? Fazer a análise da concorrência pode parecer um pouco invasivo, mas se faz necessário para criar estratégias mais competitivas.
Portanto, observe os tipos de vendas que realizam, a configuração dos sites, os preços e as promoções, tal como as páginas de checkout. Se possível, realize compras para testar e entender melhor quais formas de pagamento e de entrega estão sendo disponibilizadas.
Além disso, entre em contato com o atendimento para constatar se há demora na resposta ou se novas informações estão sendo compartilhadas.
Esse tipo de acompanhamento te ajuda a pensar “fora da caixa” e compreender, junto ao comportamento do seu público-alvo, quais das necessidades dele ainda não foram supridas e podem ser desenvolvidas por você.
4. Tenha uma estratégia de preços
Totalmente relacionada à análise dos concorrentes está a estratégia de preços de uma empresa. Também conhecida como pricing, ela garante que a sua loja chegue ao custo ideal de cada produto, tendo como base o equilíbrio entre o valor da oferta com relação aos concorrentes e à demanda vinda dos clientes.
Para isso, é importante entender sobre inteligência de mercado e alguns conceitos de precificação de produtos, como custos variáveis, regime tributário da empresa, margem de lucro e margem de contribuição.
Quer conferir mais algumas dicas sobre isso? Então, confira o vídeo que fizemos com a Fabielle Bacelar, fundadora da Apreço, um aplicativo que te ajuda a precificar seus produtos de forma prática e alavancar as vendas:
Também criamos uma planilha de precificação para facilitar o cálculo de preços, considerando custos fixos, variáveis e a margem de lucro que você deseja atingir.
💡 Saiba mais: O que é estratégia competitiva e como definir a da sua empresa?
5. Revise os processos internos e comerciais
Para qualquer estratégia de vendas de sucesso, é importante ter foco e processos internos bem alinhados. Por isso, você deve revisar todas as etapas que permeiam a jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato com a sua loja virtual até que ele receba, de fato, a mercadoria em sua residência.
Entenda quais são os principais pontos desse caminho e como sua equipe — ou você mesmo — está lidando com as principais dores encontradas dentro do processo. Assim, será possível listar pontos positivos e de melhoria dentro da sua operação.
Uma ótima ferramenta para isso é a análise SWOT, que identifica oportunidades e ameaças para o seu negócio dentro do ramo em que atua.
6. Aproxime o seu produto do cliente
Apesar de estar cada vez mais presente na vida das pessoas, os sites de compras online ainda geram receio em parte dos consumidores. E o principal motivo para isso é a falta de contato com a mercadoria antes da decisão de compra. Por isso, é importante que você aproxime o seu produto do cliente para conseguir aumentar as vendas.
Uma dica simples para fazer isso é caprichar nas fotos e na descrição de cada item que você vai vender na sua loja. Tente dar o máximo de detalhes possíveis, como dimensões, material, fabricante, entre outras coisas. Veja o exemplo da Boreal Joias:
Uma outra opção, mais comum em lojas de roupas e calçados, é disponibilizar um provador virtual ao cliente. Assim, por meio de informações como peso, altura e tabela de medidas, essa inteligência artificial encontra a peça ideal que ele deve comprar.
7. Atente-se à experiência do usuário
Garantir uma boa experiência ao usuário que navega pelo seu e-commerce é fundamental para vender mais. Isso porque um site organizado, intuitivo e visualmente agradável torna-se um canal de venda muito mais convidativo para a compra.
Assim, tanto no desktop quanto no mobile, é preciso ter a certeza de que todas as informações podem ser visualizadas e acessadas de maneira simples pelo consumidor que entra na sua loja virtual.
Empresas que utilizam a plataforma da Nuvemshop, por exemplo, têm uma preocupação a menos quando o assunto é navegabilidade e responsividade. Ao escolher o layout da sua loja, o próprio sistema já adapta o seu e-commerce para rodar facilmente em todos os formatos de dispositivos móveis, como tablets e celulares.
Além disso, com o Nuvemshop Next, o lojista conta com o apoio de um gerente-de e-commerce para alavancar as vendas da loja. Quer saber mais sobre a solução de e-commerce voltada para negócios em expansão? Agente uma conversa com um consultor e tire suas dúvidas!
8. Ofereça diferentes meios de pagamento
Aumentar as opções do seu cliente é sempre uma boa alternativa para vender mais, uma vez que isso passa a sensação de mais autonomia durante o processo de compra. Nesse sentido, oferecer diferentes meios de pagamento pode influenciar diretamente na sua taxa de conversão.
No Brasil, os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores são o cartão de crédito e o boleto bancário. Mas o Pix também vem ganhando preferência, já que a empresa recebe o dinheiro na hora, adiantando também o envio da mercadoria. Nesse caso, você pode disponibilizar um QR Code (por meio de um gerador de QR Code) que direciona o cliente diretamente para o aplicativo do seu banco de preferência.
Para ter mais facilidade e segurança nos pagamentos e recebimentos da sua loja virtual, uma alternativa é optar pelo uso dos gateways de pagamento, sistemas responsáveis por conectar e transferir dados entre os usuários e os bancos, operadoras de cartão de crédito etc.
9. Explore os diversos canais de marketing digital
Ações de marketing podem ser feitas em diversos canais (como blog, e-mail marketing, redes sociais) e formatos (vídeos, imagens e/ou textos). Independentemente do meio, os objetivos principais devem ser engajar o público-alvo e posicionar a sua loja virtual.
O blog corporativo, por exemplo, serve como canal para compartilhar conteúdos informativos que dizem respeito à sua marca ou ao nicho em que ela está inserida. Assim, se você vende acessórios de moda, é interessante desenvolver artigos que abordam dicas de como usá-los em diferentes ocasiões, fazendo referência aos produtos que você tem na sua loja.
💡 Saiba mais: Como criar um blog no WordPress em menos de 20 minutos?
Outra estratégia é a de divulgar os artigos em newsletters, o que nos leva a um segundo canal: o e-mail marketing. Nesse caso, o ideal é nutrir sua base de contatos e utilizar essa ferramenta para promover conteúdos e divulgar ofertas e cupons de desconto.
Por fim, as redes sociais são indicadas para se aproximar do público-alvo e, consequentemente, vender mais. De acordo com o NuvemCommerce 2023, mais de 20% das vendas diretas dos lojistas aconteceram pelas redes sociais, sendo que a maioria delas veio do Instagram.
10. Dedique-se ao SEO
Ainda dentro do universo do marketing digital, a jornada de compra pode iniciar de diferentes maneiras, mas a mais comum tem sido por meio de pesquisas orgânicas — quando o usuário busca por produtos e/ou serviços em mecanismos como o Google.
Antes mesmo de ser lojista, você, como consumidor, com certeza já realizou esse tipo de pesquisa, certo? Seja porque o carregador do celular pifou, o colchão da cama ficou velho ou qualquer outro item que precisou ser substituído.
Agora reflita: quais dos resultados você acessou? É bem provável que a resposta seja “os do topo da primeira página do Google”.
Por isso, dedicar-se à otimização da sua loja virtual, a partir de técnicas de SEO para e-commerce (Search Engine Optimization), deve ser uma das principais estratégias do seu negócio ao pensar em como aumentar as vendas. Afinal, quanto mais próximo da primeira posição, maiores são as chances de cliques e, consequentemente, de conversões.
Assim, para aparecer em posições favoráveis a médio prazo — porque um bom ranqueamento não acontece “da noite para o dia” —, é necessário cuidar dos títulos, das descrições e das URLs de todos os seus produtos, usando palavras-chave que tenham relação com o seu nicho.
💡 Saiba mais: O que são técnicas de SEO e como utilizá-las em um site?
11. Fique de olho na sazonalidade e aproveite as datas comemorativas
Aproveitar os períodos de sazonalidade e datas comemorativas é mais uma dica interessante para quem quer saber como vender mais. Algumas delas já são bem conhecidas pelos brasileiros, como Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. Mas você sempre pode inovar.
Se você trabalha com comidas saudáveis congeladas, por exemplo, que tal aproveitar o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março) para uma ação diferenciada com seus clientes? Ou, então, se você é uma marca de moda praia, pode pegar o gancho do início do verão para anunciar a nova coleção da sua loja.
🎨 Confira os banners gratuitos:
Você também pode usar o Criador de banner Nuvemshop, uma ferramenta gratuita que ajuda você a criar banners personalizados em poucos passos. Para usá-la, basta selecionar uma imagem, editar o texto, ajustar as dimensões e, em segundos, fazer o download do banner em alta resolução. Experimente agora mesmo e crie seus próprios layouts sem precisar de conhecimentos técnicos:
👉 Ferramenta grátis: Criador de banner
Quer mais insights de datas comemorativas importantes para o comércio? Então baixe o nosso Calendário Comercial 2024!
12. Faça promoções e ofertas especiais
Ainda aproveitando a sazonalidade, outra ideia interessante para alavancar as vendas é oferecer descontos aos seus clientes. Isso porque, nas vendas online, vouchers, cupons e frete grátis podem ser grandes incentivos para o consumidor que estava planejando uma compra sem tanta urgência.
Além disso, é comum encontrar empresas que optam por promoções no final do mês justamente como uma estratégia para aumentar as vendas chegar mais próximo da meta estipulada para o período.
Por exemplo, se você tem uma loja de sapatos, pode criar uma campanha no estilo “leve 3 e pague 2”, oferecendo de graça o produto de menor valor para quem vai comprar três itens no seu site.
Outro tipo de promoção atrativa é o desconto progressivo. Assim, você incentiva o cliente a comprar mais produtos para conseguir um desconto maior. Você pode configurar em sua loja virtual com o aplicativo Criador de Promoções.
Por fim, implementar o cashback também pode ser interessante para o seu negócio. Devido à opção de ter parte do dinheiro de volta, disponível em crédito para compras futuras, as pessoas tendem a finalizar suas compras, além de gerar fidelização de clientes.
13. Crie um funil de vendas
Funil de vendas é um modelo estratégico utilizado pelas áreas de marketing e vendas para mapear os momentos-chave do fluxo de conquista do consumidor. Basicamente, ele mapeia a jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato com o negócio até a fidelização.
Esse modelo (representado, literalmente, por um funil 🔽) divide o processo de decisão de compra em três etapas:
- Topo do funil (top of the funnel, em inglês, ou ToFu);
- Meio do funil (middle of the funnel, em inglês, ou MoFu);
- Fundo do funil (bottom of the funnel, em inglês, ou BoFu).
Com um funil de vendas bem estruturado, você saberá como tratar seu consumidor em cada uma das etapas acima, conforme a familiaridade com a marca. Assim, a tendência é aumentar as vendas com qualidade e consistência.
14. Deixe clara sua proposta de valor
A proposta de valor é a promessa da empresa para o seu cliente. Isto é, o resumo do que o negócio tem a oferecer para os consumidores para solucionar seus problemas.
Você pode usar um modelo chamado Lean Canvas, ou Quadro de Proposta de Valor, para definir tudo o que seu negócio oferece ao cliente. Esse esquema ajuda a entender qual é o problema central do cliente e como seu produto ou serviço resolve essa dor — um ótimo exercício de como vender mais.
Além disso, você pode usar o quadro para especificar o diferencial competitivo do seu negócio, explorar seu segmento de clientes e estabelecer métricas-chave para medir o seu sucesso em vendas.
Todas essas informações são essenciais para construir seu discurso de vendas e mostrar em poucas palavras o que seu negócio tem de único para o cliente.
15. Utilize técnicas de vendas
Para aumentar o ticket médio da sua loja virtual, existem técnicas de vendas, como a cross-selling e a upselling, que podem te auxiliar! 💰
Cross-selling — ou “venda cruzada” — é quando se oferece ao cliente produtos relacionados ao que ele deseja comprar. Por exemplo, se um tênis for adicionado ao carrinho, você pode indicar meias e shorts de ginástica.
Contudo, lembre-se de que, para surtir efeito, é importante que os itens complementares tenham valores mais baixos que o principal. Brindar descontos para o combo de produtos também pode ser bastante efetivo.
Na plataforma da Nuvemshop, temos um app específico para cross-selling na nossa Loja de Aplicativos. Para saber mais sobre, acesse o Kit de Produtos.
Já upselling é a técnica que busca induzir o consumidor a fazer um upgrade de produto. Por exemplo, se ele adicionou um tênis de uma marca popular ao carrinho, você pode indicar um tênis top de linha com um desconto bem atrativo.
16. Não se esqueça dos gatilhos mentais
Gatilhos mentais são comportamentos adotados por seres humanos quando estes são expostos a determinadas situações, imagens, sons e textos. Na psicologia do consumo, eles são utilizados para estimular o desejo de compra no consumidor.
Um exemplo é o gatilho de prova social, ou seja, comentários positivos para alavancar novas vendas. Uma maneira de usá-lo no seu e-commerce é expor na home do site — ou até mesmo nas redes sociais — depoimentos de clientes já fidelizados sobre os seus produtos. Esse tipo de ação gera mais confiança nas pessoas que estão conhecendo agora a sua loja virtual.
Já os gatilhos mentais de urgência e escassez são muito utilizados para gerar a necessidade de compra no consumidor e ambos estão diretamente relacionados à questão do tempo. Por exemplo, uma promoção que dura somente até o fim do mês ou a edição limitada de um produto.
💡 Saiba mais: Como usar gatilhos mentais para aumentar as vendas?
17. Acompanhe as tendências do mercado
Como o mercado está em constante transformação, é importante observar o que está em alta para utilizar as melhores estratégias e vender mais no seu site. Um exemplo são as opções de fretes alternativos para e-commerce.
Antes, falava-se muito sobre os tipos de envios dos Correios e pouco sabíamos sobre transportadoras. No entanto, com a necessidade de entregas mais ágeis, baratas e, até mesmo, para produtos maiores, como móveis e eletrodomésticos, os meios de entrega alternativos e os gateways de frete vêm ganhando muito espaço.
Na Nuvemshop, por exemplo, é possível enviar encomendas com fretes até 50% menores que os Correios com uma solução própria da plataforma — o Nuvem Envio.
Além disso, também é possível contar com outras soluções que também oferecem condições e valores mais competitivos, como a Kangu, o Melhor Envio e a Frenet — disponíveis na nossa Loja de Aplicativos.
18. Trabalhe o pós-venda e o relacionamento com o cliente
Engana-se quem acredita que uma venda online termina assim que o cliente recebe a mercadoria em sua casa. Na verdade, o pós-venda e o relacionamento com esse consumidor são etapas de venda fundamentais para a fidelização e a recorrência das compras.
Por isso, é preciso realizar o acompanhamento da venda, monitorar a satisfação do comprador e nutrir esse cliente com novas ofertas e novidades que estão chegando no seu e-commerce.
Recadinhos no aniversário e frases para atrair clientes em outras datas especiais, como Dia das Mães ou Dia dos Pais, também são bem vistos e ajudam a estreitar a relação, fidelizando os clientes e alavancando as vendas.
Lembrando que os lojistas Nuvemshop podem instalar o aplicativo Feliz Aniversário | AppsNube para automatizar o envio de e-mails personalizados de felicitação. O app ainda permite a entrega de presentes como cupons de desconto e de frete grátis.
19. Tenha um canal de atendimento
Dúvidas, sugestões e reclamações são comuns em qualquer relação de compra e venda, mas, quando falamos do mundo do e-commerce, isso torna-se ainda mais frequente. O principal motivo é, mais uma vez, a impossibilidade de um contato físico com o produto antes da decisão de compra.
Por isso, ter um canal de atendimento disponível para o cliente é um grande diferencial competitivo, que pode melhorar muito a sua taxa de conversão de vendas.
Seja por chatbot, pelo inbox do Instagram ou pelo próprio WhatsApp, vale a pena tirar alguns momentos do seu dia ou ter uma pessoa dedicada só para essa função.
👉 Ferramenta grátis: Gerador de link WhatsApp
20. Crie ações para recuperar consumidores antigos
Sabe aquele cliente que comprou de você há um tempo e depois não voltou mais para a sua loja virtual? Isso pode ter acontecido por diversos motivos. Nesse contexto, cabe a você, entender qual é ele — insatisfação com o produto, falta de dinheiro, falta de necessidade, pouca lembrança de marca etc.
Algumas das estratégias que já falamos acima podem ser interessantes também para recuperar consumidores antigos, como campanhas sazonais ou promoções. Que tal oferecer um cupom com 20% de desconto para os clientes que realizaram uma compra no seu site há mais de 6 meses?
Uma ação como essa via e-mail marketing, por exemplo, além de gerar lembrança de marca, pode funcionar como um gatilho para que a pessoa aproveite esse desconto exclusivo. Tudo isso é importante para entender como aumentar as vendas no seu e-commerce.
21. Use um CRM e um ERP
A tecnologia veio para facilitar e agilizar processos. Quando falamos em alavancar as vendas da sua loja virtual, não seria diferente. Existem algumas ferramentas para e-commerce que podem servir como boas aliadas na hora de impulsionar o seu negócio. Como exemplo disso temos o CRM e o ERP.
O CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão de relacionamento utilizado para acompanhar a jornada de compra do cliente. Com ele, é possível entender os hábitos de consumo de cada comprador na sua loja, além de agregar mais produtividade à sua operação e te ajudar a vender mais e melhor.
Já o ERP (Enterprise Resource Planning) serve para que os profissionais de uma empresa possam registrar e gerir todas as informações fundamentais do negócio, como controle de estoque, emissão de notas fiscais etc. Para saber mais sobre esse sistema, assista ao vídeo:
22. Faça parceria com outras empresas ou lojas virtuais
Trabalhar com parcerias é uma boa oportunidade de conquistar mais vendas. Isso porque os clientes de outras lojas virtuais passam a te conhecer também. Nesse sentido, entra em cena o comarketing.
Trocar artigos de blog, gravar um vídeo juntos para o YouTube ou enviar uma newsletter especial para a base de leads da outra empresa são ideias interessantes para começar. No caso de estratégias mais avançadas, você pode oferecer descontos e condições especiais para quem já compra do seu parceiro.
Outra possibilidade de parceria é criar para o seu e-commerce um programa de afiliados, no qual os vendedores se cadastram e, por meio de códigos exclusivos, podem vender para você. Portanto, cada um deles vai cuidar e planejar suas próprias estratégias de divulgação e captação de clientes.